terça-feira, março 30, 2010

Ano IV, Número 164

FIRME E FORTE

O GRÊMIO segue firme e forte no início de temporada. Chegamos a 13 vitórias consecutivas na temporada e 50 jogos de invencibilidade no Olímpico. E o melhor: as boas atuações estão, aos poucos, começando a aparecer. Isto se deve muito à repetição do time e à manutenção do esquema. Silas, claro, tem seus méritos. Está achando o caminho do GRÊMIO com as peças que têm. Pelas suas próprias convicções e também ajudado pela sorte. Afinal o meio-campo com Douglas e Maylson acabou sendo mais por falta de opção, com as lesões de Souza e Leandro. Mas foi o setor de criação que melhor funcionou, tanto que Silas já cogita deixar Leandro no banco.


FIRME E FORTE II

Quinta-feira passada, jogamos contra o Novo Hamburgo em casa. Com o mesmo time que vinha jogando, o GRÊMIO desta vez não teve muitas dificuldades para derrotar os comandados de Gilmar Iser por 2x1. Soubemos nos impor frente ao anilado, mas no final demos uma relaxada e tomamos um gol, mas nada que causasse mais sobressaltos no time gremista.


FIRME E FORTE III

E no domingo, com algumas diferenças em relação ao time que jogou contra o Novo Hamburgo, sendo por 3º cartão amarelo, sendo por lesão, o GRÊMIO jogou pro gasto e venceu sem sustos o Esportivo por 2x0. O fato que mais marcou a partida foi que William Magrão jogou os 90 minutos desde que havia se lesionado, no começo do ano passado. E parece que não sentiu o tempo afastado. Entrou muito bem, no lugar de Adilson, que cumpria suspensão automática.


FIRME E FORTE IV

Outro que entrou bem no time foi Mithyuê, que começou o jogo de domingo no lugar de Douglas, que tava lesionado mas já vai voltar contra o Juventude. A gurizada da base vem dando resultado. Maylson vem se afirmando a cada dia que passa. E Mithyuê vem mostrando o futebol que se esperava dele depois do período conturbado de lesão.


RAPIDINHAS

Time italiano de olho em Mário Fernandes.


Finanças do GRÊMIO vêm preocupando.


Silas já contará com o retorno de Hugo e Leandro para o jogo contra o Votoraty. No entanto, deve repetir o time que vinha jogando.


Duas derrotas seguidas. Realmente o time do vizinho está no caminho certo. Encerra a rodada fora do G-4.


O fantasma de 2007 ronda as imediações da Padre Cacique. Podem ser eliminados do Gauchão novamente no dia do aniversário.


Borges pode voltar contra o Juventude. Este volta naturalmente.


GRÊMIO definiu por antecipação que qualquer final, seja do 2º turno, seja do campeonato, será no Olímpico.


Nota pós-fechamento de coluna: GRÊMIO pegará o Avaí caso passe pelo Votoraty.


Anotem: o horário de GRÊMIO X Votoraty será 19h30min.


Saudações imortais do 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração




JOGO DO ANO
.
Futebol é assim; quando o time vai mal toda partida se torna o tal de “jogo do ano”. E as circunstâncias, infelizmente, levam o INTERNACIONAL, em pleno mês de março, a realizar o seu primeiro “jogo do ano”. O confronto contra o Cerro de Montevideo é de alto risco. O adversário é líder da chave e venceu o Nacional no último final de semana por 3x1 pelo certame uruguaio. E o INTERNACIONAL da última semana reverteu todas as expectativas. Tudo indicava que a equipe entrara nos trilhos com a utilização do 4-4-2, o abandono da linha de 3 zagueiros e a escalação do onze ideal; até no banco de reservas ganhávamos com a anistia a Walter. Mas a semana foi de horror. 3x0 para o São José no Zequinha e 2x0 para o Caxias na serra era algo que nem o mais pessimista poderia esperar. A inaptidão do ataque e a fragilidade defensiva ficaram escancaradas neste 180 minutos, que sem dúvida estão entre os piores 180 minutos da história do INTERNACIONAL. .
.
CONVICÇÃO I
.
A diretoria tenta demonstrar convicção mantendo Fossati no cargo de treinador. Mas dificilmente conseguirá manter sua convicção se não tivermos uma vitória convincente contra o Cerro. Resultados atropelam convicções. Aposto todas as minhas fichas que o gringo não amanhece 5ª feira treinador do Colorado em caso de empate ou derrota.
.
CONVICÇÃO II
.
Infelicidade é pouco para as declarações proferidas por V. Piffero ao final da partida de Caxias. Primeiro desmereceu as críticas do torcedor, ao afirmar que torcedor serve apenas para torcer. E depois menosprezou o certame local ao dizer que as duas derrotas do Gauchão não são relevantes diante do jogo que se avizinha na 4ª feira. Ele que no início do ano dissera que o certame local era sim importante. Aliás, caso o nosso Presidente não saiba, Gauchão para Colorado é importante, sempre foi e sempre será. E torcedor conhece futebol - e como conhece. Em tempo: em dezembro teremos eleições Sr Piffero.
.
CONVICÇÃO III
.
Fossati já escalou a equipe no 3-6-1, 3-4-2-1, 3-5-2, antes de finalmente chegar ao 4-4-2 nesta semana terrível que passou. Bastou o fracasso contra o Zequinha para regressar à linha de 3 zagueiros. Levou um gol de bola parada na primeira etapa em Caxias e voltou do intervalo, novamente, no 4-4-2. Em três meses ainda não conseguiu definir o titular entre Ney e B. Silva; não se sabe qual a dupla (ou trio) de zaga titular. Impossível escalar o time do 1 ao 11. Dessa forma, fica difícil elogiar o seu trabalho.
.
ZAGUEIROS I
.
Sorondo depois que virou brasileiro perdeu uma de suas grandes qualidades que era o jogo viril. Atuando pelo lado direito da zaga é uma calamidade. E fazendo dupla com F. Eller não há adjetivos para qualificar a dupla (e olha que gosto do futebol de F. Eller). Os maus resultados não mudam minha opinião, nosso problema não são os nomes, mas o posicionamento e a organização defensiva (ou melhor, a falta de ambos). Bolivar e Indio, pela direita, e Sorondo e F. Eller (e ainda o guri Juan), pela esquerda, formam um plantel de zagueiros que atuaria em qualquer clube do Brasil e quiça do mundo.
.
ZAGUEIROS II
.
Dentro do que acabo de dizer, Índio e F. Eller tiveram boa atuação contra o Pelotas, apesar do resultado de 2x2. Como explicar, então, o fato de Índio estar sentado no banco de reservas na partida seguinte contra o São José no Passo D’Areia ? E, pior ainda, a dupla formada por Sorondo (torto pela direita) e F. Eller. Uma dupla lenta e sem recuperação. E, repito, índio estava lá, sentado no banco, assistindo à tragédia. Não há explicação.
.
CABEÇA DE ÁREA
.
Não há explicação também para a liberação de Sandro para viajar a Londres. A exceção de L. C. Reche (Guaiba/Correio do Povo), não li e ouvi ninguém ser enfático a respeito desta absurda decisão. Enquanto nossa meia cancha desmoronava, Sandro passeava pela terra do Big Ben. É claro que um clube que se gaba de possuir um grande plantel não deveria sentir a ausência de um jogador, ainda mais para confrontos diante dos modestos São José e Caxias. Mas o fato é que não há no grupo do INTERNACIONAL um reserva imediato para Sandro. E não me refiro unicamente à qualidade técnica, dificilmente igualável. A questão preocupante é a inexistência de um centromédio suplente no plantel. W. Mathias não é da função, assim como não o são Glaydson e Josimar. O INTERNACIONAL precisa, com urgência, trazer um cabeça de área para o grupo principal, mesmo que seja um jovem do INTER-B.
.
MEIA CANCHA
.
Sandro, Guiñazu, Giuliano e D’Alessandro. Disse e repito, trata-se da melhor meia cancha do futebol brasileiro. Mas é preciso deixá-la jogar. Depois do bom rendimento contra o Pelotas, Sandro viajou para Londres (não me canso de criticar!). D’Alessandro e Giuliano foram poupados contra o Caxias (poupados de quê e por quê ?!). E Guiñazu? Difícil criticá-lo, mas até mesmo o Guina começa a mostrar fraquezas. Nem ele se safou nos dois fracassos da semana. Suas investidas na frente são improdutivas, especialmente as conclusões a gol. E abrem perigosas avenidas em nossa defesa. É preciso que o treinador tenha coragem de proibir as subidas de Guiñazu.
.
RÁPIDAS
.
Até os quero-queros do Beira-Rio sabem que Bolivar não consegue render atuando pelo lado esquerdo da zaga. O mesmo vale para Sorondo na direita. Será que os "homens de futebol" do Beira-Rio não se deram conta disso ? E quando se darão ?
.
Já que Giuliano e D’Alessandro foram poupados contra o Caxias, é de se presumir que os dois saiam jogando contra o Cerro e o time atue no 4-4-2
.
Abonzanzieri; Ney, Indio, Bolivar, Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano e D’Alessandro; Walter e Alecsandro. Aposto nesse onze.
.
Para ser o meu onze ideal, trocaria Alecsandro por Taison.
.
Trocar Fossati por Muricy será ruim para o INTERNACIONAL
.
Entre outras tantas razões: 1) Muricy ganhará o dobro ou o triplo do que ganha o uruguaio, 2) não mudará o esquema de jogo e manterá a nefasta linha de três zagueiros e 3) dificilmente se sairá bem, caso consiga classificar, na fase de mata-mata da Libertadores
.
O que estaríamos ouvindo de críticas a Lauro se fosse ele o arqueiro a sofrer os golos concedidos por Muriel (falhou no 2º gol, de falta, do Pelotas) e Abondanzieri ?
.
Sobre o argentino Pato, falhou no lance de gol do Deportivo, em Quito, no 1º golo do Zequinha no Passo D’Areia e ao errar no golpe de vista no 2º golo do Caxias.
.
É claro que o 2º golo do Caxias que recém mencionei teve o mérito de um chute impecável de E. Silva (ele mesmo, que atuou na lateral esquerda do INTERNACIONAL em 2003 com Muricy).
.
A propósito, desde aquele balaço do Chicão do Novo Hamburgo, como os adversários acertam chutes perfeitos contra a nossa meta.
.
Quando a fase é ruim tudo conspira contra.
.
Mas o INTERNACIONAL dá uma força. Vide Marquinhos e T. Humberto ausentes da lista de 25 da Libertadores. Forte candidato a mico do ano para a diretoria do Colorado.
.
A absurda liberação do Sandro para prestar exames em Londres, em semana de resultados trágicos, é outro candidato fortíssimo a mico do ano.
.
“... O que ela fez foi vender Sandro e autorizar que realizasse exames médicos na Inglaterra com a bola rolando aqui. Uma vergonha.” (L. C. Reche em sua coluna dominical – Correio do Povo – 28.março.2010)
.
W. Mathias é pior do que Glaydson. Digo mais, entre os dois prefiro o Josimar.
.
O Alecsandro e o Edu são tão ruins, mas tão ruins, que o Walter entra no segundo tempo de derrota por 2x0 para o Caxias, faz uma ou duas jogadas, desfere dois chutes (apenas 1 em gol) e todos já consideram sua atuação melhor do que todas as 15 ou 20 da dupla na temporada.
.
E o K. Pereira, mesmo totalmente desembocado, fez mais do que a dupla também.
.
Tchê, não é brincadeira. Esse Edu consegue jogar uma partida pior do que a outra. Quanto mais participa pior joga. É impressionante a ruindade desse jogador!
.
Que fase!
.
A luz no fim do túnel ? Tudo indica que Walter inicia a partida contra o Cerro.
.
Leevantamento realizado sei lá por quem (ouvi repercutirem na BAND AM) dá o time do vizinho como melhor time do Brasil na atualidade. Tchê, eu nunca vi uma torcida que gosta tanto de se gabar de “títulos” que não possuem nem taça e nem pôster.
.
Como diz o K. Braga, o time do vizinho é o melhor time do futebol ocidental na atualidade... Ra ra ra!
.
E o vizinho adorador de maquetes, será que já a que os “china pau” estão produzindo do olímpico del azenhito ?!
.
Cruzeiro perdeu para o Democrata em Minas. Corinthians ganhou com as calças na mão o clássico contra o São Paulo. Flamengo é mais assunto nas páginas policiais que esportivas
.
Ninguém navega em águas calmas dentre os representantes brasileiros na Libertadores
.
Vamos lá Macacada. Quarta-feira é conosco mais uma vez.
.
TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO GIGANTE
.
CALDEIRÃO COLORADO P’RA CIMA DOS URUGUAIOS

.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

2 comentários:

Luiz Portinho disse...

ALDEBARAN, PODE ESPERAR, A TUA HORA VAI CHEGAR!!!

San Tell d'Euskadi disse...

"Pode vir quente que eu estou fervendo!"