terça-feira, julho 26, 2011

ANO V - NUMERO 232

DEFESA EM ALTA, ATAQUE MANTÉM O RITMO


O Grêmio voltou a ter uma atuação abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro na última quarta-feira e só saiu de Florianópolis com um empate em 0x0 contra o Figueirense porque novamente Marcelo Grohe teve atuação destacada, defendendo uma penalidade máxima no último minuto de jogo.

Mesmo tendo tido 10 dias apenas para treinar, o Tricolor não apresentou mecânica tática e nem teve destaques individuais na linha durante a partida. Além disso, jogou com uma postura visivelmente defensiva, priorizando conter a marcação de gols pelo adversário em detrimento da busca da vitória.

Além de Grohe, o outro destaque positivo do Grêmio nesta partida foi o fato de não ter levado gols pelo 2º jogo consecutivo. Julinho Camargo prioriza o acerto da zaga gremista para depois pensar no ataque, mesmo que este continue improdutivo. É uma filosofia que parece se encaixar bem nos moldes desejados pelo presidente Odone e pelo vice de futebol Vicente Martins.



O trabalho de Julinho Camargo


Ainda é cedo para avaliar o trabalho de Julinho Camargo, mas é provável que o Grêmio nada mais tenha a fazer no campeonato quando (e se) o time começar a apresentar uma atuação conjunta com maior desenvoltura.

Julinho quer que seus comandados garantam os 3 pontos nos jogos em casa e busquem ao menos empates nos jogos fora do Olímpico, fórmula bastante recomendada para se obter razoável sucesso num campeonato longo de pontos corridos, mas insuficiente se considerarmos a distância atual para os líderes. Lembremos que o Grêmio de Renato, em 2010, ganhou mais jogos no 2º turno fora de casa do que em qualquer outro tempo, e mesmo assim não conseguiu chegar ao título devido ao atraso em relação aos primeiros colocados quando a reação iniciou. Atualmente, o Tricolor já dista 16 pontos do líder Corinthians e figura a 8 pontos do G4.


Pensando em 2012


Por estas razões, me incluo no grupo daqueles que acham que o Grêmio deve começar a pensar e a projetar 2012. Penso que não devam mais serem feitas contratações de alto custo para este campeonato, pois a folha salarial já é alta e o grupo é suficiente para as suas atuais pretensões no Brasileirão 2011. Deve, sim, haver uma remobilização do grupo atual para o restante do campeonato.

Tenho minhas dúvidas se seria desejável o Grêmio brigar por uma vaga na Libertadores 2012, pois o clube vem “rifando” suas participações nesta competição ano após ano. A Copa do Brasil pode ser um objetivo mais facilmente alcançável e possibilitaria o planejamento de uma participação em uma Libertadores com 1 ano de antecedência. Antes de tudo, é preciso planejar e priorizar para que se possa ter a chance de um grande triunfo no próximo ano.



Experiências



Para o jogo em casa desta quarta contra o América/MG, onde só a vitória será um bom resultado, anunciam-se até 5 alterações no time. Gabriel e Douglas, lesionados, poderão dar lugar a Saimon e Marquinhos, respectivamente. Aqui vale um destaque: Julinho está optando por deslocar Saimon para a lateral, atribuindo de forma definitiva a titularidade da zaga a Mário Fernandes.

Além disso, há dúvidas na lateral esquerda e no meio. A primeira é disputada por Bruno Collaço e Lúcio, este último elogiado por sua aparição no último jogo e que também pode aparecer no meio no lugar de Escudero, de má atuação contra o Figueirense. No gol, a despeito das excelentes atuações de Marcelo Grohe, Victor deve retomar sua titularidade ao natural.

Julinho Camargo faz suas experiências em busca do time ideal. É preciso dar tempo ao tempo para que o treinador possa mostrar resultados. Mais uma vez, a falta de planejamento do Grêmio fazem com que ele se utilize do maior campeonato nacional para afirmar o time, que só deverá ficar pronto quando não houver mais nada por disputar em 2011.



Celeste campeã após 16 anos



O Uruguai sagrou-se campeão da Copa América vencendo o Paraguai por 3x0 no último domingo, com atuações primordiais dos avantes Luiz Suárez e Diego Fórlan e uma destacadíssima atuação coletiva. O time uruguaio apresentou muita entrega em todos os seus setores e ainda teve destaques individuais do nível de Coates na zaga e a liderança do excelente Diego Lugano. Fez-me lembrar o Grêmio de Felipão dos anos 90, que se não era um primor técnico de time, tinha um conjunto poucas vezes visto.

Não é de graça que o futebol uruguaio retoma seus tempos de glória. O “Proyecto Tabárez” iniciou após a frustrante eliminação da repescagem ao Mundial de 2006 para a Austrália, e foi centrado no respeitado e admirado treinador uruguaio, iniciando pelas categorias de base. Os frutos começam a ser colhidos tanto pelas seleções profissionais e de base, com títulos recentes, quanto pelos clubes uruguaios, com a chegada do Peñarol à final da Libertadores 2011 depois de muitos anos.

Fico com a frase de Daniel Pastorini, membro do Conselho Executivo da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) quando da contratação de Tabárez, para ilustrar como o planejamento e a convicção são fundamentais no futebol: “Planificar a mediano y largo plazo es importante no sólo en el fútbol, en todos los órdenes de la vida. No te asegura resultados, pero es mucho más probable que los obtengas”.



Solene desconhecido



Mesmo tendo conseguido cruzar o Mampituba, somente depois de quase 100 anos de existência, o coirmão da beira do rio reafirma sua total inexistência no cenário europeu.

Depois de ser chamado de “Porto Alegre” nos ingressos oficiais para a Copa Audi, o clube de vermelho voltou a ser referenciado pelo nome de sua cidade natal na entrevista dos técnicos participantes da competição, que depois solicitaram ao interino Osmar “Loss” (nome bem sugestivo para um treinador de futebol) apresentar sua equipe ao mundo:

“Sabemos muita coisa do Bayern de Munique, do Barcelona e do Milan, mas não do seu clube. O senhor poderia apresentar a sua equipe?”. Esta foi uma das perguntas feitas ao treinador do clube ribeirinho.

Nenhuma novidade para quem já foi confundido com o Inter-SM na Libertadores, que já foi chamado de “pesadelo carioca” por um jornal mexicano, que teve o escudo trocado pelo do Vitória/BA pela própria Fifa e que foi lembrado pelo presidente do grande Boca Juniors como sendo o “Inter de Porto Alegre, a cidade do Grêmio”.



Fernando Zuchetto Maisonnave

Sócio Patrimonial desde 2002

Gremista desde 1981


GIGANTE ENTRE GIGANTES

O SPORT CLUB INTERNACIONAL será o Brasil essa semana. Os olhos do mundo se voltam a Munique, aonde quatro gigantes disputarão o título da Copa Audi. Barcelona, Milan e o anfitrião Bayern serão nossos adversários em mais essa disputa. O Colorado representa a América do Sul (foi convidado por ser o Campeão da Libertadores 2010). Voltar da Europa com o título na bagagem será outro feito histórico. Mas, fora de dúvidas, o só fato de participar de uma competição desse nível já demonstra que o INTERNACIONAL se diferenciou dos demais clubes do país na última década, tanto pelas conquistas como pela imagem extracampo.

DESPEDIDA I

Na última partida antes do embarque para Alemanha, vitória de 3-1 sobre o lanterna Avai. E a vitória passou, e muito, pela ruindade do adversário. É claro que nunca é facil vencer fora de casa no campeonato brasileiro (que o diga o vizinho que ficou num oxo contra o Figueira na mesma Florianópolis). Mas perder ou empater com o Avai, mesmo lá dentro da Ressacada, seria resultado ruim. E o Colorado fez de tudo para não vencer. Primeiro a escalação com 3 volantes. Depois a equivocada substituição do lesionado Zé Roberto pelo lateral e dublê de meia esquerda Fabrício, isolando Damião no ataque.

DESPEDIDA II

O time só melhorou na segunda etapa, quando Andrezinho entrou em campo no lugar de Guinazu. Com 2 volantes o time melhorou, ficou mais ofensivo e com melhores opções no ataque. Damião ganhou a companhia constante de Andrezinho e D'Alessandro. E assim, mesmo com Fabrício atuando sem função alguma, conseguimos marcar 3 golos diante de um adversário fraco e comandado pelo péssimo Gallo. Com os 3 pontos conquistados em Florianópolis, o INTERNACIONAL se mantém próximo dos líderes.

REFORÇO

Gostei muito da contratação de Jô. Parece-me o companheiro de ataque ideal para L. Damião. Farão uma dupla sensacional, se tiverem tempo e oportunidades de atuar juntos. Com 24 e uma carreira com passagem por grandes clubes, o atacante fez parte da seleção medalha de bronze nas Olimpiadas de Pequim 2008. Depois disso, vestiu a camisa da seleção canarinho em duas oportunidades. Em sua chegada ao Beira Rio, Jô elogiou e se disse honrado por vestir a camisa Colorada e declarou que será ótimo jogar ao lado de Damião.

REJEIÇÃO


Alguns de nossa imprensa dizem não entender a rejeição ao nome de Cuca para treinar no Beira Rio. Com certeza, esses "alguns de nossa imprensa" não são imparciais, não lembram de fatos marcantes de nosso futebol e, com certeza, não respeitam a história do INTERANCIONAL. Cuca já se declarou gremista e já jurou amor à vida azenhana. Cuca nunca teve um grande trabalho concluído em sua carreira de treinador. Não conquistou nada além de um campeonato mineiro (com um time do Cruzeiro muito mais forte que o do Galo - registre-se!). Por que cargas d'água contrataríamos Cuca ?

COPA AMÉRICA I

Uruguai campeão, com toda justiça. O professor Tabarez (esse pode ser chamado de professor, porque possui formação universitária), guiou um time modesto a 4a posição no Mundial Sudafrica e, agora, ergue um título muito importante. A Copa América que para alguns aqui da aldeia não vale nada, é sim uma grande conquista. Estavam na Argentina os melhores jogadores do continente, todos os selecionados foram com força máxima e o Uruguai, com o mesmo esquema de jogo e time de 2010, conquistou com justiça o caneco.

COPA AMÉRICA II

D. Forlan e L. Suarez são dois jogadores medianos, que, por certo, não teriam lugar na seleção brasileira. Muito menos seus companheiros de Celeste. Mas, juntos, formam um time dificílimo de bater. Além da força coletiva e de reeditar os dias de glória da garra charrua, o selecionado celeste é produto de um planejamento excelente. Tabarez e seu método são responsáveis por organizar o futebol uruguaio dentro e fora das quatro linhas, aonde se exige postura e exemplo dos jogadores convocados.

COPA AMERICA III

Aliás, o método de Tabarez já rende frutos nas ruas de Montevideo. Loco Abreu declarou, antes da vitória na final, que independente do resultado, o ambiente do futebol de seu país já mudou. Antes os "pibes" pediam a seus pais camisas de C. Ronaldo, Messi e outras estrelas; hoje vestem camisas da seleção nacional. Isso faz muito sentido. Eu fico "abobado" quando vejo alguém de camisa de times cariocas e paulistas aqui no Rio Grande. Ou pior, fico indignado quando vejo um piá de camisa da seleção argentina pelas ruas. Chega a doer no peito!

RÁPIDAS

"Fique muito feliz quando soube do interesse do Inter. Também recebi o carinho dos torcedores colorados. Depois de passar seis anos jogando na Europa, quando recebi a proposta de voltar ao Brasil para um clube de tradição que nem o Inter, não pensei duas vezes. É um grande clube, conhecido mundialmente" (Jô, em sua primeira entrevista no Beira Rio);

Como disse acima, gostei muito dessa contratação;

Andrezinho voltou de lesão e, mais uma vez, mostrou toda sua utilidade dentro do plantel;


Seu ingresso na partida contra o Avai mudou por completo a partida. Mais 3 pontos na conta de Andrezinho;

Nessa rodada não teve penalty a favor do Corinthians. Resultado: derrota do Timão para o Cruzeiro.

Zé Roberto, Índio e Guinazu não viajaram a Munique, em decorrência de lesões;

Os jovens Joao Paulo, L. Roggia e Zé Mário, destaques do time de juniores que conquistou o campeonato gaúcho, ingressaram na lista por conta das lesões;

Com a lesão de Índio, R. Moledo será o companheiro de Bolivar na zaga. Aposto minhas fichas nesse guri. Possui ótima estatura, boa colocação e imposição física. Boas atuações na Europa podem lhe render a titularidade no regresso ao Brasil. Tomara!

Trocas de treinador saem muito caras aos clubes. Conforme informação de L. C. Reche (coluna deste domingo), o INTERNACIONAL gastou R$ 5 milhões com as saídas de Roth e Falcão.

Divididos por 7 e temos R$ 700 mil mensais. Com essa grana poderíamos ter repatriado o Nilmar, por exemplo.

Em tempo: F. Carvalho estará na delegação que vai a Munique.


Brasil de Pelota empatou em casa com Joinville. Treinador B. Almeida terminou jogo reclamando, e muito, da arbitragem. Detalhe: vitória encaminharia classificação do Xavante à próxima fase da Série C.

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho – mais de 700 jogos no Beira-Rio

9 comentários:

jo disse...

Maisonave tu entende muito mesmo do riscado! Eles não conhecem o inter mas convidaram para conhecer e depois destas 2 partidas invictas acho que eles tremem só de escutar o nome do Damião por exemplo. Agora o super conhecido Gremio humaitino nem precisa ser convidado , aliás a última vez que ele jogou na Europa a bola ainda era costurada a mão e tinha gomo...kkkkk

jo disse...

Fernandinho maisonave: desculpe te chamar assim mas é que és novo no riscado - gremista de 1981 - quando o colorado já tinha sido octa campeão gaúcho ( que o teu time nunca foi e nem será) , tri campeão nacional invicto de forma única até hoje ( que o teu time em 108 anos não conseguiu ser) sendo o primeiro time no brasil com este título ! Mas não posso deixar de cumprir minha obrigação como colorado : tentar mostrar a um gremista o que é futebol ( confesso ser uma tarefa impossível) , o que quer dizer academia do povo que é gostar de jogo bonito sem alusões bélicas aflitas - se é que me entendes! A Europa nos conhece muito bem já que somos o único time no Brasil a jogar e ganhar dos grandes europeus stugart ( campeão da Alemanha) , internazionale( tri campeã italiana na época sendo tetra naquele mesmo ano de 2008) pela copa Dubai , o Barcelona em 2006 na época jogava um dentuço bem conhecido de sua pessoa( aliás , tu curtiste o novo som do olímpico comprado para sua chegada que não aconteceu?)

Sancho disse...

Venho desejar boas vindas ao Zuchetto. Eu não tenho como retomar o blog, pelo que me retiro oficialmente. Saio tranqüilo porque sei que o Grêmio está até melhor representado que antes.

Sucesso a todos!

Saudações imortais,
Sancho

Fernando disse...

Caro Jo, é uma satisfação receber teu comentário.
Estou certo de que o Barcelona e o Milan estão preocupadíssimos com o Damião e todo o time do Inter, da mesma forma que Stuttgart e Inter de Milão não devem conseguir conformar-se até hoje com a perda da valiosíssima Copa Dubai.
Diria que foi um começo de temporada trôpego para os 2 grandes times europeus ao não terem vencido o famoso Porto Alegre. A importância era tanta que o Barcelona, visando preparar-se para a nova temporada, prestigiou a competição com seu time C.
Como bem disseste, sou novo no riscado. Tenho apenas 30 anos, felizmente com apenas 2 meu time foi Campeão da América e do Mundo. Fico feliz que pessoas mais antigas no riscado, como parece ser o teu caso, tenham tido o privilégio de ver ao vivo o primeiro gaúcho a desbravar o mundo. Obrigado por compartilhar comigo esta experiência e "me mostrar o que é futebol", certamente foi algo marcante passar quase 30 anos tentando igualar nosso feito e conseguir atravessar os limites do estado do RS. Precisei de apenas 14 anos para presenciar com meus próprios olhos o nosso 2o título da América.
Por fim, como todo apreciador do futebol, também aprecio um jogo bonito, especialmente aquele que vem sendo demonstrado pelos africanos desde o final do ano passado - se é que também me entendes.
Um grande abraço,
Fernando Zuchetto Maisonnave.
Obs. Meu nome é MAISONNAVE com 2 Ns. Gostaria também de saber seu nome.

Fernando disse...

Sancho, obrigado, saudações e um grande abraço!

Zuchetto

San Tell d'Euskadi disse...

Zuchetto, lê isto:

http://mundoesportivo-classicos-grenal.blogspot.com/2011/03/ano-v-numero-215-dentro-dos-trilhos.html

Abraço.

Fernando disse...

Obrigado pelo alerta.

jo disse...

Como é lindo a consideração que o San tell tem com a minha pessoa ! Ele chega a querer exportar para que todos tenham a mesma impressão que a dele , o que de certo ele não gostaria se fosse eu que fizesse o mesmo com ele , mas cada um cada um já dizia minha vó Zilda! ( ah! San tell , esta colorada já foi então não precisarás fazer uma coluna espinafrando - a só pelo fato dela ter sido colorada! Mas voltando ao rapaz com 2 n( desculpa , aí , ó foi mal chefia) ainda bem que dissestes valiossísima copa dubai já que além do Inter ter abocanhado a maior cota que um clube na história do rio grande recebeu por jogo amistoso( não sabia , né ? Pois é pra isto que estamos aqui para informar como todo bom colorado faz ao iluminar a ignorância de um gremista) ainda recebeu o prêmio de um milhão de dólares pela conquista. Se eles não gostam de grana , nós gostamos , certo maisonnave? Pior eu eu acho caro coirmão é não ter visto a partida e depois comenta-la que ao que parece ser o teu caso , pois se não for eu vou ter que te explicar que por exemplo Iniesta que jogou e correu feito louco no primeiro tempo já foi eleito o segundo maior jogador do mundo por aquela entidade que tu detesta mas que legitima todos os títulos que teu time tem , incluindo àquele que ela levou 23 anos para oficializar o intercontinental 81 que o teu clube mente ser mundial . Aliás ( viu , como é bom se informar ? ) se tu fores ao site da Audi cup tu verás o currículo dos times e verás que o Milan separa, por não querer ser um time loroteiro , o intercontinental do título mundial pois , como dizia meu avô Alberto( não adianta malhar pois também se foi) uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! Feliz estou por lembrares a mim que vi ao vivo o primeiro gaúcho a desbravar o mundo : o Sport Club Internacional que acompanhai desde a usina do gasômetro juntamente com a massa colorada até o Gigante da Beira Rio onde cantamos os hinos do clube com Fernandão , Alexandre Pato , Gabiru , Índio , Yarlei e tantos outros heróis não aflitos de yokohama em 2006! Isto é incrível pois fomos o segundo clube no mundo a vencer o mundial e a libertadores na esteira do valoroso São Paulo.como diz nosso Hino : segue tua senda de vitórias , colorado das glórias , orgulho do Brasil( exatamente após o país perder a Copa da Alemanha) ! Tche , tu precisaste de 14 anos pra ver o bi da América mas o que dizer de um colorado de 4 anos que já é Bi da América , primeiro do ranking da commebol , único campeão mundial de verdade no Sul do Brasil , Campeão de todos os títulos internacionais , nacionais e regionais em disputa , único convidado a um torneio com os maiores times da Europa , àqueles que os meninos gremistas só vêem em videogames? Quanto ao jogo bonito , se tu realmente gostasse disto não serias gremista mas sim do único campeão gaúcho a vencer um campeonato vencendo todas as partidas( torcendo pelo tricolor tu nunca vais ver isto , meu rapaz! ) ou ver teu time vencendo um brasileiro invicto ou vencendo um brasileiro com o maior aproveitamento de todos os tempos , mais de 83 por cento! Mas se quiseres torcer pros africanos acho bem mais apropiado que torcer pro Gremio ( já que teu objetivo é ver jogo bonito) . Um abraço e não repara no san tell pois o cara no fundo gosta de mim senão não escreveria aloto tão exclusivo à minha pessoa!

jo disse...

Espero não ser censurado caro coirmão...