quarta-feira, junho 16, 2010

ANO IV - NUMERO 175
.
FORA ROTH
.
Fomos todos surpreendidos, no sábado, com a notícia da contratação de C. Roth. Eu, particularmente, chegava ao mercado próximo a meu sítio e fui informado pelo Marino - o açougueiro, Colorado dos quatro costados - e pela guria do caixa. Achei que era brincadeira e não passava de mais um dos tantos boatos. Cheguei no sítio e não vinham notícias pelo rádio - focadas inteiramente na Copa do Mundo. Daí que recebi a notícia, a definitiva, por um meio pelo qual jamais imaginaria receber. Foi o W. Bonner, no Jornal Nacional de sábado, quem me deu a derradeira facada no peito. "C. Roth é o novo treinador do INTERNACIONAL de Porto Alegre", disse em alto e bom som o Bonner. Um momento destes que jamais se esquece na vida.
.
E AGORA JOSÉ ? I
.
Difícil, muito difícil olhar para o horizonte vermelho e avistar boas coisas. É claro, há Tinga e há os engatilhados repatriamentos de Renan e Sóbis, mas a contratação de Roth coloca nuvens escuras em nosso horizonte. Nosso treinador é o inventor do esquema com três volantes, o qual aprimorou deveras, ao ponto de ter utilizado 5 volantes (um deles improvisado na lateral) recentemente no Vasco da Gama. Não possui sequer um título de vulto em seu currículo. O melhor time que já montou foi o INTERNACIONAL de 1997, aquele que enfiou CINCO-a-dois na vizinhança. Mas esse time não chegou, como todos os bons times organizados por Roth.
.
E AGORA JOSÉ ? II
.
Esse estigma de técnico que chega e arruma a casa, mas, em seguida, coloca tudo a perder por seu temperamento e pela falta de maleabilidade para manter o grupo coeso persegue Roth. E os fatos o confirmam. Roth foi capaz de entregar um certame nacional quando tinha 11 (eu disse onze) pontos de vantagem para o adversário. E o entregou em poucas rodadas (não lembro quantas - o vizinho, vítima de Roth, pode nos esclarecer). Os defensores de Roth dizem que se trata de um especialista em arrumar bons esquemas defensivos. A meu ver não passa de um grande retranqueiro e cabeça dura. Desculpem, mas hoje não consigo transmitir otimismo. Tenho medo de sentir saudades do Professor Fossati.
.
BASTIDORES
.
Sou capaz de apostar que F. Carvalho tinha o nome de C. Roth em mente desde o princípio. E foi o mentor de uma grande armação, especialmente no que tange à boataria em torno da contratação de A. Batista, exatamente para diminuir a rejeição a Roth. Tirando o bode da sala (A. Batista) ficou bem mais fácial a Carvalho enfiar o nome e a presença de C. Roth no Gigante da Beira-Rio. Pode ser uma versão paranóica, mas quem conhece um pouco dos bastidores do futebol não pode duvidar.
.
MUNDIAL
.
A primeira semana do Mundial foi bem parecida com os antecedentes. Muitos cuidados e pouca coragem. Esquemas táticos conservadores. De novo só uma Alemanha com meias jovens, desconhecidos e habilidosos (parecendo meias sul americanos). A Itália, no melhor estilo "Squadra Azurra", empatou jogando mal e, com isso, se candidata fortemente ao título. Mas o melhor dessa primeira semana de Mundial, sem dúvida, foi Holanda x Dinamarca. Não a partida em si, mas as beldades que embelezaram as arquibancadas. Valeu a pena acordar 8 da matina para ver as laranjas e as dinamáquinas (clique aqui para conferí-las).
.
RÁPIDAS
.
Eslovaquia 1x1 Nova Zelândia. Bah! Que feito da Eslováquia hein ?!
.
Você trocaria o camisa 9 da Coreia do Norte, chamado de Rooney de Ásia, pelo Alecsandro ?
.
Assim que Maicon anotou aquele golaço, lembrei do Josimar em 1986.
.
Naquela Copa o Josimar marcou dois golaços históricos, contra Irlanda do Noter e Polônia. Este último muito parecido com o de Maicon; a meu ver mais bonito (clique aqui e confira).
.
Nilmar entrou muito bem. Pena que teve pouco tempo para atuar.
.
Kaká nitidamente está "descontado". Dependemos de sua total recuperação a partir da fase eliminatória (se é que vamos passar por Portugal e Costa do Marfim).
.
Marfineses apresentaram boas credenciais e não se surpreendam se tivermos dificuldades no jogo de domingo (ainda mais se Drogba estiver em campo).
.
Além do golaço de Maicon, o melhor do Brasil na Copa foi a atuação de C. Simon no jogo entre ingleses e yankes.
.
Notícia do Jornal da Globo: torcedores da Coreia do Norte, na verdade, eram chineses que compraram ingressos reservados a coreanos (que não puderam ir a África). Querem me enlouquecer!!!
.
Comentaristas e transmissões da televisão aberta são patéticos. Neto, Casagrande, Edmundo et catrefa são uma piada de mal gosto. Pobre do povo brasileiro!!!
.
No princípio, imaginei assistir quase todos os jogos desta Copa, mas estou diminuindo meu ímpeto. É muito jogo ruim.
.
Vamos ver se a partir da segunda rodada começamos a ver jogos melhores. Amanhã vou conferir Espanha e Chile. E torcer pelos uruguaios.
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

AGORA TUDO É COPA DO MUNDO


Pois a parada para a Copa do Mundo fez todas as atenções voltarem para a competição que tem o poder de parar o país. E por um tempo, comentários sobre jogos versarão mais sobre a tão contesstada seleção brasileira do técnico Dunga. Como dizia o hino da Copa de 1982, todo mundo esquece do seu clube e a gente torce por um time só.


A SELE-DUNGA I

Sempre achei que uma boa seleção é a que tem o melhor equilíbrio entre carregadores de piano e pianistas. Em 2006, muitos pianistas, com quadrados mágicos e focas amestradas, sucumbiram nas quartas-de-final à França de Zidane e Thierry Henry. Muita festa na concentração, muito oba-oba e um rotundo fracasso. Em 2010, uma seleção operária. Com poucos pianistas e muita gente para carregar o piano, tentando contrapor ao time de quatro anos atrás, esta seleção chega ao frio do inverno sulafricano com as esperanças de trazer o caneco para o Brasil, dando ao nosso selecionado a oportunidade de defender o título em casa.


A SELE-DUNGA II

E foi assim, com pragmatismo, que vencemos a Coreia do Norte. Sem esperar uma boa atuação, mas com uma vitória no final da partida. Só achei a seleção muito burocrática, sendo que os jogadores em muitas oportunidades não se apresentavam pro jogo e queriam bola no pé. Não sei se Dunga se deu conta disto, o fato é que os gols saíram no segundo tempo. Um deles num chute improvável do lateral Maicon, quase sem ângulo, aproveitando-se das surpresas que a Jabulani vem aprontando nesta Copa. O segundo gol, marcado por Elano em uma assistência do Robinho, também teve a cara deste time. Um passe preciso, um chute forte. No final só achei que a seleção relaxou demais, coisa que não tem sido nossa característica, e deixou a Coreia fazer o de honra e ainda levamos um sufoco desnecessário no final.


E O GRÊMIO?

O GRÊMIO se reapresentou dia 16/06, após 10 dias de folga. Folga imerecida, pelo desempenho dentro de campo. Deveriam condicionar esta folga à colocação dentro do G4 ou à classificação pra final da Copa do Brasil. Como nenhuma dessas coisas aconteceu, o milionário elenco do GRÊMIO ganhou 10 dias de folga injustificáveis, quando deveriam ficar o tempo todo concentrados e treinando. Novidades? Pouquíssimas. Apenas alguns jogadores que retornam do Departamento Médico. Mas isto sem dúvida dará mais opções para o técnico Silas trabalhar. Espera-se que ele saiba o que fazer com o tempo que terá.


ROTH NO ATERRO

Sem dúvida a notícia da semana no futebol gaúcho não veio do GRÊMIO, e sim lá do aterro marginal do Guaíba: a contratação de Celso Juarez Roth pelos amargos. Eu confesso que adorei a indicação. Celso Roth é um excelente treinador... para eles, claro! Que fique eternamente no aterro! Para que sequer seja cogitado novamente no Olímpico.


Para quem sonhou com Felipão, acordar com Celso Roth é dose pra mamute, hein ô vizinho?


RAPIDINHAS

Roth no aterro foi a piada do ano.


E não é que finalmente eu escuto no rádio que a direção gremista se deu conta que precisamos de um primeiro-volante?


Tomara que não seja outra piada, que nem a descrita acima!


Roger, centroavante pertencente ao São Paulo e hoje no Guarani, interessa.


Joílson emprestado ao Atlético-PR.


Bruno Collaço rumo à Ponte Preta.


William Batoré também pode estar se acertando com a macaca. Excelentes notícias.


Semana que vem, mais Copa do Mundo.


Ansioso pra ver a opinião do vizinho sobre a contratação de Celso Roth.


Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL DONO DO RIO GRANDE e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

Nenhum comentário: