terça-feira, setembro 07, 2010

Ano IV, Número 187

SÓ PARA SABER O PLACAR
.
Quem assistiu e viveu a época da Academia Colorada, na década de 70, costuma afirmar que ia ao estádio apenas para saber por quantos gols o INTERNACIONAL venceria os adversários, tamanha a certeza da vitória. É exatamente essa a minha sensação, nos dias atuais, ao percorrer o trajeto que leva ao Beira-Rio. O time joga com tamanha fluidez que a vitória é sempre uma questão de tempo. Não foi diferente contra o Barueri (ou melhor, o Prudente). Como disse o amigo Guacir o time está “azeitado”. De fato está. Há algum tempo não assistia um time com tantas saídas de jogo, com um padrão defensivo e ofensivo. As combinações de ataque são visívei
s, há triangulações em ambos os flancos. O time, invariavelmente, ataca com 7 ou 8 jogadores e defende em bloco, com posicionamentos defensivos muito rápidos. Enfim, no Beira-Rio, a única dúvida é o placar final, porque o vencedor é conhecido de antemão.
.
DE VOLTA À BATALHA
.
Jornal Correio do Povo do último domingo estampou na sua tradicional contracapa foto e reportagem excelente de lavra de F. Falkowski sobre o retorno de Guiñazu ao time do INTERNACIONAL. El Cholo retornou e com grande participação, sempre com aquela abnegada entrega à equipe. Aliás, nada mais emblemático do que o próprio episódio da lesão em Guadalajara e a participação, lesionado, na batalha final da Libertadores.
.
DE VOLTA À BATALHA II
.
Destaco da reportagem: "Ele sofreu um entorse no tornozelo esquerdo no início do segundo tempo da partida contra o Chivas em Guadalajara. Mesmo assim, jogou até o final. Uma semana depois, mesmo sentindo dores, estava em campo para enfrentar outra vez o time mexicano na grande final da Libertadores. Para conseguir jogar, porém, teve tratamento especial da equipe de médicos e fisioterapeutas colorados. "Fiquei seis dias sem fazer nada, sem treinar. Mas valeu a pena. Jogar a final foi algo especial, foi a coisa mais linda que me aconteceu", resume o volante. Depois da decisão contra o Chivas, ele dedicou-se a recuperação da lesão, só finalizada na sexta-feira.". Excelente a matéria do Falkowski (para conferir na íntegra clique aqui).
.
ESTÁDIOS I
.
Estimativas dão conta que a reforma completa do Beira-Rio custaria R$ 180 milhões. Já uma reforma básica, apenas para atender caderno de encargos da FIFA sairia por R$ 40 milhões. Nessa reforma mínima teríamos contemplados o vestiário dos visitantes, iluminação e outros detalhes menores, excluída a obra da cobertura e construção de torres de estacionamento, por exemplo. Fico com a reforma básica. Não há porque estrangular as finanças do clube.
.
ESTÁDIOS II
.

O Beira-Rio já é um dos melhores e mais capacitados estádios do país (sempre foi), tanto é assim que será o único palco de jogos do Mundial que sequer precisará ser interditado para obras. Enquanto mineiros e cariocas estão órfãos de estádios e os baianos implodem a Fonte Nova, os Colorados não serão privados do salutar convívio do pátio do Beira-Rio durante as obras. Façamos, pois, o básico, porque não vale a pena se exibir para gringo deslumbrado. Façamos a iluminação, o vestiário visitante e o novo projeto de arquibancadas (preenchendo a área ociosa da antiga coréia). Mesmo com a reforma básica, teremos o melhor estádio privado do país.
.
ESTÁDIOS III
.
Tramita em regime de urgência na Assembléia projeto de lei que concede isenção de ICMS às obras de estádios destinados a sediar eventos da Copa 2014. O curioso é que o projeto inclui a arena que a construtora portuguesa AOS pretende erguer, em troca de área nobre da Capital na qual atualmente se localiza um decadente estádio (quase em ruínas). Mas o que tem a ver esta arena com a Copa 2014 ? Haverá jogos em dita arena ? Por que cargas d’água uma construtora portuguesa seria beneficiada com isenções de ICMS destinadas a agremiações esportivas do Rio Grande do Sul ? São perguntas fundamentais que os senhores deputados estaduais precisam formular (e responder) antes de aprovar o tal projeto de lei.
.
CENTROAVÂNCIA
.
Centroavante vive de gols. L. Damião anotou 4 tentos em 6 jogos (incluindo aquele decisivo na final da Libertadores). O desempenho já começa a render, inclusive, discussões sobre sua continuidade na equipe quando Alecsandro voltar de lesão. Este último que foi tão contestado antes da chegada de C. Roth, mesmo ostentando sempre o título de goleador do time na temporada. Penso que Damião deve seguir na equipe enquanto estiver marcando gols. Agir de forma diferente seria privilegiar o “carteiraço”.
.
ELEIÇÕES I
.
G. Luiggi x P. Affatato. Dois candidatos situacionistas disputarão a sucessão de V. Piffero; é o que indicam os fatos. A oposição, infelizmente, atirou a toalha depois da conquista da Libertadores. Digo infelizmente porque sempre é salutar a disputa eleitoral, até para que haja o debate sobre temas fundamentais a sobrevivência do clube. Mas os resultados de campo, num clube de futebol, atropelam até mesmo as mais comezinhas figuras democráticas.
.
ELEIÇÕES II
.
O consenso desejado pela atual diretoria parece distante. O movimento Inter Grande não abre mão da candidatura de Luiggi e refutou, inclusive, proposta de alternância no próximo quadriênio (com 2 anos de mandato para Giovanni e dois para Pedro). Luiggi é homem do futebol, chegou a ser vice da pasta quando Carvalho se licenciou por um período em 2007. Não foi muito feliz, é verdade, com a contratação de Galo para treinador, mas é o responsável, por exemplo, pela garimpagem de Sandro e L. Damião, apenas para citar os mais destacados. Affatato, a seu turno, é homem da administração. Foi vice de patrimônio e realizou ótimo trabalho. Não possui, contudo, currículo na gestão do futebol.
.
ELEIÇÕES III
.
Torcedores e sócios precisam ficar atentos. A situação, como se vê, já discute a alternância no poder para os próximos quatro anos. A verdade é que a oposição hoje é quase inexistente no clube. Por isso a eleição para o Conselho Deliberativo é mais importante do que à Presidência. Votar na oposição não é votar contra este grupo que hoje comanda o clube, mas sim pela oxigenação de idéias e posturas. A alternância no poder sempre é recomendável, mesmo quando as coisas andam nos trilhos.
.
RENOVAÇÃO À MODA ANTIGA
.
Kleber renovou contrato até dezembro/2013. É o grande reforço para o Mundial de Abu Dabi. Com razoável marcação, eficazes apoios e cruzamentos precisos, o lateral convenceu até seus maiores críticos de que é uma figura importante no time Colorado. Detalhe da renovação: o lateral foi representado por seu pai J. Correa. Pode-se dizer, portanto, que foi uma renovação à moda antiga. Quem não lembra do tempo em que as renovações de M. Galvão com o INTERNACIONAL eram intermediadas pelo pai do atleta, o Seu Oquelésio. Seria bom que mais pais e menos empresários conduzissem a carreiras dos atletas.
.
RÁPIDAS
.
Falei acima do projeto de isenção de ICMS para obras da Copa 2014.
.
Sobre a lesão de Guinazu em Guadalajara e sua participação, lesionado, na final, lembro que na mesma partida outro jogador do INTERNACIONAL sofreu lesão menos severa, saiu de campo e deixou o time em apuros, e até hoje não retornou aos gramados. Refiro-me a Alecsandro!
.
Bueno, não é a toa que Guina é ídolo e Alecsandro, bom, Alecsandro é Alecsandro e nada mais...
.
“O Kleber sempre diz para eu ficar lá no segundo poste que a bola vai chegar.” (L. Damião, ao final do jogo contra Prudente, comentando o lance do segundo gol).
.
Silas telefonou para o atacante Edu especulando a possibilidade de contratá-lo para o Flamengo.
.
Silas é coisa nossa!!!
.
Tchê, e a babação de ovo em cima do padeiro da azenha hein ?! Imprensa, por favor, tenha dó dos meus ouvidos, porque eles não são penicos.
.
Aberto oficialmente o Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia.
.
Então vamos traguear e comer assado até o dia 20 de setembro bugrada...
.
TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO ACAMPAMENTO!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho




A MUDANÇA DE POSTURA

Se o time do GRÊMIO com Silas em muitas vezes demonstrava uma apatia preocupante, muitas vezes reclamada aqui neste espaço, ao menos com Renato Portaluppi estamos notando uma mudança de postura dos jogadores gremistas. E isto ficou claro no jogo contra o Botafogo.


A MUDANÇA DE POSTURA II

Lá no Engenhão o GRÊMIO saiu perdendo por 2x0 para um Botafogo bem-montado pelo técnico Joel Santana. O time da estrela solitária já havia criado problemas aqui quando jogaram contra os amargos aqui no pardieirão da beira do aterro. Muito por uma escalação equivocada de Renato, que colocou Gilson na armação do time no lugar de Douglas, que sentiu contra o Guarani aqui no Olímpico e não foi liberado pelo Departamento Médico para viajar para o Rio de Janeiro com a delegação.


A MUDANÇA DE POSTURA III

Renato teve coragem e admitiu publicamente a besteira que fez, colocando Roberson colado na dupla Jonas e Borges ainda no primeiro tempo, vendo Gilson naufragar no time e sacando o próprio. Mesmo queimando seu atleta, Renato pensou no GRÊMIO como um todo. O time melhorou de produção com a alteração e começou a chegar no gol adversário, perdendo boas oportunidades ainda no primeiro tempo.


A MUDANÇA DE POSTURA IV

Jonas, então, apareceu no segundo tempo. Foi ele que descontou, de cabeça. E foi ele que marcou o gol de empate que marcou a reação tricolor e a mudança de atitude. Pois vimos um time irresignado com a derrota e que buscou o resultado. E obteve o empate, mesmo com todos entendendo que um simples ponto trazido do Engenhão seria lucro. E o lucro foi justamente esta mudança de postura. Parece que Renato está conseguindo trazer ao GRÊMIO a indignação que ficou perdida em algum lugar.


O JOGO CONTRA O GUARANI

Antes do jogo contra o Botafogo, o GRÊMIO enfrentara o Guarani em casa. Vencemos com uma atuação razoável pelo escore mínimo. Parimos uma bigorna para ganhar de um time fraco. Mas mesmo assim o Bugre não levou nenhum ponto daqui pra Campinas.


O PRIMEIRO OBJETIVO FOI CUMPRIDO

E com três partidas consecutivas sem sofrer derrota – empate contra o CAP, vitória em casa contra o Guarani e novo empate fora contra o Botafogo – o GRÊMIO conseguiu seu primeiro objetivo dentro do campeonato em que está disputando, que é o de não cair. Aliás, algo comentado aqui neste espaço praticamente desde o início do certame, e só agora admitido pela direção. Viramos o turno fora da zona de rebaixamento. Terminamos na 16ª posição, com 20 pontos somados.


PROJEÇÕES PARA O RETURNO

A tendência é que o GRÊMIO pontue mais no returno. Enfrentará em casa adversários mais tradicionais, como São Paulo, Cruzeiro e Flamengo. Assim como jogará em seus domínios contra adversários diretos na luta contra o descenso, como Atlético-GO, Prudente e Atlético-PR. Mas terá algumas pedreiras, como Santos na Vila Belmiro e já neste sábado enfrentará o Corinthians lá no Pacaembu.


SEU COMPROMISSO DIA 11/09

Conforme havia adiantado aqui, estou concorrendo a uma vaga no Conselho Deliberativo pela Chapa 1 – a chapa de oposição, denominada Renova Tricolor. A chapa é apoiada por Paulo Odone, que tirou o GRÊMIO da série B e levou à final da Libertadores. E acredito que com a vitória da Chapa 1 nas eleições deste sábado começaremos a operar a mudança necessária dentro do clube. A começar pela redução da cláusula de barreira para as eleições de 30 para 20%, ideia que defendemos e lutamos arduamente. E também pela profissionalização e modernização da gestão do GRÊMIO, acabando com o “carguismo”, fazendo que as diretorias remuneradas do clube, previstas no estatuto desde 2004, sejam ocupadas por profissionais que realmente façam a diferença dentro do GRÊMIO. Por fim, defendemos a Arena e sua inauguração em dezembro de 2012, que faz parte da plataforma de campanha de Paulo Odone.

Portanto, o sócio gremista que quer realmente a renovação com qualidade, fugindo dos apoiadores da situação, que está novamente afundando o GRÊMIO, e da gurizada despreparada da Terceira Via, que sequer conhece o GRÊMIO por dentro, tem um compromisso neste sábado. Comparecer no Olímpico e dar seu voto para a CHAPA 1 – Renova Tricolor.


Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL dono do Rio Grande e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração e de Renovação

Nenhum comentário: