quarta-feira, agosto 03, 2011

ANO V - NUMERO 233

DE VOLTA AOS PAGOS

O INTERNACIONAL foi grande mais uma vez em terras estrangeiras. Voltou da Alemanha ainda maior. Não se vergou ao Barcelona e não se vergou ao Milan, duas das maiores e mais ricas agremiações do futebol mundial. Nossos guerreiros enfrentaram de igual para igual Iniesta´s, Ibrahimovic´s, Seedorf´s, Robinho´s, Van Bommel´s, Gattuso´s, Zambrotta´s, Ambrosini´s, Keita´s, Busquet´s, entre outros. O INTERNACIONAL mostrou, mais uma vez, que está pronto para enfrentar as grandes agremiações do futebol mundial a qualquer momento, em qualquer local e condição climática. Disputar eventos do nível de uma Copa Dubai ou de uma Copa Audi é prerrogativa dada apenas aos Gigantes do futebol mundial.

PERSPECTIVAS DO NACIONAL

O Corinthians perdeu para o Avai e animou a disputa pelo título. Até o 9o colocado, Cruzeiro, pode-se dizer que todos mantêm acesa a chama pela conquista. Afora o Vasco da Gama, parece-me que são todos clubes com bons elencos. O Fluminense, por exemplo, ainda nem estreou os argentinos Martinuccio e Lanzini. O Flamengo possui uma bela equipe e um treinador que conhece os atalhos do certame. O Palmeiras de Felipão sempre é um adversário de peso. O Botafogo contratou reforços interessantes, com destaque para a repatriação do meia Renato (Sevilla). E o São Paulo ganhará força com o retorno dos guris que estão servindo a sub20. É uma pena que o INTERNACIONAL tenha criado uma crise do nada, no epidósio Siegmann/Falcão. Do contrário, poderíamos estar colados nos líderes.

O LOSS


O Colorado não contratou o substituto de P. R. Falcão e já se fala na efetivação de O Loss. A questão é que o interino, por enquanto, não mostrou nada que pudesse servir de base à sua confirmação no cargo. Pelo contrário, tudo indica que colocará um time com três médios volantes no Rio de Janeiro contra o Fluminense. O Loss já deixou claro que seu esquema de jogo preferido é com 5 homens na meia cancha (3 deles volantes marcadores) e 1 atacante isolado. O Loss não é o nome adequado para treinar o INTERNACIONAL e não está pronto para fazê-lo.

D JUNIOR

Pior do que a possibilidade de efetivação de O Loss é a virtual contratação de D. Junior, treinador do Atlético Mineiro que se encontra na corda bamba. Não há sequer uma justificativa para contratar Dorival. Não há em seu currículo uma grande campanha no sistema de pontos corridos. Não é um treinador que se possa dizer de grande trabalho na revelação de jovens (pelo contrário, teve desentendimento com os meninos da vila, quando treinou o Santos). E, agora, realiza uma campanha digna de pena no clube mineiro (aonde, lembre-se, perdeu o certame regional para um Cruzeiro que andava muito mais preocupado com a Taça Libertadores - e, mais, era dirigido pelo Cuca - bah!). Enfim, D. Junior NÃO!!!

S SILVA

Não consigo entender a contratação deste jogador. Até porque ele declarou, em palavras claras, que é volante e se for escalado na lateral direita o será por improviso. Então para quê contratá-lo ? Possuímos Bolatti, Glaydson, Tinga, Guinazu e o jovem Elton para as duas primeiras posições da meia cancha (isso para não falar do W. Matias). A não ser que um desses jogadores estejam de malas prontas para sair do Beira Rio, não consigo entender a contratação de Sandro.

W MATIAS

Incompreensível e inadmissível a noticia que leio dando conta que W. Matias será o camisa "5" na partida contra o Fluminense. Entendo que há os desfalques de Bolatti e Guinazu, mas isso não justifica a preterição de sempre útil Glaydson por W. Matias. Esse fato só comprova aquela velha máxima do futebol: jogador ruim que não é vendido acaba sempre jogando.

JOVENS

Aproveitamos a Copa Audi para utilizar alguns jovens, especialmente na partida contra o Milan. L. Roggia, Delatorre, Joao Paulo, Zé Mario, entre outros, estiveram no time que iniciou a partida e tiveram ótima oportunidade de demonstrar que podem figurar em nosso plantel principal. Na volta, o zagueiro R. Moledo foi eleito destaque no empate 0x0 contra o Atlético Goiano. E ainda temos Juan e Oscar como destaques da Nacional Sub20. O horizonte é muito bom para essa gurizada; basta que a política de futebol do clube os ajude.

LARANJEIRAS

O confronto contra o time das Laranjeiras é complicadíssimo. Tanto pelos desfalques de nosso time como pela qualidade do adversário. Um time que possui Edinho, Sobis, Fred, entre outros, em seu plantel merece todo respeito. Os laterais Mariano e Carlinhos são opções de apoio perigosas. E ainda há o Abelão e todo seu potencial motivador na casa mata carioca. Para piorar o adversário vem embalado por um 4x0 sobre o Ceará. Todo cuidado será pouco no Rio de Janeiro.

RÁPIDAS

INTERNACIONAL x Independiente já tem datas e horários confirmados. Partidas acontecem às 21.50h de Brasília. A primeira na próxima semana, no dia 10, em Avellaneda, e o jogo de volta no dia 24, no Gigante da Beira Rio

É mais uma disputa de GIGANTES!!! Para desespero da vizinhança invejosa...

Falei acima das perspectivas do Nacional. Ainda é cedo para se fazer previsões mais acuradas. Apenas no final do turno teremos condições de dizer quem realmente é candidato sério ao título;

Lúcio, de férias após participação na Copa América, realizou trabalhos físicos no Beira Rio;

Marketing lança promoção de camisa comemorativa aos 5 anos da conquista da Libertadores 2006 (clique e confira).

História dos Eucaliptos é reconstruída pelo Museu Colorado (clique e confira).

Conhecido como um grande templo do futebol portoalegrense, o Eucaliptos ainda está vivo no coração de muitos colorados que viram jogar em seus gramados ídolos do futebol gaúcho como Tesourinha, Oreco, Larry, Carlitos, Bodinho, Vilalba e Javel;

idéia do Museu Colorado é recontar a história a partir de novos depoimentos de atores vivos que frequentaram nosso antigo templo. Bela iniciativa!

Copa FGF Sub17 terá clássicos gNAIS na decisão. As disputas ocorrerão nos dias 5 (azenha) e 8 no Gigante da Beira-Rio;

Campanha da gurizada vermelha é irrepreensível: 19 vitórias em 20 jogos, com apenas 1 derrota. 66 gols pró e apenas 7 sofridos;

E por falar em gurizada, Oscar é o destaque maior da seleção brasileira que disputa o mundial sub20 na Colômbia. O site da CBF destacou a atuação de nosso craque na última partida, quando Oscar participou ativamente dos 3 golos da vitória contra a Austria;

o vizinho só podia estar brincando quando chamou o INTERNACIONAL de solene desconhecido em sua última coluna. atribuo a afirmação à inveja reinante lá pelas bandas da azenha ou então ao desdém pelo fato de o Papai Colorado dos Pampas obter tanto sucesso no exterior na última década.

a propósito, quando foi a última vez que o vizinho cruzou o oceano atlântico hein ?

mas fica tranquilo vizinho. O tio Pelaipe está de volta! agora sim tu terás o que merece, meu caro vizinho...

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho – mais de 700 jogos no Beira-Rio







MUDANÇAS


Tardou para a presidência do Grêmio realizar as necessárias mudanças no comando do futebol do Tricolor. Depois de um empate preocupante com o fraco América/MG em casa e de uma esperada derrota contra o Flamengo no RJ, Antônio Vicente Martins desligou-se da vice-presidência de futebol do Grêmio, levando consigo todos os colegas do Movimento Grêmio Independente que ocupavam cargos e funções na atual diretoria.

Vicente Martins foi uma pessoa correta e bem intencionada na condução do futebol, mas não teve a necessária competência para estabilizar o ambiente do vestiário e dar anteriormente a Renato, e agora a Júlio Camargo, condições para um trabalho de resultados no futebol, única situação que poderia proteger-lhe de virar vítima do conturbado momento político do clube, que tem mutilado o seu futebol.

Odone, Vicente e a Política

O ambiente político do Grêmio está efervescente, e os reflexos são sentidos diretamente no futebol. Vicente tem o direito de continuar no Conselho de Administração do Grêmio, cargo para o qual foi eleito, mas talvez não haja mais clima para sua permanência após os atritos com Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos e principal parceiro de Odone no Projeto Arena.

Odone não ficará sozinho, mas certamente perderá boa parte do apoio político vindo do MGI. O grupo de Vicente foi um dos principais apoiadores na campanha das últimas eleições para o Conselho Deliberativo, encabeçada e ilustrada pela imagem do atual presidente. Se por um lado, Odone tem o caminho aberto pela frente para impor suas ideias sem resistência - o que pode se reforçar caso Vicente deixe também o C.A. -, por outro, deverá ter sérias dificuldades para manter-se junto com os seus nas próximas eleições do clube.

O certo é que tanto as questões políticas que envolvem o clube quanto o excessivo foco na construção da Arena têm desprestigiado o futebol do Grêmio. Odone parece fora da realidade nas entrevistas, ignorando o mau futebol que vem sendo apresentado pelo Grêmio e reforçando o discurso ultrapassado da "imortalidade", da Batalha dos Aflitos e enaltecendo a Arena, deixando em 2º plano o futebol do clube e condenando-o ao fracasso.

Pelaipe

Para o lugar de Vicente Martins, Paulo Pelaipe, que já trabalhou na mesma função de 2005 a 2008, foi contratado para ser diretor executivo de futebol do Grêmio. Alexandre Faria, que até então ocupava esta posição e havia sido contratado há menos de 1 mês por Vicente, foi dispensado, demonstrando uma falta de critérios e de planejamento de longo prazo assustadores.

Ao contrário de Faria, Pelaipe, figura folclórica do futebol, terá poderes dentro do vestiário do clube. Seu conhecido estilo de cobranças e discursos fortes pode ser a solução que o Grêmio precisa para sacudir as bases no atual momento. Espera-se que a presença de Pelaipe no vestiário traga o componente motivacional que estava faltando aos jogadores. A torcida acompanha com ansiedade para observar o comportamento do time no jogo desta quarta-feira contra o Atlético/MG, quando o time deverá estar desfalcado de diversos dos seus principais jogadores (Douglas, Gabriel, Saimon, André Lima), mas terá o reforço de Miralles no ataque.

É questionável, no entanto, a figura do novo diretor numa visão de médio e longo prazos. Pelaipe foi contratado mais por causa de sua personalidade forte do que por ser um profissional alinhado ao que planejamento estratégico do clube prega. Os dirigentes, mais uma vez, parecem pensar apenas no presente e não preocuparem-se com o futuro, o que poderá custar também o ano de 2012 ao Grêmio.

Júlio Camargo

Ainda não se sabe ao certo qual será o destino do treinador Júlio Camargo dentro deste contexto. O certo é que, com 1 mês de trabalho, o técnico ainda não conseguiu dar um padrão tático aceitável ao time. Pior ainda: além de estar visivelmente desorganizado em campo, agora o time está acuado e sem ambição de vencer as partidas, mesmo dentro do Monumental.

Ao lado de Pelaipe, Júlio Camargo certamente encontrará apoio para fazer um Grêmio que prese por suas raízes e priorize times defensivamente consistentes. O desafio de Camargo, no entanto, é fazer com que o Tricolor tenha ambições e não abdique de buscar as vitórias dentro e fora de casa. A torcida não se contentará em ter um time obstinado apenas a não ser rebaixado para a segunda divisão.

Victor

O erro grotesco de Victor na frente de Ronaldinho, no jogo contra o Flamengo, irou boa parte da torcida do Grêmio. É certo que o momento que Victor vive em 2011 nem de longe lembra o grande goleiro que se formou no Olímpico e que foi parar na Seleção Brasileira. O sentimento reforçou-se em função das grandes atuações que Marcelo Grohe teve no gol do Tricolor recentemente.

Não concordo, no entanto, com aqueles que querem a cabeça de Victor. Ele merece crédito por todas as inacreditáveis defesas que fez e derrotas que já evitou. Espera-se, no entanto, que a avaliação da comissão técnica do Grêmio passe pelo momento e pelas atuações do goleiro nos próximos jogos, não mantendo-o no time apenas por seu histórico. Urge que o Grêmio priorize a escalação dos jogadores que estiverem em boas condições técnicas para uma plena recuperação no Campeonato Brasileiro.

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981

2 comentários:

Luiz Portinho disse...

1 - vitor é o carregador de luvas oficial do Julio Cesar, nada mais do que isso

2 - P. Pelaipe veio para afundar ainda mais essa jandadinha tricolor

3 - o Tri-Rebaixamento começa a se configurar!

jo disse...

Porto , acho que o Vitor devia carregar as luvas do grohe! Gremio e anapolina na inauguração da arena até eu vou vê ! Kkkk ...tu foste o criador da mais perfeita definição da característica mais funesta dos torcedores do Humaitá : o DNA Arrogante! E isto não pode ter hoje a personificação maior do que na figura do Paulo Pelaipe o dá a nós colorados a garantia que o tri vem a jato...