segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Ano III, Número 108

ATÉ QUANDO?

Até quando teremos que aguentar Celso Roth como técnico do GRÊMIO? Sempre antes de um momento decisivo aprontando uma invencionice que compromete o time? Desta vez foi o tal 3-6-1, só com Alex Mineiro e deixando Jonas no banco de reservas. Respondam-me: o que um time grande já ganhou jogando no 3-6-1? Este esquema sempre foi utilizado pelo time pequeno para enfrentar o time grande. E não adianta o GRÊMIO ser grande se o seu técnico tem cabeça de time pequeno. A prova cabal do erro de Roth foi que aos 5 min. do 2º tempo ele tirou Diogo e colocou Jonas. E o time “surpreendentemente” melhorou e cresceu na partida! Tanto que chegou ao gol de empate com... Jonas! Que teve mais um gol legítimo anulado.


ATÉ QUANDO II

Até quando teremos que aguentar Tcheco no time, fugindo da responsabilidade quando mais se precisa dele? E pior: com a camisa 10 e a braçadeira de capitão.

Um lance do jogo ilustra bem a atuação dele nestes momentos. Durante uma cobrança de escanteio ele se posiciona na meia-lua da pequena área. Com as mãos na cintura, estilo “açucareiro”, quando a bola é alçada na área ele simplesmente pega e sai da jogada.

Sinceramente, com Roth e Tcheco não tem como acreditar em título da Libertadores.


ANALISANDO O JOGO

O GRÊMIO acabou levando um gol cedo, em cobrança de falta de D’Alessandro que acabou desviando em William Magrão. O gol foi assinalado para o argentino.

Depois, o GRÊMIO esteve melhor na partida, no entanto pela falta de organização tática do time, que tinha apenas Alex Mineiro na frente, e que por suas características foi totalmente anulado pela defesa adversária. O GRÊMIO chegava e não tinha uma jogada trabalhada, uma bola alçada, um lance organizado. Arriscava chutões de fora da área e bolas que consagraram o goleiro adversário. Tínhamos um GRÊMIO com maior volume de jogo e que esbarrava na burrice do treinador.

Bastou o técnico corrigir a excrescência que fez, o time começou a dar a resposta, com uma bola na trave e o gol de empate de Jonas. Aliás, você já leu isto aqui outras vezes: Roth inventa, leva chumbo, corrige e o time melhora. Parece passe de mágica! Bastaria o técnico fazer o óbvio, não pensar como se fosse técnico do Zequinha (com todo respeito ao clube do Passo D’Areia) e se dar conta da grandeza do GRÊMIO e da exigência de sua torcida, que ficaria bem mais fácil. Roth poderia vir até mesmo a ser um técnico consagrado. Mas não. A cada GRE-nal, a cada momento decisivo pensamos: o que Celso Roth nos reservará desta vez?

Do outro lado, o técnico Tite tirou Alex, que não jogou bem e colocou Andrezinho. Melhorou o time deles, que chegou ao 2º gol através de Nilmar.

Ainda vale menção o gol de Jonas anulado de forma equivocada pelo juiz da partida, Sr. Carlos Eugênio Simon. Aliás, tem que avisar o Reino da Inglaterra que a derrota não passou pela arbitragem e sim pela incompetência deles mesmos, ao fazerem as escolhas erradas para um ano de Libertadores. A começar pela manutenção de Celso Roth e a renovação com Tcheco. E depois em ignorar solenemente que o GRÊMIO precisa URGENTE de um volante!

Aliás, vale registro uma nota publicada pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do RS dizendo que em muitas vezes a arbitragem leva a culpa pela ineficiência do atacante ou pela má formatação do esquema tático. A diretoria do GRÊMIO deveria ler isto e prestar atenção no papelão que está fazendo, principalmente com esta história de querer fazer protesto junto à CBF. O GRÊMIO historicamente passou por cima de arbitragens quando galgou seus maiores títulos. Esta choradeira não combina com a grandeza do GRÊMIO. Definitivamente.


O QUE O CLÁSSICO PROVOU?

- Que Roth não serve.

- Que quem inventa é inventor.

- Que Tcheco mais uma vez se omitiu na hora H.

- Que precisamos de um camisa 5.

- Que mesmo que o Duda Kroeff e seus correligionários tragam um meia (houve uma declaração de que tentaria Renato, ex-Flamengo e hoje no Al-Nasr), ele viria para ser reserva do Tcheco.

- Que o “pensamento mágico” continua imperando no Olímpico e só um milagre nos daria o tri da Libertadores.


NOTAS

VICTOR: Não teve culpa nos gols. No primeiro, a bola desvia em William Magrão e engana ele. Nos salvou em no mínimo dois outros lances. NOTA 8

LEO: Vem passando por uma fase ruim. Está merecendo um banco de reservas. NOTA 3

RAFAEL MARQUES: Seguro quando exigido, fez um bom clássico. NOTA 6

RÉVER: O melhor da nossa defesa. A tranqüilidade de sempre: NOTA 8

RUY: O gol de empate começou com uma roubada de bola dele. Tem sido uma grata surpresa. NOTA 7

DIOGO: Alguém o viu em campo? NOTA 4

WILLIAM MAGRÃO: O pior do GRÊMIO. Além de ter desviado a bola no primeiro gol deles, perdeu várias disputas de bola. NOTA 1

TCHECO: Omisso, se esquivando da responsabilidade. Enfim: o Tcheco dos momentos decisivos que conhecemos. NOTA 2

SOUZA: O melhor do GRÊMIO. Além da bordoada bem dada no argentino metido deles, arriscou vários chutes a gol e fez boas jogadas. NOTA 8

FÁBIO SANTOS: Foi bem no clássico. Meteu uma bola na trave poucos minutos antes do gol de empate de Jonas. NOTA 6

ALEX MINEIRO: Totalmente anulado pela defesa vermelha, mal tocou na bola. NOTA 3

JONAS: Entrou muito bem. Fez gol, teve outro anulado, apresentou boa movimentação e foi o nome do 2º tempo. NOTA 8

ADILSON: Entrou pra substituir W. Magrão e acabou falhando no gol do Nilmar. NOTA 3

REINALDO: Jogou só 5 minutos. SEM NOTA

CELSO ROTH: Sem mais comentários. NOTA ZERO


RAPIDINHAS

Definido o adversário do GRÊMIO na estreia da Libertadores. Será o U. de Chile, que foi derrotado pelo Pachuca por 2x1 mas classificou-se pelo critério do gol qualificado.


A data do jogo GRÊMIO X Boyacá Chico foi alterada de 29 para 28/04/2008. O horário
será o mesmo.


Ponto pro BloGreNal! O clássico pelo 1º turno está marcado para o final de semana de 18 e 19 de julho. Provavelmente será no sábado, a pedido das direções de ambos os clubes.


Por falar em Campeonato Brasileiro, o GRÊMIO estreia contra o Santos no Olímpico. E termina contra o Flamengo no RJ.


Felipão foi demitido do Chelsea. Sonhar não custa nada!


Saudações imortais de quem disputará a Libertadores este ano,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração




AO SUL DO MUNDO


Estou aqui num cyber na Província de Chubut, sul do sul do mundo, patagönia, buscando informacoes (sem cedilha porque o teclado está configurado para español); buscando desesperadamente informacoes de meu Colorado e do clássico 374 que deixei quando saí de Porto Alegre. E cá estou, abrindo os e-mails de amigos com as notícias de que mais uma vez o imortal se curvou diante do Cacique da Aldeia Pampeana.

E a primeira cronica que leio, vejam só o destino, é de um amargo de pijama que relata a derrota para o INTERNACIONAL como sendo injusta. Mas como injusta ? Injusta só para quem nao está vivendo o nosso futebol e nao acompanha o mago Taison desde as categorias de base; injusta só para quem nao conhece o poderio de uma equipe comandada pela genialidade de D´Alessandro e, acima de tudo, injusta só para quem nao está na aldeia há alguns anos e nao conhece o potencial destruidor de um atacante como Nilmar, o mais legítimo dos legítimos "homem gNAL". Quando o tema é clássico gNAL, com Nilmar em campo, nao há placar em branco.

RAPIDAS

Brasil campeao Sudamericano Sub20 com Sandro e Walter como grandes nomes da competicao.

Felipao demitido do Chelsea!

Tite escalou a equipe certa para iniciar o clássico, com 2 volantes (Magro e Guiñazu) e 2 meias ofensivos (D´Alessandro e Alex), mais Taison e Nilmar como dianteiros.

Lauro, Danilo, Índio, Alvaro, Marcao; Guiñazu, Magrao, D´Alessandro, Alex, Nilmar e Taison.

Lateral direito Danilo estrou no clássico e notícias dao conta que teve boa atuacao.

Depois de quase ir embora do Beira-Rio, meia Andrezinho se costitui no legítimo 12º jogador Colorado.

Taison roubou a cena do clássico gNAL!

Nilmar marcando o gol da vitória. Homem gNAL nato!

Pijamada, como de costume, saiu chorando de campo em Erechim.

Vida triste essa tua hein vizinho ?

Tudo em seu lugar na Aldeia Pampeana...

Vitória inteiramente dedicada aos que chamaram Taison de pipoqueiro e que lhe mandaram bater.

Fica Roth!

"Esta camisa 7 foi do operário Valdomiro Vaz Franco nos anos 70. Agora, ao que parece, já tem um sucessor legítimo" (e-mail que recebi do leitor Josué Krug, na sexta-feira que antecedeu ao clássico).

Além do chororo sobre a derrota no clássico, quero ver se o vizinho vai abordar a sua derrota para o Veranópolis na última 5a feira.

Com o INTERNACIONAL nao se brinca, jamais!

"Aos 44min, a torcida colorada fazia uma festa sensacional em Erechim e cantava "Adeeeeeeeeeus, Grêmiooooo, Adeeeeeeeus, Grêmio". Aos 46min, o Grêmio se desesperou e foii com todo o time para a área do Inter, em cobrança de escanteio. Até o goleiro Vitor, mas a zaga colorada afastou. Passado um minuto, final de partida. O Inter ganhou o Gre-Nal mais uma vez. Agora já são cinco jogos sem perder o clássico. A última derrota ocorreu em 2007, há duas temporadas." (site no INTER)

Chora vizinho!

VIDA LONGA AO COLORADO DOS PAMPAS!

Papai é o maior!

Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*38) e CAMPEÃO DE TUDO.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br


13 comentários:

jo disse...

FCARVALHO MATOU A PAU QUANDO DECLAROU:SÓ EXISTEM 3 RESULTADOS PARA O GREMIO:GANHAR , EMPATAR E SER ROUBADO.VAMOS AO APITO:PENALTI NO INDIO NO PRIMEIRO TEMPO QUE TEVE A CAMISA DO CENTENÁRIO RASGADA(PROVA DOCUMENTAL,OF COURSE?), REVER É O ULTIMO HOMEM E DERRUBA NILMAR QUE IA PRA FAZER MAIS UM GOL(DEVERIA SER EXPULSO ,ADILSON DÁ A VOADORA POR TRÁS NO NILMAR E NÃO LEVA VERMELHO ,DIOGO CHEGOU A TER UMA SEQUENCIA DE 7 FALTAS CONSECUTIVAS SEM UM CARTÃO PRO PATA DURA PIJAMADO.MAS TIME QUANDO É BOM PASSA POR CIMA DE ARBITRAGEM...

San Tell d'Euskadi disse...

Os torcedores do Grêmio na saída do jogo foram todos mais cordatos, reconheceram que o time jogou bem e que perdeu por FATALIDADE. Aí vem a diretoria e CT e protagoniza um vexame. O presidente, a quem sempre achei sensato, ameaçou sair do campeonato. Tem mais é que sair mesmo e ver o Internacional dar a volta olímpica. Que declaração infeliz! Foi só 2-1 no campo, mas 7-0 no vestiário.

San Tell d'Euskadi disse...

Nesta fase do Gauchão, o que importa é classificar. Precisamos de mais cinco pontos dos nove a disputar para isso; capaz de precisar menos. Se ganharmos do Juventude, e não tem porque deixar de enfiar uma sacola, beliscamos a vaga. Nas finais, é outro campeonato.

Se classificarmos em 4º, é Gre-Nal de novo. Num clássico que realmente vale e que o Grêmio pode vencer. Se terminarmos em 3º, voltaremos, provavelmente, a Novo Hamburgo (que vai a Canoas e recebe o Sapucaiense). Alguém, sinceramente, pensa que não nos classificaríamos num confronto desses?!

Se vencermos o Juventude, penso, sinceramente, que o correto seria jogar com os reservas (ou misto) contra o Avenida e o Brasil. Não aquele time de Veranópolis, por certo. Dá para se fazer uma equipe melhor com nossos suplentes. Eles serão importantes na Taça FK e no início do Brasileiro.

DJ Aldebaran disse...

Sancho e demais gremistas, Gauchão é o dever de casa. Ou seja: é OBRIGAÇÃO. Minha preocupação vai muito além do Gauchão. Não adianta nada ganhar de 5 do Novo Hamburgo, time onde joga o filho do porteiro do meu prédio, e tomar uma saraivada de um adversário melhor qualificado. E pior: por culpa de um esquema falido, que leva de nada a lugar nenhum.

San Tell d'Euskadi disse...

Aldeba,

Quem enfia 5 no Nóia e no Esportivo tem méritos. Time bom vence time fraco com facilidade. Isso não quer dizer que o time está uma maravilha, principalmente, defensivamente, mas é um bom sinal.

Quem joga o que jogamos no Gre-Nal tem méritos. A derrota foi ACIDENTAL. Dói, mas foi acidental. Não é para os chiliques da direção, nem para a "terra arrasada" que defendes.

Amigo, desta vez, estamos em discordância.

DJ Aldebaran disse...

Ainda bem que ao menos concordamos no que se refere ao piti desnecessário da direção do GRÊMIO.

Não esperava mesmo que fôssemos concordar quanto ao Roth. Pois esta derrota até pode ter sido acidental, o que pra mim não foi. Mas eu lembro ainda do jogo contra o Juventude ano passado, a invencionice de inverter os laterais, colocar o Maylson (que sequer vinha sendo relacionado) de titular. E daí no 1º GRE-nal do ano passado que ele tirou o R. Carioca e colocou E. Costa e W. Magrão, e os dois ficaram batendo cabeça na entrada da área e os vermelhos fizeram o que quiseram no nosso meio-campo. Demos sorte pelo "quadrado mágico" do Tite não ter dado certo e o Alex estar melindrado. Senão era outra surra. Não é a toa que o Roth não ganhou nada maior do que uma Copa Sul em 99.

Em resumo: esta derrota está dentro de um contexto nada favorável ao nosso treinador.

E eu não prego "terra arrasada". Apenas a troca de treinador, a contratação de um volante e a dispensa do Tcheco. Ahn, e a não-contratação do Maxi Lopez, que é caro e desnecessário.

Bruno Coelho disse...

Tudo bem, Adelba, quanto ao Roth, sigo uma linha de pensamento semelhante ao San Tell e não haverá consenso quanto a isso. Mas levando em conta o nosso atual mercado de treinadores, quem deveria substituir o Roth?

DJ Aldebaran disse...

Qualquer um que faça o óbvio e não invente antes de jogos decisivos.

Bruno Coelho disse...

Desculpe Adelba, mas isso é subjetivo. Precisamos de nomes. Porque demitir o Roth a esta altura do campeonato e trazer qualquer um, não parece uma decisão acertada. Neste caso, qual seria o técnico que faz o óbvio e não inventa, que está disponível no mercado e que seja viável financeiramente ao Grêmio?

San Tell d'Euskadi disse...

Sobre o Grêmio:

Contra o Avenida, iria sem Diogo (suspenso), Vitor, Alex, Souza, Tcheco e Rever. Se eu fosse Celso Juarez Roth, iria a Santa Cruz num 3-5-2 com M. Grohe; Léo, F. Ferreira e R. Marques; Ruy, William, Maylson, D. Costa e Jadílson; Jonas e Herrera. Se fosse começar num 3-6-1, a escalação seria a mesma, a exceção do Adílson no lugar do Herrera.

Contra o Brasil, os seis que não jogaram, voltariam. Tiraria, aí, os outros cinco. Começaria com Victor; Heverton, Rever e Thiego; Wellington, Diogo, Orteman, Tcheco, Souza e F. Santos; Alex.

Mas o Grêmio não vai fazer isso. Vai botar os titulares. Parece que não pensam adiante. Serão 2 jogos em três dias, mais as quartas-de-final no próximo domingo e o U. de Chile na outra semana. Tem que fazer o rodízio nesses dois jogos, e largar os titulares até o título da TFC parar na Azenha. Depois, reservas no Estadual e titulares na Libertadores...

Espero estar errado!

San Tell d'Euskadi disse...

Vamos com os titulares em S.C. do Sul e com os reservas contra o Brasil. Apesar de achar que seria melhor dois times mistos, eu posso conviver com essa idéia.

DJ Aldebaran disse...

Talvez a ideia de ir com os titulares em S. C. do Sul seja pq o GRÊMIO ainda não está 100% classificado pras quartas da TFC. Garantida a classificação, vão os reservas contra o Xavante em casa cumprir carnê e dar uma chance extra de vitória pro Brasil, que precisa tanto (mas não dá pra amolecer pra eles).

Aliás, sou favorável que os torcedores aplaudam TODO o time do Xavante quando eles entrarem no gramado do Olímpico. Vou lançar a ideia na próxima coluna.

Se bem que os dois times mistos escalados pelo Sancho dariam conta do recado. Este time do Avenida fede de tão ruim.

San Tell d'Euskadi disse...

O Grêmio prepara-se para uma maratona. A FGF marcou as datas para as quartas. O Grêmio, idependentemente da posição, joga no sábado, 21/2. Depois, joga na quarta-feira, 25/2.

As semifinais, caso Grêmio e Inter se classifiquem, terão que ser nos dias 26 (Inter) e 27 (Grêmio). A final, será no dia 1º, domingo. O Grêmio, caso se classifique, jogaria na quarta, na sexta e no domingo!

Já acho que o Grêmio tem que colocar os reservas na terça (17) e no sábado (21); se classificarnos, também na sexta (27). Os titulares jogariam na quarta (26), pela Libertadores, e, se chegarmos, na final de domingo (1/3).