segunda-feira, setembro 13, 2010

ANO IV - NUMERO 188


É 15 DE SETEMBRO: FELIZ ANIVERSÁRIO!


Hoje, o Grêmio completa 107 anos. E, para a festa, o convidado é o Palmeiras comandado por Luís Felipe Scolari. Não poderia ser mais apropriado. Mas, ainda assim, mesmo se o Grêmio estivesse na lanterna, com 0 ponto na tabela, o adversário fosse -sei lá!- o Cerâmica de Gravataí, e não houvesse promoção de ingresso, o gremista teria obrigação de comparecer apenas pela data. Não se pode faltar festa de aniversário de ente querido!

No entanto, a realidade é diferente. Como dito, enfrentamos Felipão, vimos de uma seqüência invicta de 5 partidas, vencemos a primeira fora contra o vice-líder, já estamos na zona da Sul-Americana, a 5 pontos do 17º colocado e a Oposição venceu as eleições de forma contundente. Há, ainda, desconto no ingresso, e a previsão é de tempo bom! É noite para se ter o maior público do ano!

Porém, ainda acho que um empate hoje não seria de todo ruim. A luta ainda é para não cair, e qualquer ponto é bem-vindo. Portanto, empurremos o time para a vitória, mas tenhamos paciência para não estragar o momento.

Tudo o que quero de aniversário são 3 pontos! Mesmo que seja por 1-0...

Defenestrados
A sucessão de erros da atual direção, alguns listados aqui neste espaço desde que assumiram no início do ano passado, resultou numa derrota flagrante nas eleições para renovação de metade do Conselho Deliberativo. Primeiro importante sinal do fracasso: o fraco comparecimento. O sócio afastou-se do clube! Mas, não obstante, 75% dos que foram, votaram contra a atual gestão. A Situação não elegeu NINGUÉM, e por 0,7% (zero vírgula sete) escapou do último lugar!

Pelo menos, ao que parece, a conta será paga apenas eleitoralmente. O time dá sinais de que não será rebaixado. Estamos em 2003, e não em 2004...

Presidência
O resultado praticamente elege Odone presidente. A Oposição já tinha feito 2/3 das cadeiras na última eleição e, agora, fez todas. Sendo assim, a Situação tem algo como 15% de conselheiros, insuficientes para levar um candidato ao segundo turno.

Cláusula de Barreira
Se faz necessário reformar o estatuto para redução da Cláusula de Barreira. A ausência de oposição à administração não é boa em nenhuma hipótese. Esta eleição mostrou que 20% sejam suficientes para equilibrar a representação no Conselho.

Copa FGF
A gurizada do Grêmio caminha para o vexame de ser eliminada num hexagonal em que 5 se classificam. Ontem, perdeu o Gre-Nal -que deveria entrar nas estatísticas oficiais, aliás- em que foi pior que o time "C" do rival. Agora, são 4 derrotas em 5 jogos. E isso é o futuro do clube?! O que fizeram com nossas categorias de base?!

Arena
O maquinário para a construção do novo estádio já está no local. As obras iniciam-se em 20 de setembro! A previsão é que, a partir de agora, irá da maquete à realidade em menos de três anos. E o vizinho ficará sem discurso (apesar de eu ainda achar que deveríamos dividir um estádio único)...

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com







QUEIMANDO A LÍNGUA

.
Na última semana fiz uma verdadeira ode ao INTERNACIONAL que joga no Beira-Rio. Pois justamente na partida seguinte dentro de nossos domínios tivemos uma atuação que deixou a desejar contra o lanterna Goiás. A vitória não veio. E Renan ainda foi escolhido por todos como o nome do jogo, o que dá uma boa noção de que as coisas não correram bem. C Roth esteve muito mal no domingo (e já estivera na última 4ª feira no jogo contra o Cruzeiro). Com a lesão de Sobis armou um time com 2 volantes e 3 meias, isolando Damião na frente. E se o modelo de time já não era o ideal, ficou ainda pior com a atuação discreta de Giuliano. O primeiro tempo foi de pouca agressão ao adversário. E na segunda etapa, para surpresa, o time voltou jogando da mesma forma. Faltou marcação pressionada no campo adversário (o que, aliás, Celso reconheceu na coletiva pós-jogo). E faltou ambição ofensiva, justamente um dos meus maiores elogios a este INTERNACIONAL recente. Minha língua terminou o final de semana toda queimada.
.
OS ERROS DE CELSO
.
Começo pelo maior deles: morrer abraçado com os volantes. Tirar W. Mathias (ou até Guiñazu que jogou amarelado durante 60 minutos) era algo óbvio se o objetivo era a vitória. Roth precisa testar uma meia cancha com Guiñazu de cabeça de área (e movimentação limitada), Tinga, Giuliano e D’Alessandro. E hoje era a melhor oportunidade para fazê-lo (não haverá outra igual). O ingresso do jovem Sasha antes de Marquinhos foi outro erro (comento melhor a seguir). Roth sacou exatamente os dois armadores, um erro gravíssimo que muitas vezes foi cometido por Fossati. E para piorar terminou o jogo num bisonho 4-2-1-3, com dois volantes plantados, diante de um time que veio a Porto Alegre apenas se defender e especular contra-ataques. Para ficar pior só se colocasse 3 zagueiros.
.
ÚNICO CONSOLO
.
A rodada marcou o confronto direto entre times favoritos à conquista do título e cotados ao rebaixamento. E a vantagem foi para os desesperados. Fluminense, Santos e Corinthians, nossos adversários, perderam, respectivamente, para Atlético-Go, Ceará e para o time do vizinho. Os rebaixáveis triunfaram sobre os times da ponta da tabela. Por esse viés, nosso empate contra o lanterna Goiás foi lucro.
.
DERROTA EM MINAS GERAIS
.
Quem conhece o certame de pontos corridos sabe que perder pontos no confronto direto entre clubes grandes faz parte do jogo. O que não se pode é perder pontos para os pequenos. Nesse contexto, a derrota para o Cruzeiro, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, faz parte da caminhada. Fizemos uma partida equilibrada com o ótimo time mineiro e só saímos com placar adverso em decorrência de uma falha grosseira de posicionamento de Nei (não bastasse a falha, o lateral nitidamente não cortou o lance porque tirou a cabeça, num movimento típido de jogador descomprometido!). O ponto negativo foi a lesão de R. Sobis, que fará muita falta.
.
MARQUINHOS x SASHA
.
Foi ridícula a substituição de Marquinhos em Minas Gerais. Nada justifica colocar um jogador e sacá-lo menos de 30 minutos depois. Ainda mais porque, em seguida, C Roth colocou o fraco Everton, praticamente reconhecendo o erro da alteração anterior. O mais interessante foi que a cobrança da imprensa, ao final do jogo, foi quase nenhuma (para não dizer inexistente!). Agora contra o Goiás Roth fez ingressar o jovem Eduardo “Sasha” aos 25 minutos, preterindo Marquinhos (que só entrou nos 10 minutos finais). Não há justificativas. Só posso considerar que o empresário de Marquinhos não é lá essas coisas.
.
SASHA x MARQUINHOS
.
E não tenho nada contra esse jovem Sasha. Pelo contrário. Mas, assim como 99% do torcedor Colorado, sequer era sabedor de sua existência. Até gostei do guri. Possui boa velocidade e deslocamento dentro de campo (faz uma diagonal da direita para esquerda muito interessante). Mas o fato é que Marquinhos deve ser a primeira opção. Ao contrário de Sasha é um jogador pronto. O jovem Eduardo ainda precisa amadurecer, ganhar corpo e atributos técnicos. Marquinhos, repito, está pronto e merecendo maiores oportunidades. Em tempo: O jovem Eduardo “Sasha” está no INTERNACIONAL desde os 9 anos e só estreou contra o Goiás depois de renovar contrato (com previsão de multa rescisória de U$ 40 milhões).
.
NEI
.
Falei acima da falha de Nei contra o Cruzeiro. E olha, é impressionante a falta de contribuição deste jogador ao time. Pior, o flanco direito, definitivamente, é uma avenida para os adversários. A sorte é que o General Bolívar cobre tudo por ali. Mas o lateral Nei não tem condições de jogar no INTERNACIONAL. É um lateral que não marca ninguém, nunca está posicionado no lugar certo e, ofensivamente, não oferece contribuição alguma ao time. E para aqueles que dizem que não há opção para substituí-lo no grupo, digo, sem medo de errar, que Glaydson, mesmo improvisado, é mais jogador do que Nei.
.
RÁPIDAS
.
Vizinhança nas páginas policiais (clique e confira). Está no DNA tricolor.
.
Brasil Sub-19 campeão da 8a. Copa Sendai, no Japão. Detalhe: figuravam, com destaque, na equipe canarinho os Colorados Oscar, Juan e Kleber (lateral direito do INTER-B).
.
Para quem ainda não conhece, recomendo o CANTO GREMISTENSE. Uma verdadeira pérola!
.
Nilmar marcou um gol e meio, na goleada de 4x0 do seu time. Veja o lance em que Nilmar imitou o baixinho Romário (clique aqui e confira).
.
“Este time que eu sequei desde guri”... Tchê, é muita criatividade...
.
Sobre Nei, ainda, pergunto: quando é que este rapaz acertou o último cruzamento hein ?
.
Tchê, é dose!, lateral vive de boa marcação e de cruzamentos eficazes. Não dá mais p’ra agüentar o Nei!
.
Illan intensifica os treinos e em breve estará a disposição de Roth. Ao que tudo indica já figurará na lista de jogadores para o jogo da próxima 4a feira.
.
Alecsandro voltou a trabalhar com bola.
.
L. C. Reche – Rádio Guaíba - afirmou após o jogo contra o Goiás que estamos a procura de um cabeça de área. Tomara que esteja certo!
.
Ainda não é hora de tirar o time do certame nacional. O campeonato é longo e quem viveu o perde-ganha do ano passado sabe que há tempo para recuperação.
.
Crises no Fluminense, que preconizei há algumas semanas, começaram a surgir. A primeira foi entre Fred e departamento médico.
.
Cruzeiro venceu Avai e colou nos líderes. Time mineiro, como disse acima, é muito bom. Aliás, afora o INTERNACIONAL, coloco o time da Toca da Raposa ao lado do Santos como grandes favoritos a conquistar o título.
.
E, antes que perguntem, repito o que já disse: o Fluminense não chega. E o Corinthians só ganha este título se for na roubalheira (o que não me causaria nenhuma surpresa! – quem não lembra de 2005 que duvide).
.
“Quando é que o C Roth vai aprender que em casa não se joga com 3 volantes ? Tira um deles e coloca um atacante no time” (J. Krug – Porto Alegre-RS). Fecho em gênero, número e grau contigo, amigo Josué!
.
“Tem que colocar uma coleira no Guiñazu. É brincadeira.” (Gringo – Alvorada-RS).
.
Marcão foi substituído e recebeu aplausos tímidos no Beira-Rio. A social do INTERNACIONAL tem dessas coisas. Bah!, até o Marcão tem viúvas por ali.
.
Está demais a babação de ovo da imprensa com relação ao padeiro da azenha.
.
Aliás, nessa semana, vai ser duro de aguentar a fanfarronice do padeiro depois de duas vitórias consecutivas (estava fazendo aniversário da última vitória deles fora de casa).
.
E o pior é que o Sr. L. F. Scolari vem a Porto Alegre na 4a feira. Bah! Essa semana vai ser dose de aguentar aqui nos pagos...
.
Vou me refugiar no Acampamento Farroupilha...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Beira-Rio

Nenhum comentário: