quarta-feira, abril 13, 2011

ANO V - NUMERO 217




--- espaço destinado à coluna do Grêmio F.B.P.A. ---






A VOLTA DO BOLA-BOLA


A diretoria acertou em cheio ao contratar P. R. Falcão para treinar o INTERNACIONAL. Não quero nem comentar a saída de Roth. Quem me segue conhece minhas opiniões e não vou perder tempo, hoje, falando de quem sai. A contratação de Falcão vai ao encontro de uma velha tese que tenho; a de que o INTERNACIONAL sempre deve ser comandado por um nome que conheça os quatro cantos do Beira-Rio. Nessa minha lista figuram Carpegiani, Dunga, Figueroa, C. Duarte e, é claro, Falcão. Mas não é só isso. A chegada de Falcão pode solucionar justamente o maior problema atual do time. Há algumas semanas venho clamando para que o time tenha movimentações ofensivas, saídas de jogo, triangulações laterais. E os primeiros movimentos com Falcão evidenciam que mais do que alterações de nomes no onze inicial teremos mudanças efetivas no modo de jogar.


SISTEMA I


Os treinos da semana indicam que atuaremos contra o Santa Cruz num clássico 4-4-2, com duas linhas de 4, com dois meias centralizados (Bolatti e Guinazu) e dois meias abertos (Andrezinho e D'Alessandro). Gosto muito da proposta. É um sistema que favorece, e muito, o modelo de triangulações laterais, com os meias (extremos) se juntando ao lateral e um atacante. Do ponto de vista onto de vista defensivo, as duas linhas de 4 formam coberturas naturais quando os jogadores de meio se colocam entre 2 dos defensores, formando triangulos com vértice na meia cancha. É um sistema que não sobrecarrega os volantes e possibilita auxilio constante aos laterais.


SISTEMA II


Quem lembra do time de 1993 não esqueceu do sistema de pressão constante ao adversário com diminuição de espaços entre a defesa e o meio de campo (aproximação dos defensores da linha de médios). E é exatamente isso que espero ver já no sábado no Beira-Rio. Um time não pode jogar encolhido, com jogadores acomodados na defesa a esperar o adversário se aproximar. O futebol moderno não permite acomodações e, muito menos, espaços de criação ao adversário.


SISTEMA III



A efetivação de Sobis como companheiro de Damião é o definitivo abandono do esdrúxulo esquema que contemplava a nefasto e isolada figura do "1" no ataque. Mais do que isso, deixa evidente que Zé Roberto não é mais do que um reserva no atual plantel. Outra mudança de postura evidente é a substituição do veterano Índio por Rodrigo, a demonstrar que a preocupação na montagem da equipe é o rendimento e não dívidas de gratidão.


SUB 23

Foi anunciada a criação do INTER SUB23, que será composto de jogadores não aproveitados no grupo principal e juniores. Não serão contratados jogadores para este projeto. Essa, em síntese, é a única diferença do recém criado projeto para o extinto INTER-B. Agiu corretamente a diretoria ao corrigir o erro de extinguir o projeto INTER-B, que bons frutos rendeu ao clube (vide L. Damião e Walter, por exemplo).

RÁPIDAS




Oscar não deve jogar contra o Santa Cruz, mas estará a disposição para a peleia contra o EMELEC




Roth tentou aplicar um "bid dog" sem precedentes em sua saída do INTERNACIONAL. Em entrevista concedida a L. C. Reche (sempre ele!), na Rádio Guaíba, afirmou que teve aproveitamento de 78% nesta passagem pelo clube. Mentira: seu aproveitamento não chegou a 55%.



“O time está bastante compacto. Não estão mudando só os nomes dos jogadores, a gente vem treinando muito a parte tática. Sem a bola, não pode ter espaço entre ataque, meio e defesa. Quando tivermos a bola, é preciso ter muita posse” (Andrezinho, que deve ganhar chance na estréia de Falcão, atuando pela meia direita);


"O Falcão passou que futebol precisa ter alegria. Temos jogadores de qualidade para isso. E, com a posse de bola, precisamos ter agressividade" (Bolivar comentando o estilo Falcão)



"Tenho 80% de chances de voltar ao Brasil" (Walter, insatisfeito com a reserva no Porto).



Fechar o treino no primeiro dia de trabalho de Falcão no Beira-Rio. Está aí algo incompreensível e lamentável. O torcedor que paga sua mensalidade, com certeza, não merece dedicar uma tarde ao INTERNACIONAL e dar de cara nos portões do Gigante.




Lateral esquerdo Fabrício será apresentado na sexta-feira. Não conheço esse jogador, mas chega com boas recomendações.



No último domingo, na goleada sobre o Canoas, Glaydson ingressou no lugar de W. Matias, no intervalo, e mais uma vez mostrou que tem muito mais bola e qualidade do que o "Espetacular".


Há algum tempo falei que gostaria de ver Glaydson substituindo Nei na lateral direita. Como não houve a contratação de um jogador da posição, mantenho esse desejo.


Aqui na Aldeia Pampeana, tudo vira gNAL. É assim, sempre foi e continuará sendo. Mas olha aqui ô, comparar Falcão, Rei de Roma, com o fracassado padeiro de bento; por favor, vamos se respeitar um pouco.


É como diz o leitor J. Krug: "padeiro sofre de complexo óbvio de inferioridade já que foi treinado pelo bola bola e jogou muito menos que ele".



É isso aí Josué, com Falcão no Beira-Rio, está de volta a cultura da bola no chão, do toque de bola curto, da iniciativa e criatividade ao invés do balão e do "volantismo".


E por essas e outras, aliás, que os leitores Francinei e Milton já abriram voto pela "secação" ao Falcão. Vão sofrer os dois hein...


Aliás, o leitor Milton só podia estar de brincadeira ao comentar na coluna da última semana que torceu para um duelo com o INTERNACIONAL nas quartas-de-final da Farroupilha.



Lugar de Colorado no sábado é dentro do Gigante da Beira-Rio



Terei o prazer de rever a cena do Beira-Rio de pé a aplaudir a volta de Falcão.


Aquele dia de 1993 em que Falcão estreou na casa mata pode estar distante no tempo, mas não em minhas memórias...

Saudações rubras,

Luiz Portinho – mais de 700 jogos no Beira-Rio .

6 comentários:

Luiz Portinho disse...

3x0 para o time misto do Sindicato dos Petroleiros da Bolívia... bah! que fiasco... e o melhor de tudo foi ver o carregador de luvas de luxo da Casa Bandida buscando a pelotinha três vezes lá no fundo das redes... detalhe interessante: o outrora eloquente padeiro de bento não falou mais do que 5 minutos nas entrevistas pós-jogo.

Francinei Bentes disse...

Tomara que vocês tenham mais sorte com um ídolo sendo o técnico do time Porto... um sacode desses para um time misto da Bolívia era motivo de execução sumária para qualquer técnico, menos para o Renato...

É óbvio que ele tá loco pra voltar pro Flu, pra praia e pra fubangagem... tá loco...

milton disse...

Mas porque nao porto? Ao contrario de muito torcedor por ai, eu gosto de futebol. Queria muito que a estreia do falcao fosse num grenal, seria historico.
E Porto, teu recalque com o victor anda forte neh? Sera porque nenhum dos goleiros do inter chegam perto de serem tao bons quanto ele?
E concordo com o sancho: "a cada comentario do krug, esse blog fica menor".

jo disse...

a

jo disse...

por menor que eu seja , gigantescos pirralhos de pijama , não perco pro banguzinho do oriente peidorreiro nem f...!!

DJ Aldebaran disse...

Mas perde pro MAZEMBE. E priu!