terça-feira, setembro 01, 2009

ANO III - NÚMERO 137

INTER DESMONTA O GOIÁS
.
A manchete do Correio do Povo desta 2ª feira foi perfeita. O INTERNACIONAL literalmente desmontou o time goiano. E não só dentro de campo. Iarley e Fernandão estavam visivelmente constrangidos pelo “fator Beira Rio”. A torcida ovacionou seus ídolos e levou faixas de gratidão aos dois. O efeito não poderia ter sido melhor. Fernandão se perturbou e terminou expulso em lance bizarro de agressão em Magrão (que o provocara minutos antes cometendo falta). Iarley foi figura apagada. Ambos saíram muito aplaudidos do Beira-Rio.
.
INCONTESTÁVEL I
.

Quando Fernandão saiu de campo, aos 13 minutos, o placar já registrava 1x0 com gol primoroso do jovem Marquinhos. Daí por diante as coisas ficaram mais fáceis, é claro, mas não se pode negar que o esquema proposto por Tite funcionou muito bem. F. Eller, Kléber e Marquinhos tiveram atuações de gala. Kleber especialmente, atuando como um típico ala europeu (com liberdade para se apresentar em todas as partes do meio para frente), jogou sua melhor partida com a camisa colorada.
.
INCONTESTÁVEL II
.
O placar de 4x0 fez justiça ao volume de jogo do INTERNACIONAL. Aliás, fosse 6 ou 7 a zero e teríamos também um placar justo. O uniforme de Lauro nem precisa ir para a lavanderia. Teoricamente, apenas Bolivar foi um defensor fixo, os demais, incluindo os zagueiros Índio e Eller estavam autorizados a subir. Danilo foi um “carrillero” pela direita e Kleber deu um show atuando do meio para frente. Giuliano, Edu e Marquinhos se encarregaram de confundir a defesa do Goiás com muita velocidade e movimentação.
.
MAGRÃO
.
Começo repetindo o que falei quando da análise do jogo contra o Santos. Será difícil tirar Magrão do time. E isso não me satisfaz, porque Magrão não pode ter outra consideração que não a de reserva imediato de Sandro. É na primeira função da meia cancha que Magrão rende. É isso que sustento há longa data (ver colunas ns. 106 e 107 – fevereiro/2009). Domingo o magro teve ótima atuação. Além de desestabilizar e tirar Fernandão de campo, foi um cabeça de área de valor, protegendo os três zagueiros (a bola sempre chegou quadrada para os atacantes rivais) e começando as movimentações ofensivas com passes de qualidade.
.
MARQUINHOS
.
“Esse guri tem potencial. Fez trabalho físico e ganhou musculatura. Vai longe se o deixarem jogar.”, foi o que eu disse na última coluna. Vou nos arquivos e encontro elogio a Marquinhos, em janeiro/2009, quando de nossa estréia na Taça São Paulo, ocasião em que fizemos 3x1 no Noroeste (coluna n. 103). Na ocasião anotei “Destaque para a ótima atuação do atacante Marquinhos. Esse promete!”. Para quem lê o blogreNAL não há nenhuma novidade!
.
A Bachi
.
A Bachi, o Tite, completou 100 jogos como líder da casamata. E justamente nesta data teve papel fundamental na vitória do INTERNACIONAL. Foi uma vitória com o “dedo” do técnico, sem dúvida. É preciso que se faça tal registro, porque há menos de uma semana (mais precisamente na última semana) critiquei veementemente a falta de ousadia e de mudanças táticas de Tite em situações adversas. Pois foi justamente o que tivemos de Tite domingo; ousadia para mudar numa situação pra lá de adversa.
.
CBF - CASA BANDIDA DO FUTEBOL
.
Sandro e Giuliano chamados à seleção Sub20 que disputará o Mundial do Egito em setembro. Titulares na atualidade, ficarão um mês afastados. Um absurdo! INTERNACIONAL deve postular a dispensa de ambos, mas pelo que conhecemos da Casa Bandida não surtirá efeito. Giuliano, em fase de afirmação no time titular, perderá muito com a ida para a seleção sub20.
.
CALENDÁRIO.
.
Sou favorável à mudança do calendário há algum tempo. E não só pelas vendas para a Europa, como também pelas contratações em meio à competição. Sou do tempo em que o mercado de transferências se cerrava no início do campeonato. Hoje em dia, em pleno mês de setembro, há especulações de compra e venda. Há uma verdadeira descaracterização dos times. Quem sofre é o torcedor.
.
ESTÁ REGISTRADO NA HISTÓRIA
.
INTERNACIONAL 431 x 315 portoalegrense... Pontuação desde a instituição dos pontos corridos. Não é a toa que o time do vizinho, certa feita, foi classificado de “minúsculo” por balanço da Era de Pontos Corridos realizado pela Revista VIP (ver coluna n. 69). Figueirense, Atlético-PR e Goiás, entre outros, figuram na frente do timinho da azenha. 431x315, a superioridade COLORADA está escrita, construída dentro de campo e registrada na história.
.
RÁPIDAS
.
STJD mais uma vez revelou que é um tribunal político ao julgar Taison e puni-lo com 3 jogos. Tribunal de Justiça Desportiva não passa de um braço da Casa Bandida, ambos a mando da máfia do Eixo RJ-SP.
.
D´Alessandro cumpriu 6 jogos e está a disposição para enfrentar Atlético-MG. Sacar Giuliano da equipe será uma injustiça. E ainda há Andrezinho. O argentino deve esperar, no banco, pela sua oportunidade.
.
Analisei INTER 3x3 Santos em meu saite pessoal na postagem PONTOS PERDIDOS
.
TU MERECE SANDRO é o título da postagem na qual comentei a convocação o guri.
.
Sábado tem Brasil x Argentina em Rosário.
.

A vizinhança vai vestir azul e tirar suas faixas em espanhol do armário... Ainda mais agora que o Maradona chamou o Schiavi (bah!).
.
Nós vamos com Dunga, Lucio, Sandro, Pato e Nilmar p´ra cima deles!
.
Fluminense rumo à Segundona. Dá-lhe R. Portaluppi, ídolo-môr do vizinho, especialista em rebaixar clubes.
.
Outro que o trem não pega é o L. Gaciba... Rodou novamente nos testes físicos.
.
Palmeiras 0x0 São Paulo. Que jogo ruim!
.
O Sr. H. dos Anjos deve odiar o INTERNACIONAL. Sempre que encontra o Colorado pela frente sai chamuscado. O chocolate que levou domingo não é novidade alguma para quem era o treinador da patrola azenhana que ficou atolada depois daquele CINCO-a-dois.
.
O Sr. H. dos Anjos é parceiro de lexotan da pijamada. Os pesadelos com Uh! Fabiano nunca lhes abandonarão.
.
E por falar em vizinhança, boatos dão conta que o Aldebaran não redigirá a coluna nesta semana.
.
A direção do blog não confirmou, mas suspeito que o Aldebaran só vai aparecer para redigir coluna quando seu time jogar em casa.
.
5ª feira o jogo do INTER B contra o Novo Hamburgo, pela Copa Artur Dallegrave, será transmitido, direto do Beira-Rio às 15 horas.
.
Grande pedida! Ótima oportunidade para conferir a gurizada e os jovens reforços em ação.
.
Direção trabalhava contratação de Edno da Portuguesa. Atuação de Marquinhos encerrou as negociações.
.
Vitória contra o Galo Mineiro vale o título simbólico de campeão do Primeiro Turno (Campeão de Inverno).
.
Por isso, mais uma vez, TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO BEIRA RIO NA 4ª feira!!!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
L. Portinho




TERCEIRO ATAQUE, QUARTA DEFESA... E NONO LUGAR?!


Mesmo com os três gols sofridos na quarta-feira, o Grêmio possui a quarta melhor defesa do campeonato. Temos o terceiro melhor ataque e o segundo melhor saldo de gols da competição. São números de clube que disputa a liderança; ainda assim, amargamos a nona colocação.

Todos sabem ONDE está o problema. O que ninguém no clube parece compreender é COMO resolvê-lo. Afinal, já disputamos ONZE partidas fora de casa, e fomos recém conquistar nosso terceiro pontinho no domingo (e com a arbitragem nos apoiando em alguns lances capitais); e num jogo em que merecíamos perder. Aliás, dessas onze partidas, não há uma em que poderíamos dizer que o placar não correspondeu ao que houve em campo. Se temos a 19ª campanha como visitante é porque fizemos por merecê-la.

Desde o final da Libertadores, já se passaram dois meses. Nesse período, houve sete jogos fora, com dois empates (Palmeiras e Botafogo) e cinco derrotas (Coritiba, Avaí, São Paulo, Barueri e Santos). Nesses jogos, as exceções foram o primeiro tempo contra o Coritiba e o segundo tempo contra o Palmeiras. De resto, as atuações foram abaixo do medíocre. A única conclusão possível é que as lideranças do grupo, principalmente o treinador e o capitão, não têm respostas para o problema.

A situação, pois, é complicada. Para subir, necessitamos de sorte; mas, para cair, basta que a nossa incrível e impressionante campanha como mandante (29/33, 87,9%) passe a ser "somente" excelente. E aí, até a classificação na Sul-Americana, ou até mesmo a permanência na "A" podem ficar comprometidas.

Pensamentos Avulsos
* Ainda temos cinco jogos com intervalos de uma semana entre eles. Esse é todo o período que Autuori tem o apoio incondicional. Até 4.10 (Sport, Olímpico), há tempo de sobra para treinos, e o time tem que estar rendendo MUITO mais. É a maior oportunidade do treinador mostrar que é realmente bom, e que está apto para a tarefa.

* Se o time não melhorar -em rendimento, não necessariamente em pontos-, será hora de chamar alguém para montar o time de 2010.

* A seqüência de jogos é Vitória (c), Náutico (f), Fluminense (c), Goiás (f) e Sport (c). Ela determinará o que faremos nesse campeonato.

* Se fizermos 11+ pontos, brigaremos na ponta de cima (TLA, quiçá título); somando entre 7 e 10, acomodar-nos-emos na meiúca da tabela; agora, com 6-, provavelmente a água baterá na nossa bunda...

* Botafogo jogara na quinta, e o Grêmio folgara na semana. Entretanto, ao final do jogo, parecia que fora exatamente o contrário. Quem explica?

* O meio-de-campo é a principal carência do time. Nem tanto pelas peças, mas pela postura: marca muito frouxamente; e ataca lenta e sossegadamente. Rochemback pode nos emprestar mais solidez, mas o treinador precisa parar de ter urticária ao ouvir que o time precisa ser mais agressivo na defesa!

* Leonel chama pejorativamente o treinador atual de ROTHuori. Injusto. São dois treinadores completamente diferentes. Mesmo sem contar com as entrevistas coletivas, e as atitudes com a imprensa, basicamente, os times do Roth costumam atuar mais à vontade fora de seus domínios; e os do Autuori, em casa.

* Roth gosta de armar seus times de forma a buscar uma pronta recuperação da bola e partir rápida e objetivamente em direção ao gol adversário no contra-ataque. Quando não é atacado (como nos Gre-Nal, por exemplo), sofre para romper o bloqueio adversário. Já os times do Autori gostam de futebol, de jogar e ver o adversário jogar. Quando o adversário vem para o jogo, e isso acontece mais fora do que na nossa casa, é um show de horrores.

* E assim se explica a nossa campanha fora de casa.

* Não teremos Victor na próxima partida. E se o Vitória quiser nos encarar, como fez o Flamengo? Quem nos salvará?

* Há um ditado chinês que diz algo como "cuidado com o que desejas". Os corneteiros da Azenha, Leonel incluído, queriam tanto um treinador que não lembrasse em nada o Roth que conseguiram. Não sei quanto aos outros, mas o Leonel não está nada, mas nada mesmo, satisfeito com isso.

* Tanto que sou eu que escrevo hoje, para manter o bom nível o qual o BloGrenal caracteriza-se em ter.

* Era Leonel feliz, não sabia, e ainda recusa-se admitir? Resposta na semana que vem!

* Para piorar a situação, se vencer no meio-de-semana, e tem tudo para isso, o vizinho assume a vice-liderança. Dizer o quê mais?!

* Este ano de 2009 tem sido loooongo...

Saudações Imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

12 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Alguns pontos:

1) Realmente me licenciei esta semana em nome do bom nível do espaço. Eu mesmo reconheci que a minha indignação com as coisas no GRÊMIO, e isto não passa apenas pelo técnico, não me credenciaria para escrever neste momento. Até porque a coluna ficaria muito repetitiva em relação às duas semanas anteriores. Por isso solicitei ao Sancho algumas palavras mais ponderadas.

2) Chamei o Autuori de ROTHuori pois sua modificação foi digna de Celso Roth. Colocar o Makelelê no lugar do Jonas foi fatal. Chamou o Botafogo pro nosso campo e foi determinante pra deixarmos empatar e seremos salvos de uma derrota por São Victor.

3) Eu não consigo ver uma lesma em campo como o Tcheco e olhar passivamente. Apoio incondicional também é nocivo pois se dá carta branca pras direções fazerem o que quiserem. Por isso a vuvuzela toca. E as vezes toca alto.

4) A não-vinda de Leandro, depois de toda a novela, é de um amadorismo atrós.

5) Cadê o meia de articulação? Precisamos de um pra ser protagonista deste meio campo! Souza já provou que é um bom coadjuvante. E o Tcheco... bem... sem comentários.

6) Temo pelo jogo contra o Vitória. Vagner Mancini vai vir louco pra fazer o crime aqui dentro.

Era isso!!

San Tell d'Euskadi disse...

Porto,

Ahn?! Pato?! Onde?

DJ Aldebaran disse...

Mais um ponto: se a dreição quer mesmo planejar 2010 desde já, deveria começar a lançar no time valores como Pessali, Mithyuê, Roberson, entre outros. Pois eles são relacionados de vez em quando, mas não conseguimos vê-los atuando. E nós temos exemplos dentro de casa que investimento nas categorias de base traz retorno pro clube. Formar jogadores e vendê-los parece-me a melhor maneira de sanar as finanças do clube.

cMbR4 disse...

Entrevista com o Vitor pelo globoesporte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL1287246-9868,00-DE+GOLEADOR+NO+FUTSAL+A+MURALHA+A+TRAJETORIA+DE+VICTOR+ATE+VIRAR+IDOLO+GREM.html

"A conversa foi em uma praça quase ao lado da casa dele, situada em uma rua de paralelepípedos, tranquila, arborizada, a poucos metros do Rio Guaíba (aquele que, na verdade, é um lago)"

Ta na hora de renomear o beira rio pra beira lago kkkkkk

San Tell d'Euskadi disse...

Aldeba,

A utilização de jogadores da base é, provavelmente, o ponto mais forte do Autuori.

No mais, cornetagem, da minha parte, só a partir da partida contra o Furacão na Baixada.

Até lá, apenas leves críticas...

Abraço.

San Tell d'Euskadi disse...

Porto está de cara com Maradona que deixou Guiñazu e Cabezón de fora da convocatória...

Nós, gremistas, Porto, temos Victor, Lucas e Felipe Melo. São também três jogadores.

Luiz Portinho disse...

nossa, mas o Aldebaran, com toda essa verborragia, se negar a utilizar o espaço do blogreNAL ?! incompreensível

Luiz Portinho disse...

e o schiavi Sancho ?

San Tell d'Euskadi disse...

O Schiavi é um. O que faz 3 x 1.

'T'aí o placar do jogo: Brasil 3 a 1.

DJ Aldebaran disse...

Cara, não tô me negando a utilizar. Só achei que eu tava de cabeça quente demais e ia ser uma coluna repetitiva. Pela ponderação e pelo sangue novo, dei vez ao Sancho esta semana. Mas semana que vem volto com força total. E a vuvuzela também!

jo disse...

bah!limaram o porto dos links do mundo esportivo?A gazelada tá apavorada? o gigante os espera para começar a festa...kkkkINTER NA LIBERTADORES 2010 E RUMO AO PENTA!

Bruno Coelho disse...

Hahahahahaha! Krug, fiquei em dúvida agora. Penta do quê? Já que vocês apenas afirmam que o que vale é oficial, então oficialmente o Corinthians é Campeão Brasileiro 2005. O “gigante” fará a festa? Mas com quê? Com a vaga na Libertadores ou título brasileiro? Mas vocês mesmo adoram dizer que não comemoram vagas... Então já está comemorando título? Lembre-se de sua afirmação sobre a Recopa Sul-Americana hein. Depois nós somos o DNA Arrogante... =D