segunda-feira, junho 07, 2010

ANO IV - NUMERO 174

PAUSA PARA REFLEXÃO


Pois bem... acabou-se a primeira fase do Brasileiro. Aquela que muitos estavam esperando ansiosos que passasse rápido enquanto outros, que não foi o caso do GRÊMIO, resolveram fazer a diferença. Perdemos um jogo para um São Paulo que estava louco pra entregar a rapadura. Mesmo saindo ganhando, quem entregou foi a gente. E terminamos esta fase na 13ª posição e um mísero aproveitamento de 30%, com 8 pontos conquistados em 21 disputados.


PAUSA PRA REFLEXÃO II

Espero que o GRÊMIO aproveite a pausa para refletir sobre seu futuro. Pois é inadmissível que, com a folha salarial que é paga a este grupo de jogadores, os resultados sejam tão pífios. Que use o tempo de treinamentos e amistosos que terá para repensar sua estrutura, recuperar seus jogadores e readquirir a confiança da torcida. E principalmente que a direção identifique as carências do time e as supra. Pois não me parece muito difícil de ver. Aliás, muita coisa que se percebe agora este colunista fala desde o começo do ano.


O JOGO CONTRA O SÃO PAULO

Confesso que o jogo contra o São Paulo me deu sono. E que não consegui assistir direito. Vi o primeiro gol, escutei de relance o empate, a virada e ainda deu pra ver a pataquada aprontada pelo Bruno Collaço no 2º gol da equipe paulista. Dagoberto fez a diferença para a equipe do Jardim Leonor. Marcou os 3 gols da vitória. E deve ter dedicado a música que pediu no Fantástico ao Bruno Collaço.


E OS PRÓXIMOS JOGOS

Antes da volta do Brasileiro, jogaremos alguns amistosos: enfrentaremos o Nacional-URU em Rivera e depois um torneio com Avaí, Figueirense e Vasco da Gama lá em Florianópolis.


Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL DONO DO RIO GRANDE a 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


.

ALEGRIA, ALEGRIA, ABAIXO A BUROCRACIA
.
Essa semana não quero falar de sistemas, jogadores inoperantes e das coisas chatas que venho batendo neste espaço neste primeiro semestre. Domingo sai do Beira-Rio feliz. O Colorado me presenteou com um segundo tempo de gala. Foi como num toque de mágica, a substituição do inoperante Alecsandro provocou uma onda de alegria no até então apático torcedor. O Gigante acordou. E daí por diante, com um Taison enfeitiçado, fomos para cima do Palmeiras com ímpeto. Giuliano, D'Alessandro, Taison e Walter deixaram bastante claro quem deve ser os quatro titulares da parte ofensiva e criativa. O golo da vitória não saiu por detalhe. Mas a alegria do futebol esteve ali presente, como há muito tempo eu não assistia no Gigante
.
FICA ENDERSON I
.
Gostei muito do interino E. Moreira e se pudesse opinar com voz ativa, seria o primeiro a sugerir a sua efetivação no cargo. Na primeira semana Enderson já mostrou qualidades ao defender o "futebol simples", o bom e velho Feijão com Arroz que tanto defendo. E mais do que defender uma tese a colocou em prática. Repetiu esquema de jogo e escalação nos três jogos em que esteve a frente da casamata. Domingo Enderson mostrou que é corajoso. Sacou Alecsandro do time (algo que Tite, M. Sérgio e Fossati não fizeram).
.
FICA ENDERSON II
.
Mas a coragem de Enderson não se limitou à atitude; taticamente o treinador também abandonou as velhar fôrmulas. Precisando de mais um golo para virar a partida, sacou o lateral direito (Glaydson) para colocar mais um meia ofensivo no time (Andrezinho). E trocou um zagueiro de posicionamento (Sorondo) por outro com atributos ofensivos (Eller). Foram alterações decisivas e que mudaram por completo o panorama do jogo. Algo a ser festejado em dias nos quais os treinadores enganam o torcedor com substituições "6 por meia dúzia". O gol da vitória não saiu, mas o treinador, dessa vez, não foi o culpado. Ficar com E. Moreira de técnico seria um forte golpe na burocracia futebolística.
.
PACOTÃO
.
Não gosto de comentar boatos e especulações, mas a se confirmar o que andam dizendo, F. Carvalho está montando um "pacotão" que transformará o INTERNACIONAL numa máquina de jogar futebol. Tinga já está aí e Renan, tudo indica, será anunciado em breve. R. Sobis é o primeiro da lista de especulações para o ataque. E ainda se fala no repatriamento de Rever (esse não me agrada!). Será difícil bater o Colorado se as especulações virarem realidades.
.
VIÚVAS
.
Tchê, é dose. Joga no INTERNACIONAL Sandro, o melhor volante brasileiro em atividade (incluindo jogadores que atuam no Brasil e no exterior). Trata-se de um cabeça de área de técnica, posicionamento e atitudes inquestionáveis. Mais, de regularidade ímpar. Pois não é que ainda existem viúvas e mais viúvas dos Anderson's e Edinho's da vida. Domingo essas viúvas ganharam holofotes com o retorno de Edinho ao Beira-Rio com a camisa do Palestra. Gritos de "Edinho Guerreiro" foram entoados. Bah!
.
FUTEBOL, MATE e BERGAMOTA
.


Quinta-feira aproveitei o feriado e fui ao Estrelão, na Protásio Alves, assistir ao primeiro confronto do Cruzeiro na reta final da Segundona do Gauchão. Foi uma partida clássica, com todos os ingredientes deste tipo de certame. Gramado ruim, "pega p'ra capar" na meia cancha, expulsões, invasão de campo e torcedor acalorado e com voz ativa no alambrado. Fomos munidos de mate e bergamota e fomos agraciados com uma baita d'uma tarde de sol. Vale conferir o relato do amigo Naninho Campelo, diretor da agremiação da Zona Norte, sobre a TARDE INEQUESCÍVEL.
.
MUNDIAL SUDAFRICA
.


Sexta-feira (11) começa a Copa do Mundo. Tudo já é Copa do Mundo. O noticiário esportivo é todo Mundial Sudafrica. Coisa boa uma Copa do Mundo, pena que é de 4 em 4 anos. Quero ver todos os jogos de novo... Como sempre, aponto a Itália como favoritíssima, ao lado do Brasil de Dunga e da Holanda. Inglaterra, França e Espanha chegam badaladas, mas penso que caem antes das quartas-de-final. A Argentina, embora minha simpatia por Don Diego e seus métodos, não vai longe também. Um azarão ? A celeste charrua.
.
RAPIDAS
.
MÁFIA PAULISTA I: Taison avançou pela direita e foi derrubado por Pierre dentro da área. O juiz mandou seguir, mas as imagens não mentem (clique para conferir).
.
Em tempo: nenhuma linha na imprensa local a respeito do penalty, que, ao vivo (nem precisou "replay"), foi escandaloso.
.
MÁFIA PAULISTA II - Corinthians é um favorecimento a cada rodada. Escrevi a respeito em meu saite pessoal (clique para conferir).
.
Taison e Walter juntos no ataque. É claro que dá certo! Foi o que se viu no 2. tempo de INTERNACIONAL x Palmeiras.
.
Há exatos 3 anos o INTERNACIONAL vencia o Pachuca por 4x1, em atuação de gala de Pinga e Pato Alexandre, e conquistava a RECOPA Sudamericana. Com a conquista o COLORADO alcançou o galardão da TRÍPLICE COROA (Libertadores, Mudial FIFA e Recopa Sudamericana), inédita na América do Sul.
.
RECORDAR É VIVER...
.
É extraoficial, mas notícias dão conta que Lauro e Walter pegaram um 'gancho' de 3 partidas. A ausência do centroavante pode complicar nossa situação na Libertadores.
.
Falei acima de especulações, as quais não gosto de comentar ou abordar. A respeito da questão do futuro treinador do INTERNACIONAL, a coisa ganha horizontes nunca antes verificados. Os boatos sobre a contratação de L.F.Scolari e A. Batista não guardam qualquer sintonia com a realidade.
.
Eu só gostaria de saber qual é o interesse dessas figuras em disseminar essa boataria desenfreada e despropositada.
.
Escrevam: F. Carvalho está com o novo treinador engatilhado. Será A. Braga, o nosso eterno Abelão.
.
Blog Preleção realizou levantamento sobre os esquemas táticos das 32 seleções que participam do Mundial. Espetacular o trabalho de E. Cecconi. Vale dar uma conferida.
.
Falei acima de Maradona e seus métodos. Dieguito abriu as portas do treino do selecionado porteño ontem. Resultado, mais de 4.000 espectadores eufôricos e uma grande festa. Futebol é festa minha gente; abaixo os dirigentes e treinadores que inventaram os tais de treinos fechados.
.
o Fluminense ganhou 4 seguidas e já entrou no G4. Muricy transformou os cariocas de candidato ao rebaixamento a postulante ao título. Muricy conhece como poucos a fôrmula de pontos corridos.
.
Sobre a polêmica da contratação de treinador pelo INTERNACIONAL, o amigo Josué lançou campanha por Andrade.
.
Prefiro um nome mais identificado com o INTERNACIONAL. Já que perdemos o Carpegiani para o Atlé-PR e que o F. Carvalho afastou qualquer hipótese da vinda de Falcão; sou Don Elias Figueroa e não abro!
.
Fluminense, Santos e Corinthians (este último pelos favorecimentos de arbitragem), dificilmente, ficarão fora do G4. Sobra apenas 1 praça. Complicado!
.
QUE VENHA A COPA DO MUNDO!!! AGORA TUDO É MUNDIAL SUDAFRICA...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho
.
ps. coluna escrita sob os efeitos de uma Bohmia Escura (grande pedida no inverno!).

Um comentário:

jo disse...

com sóbis e renan e tinga a quarta vaga é nossa!!