quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Ano IV, Número 158

FAZENDO O DEVER DE CASA


Aos trancos e barrancos, o GRÊMIO vem cumprindo com as suas obrigações. Mesmo longe de demonstrar um futebol convincente ao torcedor, o GRÊMIO soube exercer a vantagem de vencer o Araguaia na estreia da Copa do Brasil por dois gols de diferença, eliminando assim o jogo de volta. E no Gauchão, em mais uma partida na qual saímos perdendo e tivemos que buscar o resultado, derrotamos o bem-organizado time do São José-POA por 2x1 no Olímpico e asseguramos o 1º lugar no nosso grupo.


FAZENDO O DEVER DE CASA II

Com isto, enfrentaremos o Veranópolis nesta quarta-feira pelas quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho. Quem passar, enfrenta o vencedor de São José X Santa Maria, que se enfrentam aqui no estádio Passo D’Areia.


AOS TRANCOS E BARRANCOS

O fato é que o GRÊMIO ainda não teve na temporada de 2010 uma atuação que desse ao torcedor a segurança de ver que a coisa está indo pros eixos. O time segue tomando gols em todos os jogos, e Silas parece ainda não saber qual o melhor esquema, embora haja uma tendência ao 4-4-2.


AOS TRANCOS E BARRANCOS II

Contra o Araguaia, saímos perdendo. Mas depois viramos e construímos a vantagem que eliminou o jogo de volta. Contra o Zequinha, também saímos perdendo. São 9 partidas até agora. Levamos gols em todas e saímos perdendo em 8 delas.


CULPA DE QUEM?

Fica claro que o excesso de gols sofridos é culpa do treinador. E isto não é só uma questão de zaga. Silas insiste no fraquíssimo Ferdinando, que é homem de sua confiança. Mas que já provou que não é jogador para o GRÊMIO. Até o Túlio, que não é nenhuma maravilha, mas que deu conta do recado no ano passado, é melhor do que ele. Portanto, que retome a camisa 5. Uma boa zaga tem que ter uma proteção adequada. Senão, pode trazer dois ótimos zagueiros que, mesmo assim, farão água sem uma meia-cancha defensiva consistente.


VOLANTE

Insisto aqui por mais uma semana. Meus leitores já estão carecas de saber que o GRÊMIO necessita urgente de um volante pra assumir de vez a camisa 5 do GRÊMIO e acabar com a história de zaga mal-protegida. Mas como eu já disse: um volante digno da camisa 5 do GRÊMIO, e pra isto, como se diz, volante não pode ser réu primário. E pior que nem se especula uma contratação para esta função. Erro crasso! Como já diz o Peninha Bueno, um bom time tem que, necessariamente, começar com um bom volante de contenção.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO contratou o zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo e Flamengo.


O GRÊMIO está praticamente fechado com o lateral Edilson, ex-Ponte Preta.


Votoraty-SP sai na frente pra enfrentar o GRÊMIO na segunda fase. Venceu o Treze-PB por 4x0. Mas ainda tem a partida de volta, já que o time paulista venceu em casa.


Partida da semifinal da Taça Fernando Carvalho será no sábado, às 19h30min. Decisão, só no outro domingo, dia 28.


GRÊMIO folga a semana.


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


FELIZ 2010
.
Terminou o carnaval. Que venha o 2010 então. O INTERNACIONAL resolveu imitar a vida e postergar o início da temporada para o final das festas carnavalescas. Mesmo ultrapassadas a pré-temporada e todo o turno do certame local, o Colorado ainda não possui time definido. O sistema de jogo, em que pese a adoção do 3-5-2 em 80% dos minutos jogados, também não é de conhecimento público e muito menos de convicção estrutural (meu sonho é ver o 4-4-2 incluso no Estatuto do Clube como sistema de jogo institucional). E nem o grupo se pode dizer estar definido, pois esta semana surge a notícia da contratação do arqueiro Pato Abondazieri. Enfim, que venha o 2010 e que para nós ele seja feliz.
.
“MUY AMIGO” I
.
O Sr. F. Noveletto merece aplauso pelo trabalho a frente da Federação Gaucha. Sua administração propiciou aos clubes interioranos melhores estruturas financeiras. O certame está bem organizado e com uma fôrmula atraente. Agora, é de todo criticável sua decisão de agendar as partidas do INTERNACIONAL pelas finais do turno para 5ª feira e, caso vençamos nessa data, para domingo. Estaremos na ante véspera da estréia contra o EMELEC pela Copa Libertadores, O prejuízo é flagrante.
.
“MUY AMIGO” II
.
E não me venham com esse papo de que por ser torcedor do Colorado Noveletto tomou tal decisão para não o acusarem de favorecimento. É da missão do Presidente de uma Federação trabalhar em defesa de seus clubes e, no caso, o INTERNACIONAL é o único representante gaúcho na Copa Libertadores. Não haveria favorecimento algum.
.
GOLEIRO I
.
Nas últimas duas semanas tive oportunidade de abordar o tema e, portanto, todos conhecem minha posição a respeito da camisa 1. Além do que já disse a favor de Lauro e de Muriel, o montante pago para trazer o porteiro argentino (cogita-se U$ 200 mil, mas já ouvi que a monta será maior!) e a idade avançada – 38 anos – reforçam a opinião contrária à contratação. Não bastasse tudo isso, teremos 3 argentinos no grupo, o que é uma demasia e um perigo (quem gosta de alma castelhana vive lá do outro lado da cidade!).
.
GOLEIRO II
.
Mas não se pode negar dois dados positivos no fato. Primeiro a ambição de F. Carvalho e seus pares na formação de um grupo capaz de conquistar o Bicampeonato da América. Quem pretende montar um time forte contrata reforços de outros times do mesmo nível. Buscamos nossos reforços do Santos, do Ajax e do Boca Jrs., clubes da mesma grandeza do INTERNACIONAL. O outro ponto que destaco é a familiaridade de Abondanzieri com a conquista da principal competição do continente, o que só teríamos com o retorno de Clemer ao futebol. Em tempo: sobre a idade avançada de Pato, Manga já beirava os 40 anos quando das conquistas de 75/76. A idade, portanto, não é meu principal alvo de crítica
.
TERMÔMETRO
.
Dizem as más línguas que C. Simon utilizou termômetro paraguaio para autorizar o início da partida do time do vizinho contra o São José no último sábado. Vários termômetros da Capital indicavam 37 graus a sombra na hora do início da partida. Chuva de críticas para a decisão que proibiu realização de jogos de futebol em determinados horário e condições de temperatura. O Judiciário nunca age sem provocação. É dizer: apenas quando falta bom senso às partes é que as questões controvertidas chegam às prateleiras dos Tribunais. A polêmica toda seria evitada se tivessem os “homens do futebol” o bom senso de observar horários razoáveis para a prática do desporto, especialmente neste período de horário de verão.
.
RÁPIDAS
.
Contratação de Eltinho coloca ponto final na novela Ramón
.
Tudo indica que o jovem lateral ficará um ano parado
.
Jovens atletas não podem ser intransigentes na negociação de contratos.
.
E clubes formadores agem com acerto ao proteger seus interesses.
.
Mercado do futebol não permite comportamentos e procedimentos amadores.
.
Transmissões da BAND AM dando banho na concorrência. De fazer o velho “guaibeiro” de carteirinha se render. Mas sempre girando o dial entre os 640 e os 720 KHz.
.
No momento em que redijo, o Zequinha perde por 2x0 para o INTER-SM no Passo D’Areia
.
Vencedor deste confronto pega o ganhador da partida da vizinhança contra o Veranópolis, que daqui a pouco seco ao vivo na TV
.
Nosso adversário sairá do confronto entre São Luís de Ijuí e Novo Hamburgo, em Nóia
.
Amanhã todos os caminhos levarão ao GIGANTE DA BEIRA-RIO para o confronto contra o Juventude
.
Azenha 4ª feira – Beira-Rio na 5ª feira. Quem colocará mais público nas arquibancadas ?
.
Jogo todas as minhas fichas no torcedor Colorado, sempre!
.
MAIOR TORCIDA DO RIO GRANDE.
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

3 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Quantos as datas, Porto, trata-se de PURA INCOMPETÊNCIA. Nada mais.

A FGF vem ASSASSINANDO os clubes menores a cada ano; não, o contrário. A representação gaúcha no cenário nacional, hoje, é pior que Paraná e Goiás. Isso que ela dá aos clubes é pura migalha.

San Tell d'Euskadi disse...

Ferdinando não é grandes coisas, verdade, mas também é fato que está jogando SOZINHO! Isso também é culpa do treinador, mas atenua o jogador, ao menos (se não inocenta). A verdade é que quem não está exercendo função que lhe compete é Rochemback.

DJ Aldebaran disse...

Mas o Ferdinando jogou com o Adilson, com o Tulio, com o W. Magrão e com o Rochemback. Foi mal com TODOS. Pra mim, provou que é insuficiente.