quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Ano III, Número 109

VIDA COLORADA

Depois de duas semanas de ausência regresso à Vida Colorada. Não que a distância física e a total ausência de notícias a respeito do futebol brasileiro em terras argentinas tenha arrefecido minha paixão Colorada. Mas a proximidade do Beira Rio me faz sentir como o gaúcho revolucionário que voltava aos pagos e aos braços da china querida. Ainda trafegando pela BR 116, pelas bandas de Canguçu, busquei estações de rádio e captei a transmissão de INTERNACIONAL x União Rondonópolis. Não era a velha Rádio Guaiba, a sintonia era precária e cortada, mas estar com o INTERNACIONAL de novo por perto me trouxe grande emoção. O narrador anunciou a escalação, Taison, Nilmar e torcedores de todos os cantos presentes ao estádio concederam entrevistas. O sentimento Colorado! Hino nacional terrivelmente executado (até gaita tinha!). Mas pouco importava; afinal de contas eu voltava da argentina. O patriotismo também aflorou! Cantei o hino... E veio o jogo. Bueno, aqui traço um atalho: União Rondonópolis 1x0 INTERNACIONAL; o que mais importou nesta noite foi voltar à VIDA COLORADA.

IDENTIFICAÇÃO

D´Alessandro teve recepção de craque ao chegar no aeroporto Salgado Filho. Confesso que tive medo de que o argentino estivesse chegando a Porto Alegre para nos enganar. Confesso meu ceticismo! Mas não há como estar satisfeito com as atuações do camisa 15 do INTERNACIONAL. Escrevi recentemente que suas atuações, em campo, me fazem recordar dos bons tempos em que tínhamos o mago Rubens Paz na meia cancha. Mas é fora das quatro linhas que D´Alessandro demonstra toda sua identificação com o INTERNACIONAL. Indagado sobre a chegada de M. Lopes, com quem atuou no River Plate, foi enfático: "não falo com gmista!". É isso aí, Dale D´Alessandro.

ANIVERSÁRIO

O gNAL do Século completou vinte anos. Com mais de 78 mil Colorados abarrotando o Gigante, o INTERNACIONAL demonstrou força, grandeza e, acima de tudo, garra para virar o jogo, com um jogador a menos devido a expulsão do lateral Casemiro. O jogo valia o carimbo no passaporte para a final do Campeonato Nacional e uma vaga na Libertadores da América. O motivador A. Braga foi figura chave em nossa vitória. Mas a figura do jogo foi Nilson que anotou os dois gols. Como disse R. Thomé, na reportagem do dia seguinte, "foi o símbolo de uma vitória inesquecível". Foi um triunfo espetacular, repleto de histórias magníficas e bastidores movimentados. O dia 12 de fevereiro de 1989 é um desses tantos que jamais sairá de nossas recordações! Obrigado por tudo Taffarel, L.C.Winck, Aloisio, Aguirregaray, Casemiro; Norberto, Leomir (Diego Aguirre), L.C.Martins, Maurício (Norton), Nilson e Edu. Deixo de presente a reportagem do jogo.

FRASE

Quem vive o mundo do futebol sabe que ele é repleto de frases curiosas e marcantes. I Pinheiro disse que "gNAL serve para arrumar a casa"; F Noveletto, ainda quando gestor do Sâo José do Passo D´Areia, após uma derrota, disse "ainda mato um treinador!". São muitas, mas minha memória fraca agora não me ajuda. F Carvalho sobre a choradeira tricolor diante da derrota no último clássico gNAL proferiu uma dessas frases maravilhosas do mundo da bola: "existem 3 resultados para os gremistas: ganhar, empatar e ser roubado!". Essa é eterna!

RÁPIDAS
.
.
Time que estreou na Copa do Brasil. Lauro, Bolivar, Indio, Alvaro e Kleber; Guinazu, Magrao, Dalessandro e Andrezinho, Taison e Nilmar. Esquema e escalação corretos. O futebol tem coisas inexplicáveis.
.
Alex deve ser negociado com o Spartak Moscou da Rússia por € 5 milhões.
.
O leitor assíduo desta coluna conhece minha opinião (ler coluna n. 107).
.
Marcão foi negociado com o Palmeiras por R$ 300 mil. Não fará falta!
.
Tchê, que choradeira a última coluna do vizinho...
.
Fico surpreso porque o rapaz devia estar acostumado. Afinal de contas está calejado em derrotas em clássicos gNAIS. Foi testemunha ocular do gNAL do Século, dos CINCO-a-dois que até hoje lhe rendem largos pesadelos com o Uh! Fabiano, e, mais recentemente, dos QUATRO-a-um e do totô de bola no Nacional do ano passado.
.
Mais, o pobre vizinho, desde o final da Segunda Guerra Mundial (1945), quando perdeu o clássico n. 88, não sabe o que é ter vantagem sobre o INTERNACIONAL.
.
Cai na real vizinho!
.
Acabou a novela: portoalegrense, finalmente, contratou M. Lopes, conhecido mundialmente como "la barbie".
.
.
Bah!, o Beckembauer da azenha está até agora procurando a bola. Que loucura!
.
INTERNACIONAL x Ulbra Canoas, domingo de carnaval. Quartas de final da Taça F. Carvalho.
.
Enquanto o vizinho se gaba por sua condição de figurante na Libertadores, o INTERNACIONAL é foto de capa da Revista n. 111 da Conmebol. Detalhe: com Edinho erguendo a Taça de Campeão da Sudamericana.
.
Aqui nos pagos há gente que transforma conquista de vaga em competição em título; mas a maioria do povo, algo em torno de 60%, gosta mesmo é de TAÇAS no armário.
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*38) e CAMPEÃO DE TUDO.
.
Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br


TRÊS VITÓRIAS

Atrasei um pouco a coluna desta semana de propósito.

Acabo de retornar do Olímpico quando fui conferir a vitória do mistão do GRÊMIO frente ao Brasil de Pelotas por 3x0. Antes, o GRÊMIO havia derrotado Avenida de Santa Cruz e Juventude por 2x1 e 2x0 respectivamente.

Muito bonita a atitude da torcida gremista que aplaudiu não só o goleiro Danrlei, eterno ídolo gremista, mas todo o elenco xavante.

Entramos neste jogo com Victor; Wellington, Leo, Heverton e Jadilson; Diogo, Adilson, Makelelê e Douglas Costa; Jonas e Herrera. No segundo tempo, ainda entraram Reinaldo, Orteman e o garoto Roberson.

O time deu conta do recado contra o esgualepado Xavante. Massacrado pela tragédia e pela sequência de jogos que o rubro-negro do sul do estado se viu obrigado a jogar, o Brasil de Pelotas foi um adversário que não ofereceu resistência ao GRÊMIO.

A partida teve os destaques de Jadilson e Makelelê, que apresentaram boa movimentação e o segundo ainda foi premiado com um gol, além de Orteman, que se mostrou muito voluntarioso e disposto. E também teve sua atuação premiada com o terceiro gol da equipe gremista. O gol que abriu o marcador foi de Herrera, que assinalou seu primeiro tento após seu retorno ao imortal tricolor.

Contra o Avenida, fomos com os titulares. No 4-4-2, só sem Diogo, suspenso, e Leo, lesionado. Jonas saiu jogando ao lado de Alex Mineiro e fez os dois gols do time. E prova novamente ser desnecessária a contratação de Maxi Lopez, confirmada esta semana.

Como destaque negativo do jogo do final de semana tivemos a lesão de William Magrão, que rompeu os ligamentos do joelho e desfalcará o GRÊMIO por 6 longos meses.

Por fim, a má atuação no 1º tempo do jogo contra o Juventude foi pra sepultar de vez o famigerado 3-6-1. Assim que colocamos o 3-5-2, tivemos um acréscimo de qualidade. Nossa sorte nesta partida foi termos feito um gol cedo. Logo aos 3 minutos de jogo, o lateral artilheiro Ruy fez 1x0. O segundo gol veio através de Souza, quase no final do jogo, aos 42 do segundo tempo.

Com isto, nos classificamos em 1º do nosso grupo e enfrentaremos novamente o Juventude. O jogo será no sábado de carnaval às 16h.


WILLIAM MAGRÃO E MAYLSON

A lesão de William Magrão é algo a ser lamentado. Mas no final das contas, há alguns males que vêm pra bem. Finalmente a direção acordou para a necessidade da contratação de um volante e corre para anunciar este nome até sexta-feira, quando pretende inscrever os 25 jogadores que disputarão a Taça Libertadores. Com o feriado de carnaval, o prazo de 48 horas antes da estreia do time na competição se esgota na segunda-feira. Como provavelmente a CBF estará fechada, nosso prazo acaba sendo a sexta-feira, dia 20.

Com isto, a grande tendência é que Maylson herde a camisa 11 e seja titular do time. O garoto, que já atuou até mesmo como atacante, acabou se destacando na seleção sub-20 na função de segundo volante. E será exatamente nesta função que Maylson jogará pelo GRÊMIO. Ele entrou muito bem contra o Avenida, e tem tudo para repetir o sucesso que teve com a “amarelinha”.


MAXI LOPEZ

Finalmente foi anunciado Maxi Lopez como novo reforço do GRÊMIO.

Desde o início, digo que Maxi é um jogador caro e desnecessário. Afinal, Jonas (em quem eu apostei desde o começo) vem confirmando e empilhando gols.

Mas hoje Maxi começaria como titular no meu time, no lugar de Alex Mineiro, que vem jogando pouquinho e não está nem de longe confirmando a expectativa que se tinha em cima dele.


A LISTA PARA A LIBERTADORES

Bueno... vou arriscar um palpite sobre a lista de 25 jogadores que o GRÊMIO mandará para a Taça Libertadores: Victor (1), Ruy (2), Leo – se não for vendido (3), Rafael Marques (4), Réver (5), Fabio Ferreira (6), Jonas (7), Souza (8), Alex Mineiro (9), Tcheco – fazer o quê (10), Maylson (11), Marcelo Grohe (12), Fábio Ferreira (13), Thiego (14), Heverton (15), Makelelê (16), Diogo (17), Maxi Lopez (18), Herrera (19), Jadilson (20), Douglas Costa (21), Matheus (22), Adilson (23), Orteman (24) e Reinaldo (25).

E o meu time titular, no 3-5-2, seria: Victor; Leo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Diogo, Maylson, Souza e Jadilson; Jonas e Maxi Lopez;


RAPIDINHAS

Começou a Libertadores.


Leo pode estar deixando o GRÊMIO em direção ao futebol ucraniano. Para seu lugar, especula-se Fabiano Eler, que hoje joga no Santos e está insatisfeito na Vila Belmiro.


A negociação com Renato está difícil. Mas a direção tem esperança em anunciá-lo até sexta.


Faça como o vizinho: assista a Libertadores pelo SPORTV.


O volante Corrêa, ex-Palmeiras, foi oferecido.


Devido ao feriado de carnaval e ao jogo de estreia do GRÊMIO na quarta-feira de cinzas, a coluna gremista sairá só na quinta, 26/02, já falando do confronto e talvez projetando mais um GRE-nal na vida de todos nós.


Saudações imortais desde a Libertadores da América,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

8 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

O 3-6-1 não foi abandonado, apenas já recebeu treinamento suficiente. Nunca foi intensão do Celso utilizá-lo como esquema principal. Agora, passaremos a treinar o 4-4-2.

Não sei se levaremos a Libertadores, mas o Roth me parece que não engoliu ter perdido o Brasilero. Vamos brigar de novo...

DJ Aldebaran disse...

Se vier o volante que eu insisto ser necessário desde o início do ano, nos tornaremos sérios candidatos ao tri. Ahn, o contrato do Emerson com o Milan termina no meio do ano. Quem sabe ele não desembarca aqui no 2º semestre?

Luiz Portinho disse...

para de sonhar Aldebaran... tu tá viúva demais! e pior, de vários maridos!

DJ Aldebaran disse...

Também aniversariou o fiasco de ter perdido a final do Brasileiro de 1988 para o poderosíssimo e tradicionalíssimo Bahia do Bobô!

"Eu queria ser o tetra mas o bobo não deixou.. ai bobô... ai bobô.. é zero a zero em Porto Alegre e dois a um em Salvador.. ai bobô.. ai bobô.."

milton disse...

Bem vindo de volta a boa terra, Porto!Pois eh, a "Copa" de voces eh essa mesma, a sul americana tem a cara do internacional. A conmebol reconhece a tradicao do colorado na competicao e o faz questao de mostrar. Ja expressei minha opiniao aqui e reintero, espero mesmo que o inter seja campeao varias vezes da sula.
E enquanto isso, mais uma vez acompanharas a libertadores pela tv. Dura essa vida de secador, heim!

Luiz Portinho disse...

Milton, o que te dói é que o COLORADO entra nas competições para ganhar e sai com Taça na mão... enquanto isso, a tua torcida está se acostumando a comemorar vice campeonato e vaga em competição.

saudações rubras.

ps. não te esquece que o INTERNACIONAL, nesta década, ganhou LIBERTADORES, MUNDIAL FIFA, RECOPA, SUDAMERICANA e COPA DUBAI... enquanto isso o teu time =P bah!

milton disse...

Teu time nem vaga achou, e nem vem dizer que nao doeu pq tentaram de tudo tirar a vaga dos peruanos. Mas oh, voces ganham a copa de voces que a gente ganha a nossa, combinado? Ai nos encontramos na recopa, blz?
Porto, falaste tanto do atletico go, te cuida que o uniao vem ai, heim! E olha que esse time eh ainda pior que o remo ou que o paulista...

jo disse...

porto:saudações pela volta!Agora uma pergunta que não quer calar: o que tu achaste da wanda nara, a maior contratação do tricolino em 2009?