quarta-feira, setembro 09, 2009

ANO III, NUMERO 138




2010 JÁ COMEÇOU

Agora, o que era uma forte impressão tornou-se uma evidência irrefutável: o Grêmio já joga a temporada de 2010. Confesso que tinha dito isso quando demitiram o Roth e esperaram um mês para trazer Autuori, mas é verdade que tivemos todas as chances do mundo de recuperar esta temporada. Todavia, despertiçamos todas.

Nosso objetivo no Brasileiro, agora, é terminar o campeonato honrosamente entre os oito primeiros, e com time armado para o Campeonato Gaúcho e para a Copa do Brasil do ano que vem; dois torneios que necessitamos recuperar a hegemonia.

Para Autuori, este mês serve para ele provar que é capaz de liderar esse grupo no ano que vem a conquistas. Até agora, admita-se, está longe disso. Até agora, o trabalho dele resume-se em um fraquíssimo desempenho fora do Olímpico, placares enganadores no Olímpico, e uma vitória em Gre-Nal. Isso é MUITO pouco. Semana passada, estabeleci um prazo: se o Grêmio for a Curitiba enfrentar o Furacão repetindo os erros de sempre, não haverá alternativa a não ser a demissão do treinador, e a contratação de outro para ir aclimatando-se até 2010.

Resposta ao Vizinho
Semana passada, o Vizinho insultou nossa inteligência -minha e dos leitores- ao trazer números da superioridade colorada em Brasileiros entre 2003 e 2008. Mesmo tirando o fato que entre 2003 e 2005, o Grêmio viveu uma das piores crises técnicas de sua História, ainda assim, cinco anos é um período muito curto para sair "arrotando" superioridade histórica.

Desafio o vizinho, pois, a pegar um período maior. Ele, então, que traga os números entre 1981 e 2002. São 22 anos, dos quais desafio-o a trazer a relação de títulos conquistados, retrospecto em clássicos, posição e pontuação dos campeonatos brasileiros. Será que a tal superioridade se mantém, vizinho? Ou vocês ficaram mais de DUAS DÉCADAS apanhando?!

Pensamentos Avulsos
* Nem vou comentar a partida contra o Vitória. Quero dizer, vou falar só uma coisa: os baianos deixaram dois pontos em Porto Alegre. Isso basta...


* Até quando o Grêmio vai sair perdendo suas partidas?

* Saiu o Tcheco e... -oh!, surpresa!- o time piorou.

* Vizinho segue ensinando como ganha-se pontos fora de casa. Custa olhar para o lado?

* Tite, final e infelizmente, começa a montar o time pensando no GRÊMIO de 2001; de longe, seu melhor trabalho.

* Fernando Carvelho já admitira que aprendeu demais com Fábio Koff.

* O vizinho, sabiamente, olha para o lado...

* Não é à toa, pois, que estão onde estão.

* Como não é à toa estarmos onde estamos...

* FIFA revela o que já se sabia: NENHUM estádio brasileiro está pronto para receber jogo de Copa do Mundo.

* Repito: NENHUM!

* Ouviste, vizinho? O que há são intenções. Seja de estádios reformados, ou construídos do zero...

* Avaí começa a descer. Natural.

* Atlético Mineiro volta a subir. Normal.

* Grêmio segue na mediocridade... ZZZZZZZZZZzzzzzzzzZZZZZZZZZZzzzzzzzzz!!!!

* Chega logo, 2010!!

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com






EIXO SE CURVA AO INTERNACIONAL
.
A vitória sobre o Avai domingo na Ressacada possui inúmeros ângulos de apreciação, todos eles positivos ao INTERNACIONAL. Três pontos a mais na tabela, a permanência no G4 (desde o início do certame), a boa fase anímica consolidada, a união do grupo reforçada no um por todos e todos por um da dedicação da vitória a Índio (expulso ainda no primeiro tempo). Foram muitas as vitórias numa só. Agora, o grande feito do INTERNACIONAL, domingo, foi vergar a crista da resistente “patota de entendidos” do Eixo. Tive a paciência de assistir tudo e todos no domingo e 2ª feira. Até os cariocos decadentes M. Guedes e F. Calazans (no Bate Bola da ESPN) admitiram que o COLORADO tem um baita time e é candidato. Os comentaristas da partida no SPORTV ficaram estasiados com o volume de jogo do INTER. F. Carvalho deveria aproveitar para pedir reforço na cota de televisão; afinal de contas, um jogo do INTERNACIONAL é mais do que 90 minutos de futebol – é pura arte.
.
O QUE MUDOU ?
.
A marca daquela fase de maus resultados era a prática do “6 por meia dúzia” e da falta de ousadia e criatividade de Tite para modificar o time e o sistema de jogo nos momentos adversos. A mudança está exatamente no proceder de Tite. Nas últimas partidas o time muda sua forma de jogar de acordo com o panorama do jogo. Até com um jogador a menos, como aconteceu domingo, há soluções. O time alterna entre o 442 e o 352, com eficiência, durante a partida. Mudou o que tinha de mudar. Um treinador com iniciativas e ousadia é fundamental para que um grupo qualificado demonstre todo seu potencial.
.
CARTA AO DUNGA
.
“Brasil 2x1 sobre o Uruguai. É isso aí Dunga; calaste as vaias do Morumbi, calaste a imprensa do Eixo que quer a tua cabeça e que não te respeita como treinador. Os argentinos perderam na Colômbia por 2x1, lá mesmo aonde tu conquistaste um empate, um valoroso e importante empate, com todas as dificuldades de uma estréia (dificuldades que só conhece quem já esteve lá dentro das quatro linhas). É isso aí Dunga, segue calando a boca deles, de jogo em jogo, de conquista em conquista, como sempre foi na tua vida e como sempre é na vida dos verdadeiros guerreiros.” (postagem que fiz em meu saite pessoal em 22.novembro.2007).
.
CARIMBO NO PASSAPORTE
.
Dunga carimbou o passaporte para Africa 2010. Aonde estão, agora, aqueles que o taxavam de inexperiente para o cargo ?! Aonde estão aqueles que preconizavam a saída de Dunga assim que o Sr. L.F.Scolari estivesse livre para assumir o comando da seleção ?! Estão engolindo a façanha do Capitão! Dunga é só méritos. O selecionado canário voltou a ser respeitado no cenário mundial. Campeão da Copa América e da Copa das Confederações. Classificado para o Mundial com 3 rodadas de antecedência. Respeitem o Dunga!
.
MAFIA PAULISTA E CASA BANDIDA – CAPÍTULO 1.029.092...
.
Sandro e Giuliano, titulares absolutos, convocados para seleção sub20, ficarão afastados todo mês de setembro e um pouco de outubro. INTER encaminhou pedido de dispensa, mas tenho certeza que não será lido na CBF. Enquanto isso, em São Paulo, o Palmeiras venceu o Barueri com apito amigo. Como diz o amigo Josué, “gol em impedimento e penalty inexistente. E viva o Palmeiras 2009!”. Palmeiras é a bola da vez da máfia.
.
ÍDOLOS
.
Fernandão e Iarley foram recebidos com faixas e homenagens pelo torcedor Colorado. Renteria, o Saci, teve grande recepção e foi ovacionado ao sair de campo. Aqui no Beira Rio os ídolos são valorizados. Eu queria saber o que aconteceria se Ronaldo-inho, o filho da Miguelina, ou Roger viessem jogar com a camisa de outra agremiação lá na azenha.
.
ESTÁ REGISTRADO NA HISTÓRIA
.
Fui assistir ao filme do centenário NADA VAI NOS SEPARAR. Um grande filme com detalhes incríveis de nossa história, com personagens notáveis e figuras fundamentais. O foco maior é sobre o fantástico time da década de 70, mas também há menção no filme para os momentos trágicos e de dor para a torcida como o quase rebaixamento. No Beira-Rio não se varre a história para baixo do tapete. NADA VAI NOS SEPARAR ESTÁ REGISTRADO NA HISTÓRIA.
.
.
RÁPIDAS
.
Comentei a vitória contra o Galo Mineiro em meu site pessoal na postagem FATOR D´ALESSANDRO.
.
M. Alves, D. Moraes, Sorondo, Danilo, M. Cordero, Maicon, Andrezinho, Marquinhos, Edu e Bolaños.
.
Devo ter esquecido alguns, mas esse é o banco de reservas do INTERNACIONAL.
.
Tite não pode reclamar; nunca teve grupo tão forte à disposição.
.
Magrão, na primeira função do meio campo, está jogando futebol de muita qualidade.
.
D´Alessandro teve atuação discreta contra Avai. Continuo com a idéia de que o argentino deveria ficar algumas partidas no banco de reservas.
.
Kleber teve outra atuação exuberante em Florianópolis.
.
Dunga: o Taison é muito melhor do que Robinho.
.
Sandro pode estrear com a camisa da seleção hoje a noite, em Salvador, contra o Chile.
.
Lauro renovou contrato até 2014.
.
Arqueiro teve grande atuação, domingo, na Ressacada.
.
portoalegrense 1x1 Vitória. É o marido fiel que falha em casa.
.
Aliás, gostaria muito de ver uma explicação do vizinho para a comemoração de Jonas quando marca gols. Que tu acha daquilo hein vizinho ?!
.
Superior Tribunal de Justiça publica acórdão confirmando a legitimidade da construtora OAS para figurar no pólo passivo de ação civil pública por improbidade administrativa.

.
Estou testemunhando algo inédito na história mundial. Não se trata de uma construção que vai a ruínas. Dessa vez são maquetes. As maquetes da Arena estão prestes a virar ruínas... Impressionante!
.
Curiosamente, o vizinho nunca mais abordou o tema.
.
Colorado campeão do Primeiro Turno do Campeonato Nacional
.
Padre Cacique n. 891
.
Não precisa te incomodar, manda a Taça Osmar Santos por Sedex vizinho!
.
INTERNACIONAL x Cruzeiro, domingo, 4 da tarde. Finalmente jogaremos em horário nobre para o futebol. Vai faltar espaço no Gigante!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
L. Portinho

28 comentários:

jo disse...

chora pijamada que o dunga mostrou superioridade da garra charrua sobre a alma castelhana!!No olimpico o melhor jogador dos varzeanos segundinos foi a trave!!kkkkkkque baita contratação esta tal de trave ,hein?DUNGA JÁ TEM O MELHOR RETROSPECTO COMO TREINADOR NESTE ESPAÇO DE TEMPO DA ERA MODERNA NA SELEÇÃO BRASILEIRA E GANHOU DA ARGENTINA EM BUENOS AIRES , COISA QUE O FELIPINHO NEM EM SONHO CONSEGUIU!ALIÁS , QUANTO TEMPO QUE O FELIPINHO NÃO BOTA UMA TAÇA NO ARMÁRIO ,HEIN?

San Tell d'Euskadi disse...

Garra charrua sobre a alma castelhana?!?!

Quer dizer, então, que Dunga mostrou aos argentinos, como são bons os uruguaios?!

Que espetáculo de declaração. Essa foi demais, até para alguém como o Sr. Krug...

Bruno Coelho disse...

Pois bem, além do detalhe que o Além daquilo que o Sancho reparou, há mais pérola deixada pelo Krug.

Primeiro é que para se comparar ao Felipão, o Dunga terá que ganhar uma Copa do Mundo. Enquanto isso não ocorrer, qualquer tipo de comparação é um atestado de cegueira.

Isso quando apenas nos limitamos ao tema para seleção. Porque se englobarmos os clubes, vira covardia, pois o Felipão tem duas Copas do Brasil, duas Libertadores, uma Mercosul (que é igual a Sulamiranda que vocês tanto amam), Campeonato Brasileiro e mais uma Recopa.

Ou seja, eu tento não me surpreender com o que o Krug escreve, mas não dá, pois ele se supera sempre. Meus Deus.

jo disse...

bruno e sancho:estudar um pouquinho faz bem! não esqueçam que a republica cisplatina era formada pelo rgs e pelo uruguai mas como voces são ,coitadinhos ignorantes -tem cura isto ,viu? - que acham que o mundo tem dois continentes é compreensível...digo e repito dunga no período em que está na seleção já é o tecnico mais vitorioso da história moderna da seleção e esperem até o ano que vem...estou comparando seleção e felipão com dunga e neste período pobre do felipão...aLIÁS QUANTO TEMPO FAZ QUE NÃO LEVANTA CANECO ,HEIN?

jo disse...

felipão só foi campeão porque teve o melhor ataque desde 1970 com os tres em forma e uma mão amiga do juiz- viu? até ele é favorecido por arbitragem- no jogo com a belgica !!

jo disse...

no mais classificou no último jogo com a venezuela ,perdeu pra honduras e foi eliminado na olimpiada...SEM MEDALHA!

San Tell d'Euskadi disse...

República Cisplatina, Krug?! Isso NUNCA existiu. Que barbaridade!

O mais perto que houve foi a República de Missiones, na década de 20 do século XIX, no oeste do estado, criada por Rivera.

O Uruguai foi a PROVÍNCIA Cisplatina do Império do Brasil entre 1821 e 1830. Claro, separado do RS, que era outra província.

Você entende de Históris tanto quanto futebol: NADA! Você vive num mundinho só seu...

San Tell d'Euskadi disse...

Sem contar o fato, claro, que o Brasil é MUITO maior que o Rio Grande do Sul...

Bruno Coelho disse...

Hahahahahahahahahaha! Desculpe Krug. Mais constrangedor do que o fato de uma pessoa ser ignorante, é o “ignorante-arrogante”. Meu Deus! “República da Cisplatina” merece entrar para história desse blog. Hahahahahahahahaha!

Bruno Coelho disse...

Outra coisa que merece destaque é o seu jeito recalcado com o Grêmio. Depois quando constatamos que você é mais anti-gremista do que colorado, acha que é exagero. Você, através de seu comentário, dá sinais de que é capaz de torcer contra o Brasil somente pelo fato do técnico ser gremista. Inacreditável!

Luiz Portinho disse...

1) desculpa Bruno, mas o que tem de pijama secando o Brasil por causa do Dunga não tá no gibi...

2) Dunga calou a boca de um monte de gente... montou um baita time e transformou o Brasil de gozação em respeitado e temido, novamente, no cenário mundial... enfrentou a imprensa raivosa com suas apostas e transformou-as em boas opções.

3) ainda aguardo comentarios da pijamada sobre as comemoracoes do Jonas... o que pensam ?!

4) Felipão tem currículo de quase 20 anos de treinador... Dunga é treinador há 2 anos e já tem Copa America e Copa Confederações... disputará sua 1a Copa do Mundo e, portanto, não teve oportunidade de conquistá-la (como treinador, claro!)... aguardem!

5) pijamada triste... Maradona (grande ídolo da alma castelhana) em derrocada e o Schiavi entrando aos 35min do 2o tempo contra Paraguai e não resolvendo a parada... os de alma castilhana tão na "m".

Bruno Coelho disse...

1- Porto, se há gremista secando Dunga por apenas ser colorado, então manterei a coerência ao dizer que são recalcados.

2- Escrevi num blog a respeito de Dunga (link: http://sobicuda.blogspot.com/2009/09/dunga-e-maradona-origens-semelhantes.html). Reconheço que ele deu um padrão à seleção brasileira e vem fazendo um bom trabalho, calando muitos críticos, entre eles, a minha pessoa.

3- Apenas ressalvo que fui contra a contratação de Dunga, por não ter experiência nenhuma na seleção brasileira. Indo aos fatos, ele foi uma exceção. Pois geralmente, técnicos sem experiência alguma que assumem uma responsabilidade tão grande quanto pegar uma seleção acaba não dando certo. Maradona é um exemplo disso. E Falcão foi outro.

4- Sobre as comemorações de Jonas, vejo nada demais. São apenas brincadeiras. E mesmo se fossem algo sério, isso já é problema dele. O que importa para mim é ele desempenhando bem seu papel de atacante.

5- Naturalmente que Felipão tem mais tempo de trabalho. Eu apenas disse que é covardia comparar a história de Dunga com a vitoriosa história de Felipão, mas faço a ressalva que é uma covardia para o próprio Dunga, que ainda não teve tempo se comparar ao Felipão.

Luiz Portinho disse...

1 - otimo.
2- com relaçao a teu texto, duas ressalvas: a) Dunga foi um grande como jogador também e b) Argentina suou sangue, depois de 70, para classificar ao mundial 94 (precisou bater Austrália na repescagem, com retorno triunfal do Dieguito q. não lembro porque estava fora das convocações anteriores - acho q. tava suspenso pela cocaína).
3.1.- ao contrário do que diziam, Dunga tinha sim muita experiência na seleção... foi o treinador dentro de campo da conquista de 94... domou o Romário e foi fundamental naquela conquista... sem contar a experiência com o fracasso de 1990 (que pesa sim a favor dos sucessos subsequentes)
3.2.- os resultados de Falcão podem não ter sido positivos, mas o legado que ele deixou em termos de revelações é inegável. o certo é que não se pode taxar a passagem de Falcao como treinador de fracasso.
4- poxa vida, o cara comemorando gol de empate (e perdendo tempo!), dentro da azenha, aos 40 e tantos minutos. sem contar o gingadinho. bah!
5- se considerarmos os anos iniciais de Dunga com os iniciais de L.F.Scolari, de fato, não há comparação... Dunga em 2 anos é Campeão da América e da Copa Confederações (o 2o torneio em importância no cenário de seleções).

San Tell d'Euskadi disse...

Só para contextualizar:

a) Felipão:
a.1) assumiu a seleção na 13ª rodada das Eliminatórias, quando fez sua estréia (URU, f);
a.2) logo após esse jogo, foi jogar a Copa América;
a.3) só fez seu primeiro amistoso na SEXTA partida (PAN, c);
a.4) só voltou a fazer amistosos após encerrada as Eliminatórias, visando a Copa do Mundo;
a.5) ficou pouco mais de ano à frente da Seleção.

b) Dunga:
b.1) só teve seu primeiro jogo oficial na décima primeira partida;
b.2) está a quase três anos como treinador da Seleção;
b.3) foi treinador durante todas as Eliminatórias;
b.4) já encarou a Copa América tendo todo um trabalho realizado.

Compará-los é rídiculo.

Bruno Coelho disse...

Porto, naturalmente acho que o Dunga foi um grande jogador. Apenas expressei que ele e Maradona são de patamares completamente distintos. Sobre o sufoco argentino de 94, acabei esquecendo mesmo.
Apesar da experiência de 1994, ainda considero arriscado a contratação de um técnico sem currículo algum no cargo. Não se trata apenas de liderança, mas de visão tática também. Afinal, Maradona também pode ser visto como um líder, como jogador e até mesmo como técnico, mas não tem preparo complementar para a segunda função.
Só complementando o comentário do Sancho, eu acho desnecessária e ao mesmo tempo injusta a comparação com Felipão nesse aspecto. Ele nem sequer ficou dois anos na Seleção, pois assumiu em 2001 e saiu em 2002.
Ao contrário de Dunga, Felipão pegou a Seleção no decorrer das Eliminatórias, cuja estréia foi exatamente contra o Uruguai em Montevidéu. Querer que ele vencesse logo de cara um jogo num local em que o Brasil jamais vencera em jogos oficiais seria pedir demais. E logo depois, ele pegou a Copa América, sem tempo para dar um padrão tático àquela seleção. Enquanto Dunga teve mais tempo de preparar a equipe.
E levando-se em conta apenas o tempo de Seleção Brasileira, Felipão é melhor pela Copa do Mundo.

jo disse...

me pra merece entrar pra história do blog a burrice arrogante dos 2 pijamas ,que obviamente ,por serem pijamas não entendem nada de futebol e´pelo que vejo de história também.para amansar os burros:entre na wikipédia e escreva provincia cisplatina e depois comprem um milho bem pontudo e ajoelhem em cima !!!kkkkkk e não é só isto !Se voces ainda souberem ler (o que ,no caso ,já é um lucro) peguem o caderno cultural da zero hora deste último sábado e se não entenderem o que lerem,botem um salzinho e pastem!Talvez melhore a compreensão...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

jo disse...

está escrito , viu san tell? ,costuma-se denominar um time aguerrido com o termo alma charrua que é parecido com o termo que eu usei garra charrua!!Agora eu não babo ovo de argentino porque a história deste estado foi construido com mais de 100 anos de guerra de fronteira contra os castelhanos!mas a tua aculturação não te permite ver as nossas origens indígenas preferindo ,como bom gremistóide , puxar saco de argentino com sua imortalidade de alma castelhana...

jo disse...

o que todo mundo sabe é que a origem civilizatória do rio grande tem haver profundamente (bem antes do que o tratado de tordesilhas- que é a única coisa que a mente colonizada de alguns conhece e legitima como válida) com a tradição do povo charrua que se estendia no rio grande ,uruguai e norte da argentina na provincia de entre rios.Se voces fossem franceses seriam tão ignorantes que não reconheceriam os ocitãos , os cátaros ,os bretões , etc... porque não cabem na mente colonizada de voces...USEI UM PALAVRA ERRADA QUE FOI A REPÚBLICA EM VEZ DE PROVINCIA E VOCES ,TENTARAM DESCARACTERIZAR O QUE FOI DITO .DUNGA TEM MELHOR RETROSPECTO QUE SCOLARI CONSIDERANDO O TEMPO DE PROFISSÃO

milton disse...

Jo, pelos ultimos 3 posts teus da pra constatar que tu nao eh colorado, mas sim anti-gremsita. Vou te considerar cafe-com-leite do blog deste ponto em diante, porque pra ti gritar eh argumento.

Bruno Coelho disse...

Hahahahahaha! Com todo respeito, tenho pena de você. Você não é apenas ignorante e arrogante, mas uma pessoa que não tem capacidade de debater sem ofensas baratas. Cara, de boa, eu não me permito abater por sua pessoa, pois isso seria me rebaixar.
Além disso, o seu texto estar longe de ser claro, pois chega a ser confuso em alguns trechos. Acredito que você não tenha nem capacidade para tanto, não é? E esquece que moro em São Paulo, meu caro, como é que irei ler a matéria impressa da Zero Hora? Surpreende-me, que você, tão “sagaz”, não saiba disso. E olha que já escrevi aqui sobre a minha localização.
Ah outra coisa. Você entender mais de futebol do que eu? Hahahahahahahaha! Pare com isso. Sou gremista, mas jamais deixarei uma paixão me cegar. Quando critico o meu time, faço. Quem acompanha meu blog sabe disso. Você me chama de chapa branca, mas tenho minha visão crítica, algo que você pouco demonstra nos seus comentários desrespeitosos e fanáticos. Você acha que entende de futebol através de seu mundinho.
Com relação ao Felipão, já apresentamos argumentos, ao contrário de sua pessoa. Mas argumentação é uma coisa de que pouco entende. Quando você não tem resposta, você prefere correr, desiste do debate. Portanto, por qual razão me sentir incomodado com as suas palavras? Se eu for leigo em algo, admito, sem problema algum. Afinal, tenho apenas 24 anos, sou um burro que ainda tem muito que aprender. E sinto orgulho de admitir isso, pois sei que sempre irei buscar me aperfeiçoar.
Apenas achei hilário o seu erro ridículo ao se referir sobre a “Rep. da Cisplatina”, algo que jamais existiu. Mas a sua capacidade de reconhecer é nula. Ao invés disso, você cospe arrogância. Portanto, Krug, se ache o máximo. Sinceramente, tenho mais que me preocupar.
Passar bem. ;-)

Bruno Coelho disse...

Sinceramente, Milton, estou com você. Uma coisa legal neste blog é o debate, mas a referida pessoa não sabe o que é isso. Estou com você e farei algo que outros deste espaço estão fazendo. É melhor ignorá-lo, pois não se discute com cego e fanático.

San Tell d'Euskadi disse...

WIKIPEDIA!!!

WI-KI-PE-DIA!!!

Essa é a fonte?! 'Per'aí que eu vou lá alterar o verbete e já volto...

PQP!!!

jo disse...

PODE BUSCAR EM QUALQUER FONTE QUE VAI DAR !!!TU É MUITO ARROGANTE E IGNORANTE SANTELL!!O CARA QUE EU CITEI NO CADERNO DE CULTURA DA ZERO HORA SÓ PESQUISOU 229 DOCUMENTOS BEM MAIS QUE O TEU ANALFABETISMO FEZ NA VIDA INTEIRA!!!KKKKK.QUANTO AO BRUNO SÓ UMA COISA ; O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO !VAI VIVER UM POUQUINHO MAIS E CRESCE ...

San Tell d'Euskadi disse...

Jô,

São 3 matérias. Eis como começam:

A primeira - "Os charruas, grupo indígena cultuado na Argentina, no Rio Grande do Sul e no Uruguai..."

A segunda - "No vizinho Uruguai, fala-se 'del alma charrúa'. No Rio Grande do Sul, é usual dizer que o comportamento aguerrido de um time de futebol é fruto dessa mesma alma. Na Argentina, charrua é índio de respeito."

A terceira - "Em sua origem, os charruas ocupavam as duas margens do Rio Uruguai, mas estenderam seus domínios até o sul do Rio Grande do Sul. Na Argentina, ocuparam a região noroeste, na província de Entre Ríos."

Sabe-se, sem quaisquer dúvidas, que você pode ler e escrever; mas cada vez mais sente-se que o seu problema está em entender o que está escrito!

O seu erro da República Cisplatina é inexcusável, pela razão simples que RS e Uruguai NUNCA foram um país só ou uma província só. E como não são uma ilha, sequer foram um pedaço de terra só, como você gostaria que tivesse sido. Ou foram NADA, ou foram dois territórios distintos. O fato de não haver fronteiras naturais entre eles, isso não faz de RS e Uruguai uma coisa única. Só torna fácil cruzar e difícil o controle sobre a divisa, nada mais.

Aliás, o genocídio charrua sequer é novidade. Que aconteceu já se sabia. O que o autor traz são provas de que ele foi parte de uma política de Estado.

Pode continuar escrevendo, pois sempre estou disposto a ajudar!

Um abraço.

P.S.: O que hoje correspondem ao RS e ao Uruguai só estiveram unificados entre 1580 e 1640; mas aí, toda a América estava unificada, assim como a península Ibérica.

jo disse...

SÓ FALTA TU ME DIZER QUE OS CHARRUAS MORAVAM NO JAPÃO E NADA TIVERAM , APESAR DE TODOS OS INDICIOS , COM A FORMAÇÃO DO GAÚCHO ...ME POUPE!!!O TEXTO MOSTRA CLARAMENTE , ALIAS O CARA ESTUDOU BEM MAIS QUE TU SAN TELL , E DISSE COM TODAS AS LETRAS AQUILO QUE EU FALEI E QUE O TEU ANTI COLORADISMO NÃO VE :NO RIO GRANDE DO SUL -EXCETUANDO A CASA DO SAN TELL - É USUAL DIZER - COMO O JOSUÉ DISSE MAS TU QUIS RETRUCAR E PIOR RIDICULARIZAR - QUE O COMPORTAMENTO AGUERRIDO É FRUTO DESTA ALMA - ALMA CHARRUA. E PARA TERMINAR PENSA UM POUQUINHO: NÓS FALAMOS DE CULTURA QUE É MUITO MAIOR QUE FORMALIDADE GEOGRÁFICAS NÃO ACHA?

jo disse...

O RIDÍCULO SANTELL É USAR DE DESPREZO A WIKIPÉDIA PRINCIPALMENTE PORQUE QUANDO COLOCA-SE RANKING DA CBF TEMOS LÁ UM ARTIGO INSOFISMÁVEL EM TERMOS DE DESMASCARAR ESTA PALHAÇADA QUE TU COLOCAS NO TEU COMENTÁRIO :LIDER DO RANKING- RIDÍCULO E SEM NENHUM CRITÉRIO LÓGICO- DA CBF...TU SABES QUE ELE NÃO VALE NADA E FICA TE VANGLORIANDO!!

jo disse...

A WIKIPÉDIA É INIMIGA D FANTASIA TRICOLINA...KKKKK

San Tell d'Euskadi disse...

Cultura essa que a Argentina está INCLUÍDA, Bidu!

E começo a suspeitar depois desta -"USUAL DIZER - COMO O JOSUÉ DISSE MAS TU QUIS RETRUCAR"- que a jumentice não só é proposital, como o Jô é presentado aqui por outro alguém...