quarta-feira, maio 18, 2011

ANO V - NUMERO 222

Edição Especial - Gre-Nal 387

DONO ABSOLUTO DA ALDEIA


O vizinho faz um esforço tremendo, mas luta contra dificuldades hercúleas. Seu time dessa temporada foi longe demais ao chegar na disputa da super decisão do Gauchão, em dois clássicos que terminaram por ser históricos (10 golos em 2 clássicos é algo que não se via há décadas). E foi longe demais, diga-se, porque o INTERNACIONAL deu uma ajuda disputando metade da competição com o terceiro time. Mas, tudo bem, lá estava a vizinhança em nosso caminho, depois de vencer o Caxias nas penalidades e com golo anotado a 50 e tantos minutos da etapa final. Lá estava o grupo de atletas preparados pelo padeiro para ser campeão. Lá estava o time que nos batera por 3x1 dentro do Beira-Rio nos 90 minutos. Lá estava o time decantado pela imprensa pampeana como o melhor da aldeia durante a última semana. E lá estava o Colorado, dono do pedaço, velho cacique da aldeia pampeana, 40 vezes Campeão Gaúcho e há mais de 6 décadas liderando os números de confronto direto. Por isso digo que é de se louvar o tremendo esforço da vizinhança.

O SACI COLORADO

Andrezinho há alguns anos é um dos jogadores mais fundamentais desse elenco campeão do INTERNACIONAL. Cheguei e tê-lo como o jogador mais importante do grupo em 2009. Em 2010 não foi tão aproveitado, mas sempre ingressou bem na equipe. Nesses mais de 36 meses de INTERNACIONAL, Andrezinho jamais procurou microfones ou holofotes para reclamar da reserva. Pelo contrário, dava sua resposta quando chamado a ingressar no time. Com a chegada de Falcão foi efetivado como titular da meia direita, sob críticas dos "doutos" da imprensa pampeana. Todos silenciados no domingo, quando Andrezinho virou Saci Pererê e anotou o golo da virada só com uma perna.

TESES AFIRMADAS

A escalação inicial proposta por Falcão (algo me diz que o Bola Bola foi "coagido" a fazê-la por obra de iminência parda do Beira Rio) comprova e afirma uma série de teses que defendo reiteradamente neste espaço. Primeiro, que o tal de "1" nos esquemas 4-5-1, 3-6-1 ou 4-3-2-1 nada mais é do que um atacante solitário, isolado e que pouco pode fazer contra 4 defensores adverários. Abaixo o "1" portanto. Outra tese: não aos improvisos quando se tem jogadores qualificados para a posição. Escalar Juan na lateral esquerda quando se tem no grupo Kleber - um dos melhores laterais em atividade do pais - não faz qualquer sentido. Pior, é claro, foi o temor de que Falcão tivesse se rendido aos 3 zagueiros - hipótese cogitada quando saiu a escalação (confesso que tive calafrios).

HOMENS gNAIS

A superioridade escancarada do INTERNACIONAL na última década terminou por formar uma gama de homens gNAIS poucas vezes antes vista na história do clássico. Do atual grupo, destaque para Indio, D'Alessandro (que cobranças de penalty domingo!) e, agora, L. Damião. Sim, está formado mais um homem gNAL dentro do Beira-Rio. Com dois golos nos 180 minutos da decisão, o centroavante do Brasil inscreve seu nome nessa seleta galeria. E a vizinhança hein ? Quem seria o atual homem gNAL do vizinho ? Viçosa ?

ZAGUEIRO I


Indio, mais uma vez, demonstrou que é homem gNAL. Afastado do time há quase 2 meses, Indio retornou e teve grande atuação, especialmente do ponto da imposição física. Neutralizou por completo os avantes adversários, foi ao ataque como de costume tentar o cabeceio e, para coroar a tarde de domingo, terminou o clássico atirando um calçado na social tricolor e sendo absolvido no JECrim. Foi uma tarde de glória do Indio.

ZAGUEIRO II

Não concordo que a carreira de Indio tenha chegado ao fim. Mas também não o quero titular, até porque também não concordo com aqueles que começam a menosprezar as qualidades técnicas e físicas do Capitão Bolivar. E muito menos concordo com aqueles que querem a contratação de um zagueiro. Acho que precisamos, com urgência, negociar o zagueiro Rodrigo; esse já deu para notar que não tem qualidades técnicas e anímicas para ser Colorado. No mais: quero oportunidades para R. Moledo, Juan e Romário. Com Indio, o Capitão Bolivar e esses 3 guris dá para fechar a tranca da casinha.

RENAN

Dirigentes do Valencia já foram procurador para que Renan permaneça no Beira Rio, para desespero de seus críticos. Sim, eu mesmo, grande defensor de Renan, tive de reconhecer suas falhas no primeiro clássico. No domingo falhou novamente no lance que poderia ter transformado nosso título em água. Mas o que não se pode negar é que Renan nasceu para erguer taças. Foi assim na Libertadores 2010. E foi assim no domingo, quando pegou tudo que podia nas cobranças de penalidades. O lugar de Renan é na sua casa, no Beira Rio, defendendo a camisa que já foi de Manga, Benitez, Gato Fernandez, Taffarel e Clemer.

DNA TRICOLOR I

Não posso deixar de mencionar e até mesmo de registrar mais um episódio de racismo vindo da torcida tricolor. Já se tornou até mesmo uma praxe. E o local do crime é sempre o mesmo, o estádio localizado na azenha. Enquanto não houve interdição e punição, as coisas continuarão a acontecer. É preciso pulso firme por parte do TJ-FGF, órgão para o qual já foi entregue a denúncia.

DNA TRICOLOR II

E o vizinho que não venha me acusar de parcialidade. Vou trazer aqui as palavras do F. Falkowski, destacadas na contracapa do Correio do Povo de hoje: "Há determinadas situações que jamais podem ser relevadas. Em nenhuma situação, sob qualquer justificativa e em qualquer lugar, atos de racismo podem ser tolerados. Trata-se, inclusive, de uma determinação legal. A Constituição federal de 1988 considera racismo crime inafiançável que prevê, como pena, de 2 a 5 anos de reclusão. Ou seja, a atitude de alguns torcedores gremistas durante o Gre-Nal do domingo com relação ao jogador Zé Roberto, do Inter, é caso para a Polícia." (Correio do Povo, 18.maio.2011). Olha aqui ô, nada mais a declarar!

RAPIDAS

Lateral direito C. Winck, sobrinho do eterno Lilica, foi convocado para seleção brasileira que disputará o Mundial Sub17, no mês de junho, no México.

Claudio que pode ser, no segundo semestre, ótima opção para a lateral direita.

Ainda figuram na seleção Sub17 outros 4 jogadores do INTERNACIONAL: o arqueiro Jacson, os meias Marlon e Lucas e o avante Nathan.

"Houve, sim, (racismo). Quando eu estava aquecendo, peguei na bola algumas vezes e a torcida imitava macacos. Alguns companheiros me disseram que isso é algo normal. Mas eu fiquei assustado. Vivi em alguns países e nunca sofri essa situação. É ruim viver isso no seu país. É lamentável, um sentimento nojento" (Zé Roberto sobre o ato de racismo da torcida tricolor).

Falei acima do Renan. Indago: a FIFA mudou a regra da cobrança de penalidade ? Agora goleiro pode se adiantar ? Tanto Renan como Vitor (o carregador de luvas de luxo da CBF) se adiantaram não em uma, mas em todas as cobranças.

Outra: vi e revi várias vezes o lance do penalty sobre Zé Roberto. Não achei que foi falta. E na hora tive essa impressão.

Andrezinho, o Saci Colorado, ficará afastado por 1 mês por força de ruptura muscular.

Oscar deve ingressar no time com naturalidade

E já que falo em meias ofensivos, o que dizer das cobranças de penalty efetuadas por D'Alessandro ?

Sou um crítico, por vezes, das atitudes do argentino e da dependência que nosso time atual tem das atuações do mesmo. Mas não há como negar que quando está afim de jogar, o argentino é decisivo e fundamental

Ainda sobre D'Alessandro, notícias dão conta de que há possibilidades de que o mesmo se naturalize brasileiro. Um requisito importante D'Alessandro já possui, ter um filho brasileiro. Afinal de contas, o argentino é pai de Vitor, goleirinho peito de madeira da vizinhança.

E vem aí o Campeonato Nacional.

Em nossa Casa Mata estará um dos maiores campeões desse certame. Confira o baita vídeo elaborado pelo marketing Colorado, com Falcão convocando o torcedor.

O atacante Geraldo é o primeiro reforço.

Goleador do Pernambucano, com 12 golos anotados pelo Santa Cruz, chega com boas referências, especialmente de seu treinador Zé Teodoro.

Assisti alguns golos anotados por Geraldo. Trata-se de ótimo finalizador e, aparentemente, tem aquela característica elementar ao grande centroavante: a fome de gol. Pega a bola e chuta de onde estiver, como o fazem o Sóbis, o Damião e o Cavenaghi, por exemplo.

Mas o melhor de tudo dessa contratação é o chapelão que aplicamos no Curintia Paulista, que dava como certa a contratação do avante.

Sábado já tem peleia dura, as 21 horas, contra o Santos na Vila Belmiro.

Pois que venha o ROBERTÃO!!!

E o vizinho hein ? Enquanto chora as mágoas pela derrota, assiste ao padeiro de bento (e sua linda filhinha) embarcarem no primeiro avião rumo as areias da guanabara.

Chora vizinho!!!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 700 jogos no Gigante da Beira Rio






PERDEMOS. PARABÉNS AOS VENCEDORES!


Com algum atraso sai a coluna do Grêmio sobre a decisão do Estadual 2011. Disse que não a escreveria, e o Aldebaran se escalou para registrá-la. Como ele não fez, e eu mudei de idéia, aqui as impressões deste gremista sobre a decisão.

Falhamos. É evidente que com a vitória no Beira-Rio, e abrindo o placar no Olímpico, a responsabilidade era toda nossa. Não interessa que o Zé Roberto tenha entrado, criado uma jogada do nada, encontrado o Damião que tirou da cartola um golaço sem ângulo. Não importa se esse gol trouxe o alento que o adversário precisava depois de meia hora de total domínio do Grêmio no jogo. Ainda faltavam dois gols para eles, os quais não poderíamos ter tomado DE JEITO NENHUM. Mas tomamos. O segundo, quando o intervalo estava para chegar, foi numa falha de marcação no rebote. E, em 15 minutos, tudo o que havíamos construído em 2 horas fora para o ralo. Tínhamos a vantagem, mas estávamos em frangalhos.

Eles vieram para o segundo tempo para fazer o gol do título. Nosso futebol era apenas sombra do que havíamos jogado. Ainda assim, conseguíamos emparelhar a partida. O domínio deles existia, mas não era grande. Em nova desatenção, numa jogada de lateral, Victor sai estabanado e comete pênalti. Gol e a vantagem passou a ser deles. Por um milagre, o goleirinho deles nos devolve a gentileza, e comseguimos ao menos levar para os pênaltis.

Na decisão, Victor chega a defender a cobrança que nos daria o título, mas Lúcio desperdiça a oportunidade. No fim, o time com mais experiência levou a taça. Uma taça que entregamos para eles.

Pior que isso, só se tivéssemos levado uma goleada.

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

8 comentários:

Sancho disse...

Porto,

Na hora, achei que não foi pênalti. Na TV, porém, a penalidade é mais do que clara. O Victor nunca sai estabanado daquele jeito: só em Gre-Nal!

Tchê, de onde eu estava não houve absolutamente nada contra o Zé Roberto, e nem percebi.

Somente pela descrição feita pelo jogador que está na tua coluna, fica difícil apontar racismo (claro que com maiores esclarecimentos, a situação pode mudar).

Se estavam fazendo sinais de "macaco" para todo o banco colorado, a tese de racismo vai para o espaço. Agora, se foi só contra os jogadores de pele mais escura, muda de figura.

O que eu não suporto é essa precipitação em assunto tão delicado.

Abraço.

Sancho disse...

Cheguei a ler a coluna que escrevi no saite. Sumiu. Não escreverei de novo.

Anônimo disse...

Por isso que eu sempre escrevia a coluna primeiro no word, daí passava pro blogger, formatava e publicava. Se eu precisasse recuperar, tinha como. Como estou no trabalho, posto anônimo. Mas sou eu mesmo: DJ Aldebaran. Sancho, escrevo uma coluna e substituo a tua amanhã, pode ser? A final não pode ficar sem uma impressão gremista!

Sancho disse...

Fica à vontade, Aldeba!

Anônimo disse...

Só eespero que esta rateada de não conseguir postar seja atribuída ao Josué ( já que o Bin Laden morreu , né? )

Ricardo disse...

Ficam de frescura aí e acabaram por não escrever a coluna gremista bem quando levaram a coça do colorado... coincidência!

Sancho disse...

Ela será escrita hoje, Ricardo. Vai no embalo da desta semana.

Luiz Portinho disse...

é isso aí Ricardo.. os tricolores ficaram sem ter o que falar... como doeu!!! kkkkkkkkkkkkk.