terça-feira, janeiro 20, 2009

Ano III, Número 105

TUDO DE NOVO!

O ano finalmente inicia em termos futebolísticos. Depois de curto período de férias, a árdua rotina do futebol retorna; mobilizações, churrasqueadas, tragos, butequeadas, caminhadas ao Beira-Rio, sob sol e chuva, tudo está de volta a partir desta terça-feira, quando o INTERNACIONAL defronta o Santa Cruz no Gigante. Serão no mínimo 60 datas dedicadas ao futebol, sem contar aqueles dias dedicados exclusivamente à “secação”. A sorte está lançada... Haja preparo físico e mental.

TIME PRONTO I

Iniciamos a temporada com a equipe pronta. Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro, Marcão; Paulinho (até a volta de Sandro da Seleção Sub20), Magrão, Guiñazu e D´Alessandro; Alex e Nilmar. É a mesma equipe que encerrou a temporada de forma triunfante, levantando a Taça Sudamericana, com exceção de Edinho - negociado para o Lecce da Itália. Há muito não tínhamos um panorama tão positivo.

TIME PRONTO II

E ainda há os reforços. O lateral/meia Kleber, dizem as notícias, está acertado conosco, mas pediu prazo até o final das janelas de transferências para assinar. Seria um belo reforço, ainda mais para atuar na lateral; ganhando o posto do esforçado Marcão. Outra cogitação é o atacante Alessandro, ex-Cruzeiro. Centroavante de referência, poderia atuar ao lado de Nilmar; liberando Alex para a função de meia esquerda. Enfim, além do time pronto ainda temos boas perspectivas de reforços.

EDINHO

Sempre fui crítico, mas não serei injusto com Edinho. Jogador formado dentro do Beira-Rio e que conquistou respeito, mesmo dos críticos, por integrar as equipes que levantaram todas as taças das últimas temporadas. Angariava tamanho respeito que mereceu a braçadeira de Capitão no último semestre. Encerra seu ciclo no INTERNACIONAL da forma mais digna possível. Poucos souberam conviver tão bem com as críticas e vaias como Edinho.

RANKING I

Não há nada mais ridículo do que esta explosão de “rankings” com a qual estamos convivendo nos últimos anos. A tal de Federação de Estatística lançou vários neste mês de janeiro. Dunga 8º melhor treinador de seleções do mundo; Tite 19º melhor treinador de clubes sei lá de onde e Taffarel 10º melhor goleiro de todos os tempos. A questão é que ninguém sabe os critérios e isso garante ao italiano Buffon e ao espanhol Casillas postos mais avançados do que o de Taffarel. Ridículo! Mais absurdo que isso só um certo ranking no qual o Campeão Nacional conta menos pontos que um time bem colocado na Segunda Divisão ou de um semifinalista de Copa. E olha que esse ranking não é o da Federação Portuguesa de Futebol.

RANKING II

O mais incrível é que aqui mesmo nos pagos há gente que se vangloria do tal ranking e ainda o transforma em titulação. E, pior, são as mesmas pessoas que sempre desdenharam do fato de o INTERNACIONAL ter permanecido durante mais de duas décadas liderando o único ranking de respeito e com critérios conhecidos já realizado neste país; aquele que considerava todos os jogos e pontos conquistados durante a história do campeonato nacional de futebol. Dois pesos e duas medidas; elemento clássico da palavra contradição, para aqueles que insistem não conhecer o seu significado.

LUTO

O futebol gaúcho inicia a temporada de luto. A tragédia com o ônibus que transportava a delegação do Brasil de Pelotas no retorno de um amistoso contra o Santa Cruz jamais será esquecida. Com três mortes, entre elas dos jogadores C. Millar e Régis, e diversas lesões graves, a equipe Xavante sofre o grande trauma de sua história. Mas, assim como já aconteceu em décadas passadas com o Torino da Itália e com o gigante britânico Manchester United, a vida terá de prosseguir e o tempo transformará o episódio numa heróica passagem.

RÁPIDAS

Arílton, jovem lateral direito de 19 anos, foi contratado junto ao Coritiba.
.
Não conheço, mas as notícias dão conta que se trata de jogador veloz e com bom apoio.
.
Busco a ficha do jogador: 1,83m e 76Kg. Ao menos possui porte físico para atuar na posição.
.
Negociação de Edinho deixou braçadeira de Capitão sem dono.
.
Identificação plena com o clube e liderança, essas as características fundamentais ao exercício da função. Meu voto ? Índio.
.
Recebi duras críticas dos atentos leitores azuis, que exigiram manifestação de minha parte sobre a negociação de F. Mattione com o A.C.Milan.

Tchê, até fardar e entrar em campo, só posso crer que o C. Ancelotti solicitou a contratação do guri para este engraxar as chuteiras do Kaká e do Pato.

Pato, esse sim, o nosso Pato. Anotou mais um no final de semana. Joga muito mais que os tais Ronaldos e Messis da vida.

Escrevi acima que temos o time pronto, mas custo a crer que Alex não será negociado até o final da janela de transferências.

Sempre é bom lembrar que F. Carvalho tem certa tradição de entabular negócios sem alardes. Quem não lembra, por exemplo, da venda de Fernandão ?

Brasil de Pelotas vai disputar o Gauchão. Esta é a grande notícia da semana!

INTERNACIONAL deve contribuir com a cessão de jogadores do time B ou do grupo de juniores.

Aliás, nossos guris estão demonstrando ótimo potencial na Copa SP. Vitórias sobre Rio Branco e Figueirense foram empolgantes.

Força ao Xavante!

Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*38) e CAMPEÃO DE TUDO.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br

LUTO

A temporada futebolística no Rio Grande do Sul e no Brasil não poderia ter iniciado de forma mais trágica, devido ao acidente com o ônibus que transportava a delegação do Brasil de Pelotas.

Já houve casos semelhantes ou até piores. Em 1987, o avião transportando toda a delegação do Alianza Lima do Peru caiu, matando 43 pessoas. Houve também os casos do Manchester United e do Torino.

Por esta razão, esta coluna se vestirá de preto esta semana. Em sinal de respeito à dor dos familiares dos envolvidos no acidente e membros da torcida Xavante, uma das mais fanáticas do Brasil e, certamente, a torcida mais apaixonada do interior do estado.


RECOMEÇO

Como o técnico Armando Dessessards ficará impossibilitado de treinar o Xavante por no mínimo 4 meses, esta semana foi anunciado que Claudio Roberto Pires Duarte, treinador campeão da Copa do Brasil de 1989 pelo GRÊMIO, assumirá as funções no Brasil de Pelotas, sendo que a Federação Gaúcha pagará suas despesas pessoais. Claudião fará o trabalho de forma voluntária.

Da mesma forma que o Claudião, o GRÊMIO deveria ceder alguns atletas que não utilizará no Gauchão para integrarem o grupo do Xavante, que precisa lamber suas feridas e seguir adiante. Afinal, a temporada de 2009 reserva Gauchão e Série C para o rubro-negro.


A ESTREIA DO GRÊMIO

Nesta quarta-feira o GRÊMIO estreia no Gauchão em Santa Maria, no GRE-nalzinho. A pré-temporada serviu para Celso Roth tentar encaixar o 4-4-2 no time do GRÊMIO, embora ele vá utilizar o 3-5-2, sistema que os nossos jogadores conhecem melhor.

Mesmo eu sendo um crítico contumaz do técnico Celso Roth, achei correto ele treinar o 4-4-2 na pré-temporada, de modo a deixar o time bem-treinado nos dois esquemas.

Celso Roth, no entanto, pediu mais reforços à direção gremista para qualificar nosso grupo. Falo sobre isto abaixo.


REFORÇOS

O alerta do técnico Celso Roth ao final da pré-temporada reacendeu a luz amarela dentro do Estádio Olímpico. Aliás, este articulista alerta desde o início das contratações que a qualidade do grupo seria insuficiente para disputar uma Libertadores. Claro, que com a exceção a Alex Mineiro, este sim um jogador de qualidade. E a pré-temporada deixou isto claro.

No entanto, o alerta de que a direção mais uma vez erra quando tenta trazer jogadores pro ataque, o que definitivamente não é a nossa maior carência, permanece. E esta preocupação aumenta no momento em que se noticia que o GRÊMIO fez uma proposta de US$ 1 milhão pela aquisição de 50% dos direitos federativos do argentino Herrera.

Entendo que Herrera foi um jogador que deixou saudades por aqui, no momento em que ele mostrou a raça característica dos argentinos quando passou por aqui. E teve uma boa atuação no Corinthians. No entanto, o “timão” jogava a série B, competição com nível de exigência bem abaixo da principal competição da América do Sul. No entanto, nós temos jogadores no grupo de qualidade igual a Herrera. Pra mim, Perea e Reinaldo estão no mesmo nível do argentino. Jonas está um pouco abaixo, mas tem potencial para render. Portanto, quase-gol por quase-gol, que fiquemos com quem nós já temos. E a segunda opção seria Maxi Lopez, que pra mim joga menos do que o Herrera e é mais caro.

Se for pra trazer um atacante, que traga um para fazer a diferença. Notícias que vêm do centro do país dão conta de que o Lyon liberaria Fred de graça para ele voltar ao Brasil. Este sim seria um jogador que daria um acréscimo de qualidade.

Insisto que o GRÊMIO precisa de mais um zagueiro, um lateral-direito, um volante e, talvez, um meia. Digo talvez, pois o Souza deu uma boa resposta na pré-temporada e ainda pensamos no aproveitamento de Douglas Costa. Mas um volante é imprescindível, uma vez que Diogo mostrou-se insuficiente e William Magrão não é primeiro homem de marcação.

Enquanto os reforços não vêm, o GRÊMIO estreará contra o Santa Maria com Victor; Leo, Rafael Marques e Réver; Ruy, William Magrão, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Reinaldo e Alex Mineiro. Um meio-campo faceirinho demais.


O VIZINHO E SUA BOLA DE CRISTAL

Parece-me que o vizinho andou alugando a bola de cristal da Mãe Dinah. Afinal, andou errando nas previsões feitas nas últimas edições do blog. Primeiro, previu que Edinho não seria vendido. Foi. Depois, preconizou que Felipe Mattioni não iria jogar no futebol italiano. Acabou acertando com o AC Milan de Kaká e Pato. Só estamos esperando o desfecho do caso Noir. Só que esta ele deve errar também, pois desde ano passado o time do vizinho confirmou NOIR pra Libertadores.

Espero que ele continue errando em suas previsões, principalmente no que tange a títulos neste ano do centenário deles.


RAPIDINHAS

E agora, vizinho? Felipe Mattioni no Milan. O que vais dizer agora?


Pelamordedeus, direção gremista. Elder Granja definitivamente NÃO!


Força, Xavante!


O jogo entre GRÊMIO X Brasil de Pelotas, marcado para o Olímpico, foi remanejado para dia 17/02, terça-feira, às 20h30min.


A direção gremista confirmou Evandro Krebs como assessor da presidência do clube. Sem comentários.


O Pachuca se credenciou a disputar a vaga contra o Universidad de Chile pela pré-Libertadores. Agora, estão definidos todos os times. Vale lembrar que o vencedor de Pachuca X U. de Chile irá integrar o grupo 7, onde já estão GRÊMIO, Aurora-BOL e Boyacá Chicó-COL.


Saudações imortais do 1º colocado no ranking da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

2 comentários:

DJ Aldebaran disse...

O velho e bom DNA incoerente de novo na área... primeiro, diz que time grande não cai. Depois, chama o Man Utd, que já caiu, de "gigante britânico". Vai entender?

San Tell d'Euskadi disse...

Deixando de lado o aspecto financeiro dos negócios, futebolisticamente, as transações que a direção do Grêmio tenta são absurdas. O Grêmio não está só atrás de um (ou dois) atacante(s); quer um ARGENTINO. Não sei de onde saiu essa idéia de que precisa ter um argentino no time. Lembra muito a contratação do Saja. TODOS os arqueiros tentados eram argentinos. Isso é ridículo!

Vou além. O Grêmio já tem 3 estrangeiros. Vai para CINCO?! O que vai fazer com eles?! Vai inscrever TODOS na Libertadores? Em competição internacional pode-se usar mais de 3?

Há mais! Tchê, segundo o saite do Grêmio, há SETE atacantes no elenco! Teremos nove (dez, se contarmos o D. Costa como atacante). Enquanto isso, temos apenas DOIS articuladores: Souza e Tcheco. Temos ainda, um capitão chiliquento, fiasquento, chismento e que sucumbe na pressão.

E a direção não mexe uma palha para resolver esses problemas que são muito mais urgentes do que o nosso problema no ataque.