terça-feira, março 16, 2010

Ano IV, Número 162

GRÊMIO SEGUE DEVENDO


As vitórias estão acontecendo. São 9 já na sequência. Estamos com 100% de aproveitamento na Taça Fábio Koff. Mas as atuações vêm deixando a desejar. Agora no confronto contra o genérico de Santa Maria a gente teve a melhor atuação da temporada, no entanto isto não significa muita coisa, a julgar pela fragilidade do adversário, que levou 7 gols em 2 jogos contra o tricolor. Foi 4x1 nas quartas-de-final da Taça Pedalado e mais 3x0 este domingo.


GRÊMIO SEGUE DEVENDO II

Conseguimos, mais uma vez, terminar a partida sem levar gols. Aliás, Victor foi um espectador privilegiado da partida deste domingo. Pois foi exigido apenas em intervenções. A zaga também não foi exigida. A dupla Mário Fernandes e Rodrigo está dando uma boa resposta. Edilson foi um pouco aquém do que havia sido antes. Ferdinando foi Ferdinando, e isto é tudo. O trio com Adilson, Maylson e Douglas funcionou um pouco melhor, é uma questão de tempo para Adilson pegar o lugar de Ferdinando, com Fernando ao seu lado. Já o ataque não foi bem. Jonas voltou a ser o ‘quase gol’ que conhecemos bem, e William Batoré provou que serve pra ser, no máximo, reserva. Tanto que os gols foram marcados por jogadores de meio. Maylson, duas vezes, e Fernando.


FERNANDO

Quem entrou muito bem no jogo foi o volante Fernando. O jogador, que já havia sido destaque na conquista do Brasileiro Sub-20 está conquistando espaço no time de cima e, desta vez, nos brindou com um belo gol numa virada digna de centroavante. Este está pedindo passagem, e suas atuações estão justificando mais chances e, até mesmo, uma titularidade.


O VOTORATY

Nesta quarta-feira, no esdrúxulo e improvável horário das 15h30min, o GRÊMIO enfrenta o Votoraty-SP pela Copa do Brasil. Ao contrário do que dizem certos ‘gurus’ na mídia, o time não é desprezível. Aliás, diria que, tirando a dupla GREnal, o Votoraty é melhor do que qualquer um dos times que disputam o Gauchão.


O VOTORATY II

Mas o que pode ser dito do time não pode ser falado do estádio. É um gramado pior do que o dos piores dias do ‘potreiro’ Vargas ou do Nicolau Fico. As arquibancadas são de madeira, em estruturas parecidas com andaimes e possui um alambrado que atrapalha bastante a visão do campo.


O VOTORATY III

A direção espera que o GRÊMIO consiga eliminar o jogo de volta. Eu já acho que se vencermos lá já está de bom tamanho. Primeiro, porque as atuações do GRÊMIO não estão inspirando confiança. Segundo porque, mesmo sendo o GRÊMIO o maior vencedor da história da competição, com 7 finais e 4 títulos, nas duas últimas edições nós acabamos sendo surpreendidos com eliminações pelo 15 de Novembro de Campo Bom e pelo emergente Atlético-GO, respectivamente.


RAPIDINHAS

Paulo Deitos demitido das categorias de base do GRÊMIO. Ainda não formei opinião sobre o assunto.


Nesta sexta-feira, movimentos políticos do GRÊMIO fazem um jantar em comemoração ao aniversário do ex-presidente Hélio Dourado, que completa 80 anos neste sábado.


Hélio Dourado sempre contou com a minha admiração, afinal foi o único que colocou a cara pra bater quando todos correram, mesmo sabendo que estava se metendo em uma barca furada. Tudo isto em nome do gremismo.


GRÊMIO deve repetir contra o Votoraty o time que venceu o genérico de Santa Maria: Victor; Edilson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando, Adilson, Maylson e Douglas; Jonas e William Batoré.


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


ACABOU O SOFRIMENTO!
.
Não, não estou louco! O empate suado de domingo. As confusas opções táticas e de escalação do Professor Fossatti. A madrugada de horror que vivemos na última 5ª feira, em Quito. Tudo isso está muito presente na vida de todos nós Colorados. Mas digo e repito: ACABOU O SOFRIMENTO Coloradagem. Vem aí o 4-4-2. D’Alessandro voltou com muita vontade de jogar bola. Realizou um “partidaço” em Veranópolis. E não só pela qualidade de suas participações, mas especialmente pela vontade de participar sempre e em todas as investidas. O retorno do argentino deve ser comemorado. O retorno do argentino traz à equipe a qualidade, o diferencial que será essencial para lutarmos pela conquista da Taça Libertadores. E o retorno do argentino força o Professor Fossatti a abandonar, de uma vez por todas, a malfadada linha de três zagueiros. Podem comemorar Colorados, o 4-4-2 vem aí, e vem para ficar.
.
MEIA CANCHA
.
E com a volta do 4-4-2, teremos o prazer de assistir em ação a melhor meia cancha do futebol brasileiro na atualidade. Sandro, Guiñazu, Giuliano e D’Alessandro. Ninguém tem um quarteto de meio campo com tamanha qualidade, com tamanho equilíbrio entre as funções defensivas e ofensivas. Os adversários que se preparem, porque se deixarem estes quatro jogarem não tem p’ra ninguém.
.
MADRUGADA DE HORROR
.
Sim, estou feliz, estou contente porque minha previsão de que o INTERNACIONAL, cedo ou tarde, jogaria no 4-4-2, ao que tudo indica, se concretiza (coluna n. 153, em 13.janeiro). Mas não posso deixar de tecer comentários sobre a lamentável atuação da equipe em Quito. E de colocar todas as culpas por nosso sofrimento nos ombros do Professor Fossatti. Afinal de contas, foi ele quem escalou a abominável linha de 3 zagueiros, foi ele que proibiu os 2 volantes e os 2 laterais de passarem da linha média (Kleber o entregou na entrevista de final de jogo), foi ele que colocou Giuliano solitário e isolado num latifúndio com a tarefa de criar em meio a quatro ou cinco adversários. E foi ele que isolou Edu e Alecsandro na frente. Fossatti assumiu um grande débito com a Nação Colorada. Foi uma madrugada de pesadelo!
.
DOMINGÃO DO DAMIÃO
.
L. Damião brincou de perder golos em Veranópolis. Foram pelo menos 4 lances na cara do arco adversário. W. Rooney, que muitos dizem ser o Badico inglês, anotou dois golos na Liga Inglesa em lances idênticos aos de Damião. Mas o problema do INTERNACIONAL na serra gaúcha não se resumiu à má atuação do guri. Tivemos até uma boa primeira etapa, mas o futebol não perdoa certas práticas. Ney na lateral esquerda com Juan no banco; Andrezinho queimado na 2ª função da meia cancha; Taison de ala direito. Foram muitas improvisações para uma direção que se gaba do fato de ter montado um plantel com 2 jogadores, no mínimo, para cada posição. O INTERNACIONAL possui um grupo de jogadores que não autoriza esse tipo de práticas. Por isso, foi merecido o empate – conquistado, é bom que se diga, graças a duas atuações excelentes: a do argentino D’Alessandro e a do zagueiro F. Eller.
.
TAISON
.
Eu não aguento mais ouvir os “experts” da aldeia com o chavão de que “Taison precisa recuperar o futebol do primeiro semestre de 2009”. Não dá mais p’a agüentar! Em todas as partidas que foi chamado a atuar nesta temporada, Taison esteve, no mínimo, 10% acima da média do restante da equipe. Jogou muito bem contra o EMELEC e contra o Santa Cruz, quando, diga-se, foi escalado na 4ª função da meia cancha (aonde, já disse, rende mais). Mesmo como segundo atacante, jogou mais do que Edu, por exemplo, na partida contra o Juventude (coluna n. 159). Domingo teve atuação razoável em Veranópolis, mesmo sendo escalado na esdrúxula função de ala pela direita. Deixem o Taison em paz.
.
ARROGÂNCIA
.
“Nossa preparação foi zero. A gente não tinha visto vídeos do Inter. Ninguém esperava que o Barcelona pudesse perder uma final daquelas.” – afirmou Deco em entrevista ao programa Esporte Espetacular do último domingo. Talvez por isso, o filho da dona Miguelina, o R-inho, nunca mais conseguiu sorrir dentro de campo e se reabilitar. Foi uma pancada grande demais, ainda mais para quem cresceu no meio da arrogância.
.
MUNDIAL 74
.
A ESPN está brindando o fã do futebol com o especial Classicos Mundiais. Assisti domingo Brasil 0x2 Holanda. Hoje a noite é a vez de Alemanha x Holanda, na grande final, em que os alemães derrubaram a sensação do Carrossel. Uma pena que não tenham o "taipe" da partida Alemanha 1x0 Chile, em que Don Elias Figueroa teve a maior atuação de um zagueiro central em todos os tempos, uma atuação antológica. A propósito, a SELEÇÃO DA COPA 74 contou com Figueroa na zaga e P.C.Carpegiani de medio, os dois estupendos atletas que moravam em Porto Alegre e desfilavam sua classe e categoria aos domingos aqui no GIGANTE DA BEIRA-RIO, com nossa gloriosa jaqueta Colorada. É MUITA TRADIÇÃO!
.
RÁPIDAS
.
Quem vence fora de casa no meio da semana ? O INTERNACIONAL contra o Cerro, em Rivera, ou o gremio contra o Votoraty, sei lá aonde ? TOLOKINTÃO ?!
.
Não, não é piada não. Trata-se da enquete de programa de esporte veiculado aos domingos a noite num dos canais de televisão da rede oficial da imprensa azul.
.
A que ponto chega o desejo de nivelar as coisas aqui na aldeia ?! Tchê, é demais! QUEREM ME ENLOUQUECER!!!
.
Ainda sobre a volta do 4-4-2: “Para mim essa formação dá mais equilíbrio, foi no 4-4-2 que eu tive minhas melhores atuações no ano passado. Mas o importante é que o time seja equilibrado, em qualquer esquema. (...) Ter o D'Alessandro como parceiro é sempre bom, porque ele é técnico e inteligente. Ele dá dinâmica quando precisa, e cadência também. É um termômetro. Jogando no 4-4-2 com dois meias, a criação se divide, e isso facilita” (declaração de Giuliano)
.
Fui contrário à contratação de Pato Abondanzieri. Fiquei preocupado com suas primeiras atuações. Achei que Pato falhou no golo do Deportivo Quito. Mas não há como negar: que papel fundamental teve o goleiro argentino na partida de 5ª feira! Sua liderança é indiscutível!!!
.
Aliás, por que o Lauro não se mexeu no golo do Veranópolis ?
.
Bolivar vetado para o jogo de Rivera
.
F. Eller, de atuação esplêndida em Veranópolis, também virou dúvida, porque levou um pisão no mesmo pé anteriormente lesionado
.
Indio, Sorondo, Bolivar, F. Eller e o garoto Juan. Ainda procuro explicações para a negociação de D. Moraes para o Botafogo
.
A propósito de zagueiros, posso até me enganar (tomara!), mas esse tal de Ronaldo que jogou domingo não tem condições de atuar no INTERNACIONAL.
.
Ramon vendido por € 1 milhão ao Vasco da Gama. Grande negócio tanto para o INTERNACIONAL como para o atleta
.
O grande lance do jogo INTERNACIONAL x Deportivo, em Quito, foi aquele em que o árbitro voltou atrás e “desmarcou” a penalidade máxima. A brigada hispânica do Beira-Rio, tropa de Elite, mostrou serviço. Clique aqui para conferir o lance.
.
5ª feira é a vez do Cerro de Montevideo
.
Adversário é o líder da chave e conquistou vitória sobre o EMELEC lá no Equador, em Guayaquil, aonde nunca é fácil jogar
.
Merece, portanto, todo nosso respeito
.
RUMO A FRONTEIRA COLORADAGEM
.
TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO A RIVERA
.
A BR 290 SERÁ PEQUENA PARA A NAÇÃO COLORADA.
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

Nenhum comentário: