quarta-feira, dezembro 02, 2009

Ano III, Número 150


A BANCA PAGA E RECEBE


Voltemos no tempo. Ano passado, certo time de vermelho enfrentava o São Paulo no Morumbi. Sob alegação de estar participando de outra competição, este time escalou reservas no confronto que, caso fosse vencido pelos visitantes, beneficiaria diretamente o arquirrival. Os reservas foram lá e fizeram seu papel: perderam por 3x0.


A BANCA PAGA E RECEBE II

Hoje, a situação se inverteu. Estamos na última rodada do Brasileiro, o GRÊMIO não tem absolutamente mais nada a fazer no campeonato. No entanto, joga com o atual líder do campeonato, o Flamengo. Uma vitória ou empate do GRÊMIO no Maracanã, combinada com uma vitória do time de vermelho no seu estádio, daria o título a eles. Ou seja: eles estão na nossa dependência para serem campeões.


DIGNIDADE?

O mais interessante é escutar as entrevistas pós-jogo por parte dos dirigentes daquele time falando em ‘dignidade’ por parte do GRÊMIO, agora que eles precisam da gente. É o DNA INCOERENTE daquela gente, pois agiram da forma que esperam que a gente não haja nesta situação.


OS PONTOS CORRIDOS

Agora, também muito se discute a tal fórmula dos pontos corridos, que chega à sétima edição neste formato. Mas, apesar de ter faltado a eles a ‘dignidade’ que eles mesmos nos cobram agora, não dá pra culpá-los pela perda do título em 2008, pois tivemos tropeços que um postulante ao título não pode ter. Afinal, um campeonato de 38 rodadas não se decide por apenas uma, e sim pelo conjunto da obra. Mas, no caso de uma eventual e provável derrota lá no Maracanã, não vai faltar quem nos aponte o dedo nos acusando de entregar o jogo.


ENTREGAR OU NÃO ENTREGAR?

Já me posicionei de forma contrária a entregar jogos para beneficiar quem quer que seja. Mantenho a posição. No entanto, neste caso há de se levar em consideração que vencemos apenas uma partida fora de casa: contra o rebaixado Náutico nos Aflitos. Também pesa o fato de que o GRÊMIO perdeu todas as partidas que disputou contra o Flamengo no Maracanã na era dos pontos corridos. Nossa última vitória lá foi em 2002. Portanto, o GRÊMIO não entregará o jogo. Perderá ao natural.


RAPIDINHAS

Segunda-feira que vem deve sair o veredicto sobre o novo técnico. Hoje comenta-se que tem 80% de chance que seja Silas.


O GRÊMIO fez proposta por Paulo Paixão, que está em Porto Alegre. Ele ainda não aceitou, mas deu entrevista inclinado em aceitar.


Leandro deve ser tentado novamente. O jogador está no Verdy Tokyo, do Japão.


Outro nome comentado, principalmente caso Silas venha a treinar o GRÊMIO: Marquinhos, atualmente no Avaí.


Direção falando em ouvir a torcida na questão do jogo do Flamengo. Então por que não ouvir também no caso do técnico? Efetivem o Rospide!


GRÊMIO campeão gaúcho sub-17 ao derrotar os amargos por 2x0. Ganharam a primeira por 1x0? O primeiro milho é dos pintos!


GRÊMIO deve usar time misto contra o Flamengo.


Retrospecto do GRÊMIO contra o Maracanã na era dos pontos corridos: 5 jogos, 5 derrotas, 10 gols sofridos, 2 gols marcados.


Aliás, pergunto: quanto foi o jogo dos amargos contra o Flamengo lá no Maracanã mesmo? QUATRO-a-zero, né? Que côsa!


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


FLAMENGO CAMPEÃO!
.
Não é surpresa. Quem lê minha coluna soube antes. Em 17.novembro (coluna 148), anotei que “muito antes de o Flamengo chegar no G4 eu afirmava que o urubu ficaria com uma das quatro vagas. Agora afirmo que será o campeão brasileiro.”. E, de fato, eu alertava para a qualidade do time carioca há longa data. O Flamengo se reforçou com qualidade e em posições pontuais. Alvaro, Maldonado e Petkovic se juntaram a uma equipe com bons valores. Some-se a isso o diferencial Adriano, tudo sob o comando de um treinador que conhece cada canto da Gávea, Andrade. Como preconizei, Flamengo campeão brasileiro!
.
COLORADO CAMPEÃO! I
.
Mas não podemos deixar de fazer menção à campanha campeã do INTERNACIONAL nesta reta final. Isso sim é clube peleador, é clube copeiro, é clube que gosta da vitória, seja aonde for, seja contra quem for. O INTERNACIONAL nasceu para vencer, para terminar todos os certames na patê de cima da tabela, lutando até a morte como manda nossa tradição gaúcha; e nasceu, acima de tudo, para morrer com dignidade. DÁ-LHE COLORADO CAMPEÃO!
.
COLORADO CAMPEÃO! II
.
Eu quero fazer um elogio ao Andrezinho, que foi o grande jogador do INTERNACIONAL na temporada 2009. Foram dele os grandes golos e os grandes lances decisivos. Ele que ficou no banco em vários jogos e sempre entrou para contribuir; nunca se ouviu uma declaração negativa do Andrezinho. Esse merece todo respeito da Nação Colorada.
.
COLORADO CAMPEÃO! III
.
E não podemos deixar de comemorar, efusivamente, mais um caneco trazido para o Beira-Rio. A macacadinha do INTER B defendeu com muito valor nossos interesses pelo interior e superou o Ypiranga lá dentro do Colosso da Lagoa (vencemos fora de casa o Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas e Sapucaiense – só pedreira!). A conquista da Copa Artur Dallegrave era questão de honra para nós. Assisti alguns jogos e destaco como figuras prontas para estarem no plantel principal em 2010 o ótimo arqueiro Agenor (que defesa operou na primeira final!), o lateral direito Kléber (é melhor que o Daniel e o Danilo juntos), os meias Josimar e Elton, bem como os atacantes Ytalo (estilo Nilmar), Leo (canhoto habilidoso e de porte físico) e o trombador Leandro(ão).
.
ERA ISSO QUE TU QUERIA VIZINHO ?
.
De tanto chorar em seu espaço, de tanto encher o saco, o vizinho finalmente consegue ver a cara da sua agremiação. Tu não queria identificação no teu time ? Pois ela está aí, escancarada nas declarações de Souza ao final da partida contra o Barueri domino. É esta a cara da tua agremiação vizinho! O Brasil inteiro te conhece e te repudia!!!
.
MOTOBOY
.
Segundo o amigo Josué, teremos até o próximo final de semana para dizer e chacotear o time do vizinho por não ganhar nada. Domingo, tudo indica, os azenhanos conquistaram o prêmio de time motoboy do ano; explico: entrega sem cobrar nada.
.
NOTICIÁRIO DE NATAL E ANO NOVO
.
Na última temporada, a imprensa local tratou de lançar enquetes e debates absurdos a respeito de quem teria feito a melhor temporada, o INTERNACIONAL CAMPEÃO DA SUDAMERICANA ou o time do vizinho que conquistara uma vaga para Libertadores. E esse ano ? Como essa turminha de caras de pau vai preencher suas pautas ?!
.
ESTÁ ESCRITO NA HISTÓRIA
.
Para quem acha que é novidade, a turma lá da azenha já protagonizou vergonhosa entrega de campeonato para os inimigos. Foi em 1967, no extinto Robertão, quando eles abriram as perninhas para o Palmeiras (2x1), transformando em nada nossa vitória sobre o Corinthians (3x0). Palmeiras foi campeão. Aconteceu há 42 anos. A ENTREGADA VERGONHOSA ESTÁ ESCRITA E REGISTRADA NA HISTÓRIA.
.
RÁPIDAS
.
É raro, mas hoje o W. Carlet postou algo interessante em seu blog. Pá de cal no chororó da pijamada. Vale conferir.
.
Domingo eu quero que o Flamengo emplaque uma goleada no time do vizinho.
.
Colorado mais uma vez Vice Campeão brasileiro, com muito orgulho para nós.
.
A última esperança que nos resta é que o time do vizinho entre em campo com os juniores, porque o time principal, como se viu no curso da temporada, não ganha de ninguém fora de casa.
.
Campeão Gaucho, Campeão da Copa Suruga, Campeão da Copa Artur Dallegrave, Vice Campeão Brasileiro. Obrigado INTERNACIONAL.
.
Será que alguém terá a ousadia de levantar dúvidas sobre o sucesso de nosso ANO DO CENTENÁRIO.
.
“Minha camisa vermelha e a cachaça na mão, o GIGANTE te espera, vai começar a festa...”
.
VAMOS LÁ COLORADAGEM AMIGA, TODOS AO GIGANTE DOMINGO. ESSA GURIZADA QUE ENVERGOU NOSSA CAMISA CENTENÁRIA MERECE NOSSO APLAUSO!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
L. Portinho
.
ps. JÁ IA ESQUECENDO, PARA COROAR O CENTENÁRIO, 4x1 NA PIJAMADA... VAMO VAMO INTER!!!

19 comentários:

Milton disse...

Eh isso ai, porto, inter bi-campeao moral do brasileiro! Se nao bobear vcs conseguem ser tetra em mais 5 anos!
Chororo na final da copa do brasil, chororo no brasileiro... Pro inter tudo eh motivo de lagrimas!

San Tell d'Euskadi disse...

Eu ainda espero ver o Palmeiras campeão esta ano...

Luiz Portinho disse...

Milton, aonde estás vendo lágrimas, somos VICE CAMPEÕES, mas com orgulho, de cabeça erguida. um título moral tem um grande valor (vide o inesquecível Brasileiro 2005 - que desaguou na conquista da América e do Mundo FIFA - e vide tb. a inesquecível Seleção 82, que futebol lindo!).

Sancho, tu não deverias esperar ver o gremio campeão de alguma coisa ?! tá demorado né ?!

Milton disse...

Porto, a choradeira em dizer que o titulo vai ser perdido pq o Flamengo joga contra o co-irmao e nao reconhecer que a culpa pela perda do titulo eh a incompetencia do proprio time.
Mencionei isso no blog vermelho: pra ver como esse brasileiro esta nivelado por baixo, tivesse of gremio vencido os 5 jogos que empatou em casa estaria em primeiro com 65 pontos. Caso o inter tivesse empatado com o flamengo no rio estaria em primeiro com 63, enfim. Perdeu o titulo pras proprias pernas e entregou de bandeja a um flamengo que estava 12 pontos atras de vcs.

Milton disse...

E concordo em uma coisa contigo: as vezes a decepcao de um vice leva a grandes conquistas posteriormente. O inter de 2005 repetiu o gremio de 82 que tb foi vice brasileiro no ano anterior, mas venceu a libertadores e o mundial no ano seguinte.
So nao da pra deixar de tocar a flauta que vcs serao bi-campeoes morais brasileiros!

Bruno Coelho disse...

Milton, sobre os vices, a sacada é assim. A cada aniversário de 30 anos de cada título da década de 70, a diretoria do co-irmão pensou em homenagear com um vice. Tipo:

1975 - 2005 (“O Campeão Moral”)

1976 – 2006

1979 – 2009 (“O Campeão Moral 2: a Ressurreição”)

Bruno Coelho disse...

Porto, com todo respeito, você escreve cada uma. Em 1967, o Grêmio usou titulares contra o Palmeiras em pleno Palestra Itália, onde uma derrota não é anormal. E foi apenas 2x1. Aliás, seu time perdeu neste ano no Palestra, não é?. Portanto, não caia no senso comum. Ainda mais para o blogueiro, cuja responsabilidade é ainda maior.

Garanto a você que essa partida não é mais suspeita do que São Paulo 3x0 Internacional de 2008. Fala sério. E nem me venha com Sul-Americana, pois o jogo no Brasileirão foi num domingo e o da outra competição foi numa quinta-feira em Buenos Aires. Ou seja, não haveria grande] deslocamento e ainda havia tempo para o time se preparar para o outro jogo. Aliás, fala em dignidade para a atitude do falecido Arthur Dallegrave, em que falou abertamente em entregar o jogo.

Apesar disso, jamais coloco a culpa no seu time. O Grêmio perdeu o Campeonato Brasileiro deixando o São Paulo, que chegou a ficar 11 pontos atrás, ficar com o troféu. A mesma coisa com o Flamengo, chegando a ficar 12 atrás do Inter.

Quanto a essa frase: “O Brasil inteiro te conhece e te repudia!!!”, acho que é muita presunção sua querer definir o que o Brasil inteiro sente. Mas não importa, não fazemos questão de ser o bonitinho da história num ambiente em que há dirigentes (colorados) e integrantes da imprensa esportiva com discursos hipócritas e cínicos.

Até mais.

Francinei Bentes disse...

Porto, que moral o clube de vocês tem pra pregar que o Grêmio entregou??

Lembra da declaração do dirigente do Goiás? Aliás, naquele jogo o único que teve ENVERGADURAMORAL foi o Frang... ops, o Clemer... a mesma coisa serve pro ano passado e a frase do Dallegrave!

Então tá, conforme-se com seu PENTA VICE, ou você prefere VICE-CAMPEÃO DE TUDO?

E essa discussão toda só serviu pra mostrar que campeonato sem FINAL é o mesmo que transar sem gozar... ou seja, uma porcaria!

Abrazo!

San Tell d'Euskadi disse...

Em 2006, nós perdemos o último jogo, no Ceará, contra o já rebaixado Fortaleza, jogando em ritmo de férias. Com vaga na Libertadores assegurada, sem nenhuma chance de título e sob um calor infernal, os jopgadores simplesmente se arrastaram em campo.

Detalhe: se vencêssemos, terminararíamos em segundo lugar à frente do Inter. Nem isso serviu para que os jogadores se arriscassem.

Por que seria diferente em 2009?

Ricardo disse...

blablabla gol do dalessandro blablabla mais um greNAL do COLORADO
blablabla mais um ano sem taça na azenha......


BUÁAAAAAAAAAAAAAAA (8 comentários apijamados sem falar nada que preste: NINGUEM CALA ESSE CHORORÔ)

(E Porto, neste ano não deu o título, mas parabéns por mais um ano de lucidez nos comentários e elegância nas flautas, 2010 rumo a DUBAI!)

Bruno Coelho disse...

Quem chorou aqui? Hahahahahaha! Cada uma... Aliás, o seu comentário realmente tem tanto conteúdo... ;-)

O Grêmio jogou bem no jogo contra o Flamengo. Perdeu, mas perdeu de pé. Ao contrário de outro time que levou de 3x0 contra o São Paulo em 2008.

San Tell d'Euskadi disse...

Ricardo,

Eu apóio o Inter jogar em Dubai no ano que vem 2010! Se quiserem, até torcerei para serem campeões, se o amistoso valer alguma taça. Afinal, competição intercontinental oficial nos Emirados Árabes é disputada em Abu Dahbi!

Bruno Coelho disse...

Cara, que cenas mais hilárias essas: http://twitpic.com/sg3eo e http://twitpic.com/sgafp

Aliás, é verdade que gritaram “GRÊMIO” no aterro? Meu Deus! Hahahahahahaha! Depois dizem que jamais torceriam pela gente.

Milton disse...

Ricardo, seja muito bem vindo! O choro eh livre :)

Ouvindo na gaucha foi comentado que os vermelhos comemoraram mais o nosso gol contra o flamengo do que o primeiro deles contra o santo andre. Ficou comprovado: todo colorado ou eh gremista por dentro ou o quer ser por fora.

E jogo bom do gremio pra acabar de vez com esse nheco nheco de entregar e o escambau. So nao viu quem teve com os olhos vermelhos de tanto chorar.

Milton disse...

“Primeiro queria cumprimentar o Flamengo, que lisamente ganhou o campeonato. Eu não assisti ao jogo, mas pela marcha do placar, o Grêmio foi bem. Se empenhou e seus atletas jogaram com dignidade. Perderam porque seria difícil que o Flamengo não ganhasse”, opinou o mandatário [Vitorio Piffero] colorado.
O presidente do inter sabe o que fala, mandou bem.

Luiz Portinho disse...

interessante o Bruno, diz que nao coloca a culpa em ninguem pelo vice de 2008, mas vira e mexe tá com esse papinho de INTER x Sao Paulo.... o Colorado ganhou a Sudamericana 2008 e só por isso colocou misto contra o Sao Paulo... e olha que só nao jogaram 3 ou 4 jogadores... contra o goias até penalidades o clemer pegou... por favor.

Luiz Portinho disse...

bruno, nao é presuncao minha falar do brasil inteiro... era só ter visto as mesas redondas (RJ e SP) e as reportagens que a TV veiculou cara... o brasil inteiro sabia q. vcs. entregariam, como de fato entregaram... vexame!

Luiz Portinho disse...

VALEU RICARDO! Em 2010 vamos com tudo para o Bi da America e do Mundo FIFA!

Bruno Coelho disse...

Porto, não culpo o Inter pela perda de 2008, mas eu a cito quando vem colorado se achando cheio da moral e exigir do Grêmio alguma coisa em 2009. Fala sério.

E se entregamos, ao menos fomos melhores atores do que vocês no ano passado, pois a entregada do Inter foi bem mais escancarada.

E sobre as mesas Redondas de SP e RJ, cuidado. Se você se baseia em Chico Lang, Milton Neves e etc, meus pêsames para o seu gosto. Nas mesas redondas sérias como na ESPN e no Sportv, isso não existe.