quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Ano IV, Número 157

RESSACA PÓS gNAL
.
Depois de mais uma vitória em clássico e nesta fase de início de temporada, é natural que a equipe tenha altos e baixos e não produza um futebol exuberante e de qualidade. Já tive o desprazer de atuar de ressaca em algumas oportunidades e sei na carne da dificuldade. O que vale, nessas circunstâncias, são os três pontinhos na tabela. Nesse contexto, é mais do que natural uma atuação fraca e desinteressada como a do último domingo contra o Avenida. Aliás, com aquele calor dos infernos (que tranformou nossa Capital em “Forno Alegre”) não se poderia exigir dos atletas muita disposição e empenho, ainda mais contra o adversário mais fraco da competição. O jogo era tão desinteressante que só fui ligar o rádio com praticamente 10 minutos da etapa inicial. Dessa vez troquei o Beira-Rio pelo sítio e sequer tive empenho para sair da piscina e me dirigir ao sagrado Buteco do Bocão. Com algumas cervejas na cachola cheguei a cochilar a certa altura da segunda etapa.
.
SISTEMAS DE JOGO I
.
Enfrentaríamos o lanterna da competição, seis jogos e seis derrotas no lamentável “cartel” do Avenida de Santa Cruz. E lá estava o Colorado escalado com a malfadada linha de três zagueiros. Dessa vez Índio e Danilo, com Bolivar de líbero (ele que tem todas os caracteres de um bom “stopper” e quase nenhuma para um bom líbero). Ainda na primeira etapa, Índio sente lesão e sai de campo. Entra Edu para atuar como meia ponta de lança. Do 3-5-2 para o 4-4-2.
.
SISTEMAS DE JOGO II
.
O placar já registrava 1x0, com golo do Taison. A substituição permite duas ilações. Primeira, Fossatti utiliza os jogos da primeira fase do Gauchão como laboratório para futuros compromissos. Só isso justifica o ingresso de Edu, na meia, e não de Andrezinho. A troca de sistema, com menos de ¼ do tempo de jogo transcorrido também revela que o time está em período de testes. A segunda ilação, óbvia demais, é que Fossatti ainda não definiu o esquema que adotará prioritariamente no curso da temporada. Treina times com linha de três zagueiros e sabe que o grupo está pronto para, a qualquer momento, atuar no 4-4-2 (inclusive tendo declarado isto na pré-temporada).
.
GOLEIROS
.
Anotei na última semana minha confiança em Lauro e aplaudi o crédito que até agora lhe é conferido no Beira-Rio. O frango de ontem não muda minha opinião. Qual o grande goleiro nunca falhou na carreira ? E, vale lembrar, os grandes goleiros falham exatamente em jogos fáceis e ganhos como o de ontem. A entrevista de Fossatti após o jogo, todavia, deixa aberta a possibilidade da contratação de um arqueiro para a titularidade da meta. O mercado não tem esse nome! Só Renan desembarcaria no S. Filho e vestiria a camisa que foi de Manga, Benitez, Taffarel, Gato Fernandez, e sua mesmo, sem contestação.
.
ATAQUE
.
Fossatti declarou após o jogo contra o Avenida que gosta de jogar com dois centroavantes de posicionamento, caso estes estejam bem entrosados. Dois raciocínio possíveis: 1) jogará em breve com Alecsandro e K. Pereira; 2) não jogará tão cedo com esta dupla, porque entrosamento, obviamente, é algo que ambos não têm e que demandarão algum tempo para ter. Prefiro a alternativa “2”, não pela falta de entrosamento, mas porque “futebologicamente” não admito uma equipe com dois centroavantes plantados.
.
OS INIMIGOS DA AMÉRICA
.
Cerro 2x0 El Nacional. Assisti apenas 20 minutos da etapa inicial, até o Cerro anotar seu primeiro tento. Foi o suficiente. As duas equipes são fraquíssimas, especialmente o time do Equador, que parece mais um bando de colegas de trabalho reunidos para uma pelada (atuando no 3-5-2, com os 3 zagueiros em linha e sem sobra). Bola aérea contra os equatorianos é meio gol. Pelo flanco duas avenidas descongestionadas. Os uruguaios são pura garra e batem até na sombra, mas tecnicamente também são muito fracos. Hoje tem Newell’s x Emelec. Primeira partida oxo em Rosário. Será uma peleia tensa, portanto; mas tecnicamente também não se deve esperar grande coisa.
.
VERDE E AMARELO
.
Que golaço do Robinho hein ?! Esse é do time dos que “jogam quando querem”. Fazer parte desse seleto grupo é para quem pode e não para quem quer. Não gosto desse tipo de jogador vestindo a “canarinho”, mas é bom lembrar que numa Copa do Mundo até mesmo os Robinho’s e R-inho’s da vida jogam a morrer. E nesse tipo de competição curta o talento costuma fazer a diferença. Em tempo: dos 22 convocados por Dunga, apenas T. Silva, M. Alves e Kleberson estão em teste; os 19 restantes, salvo acidentes graves de percurso até junho/julho, viajarão para Sudafrica.
.
MUNDO MARAVILHOSO DA AZENHA I
.
O futebol é bonito porque num espaço de uma semana tudo pode mudar. Ouço as entrevistas do Silas (ou do piloto de teco-teco, como anotou o vizinho), e sinto um otimismo desenfreado no ar. Tudo está maravilhoso lá pelas bandas da azenha. Chego a acreditar, ouvindo Silas, que o time do vizinho não empatou em casa com Veranópolis e São Luis e que não sucumbiu, como de costume, ao Papai Colorado no último clássico gNAL. 5x1 no Universidade e tudo está as mil maravilhas na azenha, não é vizinho ?
.
MUNDO MARAVILHOSO DA AZENHA II
.
A propósito, mateava com o amigo J. Krug e, entre uma cuia e outra, este indaga: "Por que ninguém da imprensa pampeana falou da falha do M. Fernandes no golo do Alecsandro no clássico ?!". Por que será hein vizinho ? Aliás, depois que o Réver foi embora não se cogitou mais de convocação do Mário para seleção, não é mesmo ? A defesa do SÃO-VAI está pior do que peneira furada. SÃO-VAI: fantástica essa Josué!
.
RÁPIDAS
.
Falei sobre os “inimigos da América” acima e digo, sem medo de errar, lutariam a morrer para chegar entre os quatro na chave do vizinho do Gauchão.
.
Segunda-feira, 20 horas, debate da reportagem na BAND AM 640KHz
.
O melhor programa de esporte do rádio. Recomendo o “debate da cachorrada”
.
Universidade x Araguaia, em Rondonópolis. Seria um jogaço hein vizinho ?
.
Se colocar o Aurora e o Boyaca Chicó fica um quadrangular de luxo!
.
Sugestão de nome para o quadrangular: Copa Imortal da Azenha.
.
E dá-lhe imortalidade tricolina...
.
A propósito de goleiros, ouvinte mandou torpedo para programa Atualidades da BAND com interessante indagação: o “peru” do Lauro não é efeito do trabalho de nosso novo “treinero” de goleiros.
.
Não posso garantir, é muito pouco tempo de trabalho, mas que Clemer sofreu alguns “frangos” desse calibre; isso não se pode negar, ainda está muito vivo em nossa memória.
.
Maxi “Love” (vulgo “La Barbie de la Azenha”) marcou golo pelo Catania contra a Lazio.
.
Dizem que dedicou o tento à “viuvagem” da avalanche.
.
São José do Passo D’Areia com 19 pontos é vice líder de nossa chave. Grande Zequinha!
.
O Mato Grosso é quente e úmido, mas não é tão bom como aquele outro... Viu vizinho ?!
.
Índio fora de combate por sete a dez dias (ruptura no joelho).
.
Opções testadas no treino: W. Mathias e Andrezinho
.
O QUATRO-QUATRO-DOIS VEM AI GURIZADA...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

INDO PROS EIXOS... SERÁ?

A semana nos reservou mais duas partidas pelo Gauchão. Quarta passada, o GRÊMIO apenas empatou contra o São Luiz de Ijuí, que tem hoje uma das melhores campanhas do outro grupo. A partida foi disputada sob um calor de quase 40 graus que chegou a causar o desmaio do comentarista Batista. Mais detalhes sobre a polêmica do horário no decorrer da coluna. E também uma melhor exibição contra o fraco Universidade, que não ofereceu resistência e acabou levando 5x1 do GRÊMIO.


A POLÊMICA DOS HORÁRIOS

Os fatos ocorridos em GRÊMIO X São Luiz, disputados sob uma temperatura atípica, acabaram levando o Sindicato dos Atletas Profissionais a conseguir uma liminar proibindo jogos antes das 19h no período de verão. Boa iniciativa, já que se fala tanto em proibir jogos na altitude devido às condições sub-humanas. Muita polêmica acabou sendo gerada. E no final das contas chegou-se a um acordo para a última rodada.


A POLÊMICA DOS HORÁRIOS II

Eu concordei com a mudança de horários, e também achei que a imprensa veio com um corportativismo impressionante, já que foi a maior prejudicada. Aliás, compartilho esta opinião com o pessoal do blog GRÊMIO 1983, que chegou a chamar alguns jornalistas de pelegos, e com razão. Afinal, se eles acham que é certo trabalhar neste sol escaldante de Forno Alegre, que eles peguem seus notebooks, saiam do ar-condicionado de suas redações e vão escrever suas matérias debaixo do sol.


POLÊMICA E CORPORATIVISMO

No caso da goleada do GRÊMIO sobre o Universidade, muito se comentou sobre o fato de que este é o pior time do Grupo 2, e que há uma disparidade muito grande entre os dois times. Agora, o que não se dão conta é que o GRÊMIO está enfrentando, com isto, adversários de muito melhor qualidade do que o nosso tradicional adversário. Constatação esta para qual dou crédito a outro blog parceiro: o GRÊMIO 1903. E que a situação no returno há de se inverter. O GRÊMIO terá confrontos teoricamente mais fáceis. Daí capaz de se darem conta disto.


O QUE AINDA FALTA AJEITAR NO TIME

Gostei da estreia de Douglas no jogo contra o Universidade. Provou que é da função e que chegou realmente pra vestir a 10 e sair jogando. Ainda precisamos ver uma sequencia maior de jogos de Douglas, mas a amostra que tivemos já é bem alentadora. Melhorou sensivelmente a qualidade da articulação de jogadas pelo meio-campo gremista.


O QUE AINDA FALTA AJEITAR NO TIME II

Outro que vem acrescentando qualidade quando entra é o jovem Maylson, que no domingo fez a complementação da armação com Douglas, caindo mais pela direita. Acho que é uma questão natural a condição de titular do garoto.


O QUE AINDA FALTA AJEITAR NO TIME III

Agora, é visível a queda de rendimento da defesa e da parte defensiva do meio-campo. Em especial os dois volantes, que não vêm dando conta do recado. Talvez se fixarmos Rochemback, que ainda está devendo, na primeira função e colocarmos o William Magrão, que vem retornando de lesão, na segunda função, a coisa melhore. Pois não entendo o que acontece, principalmente com Adilson. Que ano passado foi figura importante da nossa campanha, mostrando uma regularidade impressionante. Suas atuações, se não eram uma maravilha, eram sempre consistentes e seguras. Este ano, não sei o que pode ter acontecido. Se foi mudança de orientação do Silas ou alguma outra coisa. Mas que Adilson está mal, é inegável. E o Ferdinando este, bem... podem mandar de volta ao Avaí.


O QUE AINDA FALTA AJEITAR NO TIME IV

Em resumo: precisamos de um volante urgente. Mas não que seja mais um pra se juntar aos trossentos que já temos e que juntos não fazemos um com qualidade mínima para honrar a camisa 5, tão gloriosa do nosso GRÊMIO.


A COPA DO BRASIL

Nesta quarta-feira o GRÊMIO viaja a Rondonópolis-MT, onde enfrenta o Araguaia pela estreia da Copa do Brasil. O GRÊMIO busca o pentacampeonato da competição, da qual é o maior vencedor da história, com 4 títulos e 3 vices. E também tem a marca de nunca ter sido eliminado na primeira fase.

Convenhamos que a caminhada deve ser fácil até as quartas-de-final. Na segunda fase, pegaremos o vencedor de Treze-PB e Votoraty-SP (quem?). Uma fase de oitavas nos reserva o provável confronto contra Avaí ou Coritiba. Nas quartas, provavelmente pegaremos o Fluminense, salvo alguma surpresa. E uma semifinal seria contra Vasco ou Goiás.


A COPA DO BRASIL II

Sonho com uma final entre GRÊMIO X Palmeiras, para relembrar as grandes conquistas dos anos 90. Mas Atlético-MG e Santos também se candidatam. O primeiro, por ter Luxemburgo, velho freguês da casa. E o segundo, pela volta de Robinho. O confronto entre Palmeiras e Santos ou Atlético-MG deve ocorrer na semifinal.

E tudo começa nesta quarta-feira, em Rondonópolis, contra o desconhecido Araguaia.


RAPIDINHAS

Borges vem se revelando uma das melhores contratações de 2010. Vem fazendo a média de 1 gol por jogo.


Jonas fez contraproposta para renovar. A resposta da direção deve ser dada esta semana.


O GRÊMIO teve interessado na contratação do zagueiro Igor, mas o próprio Sport descartou, via Twitter, a negociação.


Alberto Guerra, assessor de futebol do GRÊMIO, revela dificuldades para se contratar um novo zagueiro.


Time provável para a estreia na Copa do Brasil: Victor; Mario Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Lucio; Túlio, Rochemback, Maylson e Douglas; Jonas e Borges.


GRÊMIO interessado no lateral-direito Edilson, da Ponte Preta.


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

9 comentários:

Yuri Gremista DF disse...

Barbaridade Aldeba não consigo acreditar em como tu defende um tecnico como o Silas rsrs mais opinião é como dizem é igual a "u" cada um tem o seu rsrs um abraço e torçamos pelo melhro ao nosso tricolor

DJ Aldebaran disse...

De onde eu tô defendendo o Silas? O Portinho que defende, por motivos óbvios. Eu acho que ele já teve 8 jogos pra definir um esquema tático e ainda não fez.

Yuri Gremista DF disse...

bom então me desculpe aldeba eu não o entendi mais deixo um abraço e o comentario acima é mais uma brincadeira então como disse um abraço e eu te falo sinceramente quero ver esse cara longe do olimpico um dos principais motivos é realmente esse que você citou amigo em 8 jogos o cara não tem um esquema preferencial a zaga é praticamente a mesma e o cara não consegue organizar e o principal motivo eu digo que esta no ferdinando precisamos como tu mesmo citou de um camisa 5 que saiba marcar e ajude a zaga que fique postado na primeira posição pronto para sentar o sarrafo um abraço e até amigo precisamos de alguem como Dinho ou um cara que faça igual ao Baidek era na zaga porem um cara no meio campo que chegue depois de cometer a falta e de um tapinha nas costas do amigão que a sofreu

Luiz Portinho disse...

tche, eu defendo o silas ? e preciso ? mas me diz o que é que eu tenho a ver com isso Aldebaran ? mas que barbaridade!

Luiz Portinho disse...

Aldebara, acabo de ler tua coluna, é visível tua defesa ao Silas. Afinal, tuas críticas se dirigem, pontualmente, a jogadores (ou a falta deles!)... chegas ao cúmulo de creditar os resultados negativos do inicio da temporada ao "nível dos rivais" (demonstrando claramente que o INTERNACIONAL é o teu parâmetro - ou os nossos adversários). estou errado ?

Luiz Portinho disse...

a respeito da liminar do termômetro, gostaria de escrever mais detalhadamente em meu blog pessoal (por isso até nem abordei o tema em minha coluna)... agora, o aldebaran demonstra, claramente, que só ouve e le RBS, porque a Guaiba velha de guerra tá metendo pau na Federaçao e aplaudindo, todos os dias, a liminar.

o mais ridículo, para variar, é o w. carlet, pelegão da RbS, em sua crítica intransigente e contraditória em argumentos... o mail que o Sancho enviou transcrevendo coluna dele em que critica o magistrado é ridículo e desrespeitoso ao Judiciário

DJ Aldebaran disse...

Porto, eu critico a falta de jogadores, claro! Critico que a direção está contratando sem critério e sem identificar as carências do time. Mas é óbvio que o Silas tem sua parcela de culpa e ela é bem significativa. Afinal, são nove jogos. Nos quais saímos perdendo em OITO e tomamos gols em TODOS. Até o turrão do C. Roth já teria metido 3 volantes e acabado com a sangüera na zaga. O excesso de gols é, sim, culpa do técnico. Ahn, e nós vamos encontrar dificuldades contra o VEC. Pode escrever.

Yuri Gremista DF disse...

isso é claro porem coloco uma ressalva 3 zagueiros e 3 volantes não nunca agora em um 4-4-2 equilibrado com meio em losango é so colocar 3 volantes mailson e w.magrão e adilson no vertice baixo douglas na armação ficaria bom na minha opinião só é preciso tirar esse resto do avai bruxo do merda do silas que se chama ferdinando e olha que eu não sei se o adilson entraria penso ainda que melhor seria o fernando

DJ Aldebaran disse...

Eu não defendo a escalação com 3 volantes. Longe de mim. Muito menos a formação da meia-cancha em losango. Deve-se trazer um volante, dar a camisa 5 pra ele, e completar a meia-cancha com Rochemback ou W. Magrão, Maylson e Douglas. Enquanto este volante não vem, coloca o Túlio mesmo. Mas qualquer um MENOS o tal Ferdinando. Aliás, falando em volante, o Jeovânio tá dando sopa no Figueira.