quarta-feira, março 18, 2009

Ano III, Número 113

INVICTO, 100% E SEM LEVAR GOLS


E lá estava eu no Bolicho do Bocão. É, fiquei uns tempos sem freqüentar o sítio; e, naturalmente, senti falta das coisas que tenho por lá. Uma delas, claro, assistir uma partida do Internacional no Bolicho do Bocão, com os personagens folclóricos que povoam o local. Passei o domingo na dúvida se descia para ir ao Gigante ou se me mantinha isolado e “escondido” por aquelas bandas. Alpargatas, bermuda surrada e a camisa do Colorado. Cevei o mate (erva pastoreio com martin fierro pura folha, recomendo!), esvaziei a térmica, comi uma laranja de umbigo, realizei uma série de lidas. O rádio sempre falando e o cusco sempre me rodeando. Não consegui sair de lá e me fui ao Bocão. O primeiro a me prestar tributo à entrada foi o “Açoguero”, já meio tchuco, fardado com a camisa branca e portando um copo de catuaba; o Dunga, como de costume, liderava as trapaças na mesa de cartas. Chamei uma caipira e a fui degustando enquanto transcorria o primeiro tempo. Monótono de tão fácil. O gol de Taison coroou nossa superioridade. No intervalo um guri secador começou a querer se exaltar e o “Açoguero”, já tchuco por completo, saiu-se com uma resposta fantástica: “Eu quero a Fabio Koff invicto e sem levar gols”. O guri murchou na hora, enfiou o rabinho entre as pernas e saiu para a rua do bolicho. Nem voltou para a segunda etapa. E bem que fez, porque só deu Colorado! O Coloradinho de Santa Maria, pobre, não teve uma única chance de gol. O placar final de 1x0 não refletiu nossa superioridade. Eu entrei para a turma do “Açoguero”: Quero a Fabio Koff sem levar gols!

OS TRÊS VOLANTES


Não dá, eu não consigo gostar desse esquema com três volantes. Já prometi diversas vezes que não voltaria a tocar no assunto, mas não resisto; não posso calar. Tudo bem, é verdade que vencemos o Inter-SM sem qualquer ameaça por parte do adversário, somos líderes do certame e não levamos gol há algum tempo. Mas dentro do Beira-Rio ao menos é possível trocar o losango por um quadrado na meia cancha. O Magrão fica sem ter o que fazer neste esquema de três volantes, ainda mais quando se enfrenta times de qualidade técnica baixa. E todo mundo no Bolicho do Bocão queria ver o Giuliano em campo. Deixa o Colorado ser feliz Tite!

KLÉBER


Bastou Kleber ser chamado por Dunga para a seleção para alguns setores azuis da imprensa local levantarem dúvidas e suspeitas (pouco éticas) a respeito da convocação. O engraçado é que são as mesmas “candinhas azuladas” que silenciaram quando o Sr. F. Scolari chamou o limitadíssimo A. Polga para jogar Copa do Mundo. Do ponto de vista técnico, Kleber é o melhor lateral esquerdo em atividade no futebol brasileiro e está recuperando seus bons momentos no Internacional. Foi convocado e vai jogar, aqui no Beira-Rio, com a amarelinha, para desespero dessas “candinhas azuladas”.

CORÉIA


A imprensa vibrava com o fato de as grades que separavam as arquibancadas sociais da antiga “Coréia” terem sido retiradas. Comemoravam o fato de melhorar a visão para o torcedor da “social”. Eu, melancolicamente, interpretei tal fato como uma pá de cal em minha vá esperança de retorno da “Coréia”. Lembrei das tantas vezes em que vi a patota da Coréia pular por aquelas grades para a social, até a chegada do policial mais próximo. Já era uma tradição de jogos no Beira-Rio. Cresci assistindo tal cena e até mesmo ajudando os “coreanos” no seu intento, avisando-os quando da proximidade de algum 'brigadiano'. O Gigante nunca mais foi o mesmo sem a força e o folclore dos “coreanos”.

CELEIRO DE ASES


O vizinho que me perdoe, mais uma vez, mas não posso deixar de falar da notícia mais importante para o futebol pampeano nesta semana. Tales, o Tales do Celeiro, foi convocado para a Seleção Sub-19 e com isso completa 76 convocações às divisões de base da canarinho. O nosso Tales é o jogador com maior número de convocações em seleções de base, tendo iniciado sua trajetória em 2005, quando disputou o Sudamericano Sub-15 na Bolívia. O Celeiro de Ases é impressionante!

RAPIDAS

.

Domingo o INTERNACIONAL completou 7 vitórias consecutivas; que venha a oitava.

.

Quase me incomodei lá no Bocão por causa do Bolívar.

.

Estão pegando demais no pé do General!

.

G. Nery próximo de acerto com o Santo André. Não disse ao que veio. E já vai tarde!

.

E por falar em uva, o vizinho não vai comentar as atuações de “La Barbie” ?!

.

Final de domingo ouvindo pós jornada no rádio. Acompanhado do mate velho. Das coisas boas da vida.

.

Incrível a repercussão que a pesquisa do Jornal Clarin teve na última semana. A turminha de “alma castilhana” ficou magoada porque lá na Argentina (a sua pátria) o pessoal teme mais o INTERNACIONAL DO que o timeco deles.

.

Como eu disse, torcedor conhece. Tradição e resultados falam mais alto. Ou alguém aqui acha que os argentinos teriam algum temor de enfrentar um clube que é bi-rebaixado para Segunda Divisão e apanhou de 5x0 para o Boca Jrs. na final da Libertadores. Ora, tenham a santa paciência!

.

Tchê, ainda não consegui me recuperar: como é ruim o tal de Boitatá Chicó!

.

Eu não me atrevo a dizer que esta é a Libertadores mais fácil da história. Agora, esse grupo que a vizinhança ganhou... Bah!

.

E eu fico refletindo: se o Boitatá que é o melhor time do grupo é tão ruim, o que esperar o Aurora da Bolívia.

.

Não, nessa eu não caio; no dia do confronto com o Aurora eu vou para o cinema. Tô fora!

.

Mas há um ponto positivo em tudo isso: a novela www.ficaroth.com.br ganhará mais uma série de capítulos emocionantes.

.

Fontes seguras me informaram que o vizinho não consegue pregar o olho desde domingo. Está apavorado com a mera possibilidade de Uh! Fabiano entrar em campo no jogo do portoalegrense com o Zequinha na quarta-feira.

.

Dá-lhe Uh! Fabiano, o nosso eterno Fabiano Cachaça.

.

Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*38) e CAMPEÃO DE TUDO.

.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br


FESTIVAL DE GOLS PERDIDOS

Vitória! Isto é o que importa. Conseguimos trazer da altitude de Tunja 3 pontos importantíssimos. Não só para a campanha do GRÊMIO na Libertadores, mas principalmente para que a tranquilidade pudesse voltar a reinar no Estádio Olímpico. Vencemos por 1x0, com um gol de falta de Souza. No entanto, mais uma vez empilhamos chances perdidas de uma forma exagerada.

A exemplo do que aconteceu contra o Universidad de Chile, o GRÊMIO foi afobado em diversos momentos e acabou perdendo chances inacreditáveis de gol, principalmente no segundo tempo. Menos mal que a máxima do "quem não faz, leva" não se confirmou, muito pela baixa qualidade do time do Boyacá Chicó, que pra mim não venceria o Sapucaiense pelo Gauchão.

Mesmo assim, novamente a estrela do goleiro Victor voltou a brilhar na Colômbia, exigindo defesas difíceis do nosso arqueiro em alguns lances que o "ajedrezado" conseguiu chegar à nossa meta. Mas o GRÊMIO estava preparado contra os chutes de longa distância, comuns a times que jogam na altitude pois o ar rarefeito impõe menos resistência à bola, que acaba tomando uma velocidade maior. O próprio GRÊMIO soube tirar proveito disso. O gol de Souza na cobrança de falta foi um verdadeiro petardo.

Agora o GRÊMIO tem 4 pontos no grupo, mesma pontuação do U. de Chile, mas os chilenos têm 2 gols a mais. Nesta quarta, no mesmo horário de GRÊMIO X São José pelo Gauchão, o Universidad enfrenta o Boyacá Chicó já pela terceira rodada do grupo. Semana que vem, o GRÊMIO volta a enfrentar a altitude. Jogará em Cochabamba, contra o Aurora.


POR FALAR EM SAPUCAIENSE...

Entramos com um "mistão" no Estádio Cristo Rei. Jogamos pro gasto, nos poupando, e vencemos com facilidade por 2x0, gols de Leo e Makelelê.

Confesso que não assisti ao jogo. Mas li em alguns blogues gremistas e nos sites de notícias que o volante Julio Cesar teve uma boa atuação e que o zagueiro Thiego, voltando de lesão, apresentou um bom futebol em seu retorno ao time, sendo uma boa opção para o grupo gremista.

A tendência do time misto deve ser mantida para o confronto contra o Zequinha, no Olímpico. Já para o final de semana, provavelmente será utilizada uma equipe reserva. Afinal, os titulares embarcam em direção à Bolívia na segunda.


O ESQUEMA UTILIZADO NA COLÔMBIA

Muito se discutiu esta semana sobre o esquema que foi utilizado na Colômbia, com um posicionamento novo do zagueiro Réver.

Réver foi posicionado por Roth à frente da zaga, fazendo quase que as vezes de um 1º volante, função esta que ele já havia desempenhado no tempo em que ele jogava no Paulista de Jundiaí.

Em uma das várias conversas com o amigo Paulo Sanchotene nas cadeiras do Monumental, nós começamos a discutir sobre líberos. Existem dois tipos: o italiano, que joga atrás da zaga sempre fazendo a sobra. Este é o mais conhecido e aplicado por aqui. O exemplo claro era a zaga do time de 2001 do GRÊMIO, com Marinho pela direita, Polga pela esquerda e Mauro Galvão de líbero, jogando na sobra. No entanto, contra o Boyacá Chicó o Réver foi um líbero alemão, jogando "liberado" (daí a origem da palavra) à frente da zaga. Ruy e Fabio Santos se posicionaram mais como alas, o que caracterizou o 3-5-2. E Adilson jogou menos como marcador e mais como o segundo volante, aquele que normalmente começa a distribuir o jogo depois do primeiro combate.

Eu já havia pensado nesta alternativa pra, humildemente, sugerir aqui através do blog a utilização, como um modo de suprir a ausência do 1º volante. Claro, que isto não eliminaria a necessidade de se efetuar a contratação de um jogador com estas características. Mas seria uma maneira de controlar o problema.


INFORMAÇÃO FAZ BEM À SAÚDE

Me surpreendeu o fato de ler na coluna do vizinho semana passada um tópico intitulado "Libertadores 2009", depreciando os times participantes desta edição.

Portanto, vamos aos times que disputaram em 2006. E eu, ao contrário do vizinho, mostro de onde eu estou tirando as minhas informações e não fico chutando dados, que nem na tal pesquisa que saiu na coluna passada, a qual procurei na net e não achei nada.

As equipes participantes em 2006 estão aqui para quem quiser ver.

Primeiro, o Deportivo Cuenca, mencionado na coluna anterior, também disputou a Libertadores de 2006.

Segundo, que mesmo o Sport não tendo tanta tradição, o Paulista de Jundiaí, hoje na série C, tem bem menos. E também estava na Libertadores de 2006. Aliás, um ponto em comum entre Sport e Paulista: ambos eliminaram um certo time de vermelho da Copa do Brasil. Ah.. e outro brasileiro ‘tradicionalíssimo’ presente em 2006 era o Goiás.

Aliás, tradicionais devem ser Oriente Petrolero (BOL), Unión Española (CHI), Independiente Santa Fe (COL), Universitario (PER), Rocha (URU), Maracaíbo (VEN), sendo que este último estava no grupo deles.

Mais um fato: levantamento feito pelo leitor Bruno Coelho, autor do blog GRÊMIO 1903, comparou o número de títulos dos presentes em 2006 contra 2009. Seguem os números:

Em 2009, o resultado é 23 títulos nesta competição para nove clubes (Boca Juniors – 6, Estudiantes – 3, São Paulo – 3, Nacional – 3, Grêmio – 2, Cruzeiro – 2, River Plate – 2, LDU – 1, Palmeiras – 1).

Na Libertadores 2006, foram apenas 13 títulos distribuídos em seis clubes (São Paulo – 3, Vélez Sarsfield – 1, Estudiantes – 3, River Plate – 2, Palmeiras – 1, Nacional – 3).

Detalhe: este estudo contempla apenas os títulos dos times que passaram para a fase de grupos nos dois anos. Senão seria uma covardia. Somaria-se os 5 títulos do Peñarol, ficando 28 contra 13. Ou seja: mais do que o dobro.

Depois dessa, o vizinho vai continuar desdenhando uma Libertadores para a qual o time dele não conseguiu se classificar?


RAPIDINHAS

O GRÊMIO continua negociando com o meia Renato para a segunda fase da Libertadores. Segundo o presidente Duda Kroeff, a possibilidade de ele vir é muito boa.


O Movimento GRÊMIO NOVO protocolou novamente proposta de alteração estatutária que visa a diminuir para 20% a cláusula de barreira existente na eleição proporcional para o Conselho Deliberativo. Ainda não tem data para a proposta ser apreciada pelo conselho. Dificilmente vai passar, mas espero que passe.


Paulo Pelaipe demitido do Fortaleza. Tomara que não cogitem a volta dele pra cá.


Saudações imortais desde a Libertadores da América,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

5 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

I. MGN correto. Essa é a cláusula que se tem que mexer. Deixem a outra como está...

II. Aldeba, só faltou mencionar o exemplo de líbero alemão, o ZAGUEIRO Franz Beckembauer.

III. Porto, quanto a pesquisa, a presunção é de veracidade; tanto que eu fui procurá-la. Fosse ao contrário, não me daria ao trabalho. O problema é que eu não achei. Não sei a pergunta, não sei como foi feita a coleta de dados, não sei quando foi feita. Vocês estão de parabéns pela inserção internacional dos últimos anos, mas não se pode confundir isso com TRADIÇÃO.

IV. 'Tá difícil secar na Libertadores, hein!?

V. Acho bom vocês não levarem gols mesmo, pois o Inter está a um resultado da crise, Porto.

VI. Vale lembrar, por fim, que o Inter pode ser VICE-campeão gaúcho, sem perder mais nenhum jogo; sem sofrer mais nenhum gol.

San Tell d'Euskadi disse...

Há sinais de vida inteligente na Azenha:

http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a2442877.htm&subTab=00067&uf=1&local=1&l=&template=&section=noticias

Quanta dificuldade em se dizer o óbvio...

Luiz Portinho disse...

1. Estatuto azenhano eu não discuto

2. Te referias ao Leo Beckembauer SAncho ?! (kkkkkkkkkkkkkkk)

3. o que não se pode é discutir a tradição do Internacional, seria cair no ridículo.

4. bah!

5. ??????????????????

6. e o papai noel chega em dezembro Sancho ?

Luiz Portinho disse...

sancho, a propósito de "secação"... a grande prova de que esta Libertadores está ridícula é que está muito melhor secar o gauchão. foi assim com o Santa Cruz e será assim 4a feira, com a presença do UH! Fabiano (estou com vontade até de ir à areninha da azenha - só falta o convite).

San Tell d'Euskadi disse...

Porto,

Quanto a ir no Monumental, basta me ligar, sempre. Eu tenho dois ingressos; um, totalmente, subutilizado. Sobra em 90% dos jogos do ano.

Além disso, o último anel do Olímpico é prioritário aos cadeirantes. E utiliza-se o elevador da Tribuna como acesso.

Um abraço.