quarta-feira, janeiro 13, 2010

Ano IV, Número 153

ARRUMANDO A COZINHA
.
Estou gostando do que tenho acompanhado da rotina da pré-temporada. Os treinamentos exclusivamente físicos de outros anos foram substituídos por treinos com bola e táticos, sem deixar de lado o condicionamento dos atletas, principal meta deste período. A produtividade e ânimo do grupo, evidentemente, cresce com tal tipo de trabalho. Mas há outro ponto positivo, Fossati deu muita ênfase a trabalhos defensivos. E um bom sistema defensivo não se constrói apenas com ótimos zagueiros e laterais; 70% de uma defesa bem sucedida depende de entrosamento, treino e posicionamento. Fossati exigiu dos defensores atenção em todos os lances, marcação pressionada e retirada de espaços. Agrada-me sobremaneira a idéia do uruguaio de iniciar a montagem de nossa equipe pela cozinha.
.
FEIJÃO COM ARROZ I
.
Fossati já me conquistou por gostar que os zagueiros permaneçam mais atrás, com liberdade maior para laterais e volantes subirem ao apoio. Uma boa defesa pressupõe defensores postados e bem posicionados, facilitando o desarme e vitória pessoal sobre os dianteiros adversários. Tudo indica que neste ano não teremos de conviver com as “modernidades” táticas de outrora.
.
FEIJÃO COM ARROZ II
.
A equipe tem treinado nos esquemas 3-5-2 e 3-6-1. Hoje, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo, no primeiro amistoso da temporada, começamos no 3-5-2, mas na metade da etapa inicial Fossati sacou um zagueiro (D. Moraes) e colocou D’Alessandro em campo, passando a equipe para o 4-4-2. Algo me diz que o uruguaio está a treinar variações táticas, mas que terminará, para nossa sorte, por definir o bom e velho 442 como esquema padrão. Rezo por isso todas as noites!
.
TIME QUE NUNCA PERDEU
.
Li numa única sentada o excepcional livro do Falcão sobre a campanha histórica e inédita do TITULO NACIONAL INVICTO DE 1979. Que saudades deu dos tempos e dos métodos de trabalho do preparador físico G. Tim. Foi uma campanha espetacular aquela e Falcão nos coloca a par de alguns fatos incríveis, como a partida em que E. Andrade lhe colocou a atuar ao lado de Bira Burro no ataque contra o São Paulo de Rio Grande, para complicar a marcação planejada pelo técnico adversário E. Guedes. Mais interessantes ainda são as lembranças de Falcão sobre episódios fundamentais à formação deste grupo que foi, sem dúvida, um dos mais fortes que já reunimos na história do INTERNACIONAL. Leitura obrigatória para Colorados e recomendável até mesmo para os que vestem pijama.
.
RÁPIDAS
.
Já se vão mais de 30 anos e ninguém repetiu o feito do INTERNACIONAL, CAMPEÁO NACIONAL INVICTO.
.
Estou curioso. Será que nesta semana o vizinho comenta ou traz o inteiro teor deste tal de “fax” que o Maxi “Barbie” Lopes deixou lá na azenha p’ra ele ?!
.
O ano recém começou, mas dificilmente teremos um mico que supere este episódio da saída do “queridinho” da azenha.
.
E o vizinho, curiosamente, silencia sobre o tema.
.
Dupla gNAL teve participação vergonhosa na Copa SP de futebol juniores.
.
Nilmar é reserva do Villareal na Espanha. Camisa de força para este treinador maluco!
.
R. Sobis voltou a jogar no Oriente Médio. Dificilmente disputará a Libertadores pelo Interancional. Uma lástima!
.
E o Renan pode voltar, em face das dívidas do Valência que ainda não pagou o preço combinado quando da negociação de nosso goleiro. Ainda tenho esperança. Não sou desses que gostariam de ver Lauro longe do Beira-Rio, mas não há como negar que Renan seria um reforço de primeira qualidade.
.
Ramón, o guri formado em nossa base e que teve destaque no Vasco da Gama em 2009, seria o melhor reforço para a lateral esquerda que poderíamos conquistar.
.
T. Humberto anotou em sua estréia com a camisa Colorada. Boa promessa!
.
Giuliano foi destaque no amistoso. Qual a novidade ? Joga muito esse guri!
.
Vitória de 5x0 sobre o Esportivo não é parâmetro, mas quando se enfrenta adversário fraco recomenda-se golear. O INTERNACIONAL cumpriu a obrigação.
.
Time do INTER B venceu o time do Sindicato do Atletas em amistoso disputado no campo suplementar “A” do Gigante da Beira-Rio. Gols de Leandro Damião (2), Joao Paulo e Lucas Roggia.
.
Agenor; Daniel, Wagner Silva, Igor e Juan; Josimar, Paulinho, Wagner Libano e Ytalo; Walter e Leandro Damião. Já na etapa final, a equipe entrou em campo com Silvio; Felipe (Milton Júnior), Nando, Forster e Kaoê; Natan (Lima), Juliano, Elizeu (Lucas Roggia), Elton e João Paulo; Léo.
.
Walter que foi o grande destaque do jogo-treino entre o time principal e o INTER B disputado no final de semana em Bento Gonçalves.
.
Esse vai ser o ano de Walter!
.
Domingo todos os caminhos levarão ao Beira-Rio. INTERNACIONAL x Ypiranga de Erechim.
.
É o Papai Colorado, Cacique da Aldeia Pampeana, rumo ao TRI-CAMPEONATO GAUCHO!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

VAI COMEÇAR O GAUCHÃO


Neste domingo, recomeça o ano pra valer para o GRÊMIO, quando o time entra em campo para enfrentar o Pelotas pela estreia do Gauchão. Um time bem diferente em relação ao do ano passado, com algumas caras novas, com técnico novo e, bem provavelmente, com um jeito novo de jogar.

O grupo ainda não está 100% completo. Ainda falta o lateral-direito e um meia articulador. Mas a direção parece estar trabalhando forte para suprir estas carências e terminar de montar o time que tentará reconquistar, além da hegemonia no Gauchão, a sua quinta Copa do Brasil.


A PRÉ-TEMPORADA

O GRÊMIO já está em Porto Alegre depois da pré-temporada em Bento Gonçalves. Ali, o técnico Silas testou alguns esquemas, inclusive o malfadado 3-6-1. Mas deve montar o time no 4-4-2, com Victor; Mário Fernandes, Réver, Maurício e Fábio Santos; Ferdinando, Adilson, Hugo e Souza; Borges e Leandro. Se nada de diferente acontecer, deve ser esse o time-base para pegar o Pelotas.


A PRÉ-TEMPORADA II

Confesso que não gosto da história de ter um esquema para cada adversário. Pra mim, o time tem que ter um padrão tático, e a repetição desse esquema e de uma escalação que garantem o sucesso do time. No entanto, Silas parece ter a ideia de variar o esquema conforme o adversário. Sinceramente, isto pra mim é coisa de time pequeno. E se Silas começar a pensar que pode dirigir o GRÊMIO da mesma forma que comandava o Avaí, com todo o respeito, prevejo muitas críticas a ele neste espaço.


A SAÍDA DE DOUGLAS COSTA

E o que foi comentado aqui ainda como especulação acabou se confirmando. Douglas Costa deixou o GRÊMIO. A direção vendeu 85% de seus direitos federativos ao Shakhtar Donetsk por um valor pouco superior a € 6 milhões.

Um bom negócio do ponto de vista financeiro. Um péssimo negócio se pensarmos no time. Afinal, se já havia a necessidade de um meia articulador, agora muito mais. Além do meia que falta no grupo, temos que repor a saída do Douglinhas, que deixa o GRÊMIO justamente quando ele começava a jogar o que se esperava dele.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO tem interesse no meia Douglas, ex-Corinthians e hoje no Al-Wasl. O GRÊMIO estaria juntando investidores para trazer o jogador em definitivo.


Outro que interessa é Vitor, do Goiás. Mas este está um pouco mais difícil pois historicamente o clube goiano sempre costuma complicar nas negociações.


O GRÊMIO também teria interesse no lateral Angeleri, do Estudiantes-ARG. No entanto, a alta pedida do clube argentino pelo jogador praticamente o afasta do Olímpico.


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

3 comentários:

jo disse...

time:lauro(renan)nei bolivar eller kleber sandro guina wilson matias giuliano walter thiago humberto.um tripé de volantes com um ataque jovem e qualificadíssimo com a bola no pé somado a uma defesa experiente e cascuda nos dará a taça no armário!!!

Luiz Portinho disse...

é isso aí Josue, no 4-4-2... e a pijamada evaporou, nem coluna teve esta semana.

DJ Aldebaran disse...

Teve sim. Mega-atrasada, mas está no ar.