terça-feira, janeiro 06, 2009

ANO III, Número 103

VIVA O CENTENÁRIO!

É isso aí, começou 2009, começou o ano do Centenário Colorado. É possível crer que nem mesmo os irmãos Poppe tivessem noção das proporções que ganharia a agremiação que fundavam no distante 4.abril.1909. O INTERNACIONAL chega ao centenário conquistando tudo que um clube poderia conquistar, nada falta em seu currículo, é o CAMPEÃO DE TUDO! Na área do patrimônio, poucos clubes no país conseguem nos igualar. Além do Gigante (que só perde para o Morumbi em grandeza), nosso Parque e o restante do Complexo Beira-Rio é, disparado, o maior do Sul do Brasil. Mas, acima dos títulos conquistados e do patrimônio acumulado, o torcedor Colorado deve se orgulhar por torcer para um clube genuinamente do povo, um clube sem preconceitos desde sua origem, um clube criado para todos e que permanece com essa marca.

DISCURSO

Como era de se esperar o discurso que chamou a atenção na reapresentação do grupo foi o de F. Carvalho e não o de V. Piffero. Enquanto o Presidente proferiu palavras mornas, Carvalho foi incisivo e deixou claro ao grupo de atletas que festas pelo centenário só serão admitidas fora das quatro linhas. Dentro de campo a exigência será ainda maior do que em temporadas anteriores. Carvalho cravou os pés do grupo no chão ao exigir resultados ainda melhores do que os de 2008. Ao menos no vestiário a temporada começa bem.

PLANTEL 2009 I

Agenor, Lauro, L. Carlos, Clemer, M. Bastos, Muriel (goleiros), Bolívar, Bustos, Danilo (lateral direita), Ramón, Marcão e G. Nery (lateral esquerda), Álvaro, Sorondo, Índio, D. Moraes, Wágner Silva (zagueiros), Maycon, Paulinho, Edinho, Magrão, Guiñazu e Sandro (volantes), Taison, Alex, Giuliano, Marinho, Wágner (meias), Nilmar, Wálter, L. Carlos, T. Cunha, R. Paulista (atacantes)

PLANTEL 2009 II

Por ora, o que vejo é uma grande aposta em jovens. Além da Turma do Celeiro, trouxemos Marinho do Fluminense e Giuliano do Paraná. Giuliano é um jogador de grandes qualidades e que vai somar muito ao grupo. Sandro é outro que está pronto, inclusive para vestir a camisa que foi de Falcão. Os demais são apostas. Para manter o nível de excelência e de conquistas das últimas três temporadas é preciso melhorar a qualidade do grupo, especialmente nas laterais e no ataque.

PLANTEL 2009 III - GOLEIROS

A renovação de contrato com Clemer é inexplicável. Mas olha, já cansei de tecer argumentos contrários a Clemer. Lauro terminou a temporada de 2008 como uma grande confirmação e merece continuar na equipe titular. Muriel e Agenor são duas ótimas promessas para a baliza. O último, inclusive, mostrou personalidade quando chamado a atuar no Gauchão 2008. O recém contratado M. Bastos até mostrou razoáveis credenciais no Juventude, mas, sinceramente, não era um reforço necessário. Vai barrar a ascensão dos guris.

PLANTEL 2009 IV - VOLANTE

Circulam fortes rumores de que Edinho tem proposta de € 2, 5 milhões do Lecce da Itália. A confirmar, tem de vender na hora, sem pestanejar. Cavalo encilhado não passa duas vezes. O negócio é magnífico para o INTERNACIONAL e também para o atleta. Mais, o seu substituto já está no Beira-Rio. Sandro, como acabei de afirmar, está pronto para vestir a camisa 5. A permanência de Edinho só prejudicará a ascensão do guri. O que não deu para entender foi a declaração de Tite de que, a se confirmar venda, solicitará a contratação de um volante. Para quê?

RÁPIDAS

Começou a Taça São Paulo de Juniores. Outra competição em que o Colorado é reconhecidamente um dos mais tradicionais campeões.
E tu vizinho, já ganhaste alguma vez a Copinha ?

A estréia foi com vitória sobre o Noroeste: 3x1. Destaque para a ótima atuação do atacante Marquinhos. Esse promete!

Outro que promete? Marinho, o jovem de 18 anos contratado junto ao Fluminense.

Assisti a alguns vídeos de suas atuações em 2008 e fiquei impressionado com a habilidade do guri. Vai dar trabalho aos adversários hein!

Aliás, Marinho pode até mesmo ser o substituto de Alex, caso este seja negociado.

E olha que se há uma coisa para a qual estou torcendo é para que surja um grande negócio para Alex. Esse já acabou seu ciclo dentro do Beira-Rio, está valorizado e pode render uma grana muito boa.

Mensalmente todos os sócios são premiados com a REVISTA DO INTERNACIONAL. O material e reportagens são de altíssima qualidade. E, sou capaz de apostar, todos os Colorados, ao recebê-la, folheiam o encarte até a última página para conferir a Garota Colorada do mês. Uma maravilha.

Os ícones do vizinho estão arrumando emprego hein. Depois de ver seu mestre, o falastrão Pelaipe, virar “manager” do Fortaleza, agora o vizinho deve estar delirando com a ida de Darnley para a cidade de Pelotas.

E o R. Portaluppi hein vizinho ? Aonde é que o ícone número 1 vai trabalhar em 2009 ? Aonde é que o padeiro de Bento vai aplicar em 2009 tchê ?
.
Na última semana trouxe os TRÊS 'posters' das conquistas do INTERNACIONAL em 2008. Recebi diversos e-mails solicitando que o vizinho também o fizesse. E daí vizinho ? Ainda não saiu o poster da Osmar Santos ? E o de vice campeão brasileiro ?

Campeonato Gaúcho começa daqui a duas semanas.

E para o INTERNACIONAL Campeonato Gaúcho sempre foi tratado como Copa do Mundo.

VAMOS LÁ COLORADO, RUMO À 39ª CONQUISTA DA ALDEIA.

Feliz 2009 a todos os COLORADOS.

Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (38*) e CAMPEÃO DE TUDO!

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


INÍCIO PREOCUPANTE

Pois é, amigos leitores. O ano de 2009 começou. No entanto, os notícias de início de temporada não são nada alvissareiras. A começar pela irreparável perda do diretor de futebol Rodrigo Caetano, profissional de reconhecida competência, que deixou o GRÊMIO para exercer o cargo de diretor executivo no Vasco da Gama. E isto tudo com nossa diretoria olhando passivamente, sem envidar sequer um pequeno esforço para manter Rodrigo Caetano no GRÊMIO. O que torna claro que a politicagem barata prevaleceu novamente em detrimento ao profissionalismo e à competência. Afinal, Rodrigo Caetano começou seu trabalho no GRÊMIO em 2005, início da gestão Paulo Odone. A mesma politicagem que afastou Eduardo Antonini da GRÊMIO Empreendimentos.

Para seu lugar foi contratado Mauro Geraldo Galvão, que foi campeão brasileiro em 96 e da Copa do Brasil em 2001 vestindo a camiseta do GRÊMIO, e que chegou a atuar como técnico no Vasco da Gama. Mauro Galvão terá sua primeira experiência como “manager” justamente no GRÊMIO.

Ou seja: fica quem deveria sair, sai quem deveria permanecer. Fica Celso Roth e sai Rodrigo Caetano. Dois erros colossais da “Rainha da Inglaterra” e seus pares de diretoria.


OS REFORÇOS

Ao menos numa questão a direção acerta. Nesta quarta-feira começa a pré-temporada gremista em Bento Gonçalves. E o grupo de jogadores está praticamente fechado, faltando apenas uma ou duas contratações. Nesta segunda-feira o GRÊMIO acertou com o lateral-esquerdo Jadilson, um reforço que chega com no mínimo dois anos de atraso. Uma boa opção para a lateral-esquerda. O GRÊMIO ainda busca um atacante. Tentamos sem sucesso repatriar o argentino Herrera. Agora se fala em outro argentino: Maxi Lopez.

Com as contratações de Alex Mineiro, Fábio Ferreira, Rafael Marques, Ruy, Fábio Santos, Diogo e Jadilson, e mais o retorno de Jonas, que estava emprestado para a Portuguesa e será reintegrado ao grupo principal, mais os jogadores que permanecem do ano anterior e os garotos da base que foram promovidos, com destaque pra Mithyuê, Rafael Martins e Roberson, o GRÊMIO estará pronto para seus compromissos do primeiro semestre, em especial para o principal deles: a Copa Libertadores da América.


COPA SP

Começamos muito bem a Copinha. Vencemos o bom time da Portuguesa de Desportos de virada por 4x3, depois de estarmos perdendo por 3x1. Independente de questão de paixão clubística, o jogo foi um dos melhores da competição até agora.

Nesta quinta o GRÊMIO enfrenta o Nacional-AM. Uma vitória praticamente coloca o tricolor dos pampas na segunda fase. Afinal, classifica-se o primeiro de cada grupo e mais os 10 melhores segundos colocados, pelo chamado ‘índice técnico’.

A Copa SP é para jogadores até 18 anos, portanto apenas um jogador do grupo campeão brasileiro sub-20 participa.

Dos jogadores que eu vi, me agradou muito o meia Pessalli, que fez dois gols no jogo. Também gostei do atacante Wesley, que marcou os outros dois gols.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO já faz planos para as viagens da Copa Libertadores. E já se planeja para as duas visitas à altitude que terá que fazer. A cidade de Tunja fica a 2.700m acima do nível do mar, mas provavelmente o jogo contra o Boyacá Chicó será em Bogotá, pois o estádio La Independencia possui capacidade para apenas 8.500 torcedores, conforme você já leu aqui no BloGreNal.


Talvez nem a direção do GRÊMIO tenha se dado conta disto, pois li que planejam o deslocamento de Bogotá a Tunja, procedimento este que provavelmente será desnecessário.


A CONMEBOL alterou a data do último jogo do GRÊMIO na fase de grupos. O jogo de volta contra o Boyacá Chicó, que estava marcado inicialmente para 22/04 às 18h, será dia 29 de abril às 19h30min, no Estádio Olímpico.


A FGF também alterou algumas datas de jogos do GRÊMIO no Gauchão em virtude de coincidir datas com a Libertadores.


Uma empresa multinacional teria oferecido em torno de R$ 15 milhões anuais para estampar sua marca na camiseta do GRÊMIO. A empresa não foi divulgada pela direção, mas especula-se que ela seja do ramo automotivo.


Um feliz 2009 a todos, de quem disputará a Libertadores neste ano.


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

14 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

A temporada da corneta começou na apresentação do elenco!!!

Cedo, não?!

DJ Aldebaran disse...

Corneteiro, sim. Incoerente, jamais! A politicagem barata sempre terá um inimigo neste que vos escreve.

E o cargo de presidente do GRÊMIO, depois da mudança de estatuto, passou a ter um quê de "Rainha da Inglaterra". Rótulo este que Paulo Odone sempre lutou pra rechaçar e que Duda Kroeff parece lutar pra ratificar.

San Tell d'Euskadi disse...

Questão de estilo, Aldeba. O Odone é uma "divizão Panzer", passa por cima e decide sozinho; o Duda, ao contrário, é agregador. Ele conversa, delega. Não vejo problema nenhum nisso.

DJ Aldebaran disse...

Porto, creio que o Tite solicitou mais um volante pois Sandro defenderá a seleção sub-20 em várias oportunidades. Assim como Maylson e Douglas Costa pelo GRÊMIO. Daí quem vestiria a camisa 5 que já foi de Falcão quando Sandro estiver a serviço da seleção da Casa Bandida?

Luiz Portinho disse...

Magrão, Guiñazu, Maycon, Paulinho (promovido dos juniores)... é só escolher 2 e iniciar a meia cancha. mas acho que, infelizmente, o Edinho não vai sair.

cMbR4 disse...

Alguem teria algum problema de repatriar o Gilberto? Foi um grande jogador em sua epoca de gremio de 2002 a 2003, acabou com o Olimpia no paraguai em 2003 (aquele lancamento primoroso da defesa pro Luiz Mario). Para mim seria uma boa contratacao pra Libertadores.

San Tell d'Euskadi disse...

Gilberto: Muito caro, em decadência.

Bruno Coelho disse...

Carol, além do Gilberto ser caso e estar em decadência, como o San Tell explicou, ele pertence a uma posição que já possui Jadilson, Fábio Santos e Hélder. Então não há sentido em sua contratação. Se for trazer um quarto lateral-esquerdo para o grupo, que ele seja oriundo das categorias de base, já que o Pico está com dias contados no Grêmio.

Bruno Coelho disse...

Sobre a questão do Duda Kroeff, acho que precisamos ter calma quanto a isso, Adelba. Não se sabe se a saída do Rodrigo Caetano se deu mesmo por questão política, como se noticiou, sendo que o próprio negou que seja isso.

Concordo que Duda Kroeff é mais conciliador, talvez, o Grêmio precise desse tipo de presidente neste momento, visto que é um clube totalmente dividido politicamente (por um lado o G-6 e o outro o MGN & Cia.).

Agora, a questão que envolveu o Rodrigo Caetano, eu acho que faltou ao Duda se manifestar mais, para não dar margens às especulações, exatamente o que fazia o Odone. Pelo menos, essa é a minha visão daqui de Sampa.

DJ Aldebaran disse...

Bruno, o que pareceu foi que o Duda e seus pares não moveram uma palha pra manter o Rodrigo Caetano. Agiram como se estivessem se sentindo aliviados, pois estavam se livrando de um problema. E pior: saiu do GRÊMIO pro Vasco, que é sabidamente um clube falido e que recentemente caiu pra segundona. E que é famoso por seu mês ter bem mais de 30 dias. E aí que tá. O Duda pode ser conciliador, mas seus pares não o são. Assim, como explicar a saída do Antonini? Ele já ganhou o rótulo de Rainha da Inglaterra antes mesmo de assumir. E vai carregar isto pelos seus 2 anos (espero que só 2) de gestão.

San Tell d'Euskadi disse...

Não nos esqueçamos que o Aldebaran é do MGN, e acredita no movimento. Assim, hoje, o BloGreNal possui um articulista de oposição em seu lado neriazzuri...

Bruno Coelho disse...

Adelbaran, especula-se que já havia um acerto de remuneração salarial para o Rodrigo Caetano já para fevereiro . Então não podemos dizer que não houve esforço. Podemos discutir se poderia haver mais, aí eu concordo, acho que a remuneração poderia ocorrer imediatamente. Mas o Grêmio também não pode ficar de luto pela saída do Rodrigo Caetano, bola para frente e contar com um trabalho sério do Mauro Galvão, que é uma pessoa de caráter e competente.

Sobre a não nomeação de Antonini na Grêmio Empreendimentos, devemos analisar isso com mais calma. Acho que ele deveria sim participar do projeto, uma vez que ele foi o principal idealizador e também prestou um grande serviço em divulgá-lo.

Mas eu entrei em contato com o Movimento Grêmio Acima de Tudo, um dos G-6, e eles me apresentaram algumas argumentações coerentes e que precisam ser respeitadas, como a negociação com a TBZ, que alguns blogs (inclusive o meu) já publicavam sobre denúncias no Ministério Público de Portugal. Hoje, a TBZ está falida e quase assinamos o contrato com ela. Isso dá um flashback sobre ISL.

Fora isso, houve uma votação do Conselho Deliberativo. Duda afirmou que queria contar com Antonini, mas a saída dele da Grêmio Empreendimentos se deu por razões legais. Podemos discutir se houve politicagem, e concordo que possa ter ocorrido. Mas acho que Duda não pode ser culpado por isso.

DJ Aldebaran disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DJ Aldebaran disse...

Bueno, a TBZ estava fora. O contrato agora é só com a OAS. E justamente pelo fato de o GRÊMIO ter passado pela experiência da ISL, exigiu garantias bancárias. Todas elas atendidas pela empresa construtora. Existe um seguro no valor da obra feito pelo Santander. Ou seja, se a OAS quebrar ou não puder concluir a obra, tem um seguro do Santander que garante ao GRÊMIO a conclusão da Arena. Fora que o GRÊMIO só entrega o Olímpico quando a Arena estiver pronta. E um dos articuladores disto tudo foi justamente o Antonini.

Quanto à saída do Antonini e do Rodrigo Caetano, realmente não dá pra responsabilizar o Duda Kroeff. No entanto, ele foi conivente. Afinal ficou claro que não é ele que manda, e sim o tal G-6. Ou seja: se o formato do poder executivo gremista, com presidente e mais conselho de administração, deixava o cargo de presidente do GRÊMIO com jeito de Rainha da Inglaterra, o Duda assumiu de vez o papel.