A coluna mais lida da Seção de Clássicos retorna para regozijo de todos que sentimos a ausência do periódico Mundo Esportivo! Todas as terças-feiras, novos embates. A semana dos maiores clubes do Rio Grande do Sul sob os pontos de vista colorado e tricolor. A neutralidade é veementemente proibida. P.S.: Recomenda-se a leitura com cerveja bem gelada. De preferência, Polar!
quarta-feira, dezembro 29, 2010
terça-feira, dezembro 21, 2010
Sobre Odone, creio que ele possui diversos defeitos como presidente: é uma pessoa difícil de lidar; pessoaliza demais o comando; trabalha mais focado na amizade do que no bem do clube; etc. Ele volta por ter passado quatro anos no clube sem conseguir criar um sucessor convincente aos sócios, mesmo após uma bela gestão. Antes que alguém fale, duvido que o episódio Rafael Bandeira tivera alguma influência na eleição, mas por si já serve de exemplo da dificuldade de Odone em estabalecer alguém competente para lhe substituir, ao invés de um amigo. Porém, faça-se justiça, se há algo que não se pode dizer de Odone é que ele seja incompetente ao trabalhar pelo clube. Seu saldo é positivo. Tanto que para criticá-lo, se apega-se a detalhes, nunca ao principal.
Odone pegou um clube quebrado, sem jogadores, na Série B nacional, e há três anos sem títulos. Ao menos, as categorias de base estavam funcionando (e nos deram Lucas, Ânderson, Carlos Eduardo, etc.) e isso foi importante para recolocar o clube no prumo. Agora, pega um clube em melhores condições que em 2005; mas ainda em pior do que aquelas em que ele entregou em 2008.
Se tudo correr como se espera, Odone deixará o cargo apenas em 2014. Até lá, o clube terá um estádio novo, fontes de faturamento estável através da cancha e do quadro social. Tenho dúvidas em como estará a nossa base, e imagino que o marketing continuará abaixo do potencial do clube. Politicamente, ele não terá desenvolvido um substituto, e o clube se verá rachado às portas da eleição. Se teremos um presidente competente em 2015, isso dependerá de como os movimentos se comportarão e se articularão nestes próximos 4 anos. As mudanças na cláusula de barreira, principalmente para o Conselho (sou contra a para presidência), serão vitais para a oxigenação do clube.
E os resultados de campo? Pode parecer insano o que eu digo, mas eles são "de menos". Algum título virá, com certeza, mas deve se ter consciência que eles não dependem apenas do que o clube faz. Acho que a gestão Odone montará equipes absolutamente competitivas, daquelas que dará gosto de acompanhar jogo a jogo. Isso é o máximo que se pode fazer. Títulos serão decorrentes das circunstâncias.
Modelo Esgotado
Difícil imaginar como o Grêmio sobrevive a uma sucessão de presidentes absolutamente lamentáveis desde 1991, com as honrosas exceções de Koff e Odone. Nos últimos 20 anos, em 12, o clube teve como líder alguém absolutamante desmerecedor da tarefa: Bandeira (1991-1992), Cacalo (1997-1998), Guerreiro (1999-2002), Obino (2003-2004) e Duda (2009-2010). Não foi à toa, portanto, que o antigo sistema de "clube de amigos e famílias", centralizado num Conselho que pouco se renovava, ruiu. A democratização, por certo, traz outros problemas consigo à medida que soluciona os antigos, mas ainda assim é o que se tem de melhor para substituir um modelo esgotado.
Sobre o que (não) acontece durante as Férias
Do time, só volto a falar no começo da pré-temporada. Até lá, seguirei com a política de não dar nenhuma importância ao festival de chutes e invenções que saem nos meios-de-comunicação.
Puma
A Puma não será mais a fornecedora de material esportivo do Grêmio em 2010; no seu lugar, entra a Topper. Ao que parece, o clube não tem nada a ver com o que aconteceu.
O Grêmio não tem um contrato direto com a Puma, mas com uma fábrica brasileira chamada Filon que representava a Puma no Brasil. O contrato entre a Filon e a Puma acabou, afetando a parceria com o Grêmio.
Rescindir o contrato com a Filon seria uma loucura financeira, já que -dizem- a multa seria de 32 milhões de reais. Assim, o Grêmio viu-se limitado às marcas que a Filon teria a oferecer. Se ofereceu mais de uma, não se sabe. Sabe-se que ofereceu a Topper, e o Grêmio aceitou. Assim, até o final do contrato com a Filon, se não ocorrer mais nenhuma surpresa, será Topper a marca estampada nos materiais esportivos do clube.
Tudo isso é normal, não há motivos para alarde. Acontece, e não existe nenhum problema. Que a Topper seja bem-vinda.
Retrospectiva 2010
Disse que a faria nesta semana, mas não fiz. Há tempo de sobra para isso. Foi um ano interessante, e que merece ser discutido. Aguardem.
Mundial de Clubes
A coluna da semana passada foi toda dedicada ao vizinho. Peço perdão aos leitores por não ter falado no Grêmio, mas, sabem como é:
... PARA O MAZEMBE!
Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
.
Futebol 2011 - Renovação de Roth I
.
Futebol 2011 - Renovação de Roth II
.
Homenagem absurda
.
O pobre mundo azenhano I
.
.
SECOPA (ou a Secretaria que deve ser extinta)
.
.
Futebolista de América
.
terça-feira, dezembro 14, 2010
ou "Sobre o Fiasco do Vizinho" ou "Comendo o pão KIDIABA amassou" ou...
Aproveitaria hoje para falar do Grêmio, da nossa recuperação no Brasileiro, do que nos espera na Libertadores (gracias por todo, Independiente), de como planejar o primeiro semestre de 2011, etc. Porém, diante do resultado da partida contra o Todo Poderoso Mazembe (sim, esse é o verdadeiro nome do clube), do CONGO (nada menos que o 129º lugar no ranking da FIFA), não me restou muita coisa para fazer hoje que SORRIR.
Deixo as imagens abaixo falarem por mim:


Volto a falar de Grêmio na semana que vem.
Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
P.S.: "O sonho acabou, mas as parcelas da CVC continuam." (Jorge Santana)
terça-feira, dezembro 07, 2010

Nos divertimos muito nessas 200 edições. Esperamos que nossos leitores, mesmo que sejam poucos, também.

¡¡¡QUEREMOS LA COOOOOOOOPA!!!
¡Vamos! ¡Vamos, vamos, Rojo! Que este miércoles, te quiero ver ganar...

Somos todos hinchas de Independiente.
Una victoria de los hermanos, gauchos del Pampa, de la banda occidental, pone a Gremio en la Libertadores. Por eso, no hay escusa para no ser buenaerense por un par de días, no más. Por cierto que nadie va a morrir por eso; ní hay razones para vergüenza.
Tampoco las hay para no tener esperanza. De verdad que estamos 2-0 en contra, pero jugamos en nuestra casa. Todos los billetes fueron vendidos en pocas horas. Y se Independiente está en la final, fue por todo lo que hizo en Avellaneda (piedra incluida).
Nuestro entrenador -Turco Mohamed- yá sabe quién son los jugadores que van traer más una Copa para la enorme lista de laureles de los Diablos: Navarro; Tuzzio, Matheu, Velázquez, Mareque; Battión; Cabrera, Fredes, Nico Martínez, Patricio Rodríguez; Parra. Y estaremos juntos con ellos.
Contra Goiás, con Independiente, por un cupo en la Copa.
Somos todos ¡ROJO!

Saludos inmortales de un (deseador) libertador de América,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com
Esta partida que nos deixou "dependientes" do resultado de quarta-feira. Ao menos fizemos -e muito bem- a nossa parte. Que digam os mais de 45.000 presentes no estádio.







RUMO AO BICAMPEONATO
.
G. Luiggi foi eleito Presidente para o biênio 11/12. Foram mais de 16.000 associados votantes na maior eleição da história de um clube de futebol. O INTERNACIONAL quebrando recordes atrás de recordes e, cada vez mais, justificando o hino quando diz "orgulho do povo do RS".
.
E por falar em recordes, na despedida do time rumo a ABU DÁ BI teve sessão de cinema para conferir o filme ABSOLUTO, que relata a conquista do Bi da Libertadores. Foram mais de 26 mil Colorados conferir o que foi a sessão de cinema com maior público da história.
.
COLORADO COPEIRO DENTRO E FORA DOS GRAMADOS...
.
O momento mais emocionante do filme ABSOLUTO é quando Bolivar narra a postura de Glaydson antes do jogo contra o Chivas, em Guadalajara. Em meio a um vídeo do momento, o Capitão conta que o meia, sempre tímido e calado, pediu a palavra e tomou conta dela para motivar os companheiros.
.
Depois Bolivar narra que na entrada para o jogo, as duas equipes perfiladas, os mexicanos tentaram nos intimidar com gritos. O Capitão encerra sorrindo e dizendo que grito nunca ganhou jogo.
.
Bolivar justifica em gestos, atos e posturar a braçadeira de Capitão. E pensar que em 2008, com a saída de Edinho, a braçadeira passou por 2 ou 3 braços antes de ser assumida por Bolivar.
.
Ainda sobre a eleição. Conselho Deliberativo foi renovado em 50% (165 cadeiras). A Chapa 2 (oposição) fez 39 conselheiros, com 26,20% dos votos. A Chapa 3, de Luiggi e Carvalho anotou 57,93% (87 conselheiros). Particularmente, gostaria que a oposição tivesse conquistado mais espaço.
.
Gurizada do Sub20 estreou com vitória de 3x1 sobre o Vasco da Gama no Brasileiro da categoria. Equipe formou com Rafael Copetti; Tinga, Leozão, Marcos e Paulinho; Zé Mário (César), Ronaell (Nuno), Fred, Marquinhos (Giovani) e Felipinho (Murilo); Samuel (Leandro).
"We're 100% ready". Entrevista de C. Roth é destaque do site da FIFA (clique e confira)
.
Al Whada de Hugo, Magrão e F. Baiano venceu o Hekari Utd. e se credenciou para enfrentar o campeão asiático Seongnan Chunma. Daí sairá o adversário da Internazionale.
.
Enquanto isso, na nossa chave, tem o confronto Pachuca x Mazembe, no sábado. Toda atenção será pouca para estudar nosso primeiro adversário.
.
Até o dia 14, quando entraremos em campo, será impossível dormir...
.
Com Sasha no lugar de Glaydson viajamos para a conquista do Bicampeonato.
.
"Lutaremos muito pelo bicampeonato mundial" (Bolivar na despedida rumo a ABU DÁ BI).
.
INTERNACIONAL x Independiente na decisão da RECOPA 2011...
.
ABU DÁ BI...
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Beira-Rio