segunda-feira, agosto 08, 2011

ANO V - NUMERO 234

VELHO PROBLEMA, SOLUÇÃO ULTRAPASSADA

O Grêmio repete-se no Campeonato Brasileiro de 2011 e faz um 1º turno decepcionante, resultado da falta de interesse apresentado pela atual direção no futebol. A última semana foi marcada por mais 2 empates frustrantes - 1 em casa, em 2x2, contra o fraco Atlético/MG, e outro em 0x0, fora de casa, contra o Palmeiras, resultado que poderia ser considerado bom não fosse o mau momento atravessado pelo Tricolor na competição.

O jogo contra o Palmeiras marcou a reestreia de Celso Juarez Roth em sua 4ª passagem pelo comando técnico do Tricolor, numa demonstração clara da mesmice que toma conta das cabeças pensantes tricolores na última década. Juarez acumula muito mais fracassos do que glórias em sua não tão curta carreira frente ao comando de grandes equipes brasileiras, tendo como principal qualidade a competência para manter-se em alta no mercado brasileiro.

A acachapante derrota do time do vizinho para o Mazembe no final de 2010 parecia ter sido o argumento derradeiro para expurgar Juarez de vez da vida do Grêmio, mas ainda não foi suficiente para Odone, que contradiz a si mesmo recontratando o treinador após flautear o clube da beira do rio em sua posse por conta do vexame contra os africanos. A direção do Grêmio aplica uma solução ultrapassada para resolver os velhos problemas criados por ela mesma, e que assolam o Imortal da Azenha há bastante tempo.

Plano friamente executado

Odone sacrificou o futebol do Grêmio em 2011 para pôr em prática seu plano maquiavélico de recolocar no futebol nomes de velhos conhecidos de sua confiança, sob os olhares condescendentes da grande maioria ignorante dos fatos e incrédulos dos mais informados.

Primeiro "rifou" a participação na Copa Libertadores, não dando a Renato um time em condições de ser campeão. Criou um ambiente belicoso com o ex-treinador e ídolo gremista, iniciando um processo de "demonização" de sua figura que culminou com o pedido de demissão de Renato.

Depois, contou com a ingenuidade e falta de criatividade de Antônio Vicente Martins para substituí-lo por Paulo Pelaipe, velho companheiro de vestiário, ficando como proprietário do futebol gremista e possibilitando aplicar suas ideias retranquistas e defensivistas dentro de campo. Tudo sempre avalizado pelos maus resultados de campo.

A cartada final, para trazer Celso Juarez de volta, passava pela aceitação da torcida. Júlio Camargo foi trazido como "boi de piranha" para mostrar que o Grêmio precisava de alguém experiente no comando do futebol para não amargar um novo rebaixamento.

É bem provável que o Grêmio apresente melhoras agora que o Odone conseguiu colocar todos os seus no vestiário, mas a que preço? Além de ter jogado fora o ano de 2011, 2012 já começa ameaçado pela falta de um planejamento criterioso, de definição de metas firmes e pelo excessivo foco na Arena em detrimento do futebol. A torcida tricolor não tem mais paciência para tanta falta de consideração por aqueles que deveriam ser os maiores preocupados com os resultados de campo, o verdadeiro carro chefe da instituição Grêmio.

Apoio ao time

Mesmo sob tamanha perspectiva negativa, é imperioso o apoio ao time dentro de campo para que os planos de Odone não terminem por rebaixar o Grêmio para a segunda divisão. O Tricolor precisa urgentemente voltar a vencer dentro de casa já na próxima partida, domingo, contra o Fluminense, sob pena de ter que realizar partidas épicas fora de casa mais para o final do campeonato.

Perguntinha

Vai sair algum DVD denunciando os clamorosos erros de arbitragem que deram a vitória do time do vizinho sobre o Cruzeiro no último final de semana?

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981






VERMELHO POR TODOS OS LADOS

Clube grande é assim, mal sai de uma decisão e já tem outra pela frente. O INTERNACIONAL regressou aos pagos na semana passada, depois de participação honrosa na Copa Audi, aonde degladiou com Gigantes do futebol mundial. E nesta semana já retorna às estradas das Américas para enfrentar o Independiente de Avellaneda, mundialmente conhecido como o "Rey de Copas" pelos sete títulos que acumula na história da Taça Libertadores (incluindo o inesquecível de 1984 - claro!). Essa é a sina de um grande clube. Barcelona, A.C. Milan, Cruzeiro e Independiente, em menos de 15 dias. O torcedor Colorado está acostumado a grandes desafios. A batalha de Avellaneda, tudo indica, trará mais um capítulo marcante nessa história de glórias.

LIÇÕES DO CAMPO I

Vamos acabar com esse discurso e essa palhaçada de escalar um jogador isolado no ataque. Chega! Nem um jogador do nível de L. Damião consegue se virar no esquema tão perverso. O resultado negativo do Engenhão, diante de um Fluminense mergulhado em crise (e que no final de semana levou 3x0 do lanterna Ameriquinha Mineiro), é produto direto desse esquema perverso e imbecil. E não me venham com esse papo furado de que os meias se juntam ao atacante. De que adianta o Tinga ficar 3 vezes na cara do gol ? Até um bebê de colo sabe que se tivéssemos um atacante de ofício no lugar do Tinga estaríamos com mais 3 pontos na tabela. E o Abelão já estaria sem emprego.

LIÇÕES DO CAMPO II

Não se joga com 1 atacante isolado. E não se joga com 3 volantes. O meu leitor já não aguenta mais esse meu texto (e eu também não aguento mais escrevê-lo!). E será que ninguém dentro do futebol do INTERNACIONAL se deu conta de que pelos 3 volantes passam todos os nossos males ? Com 3 volantes e 1 atacante perdemos para o Fluminense em crise. E com 2 volantes - Elton e Glaydson - e 2 atacantes (1 deles o jovem Delatorre) vencemos o forte Cruzeiro. Quando é que as lições do campo serão apreendidas ?

TREINADORES I

Cogita-se a contratação de P. Autuori. É a bola da vez. Os boatos são de que Dorival Jr. era o nome preferido, mas que Autuori foi procurado e as negociações estariam avançadas, porque a diretoria já não contava mais com a demissão de Dorival. Olha aqui ô. É muito amadorismo! Esperar a demissão de um treinador para contratá-lo ?! Espera um pouquinho. Isso não cabe dentro da grandeza do INTERNACIONAL.

TREINADORES II

Estou cansado da "mesmice" dos treinadores. E estou mais cansado ainda com a falta de criatividade e política de nossos homens do futebol. Autuori e Dorival são iguais nas suas "mesmices". Ambos utilizarão 3 volantes e, por vezes, escalarão 1 atacante isolado. Talvez até escalem 3 zagueiros em algumas oportunidades. Qualquer um deles será capaz de barrar um jovem promissor da base para escalar um medalhão decadente e com salário polpudo. P´ra falar a verdade, estou farto da "mesmice" dos treinadores.

INSUBSTITUÍVEIS

L. Damião é um atacante diferenciado. Caso se confirme sua venda nesta janela de agosto, o INTERNACIONAL perderá mais de 70% de sua força. É uma peça sem reposição. Aliás, como é difícil substituir um grande jogador. Até hoje não encontramos um substituto para Sandro. Com a saída do cabeça de área, aliás, todo o sistema defensivo entrou em parafuso. Índio e Bolivar passaram a ser contestados e a jogar no mano a mano contra os dianteiros adversários. Que falta faz o Sandro; e que falta fará Damião!

P. C. TINGA

Falei acima dos 3 golos perdidos pelo Tinga contra o Fluminense. E não quero que um mal entendido transite em julgado. Sou o maior dos defensores do Tinga. Mas na 2a função da meia cancha; nunca na terceira. Tinga é um grande volante. E um péssimo meia ofensivo.


MARQUINHOS


Marquinhos foi um dos "bode espiatórios" do INTER-B. Com poucas oportunidades no time principal (todas elas atuando fora de sua posição - 2o atacante), foi emprestado ao Avai de Florianópolis quando o desmantelamento do projeto. Essa semana voltou ao Beira-Rio e já está entre os 25 inscritos para a RECOPA. Tomara que Marquinhos, nessa nova etapa, ganhe as oportunidades que seu talento recomenda.

ELTON

As primeiras participações de Elton no grupo principal não foram de entusiasmar. As duas últimas atuações, porém, começam a indicar que estamos, no mínimo, diante de um jogador razoável. Contra Fluminense e Cruzeiro, Elton foi destaque da meia cancha. No Rio de Janeiro jogava bem quando foi substituído (e W. Matias, pasmem, permaneceu em campo). Domingo, contra o Cruzeiro, teve excelente atuação. Mas, pés no chão, é apenas um volante regular, de bom posicionamento e desarme eficaz. Jogador útil; nada mais do que isso.

W MATIAS

W. Matias foi inscrito na RECOPA com a camisa número 8. Seria um indicativo de que será escalado entre os onze que iniciam a partida em Avellaneda ? Caso Matias entre em campo entre os titulares, será um prêmio à sua péssima atuação no Rio de Janeiro contra o Fluminense. Mais do que isso, o desprezo total pelas boas atuações de Elton e Glaydson contra o Cruzeiro. Esse último, aliás, um dos grandes injustiçados das últimas temporadas no Beira-Rio. A propósito, é incompreensível essa predileção por W. Matias em detrimento de Glaydson.

RÁPIDAS

Perdemos para o Fluminense no Rio de Janeiro com uma falha no setor de Nei (é um gol sofrido em cada jogo por ali) e com uma penalidade máxima bisonha cometida pelo W. Matias.

No domingo quase cedemos o empate para o Cruzeiro, aos 40 e tantos da segunda etapa, num lance em que o atacante adversário envolveu Nei e chutou no poste.

E há uns "doutos" aqui da aldeia que dizem estar Nei atrevessando grande fase.

"Se tivesse feito o gol contra o Fluminense, eu seria eleito melhor da partida, por ter chegado na frente e criado oportunidades" (P. C. Tinga em entrevista ao Correio do Povo)

Ainda dessa entrevista do Tinga, uma declaração que espelha bem o ânimo da vizinhança na 4a feira, quando estaremos enfrentando o Independiente pela RECOPA:
"Se fosse torcedor de outros times, estaria muito chateado". Tu deves estar muito chateado, não é vizinho ?

É preciso dizer: domingo vencemos o Cruzeiro com 2 falhas de arbitragem a nosso favor. Um golo legítimo anulado e uma penalidade duvidosa sonegada (a meu ver o lance sobre Montillo foi mais penalty do que aquele apontado a nosso favor sobre D´Alessandro).

Falei acima de Elton. Nosso grupo ainda tem Guinazu, Tinga, Bolatti e o sempre útil Glaydson. Então, repito a indagação que formulei na última semana: para que contratar S. Silva ?

E no grupo de juniores ainda há o jovem Tarik, que o amigo Josué diz ser melhor do que todos os volantes do grupo principal.

"É um A. Kaefer melhorado, com bom passe.", diz o Josué sobre as qualidades do Tarik.

Com duas vitórias (1x0 na azenha e 4x2 no Gigante) os juvenis bateram os fregueses de azul e conquistaram o título da Copa FGF da categoria. Fala-se maravilhas do centroavante Natan. Também figura nesse grupo o lateral direito C. Winck, sobrinho do Lilica.

Em tempo: Clemer conquistou sua primeira taça como treinador comandando essa gurizada do juvenil.

O futuro está em apostar nessa gurizada.

Aliás, o presente está aí. Vide Delatorre, João Paulo, Elton, Moledo, entre outros.

E já que falo dos jovens; Oscar e Juan voltam em 12 dias.

E a azenha hein ? Tchê, fico a imaginar o sentimento da pijamada com a volta do Tio Pelaipe e do Professor Roth... bah! pobre dessa gente... o Tri Rebaixamento se aproxima...


Quarta feira teremos mais uma noite histórica do futebol mundial. E o Colorado é protagonista de novo. Como é bom ser COLORADO!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho – mais de 700 jogos no Beira-Rio

5 comentários:

Luiz Portinho disse...

mas o zuchetto está nas portas da zona de rebaixamento e vem falar em DVD ? vai assistir à batalha dos aflitos rapaz!!!

Luiz Portinho disse...

e por falar nisso... Odone + Pelaipe + Roth = Batalha do Aflitos II

Fernando disse...

Deviam ter recusado a vitória de domingo, depois de fazerem um DVD e enviarem à CBF pregando contra os erros de arbitragem. Viraram motivo de chacota nacional por causa da "choradeira".

jo disse...

Vamos aos fatos que presenciei pois estava no estádio : o primeiro gol da partida não devia ser validado pois iniciou- se após uma clara falta no andrezinho , o pênalti reclamado sobre o montillo foi uma disputa dura mas normal : bola na frente e os dois se chocando ombro a ombro para ver quem chegava primeiro nela . Após o houve um impedimento inexistente marcado contra o Inter em que o Delatorre ia ficar cara a cara com o goleiro. O gol do cruzeiro anulado devia ser validado mas houveram também varias inversões de falta pró cruzeiro além de uma falta violenta do zagueiro Gil sobre o Damião que apanhou bastante neste jogo . A arbitragem péssima não errou sómente contra o cruzeiro mas também contra o inter!

Francinei Bentes disse...

Bem, a sacanagem se repetiu nesse fim-de-semana contra o Jahia (responsável direto pela fila de três décadas dos colorados em nacionais)... gol legítimo do Cazalberto "rei do chinelinho" anulado, impedimento marcado em cobrança de lateral (!), etc... aliás, roubar de bêbado é feio hein...