quarta-feira, dezembro 21, 2011

ANO V - NÚMERO 253


PARANÓIA DE FÉRIAS

Essa é propícia a boatarias generalizadas. E olha que ouço muito rádio e leio todos os jornais. Bolivar no Flamengo, Andrezinho no Botafogo, Guinazu no mundo árabe, Kleber no Vasco, Juan na Inter de Milão e Damião sei lá aonde. Estranhamente, enquanto o noticiário azul é de contratações e reforços (de qualidade duvidosa, diga-se de passagem); pelo lado vermelho das notícias oficiais, todo elenco Colorado que conquistou mais dois canecos e assegurou presença na Taça Libertadores será desmontado. Inclusive o noticiário envolvendo Dagoberto (que, obviamente, estará no Beira-Rio já em janeiro), dá conta de que seu ingresso no grupo ainda não é confirmado para a pré-temporada. Do ponto de vista administrativo, tudo é maravilhoso no projeto Arena Tricolor (que, repito sempre, não passa de um conjunto de maquetes já gastas de tanta exposição na mídia). Já com relação ao Beira-Rio, estádio oficial da Copa do Mundo 2014, tudo é dúvida, tudo é suspeita. Fomos nós, Colorados, os culpados por Porto Alegre perder a Copa das Confederações (lembram ?). Tchê, é demais! A mando de quem esse jornalismo baixo é posto em prática ? A quem isso interessa ? Quando isso terá fim ?

O ADVERSÁRIO I

Assisti Once Caldas x Junior de Barranquilla, secando o time de Manizales. Primeiro pelo fator altitude da cidade colombiana, que sempre preocupa. E também porque o Once Caldas, nas últimas temporadas, é um frequentador assíduo da Copa, tendo, inclusive, uma conquista em seu cartel (2004). E não é só isso. O Once Caldas foi o melhor time da Colômbia em 2011. Embora não tenha conquistado títulos (por lá também se adota o sistema de 2 campeonatos - abertura e clausura/finalizacion), o conjunto caldense fez 13 pontos a mais que o Milionários, segunda melhor campanha do certame (o site oficial do Once Caldas destacou em matéria com a manchete "El mejor, sin titulo"). Sem dúvida, será um adversário mais complicado do que o quadro de Bogotá.

O ADVERSÁRIO II

Não se pode dizer que o time colombiano é uma grande equipe, mas possui alguns atributos a serem observados (e bem vigiados). Utiliza-se muito das laterais do campo, com apoios seguidos dos laterais. E possui dianteiros fortes e com bom cabeceio. O segundo golo foi marcado num "cabezazo" de G. Beltrán. Outro destaque é o experiente arqueiro, o quarentão Henao. Além da altitude, outro fator adverso é a torcida que sempre comparece em peso ao estádio Palogrande. Tudo se complica ainda mais pelo fator início de temporada. Merece muito respeito o nosso adversário.

MUNDIAL FIFA

Olha aqui ô, escrevi na última coluna tudo que tinha a dizer sobre Barcelona x Santos. Muricy, como havia previsto, foi covarde e o seu Santos protagonizou o maior vexame de times brasileiros da história (com 3 zagueiros, claro!). O Barcelona, por seu turno, reeditou o seu feijão com arroz muito bem temperado e passeou em campo. Repito aqui o que disse na última semana: o Abelão com esse time do Santos iria “para o meio deles”!

CELEIRO DE ASES I

Todos aqui conhecem minha predileção pela política/filosofia de formação de jogadores na base. Entre um guri formado dentro do Beira Rio e um "estrangeiro", sempre prefiro a turma do Celeiro, mesmo que tenha um pouco menos de qualidade técnica. Embora a campaha dos juniores no Brasileiro SUB20 não tenha sido nada animadora, trata-se de uma geração que promete bastante. Além de reiteradas conquistas de Regionais, com vitórias marcantes sobre o rival azul, essa gurizada que chega frequentou reiteradamente as seleções de base e possui fundamentos e bagagem suficiente para figurar no grupo principal.

CELEIRO DE ASES II

Somo a isso as declarações de Fernandão em entrevistas recentes (algumas reproduzi na última coluna) e vejo que vários atletas desse grupo SUB20 já devem aparecer na equipe principal em 2012, especialmente nos primeiros jogos do Gauchão. Alguns nomes a serem observados ? Os laterais Diogo e C. Winck, pela direita, e Paulinho, pela esquerda. Os meias Fred, Marquinhos e Marlon Bica. E no ataque os já conhecidos Sasha e Delatorre.

OBRAS I

Sobre as obras do Beira Rio, fui contra desde o início à parceria e continua pensando que seria mais interessante tocá-las com recursos próprios. Subscrevo tudo que já foi dito a favor dessa tese. E acrescento mais um, que não ouvi até hoje. Os R$ 300 milhões (ou sei lá quanto, já ouvi tantos valores) que se anuncia como custo da obra trazem embutido muito lucro a favor da construtora. É evidente que com recursos próprios, esse custo cai pela metade, se não mais. Meu medo é que os quase R$ 50 milhões que o INTERNACIONAL aportará até o final da obra sejam mais do que suficientes para custeá-la por inteiro. De toda forma, como Ibsen e Piffero, estou entre aqueles que, assinado o contrato, frequentará a capela na torcida pela A. Gutierrez.

OBRAS II

Mas enquanto esse contrato não estiver assinado, secarei a avença! Ainda há tal possibilidade, tendo em vista que a empreiteira, depois de toda enrolação que perdurou por todo esse ano, se reservou ao direito de pensar por mais 120 dias (sob a desculpa de buscar parcerias). Além dos valores reais da reforma, ponto que abordei acima, ainda não ficou esclarecido o que afinal de contas a A. Gutierrez reformará/construirá. Ainda não li ou ouvi nada sobre o que ficará de legado (para usar termos hodiernos). Só o que sei é que o edifício garagem, o hotel e o Centro de Treinamento estão descartados. Mas o que, então, fará a A. Gutierrez ?

RÁPIDAS

Falei acima da nova fornada de juniores. Sasha e Delatorre, com mais um ano de bagagem e fundamentos aprimorados no retorno à base, merecem novas oportunidades.

Outro que é novo e veio do Celeiro de Ases é João Paulo. Mais afirmado, deve ser muito utilizado em 2012; ainda mais com a possível negociação de Andrezinho para o Botafogo.

Dagoberto estará no grupo que iniciará Pré-temporada, disso não tenho dúvidas.

Damião recebeu o Premio Friedereich, concedido ao maior artilheiro do futebol nacional em 2011. O matador Colorado que ficará no Beira Rio e deve nos dar muita alegrias na próxima temporada; ainda mais na companhia de Dagoberto.

Alertei que o Once Caldas merece respeito. O INTERNACIONAL sabe disso. Enviou o auxiliar técnico M. Dulac para assistir e estudar o adversário na partida decisiva contra o Junior. Excelente providência.

Libertadores de 2012 será das mais disputadas. Só faltarão as presenças de São Paulo e River Plate para termos TODOS os grandes clubes da América do Sul no certame.

Em tempos de odes ao Barcelona, sempre é bom recordar que o INTERANCIONAL é o ÚNICO TIME A DERROTAR OS DA CATALUNHA EM MUNDIAIS FIFA. O resto é choro de invejoso...

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (39*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio



CONCEITO DE FUTEBOL

O Barcelona reafirmou sua supremacia no futebol mundial atual ao submeter o Santos a uma impiedosa goleada de 4x0 na final do campeonato mundial, ocorrida no último domingo no Japão. Não que já não se soubesse disso, mas foi uma oportunidade onde todo o mundo parou para conferir a partida e confirmar esta constatação, que já vem se apresentando a algum tempo.

O clube catalão é mais do que um extraordinário time: ele representa um novo conceito de futebol, que difere e inova em relação aos padrões futebolísticos até então estabelecidos. Mesmo em relação aos seus maiores e mais qualificados rivais europeus, o Barcelona atual leva larga vantagem e passa a constituir-se em uma das maiores equipes de futebol que a humanidade já viu, e que certamente revolucionará a forma como é feito o futebol para os próximos anos e para as próximas gerações.

Qualidade técnica e marcação

Muitos são os exemplos que o time do Barcelona vem dando ao mundo dentro de campo. Algumas de suas marcas são alicerçadas sobre fundamentos bem conhecidos do futebol.

Um desses fundamentos é a qualidade técnica. A equipe catalã não teria como executar seus intensos movimentos dentro de campo se seus jogadores não tivessem tamanha capacidade técnica. A coisa não se resume a isso, no entanto. Esta qualidade é exercitada ao extremo pelos atletas a partir de uma cultura formada dentro do clube desde as categorias de base. Qualquer jogador formado pelo Barcelona sabe como jogar da maneira como observamos: troca constante de passes, pouquíssima condução de bola e chutões ou cruzamentos para área, e triangulações permanentes em "pequenas comunidades" ao longo de todo o campo.

Outro desses fundamentos é a marcação. Nas raras oportunidades em que está sem a bola, o Barcelona sufoca seus adversários com uma marcação sob pressão realizada por 3, às vezes 4 jogadores ao mesmo tempo. Esta aguda marcação só é possível a partir de um preparo físico extraordinário dos atletas e de uma organização e comprometimento fora do comum entre os jogadores.

Em resumo, o Barcelona consegue ser um time técnico sem ser um time "frouxo", e consegue ser um time de pegada sem ser um time "grosso". O resultado é uma posse de bola avassaladoramente maior em relação aos seus concorrentes - há mais de 3 anos os catalães não sabem o que é terminar um jogo com menor posse de bola do que o adversário. Como muitos técnicos ainda não entenderam, quanto mais posse de bola um time tiver, maior são as chances de que ele faça gols, e, por consequência, menor são as chances de que leve gols.

Evolução

Não só o Barcelona, como grande parte das equipes vencedoras no mundo na última década nos vêm fazendo repensar nossos próprios conceitos sobre o futebol.

O jejum de títulos do Grêmio continua prendendo boa parte da torcida à imagem dos times vencedores dos anos 80 e 90, que eram muito fundamentados sobre a garra, a raça e a pegada. Sem dúvidas, foram marcas daqueles times. Contudo, há que se refletir sobre estes conceitos, especialmente porque estes times também eram muito técnicos e bem organizados. Jogadores que demonstram apenas vontade e pouca capacidade técnica não representam a verdadeira alma tricolor, assim como jogadores de boa qualidade técnica não justificam-se por esta característica se não for buscado o seu engajamento.

É preciso evoluir e entender que o futebol moderno é muito diferente daquele praticado nas décadas passadas. A relação entre clubes e jogadores mudou e o futebol virou (ou está virando) um negócio, e, para se ter sucesso, é preciso que seja gerido e administrado como tal. É necessário trabalhar obsessivamente a organização, buscar o comprometimento de todos, aprimorar a técnica, muito mais do que continuar vivendo na sombra dos times de outrora.

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981

37 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns maizo por mostrar , apesar de ser gremista , evolução no modo de pensar este jogo que teu clube insiste em jogar...só acho que quem pode falar com amor propriedade é quem jogou e ganhou do barça , ou seja os colorados que em. Yokohama com três atacantes e uma meia ofensivo fez os catalães se dobrarem numa final que é , sem dúvida , pelo nível técnico e franqueza no jogar A MAIOR FINAL DA HISTORIA DO MUNDIAL DE CLUBES FIFA desde que iniciou em 2000 .

Luiz Portinho disse...

Fecho contigo, caro leitor. Para quem duvida do que digo a respeito do que faria o Abelão com esse elenco do Santos, recomendo assistir ao "teipe" da partida Barça x INTERNACIONAL, na final de 2006. Lá estavam Xavi, Iniesta, Abidal, Pujol, Rafa Marques (melhor do que o Pique) e o melhor do mundo à época. E o INTERNACIONAL de Abelão amarrou, cozinhou e bateu o super Barcelona. É o que a história conta. É o que o "teipe" mostra, registra e comprova. O resto é choro de invejoso...

Fausto disse...

Porto, te decide: clube rebaixado eh grande ou nao?

Quanta incoerencia...

Gui - SP disse...

So pra saberem, meu Sao Paulo tambem foi campeao mundial vencendo o Barcelona. Alias, vencendo de virada! Os amigos colorados so seguiram a onda que comecou conosco em 92.

Tri-Mundial, so o Sao Paulo tem. O resto eh choro de chorolado.

Luiz Portinho disse...

Há grandes e GRANDES, meu caro Fausto.
obrigado pela leitura. Portinho.

Luiz Portinho disse...

Em 1992 o São Paulo sagrou-se Campeão Intercontinental, meu caro Gui. Mundial o São Paulo foi só em 2005, ao bater o Liverpool de Gerard.
um quebra costelas. Portinho.

Anônimo disse...

Alias , o jogo do sao Paulo com o Liverpool foi aquele crime pois os ingleses tiveram 3 gols anulados , ceni disparado o dono do jogo e uma retranca do dito grande de fazer corar o ernesto Guedes ...kkkk! Já o inter jogou como se joga grande contra grande : assumindo riscos e marcando lá na frente de igual pra igual com o Barcelona , que só teve maior posse de bola quando o inter fez o gol e se resguardou atras e quando podia segurava a bola lá na frente. A MAIOR FINAL DA HISTÓRIA POUS ALÉM DE TUDO O MAIOR JOGADOR DO MUNDO DE ENTÃO ESTAVA NELA!

Luiz Portinho disse...

Anonimo, assina teu comentário ao final. De fato, aquela final de 2006 é um jogo espetacular, uma aula de tática do prof. A. Braga. E o Índio véio sangrando e peleando (sangue de verdade, não aquele do De Leon proveniente de um corte num tombo depois do jogo)

Luiz Portinho disse...

até isso a imprensa pampeana (leia-se a Rede Baita Sol) tenta nos engambelar.. durante anos tentaram fazer daquela foto do De Leon levantando a Taça Toyota algo épico, com sangue no rosto... depois se descobriu que aquele sangue não era de lance de jogo, mas sim de um tombo que o zagueiro caiu depois da partida... bah! é muito budum!!!

Luiz Portinho disse...

em tempo: Ronaldo-inho, em 2006, era Bicampeão do Melhor Jogador do Mundo (eleito pela FIFA)... o resto é chororo tricolor (noto que os tricolores paulistas já se aliam, aqui no blog, aos azenhanos).

Gui - SP disse...

Recalque de quem demorou muito pra ganhar seu primeiro titulo fora do pais. Clube que nasceu em 2006 com torcida arrogante da nisso.

Saudacoes do unico TRI-CAMPEAO MUNDIAL brasileiro.

ps: detesto o gremio, mas respeito a torcida. A do inter, nao tem como. Vivem no seu proprio mundinho, tal como os gambas.

Gui - SP disse...

As 3 maiores finais de mundial que ja vi foi a de 85 entre a Juve e o Argentinos Juniors, a de 88 entre Nacional e PSV, e a de 93 onde vencemos o Milan por 3x2. Esses jogos tiveram de tudo - expulsao, gol no ultimo minuto, viradas, etc. Um show entre as 2 melhores equipes do mundo na epoca.

A de 2006 foi interessante de se assistir, mas nao e tudo isso que voces falam. Deram sorte num contra ataque e clemer estava em um dia inspirado. Tanto que o melhor em campo nao foi um colorado, mas o Deco. A final entre Milan e Boca em 2007 foi mais disputada e mostrou um futebol mais competitivo e vistoso.

Sancho disse...

O problema do Grêmio é pós-2005.

A Batalha dos Aflitos ficou marcada na paleta de alguns e é impossível tirar. E por causa de UM jogo e ATÍPICO.

O último grande time que o Grêmio montou (2001) era extremamente técnico. Pegava bastante, claro, mas sabia -e muito bem- o que fazer com a bola.

Apesar de eu preferir jogador medíocre e voluntarioso ao bom e preguiçoso, não quer dizer que: só existam esses dois tipos; ou que não haja momento de escolher o segundo sobre o primeiro.

San Tell d'Euskadi disse...

--

O sangue do De León foi por causa do troféu (a propósito, da LIBERTADORES). Quando o jogo acaba, a camisa dele está limpa. Jornalista aproveitou para POETIZAR o momento. Fazem isso nas vitórias vermelhas, também. Mas como é do Inter para ti vale, não, Porto?

--

Copa Toyota é só o troféu do patrocinador. O Inter também ganhou em 2006, Portinho. E não sou eu quem diz, mas a TOYOTA! Checa aqui: FIFA Club World Cup presented by TOYOTA.

Tem todos os campeões entre 1980 e 2010.

--

O Barça chegou no Mundial de 2006 em crise. Estava mal tecnicamente e havia perdido TODOS os jogos importantes.

Isso desmerece o título do Inter? Nunca...

--

San Tell d'Euskadi disse...

A propósito, o Grêmio ergeu esta taça em Tóquio em 2003. Quem achar 'Toyota' gravado em qualquer lugar dela, ganha um carro 0km:

Copa Intercontinental

San Tell d'Euskadi disse...

2003?! Enlouqueci! Evidentemente é 1983.

A única coisa boa de 2003 foi isto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Ep_zyTUkufg

Anônimo disse...

Santell tá bebendo antes da ceia de natal....Barcelona em crise? O campeão europeu em crise ? O time que enfiou 4 rindo do América na semifinal e que enfiou 6 no real Madrid naquele ano em crise ?,kkkk

Anônimo disse...

Ah! A toyota não representa nada no futebol além de dinheiro , entendeu san tell ou quer que escreva? Bah! Um título que só foi considerado oficial 23 anos depois de ganho , assim mesmo com a eterna duvida : jogou ou não na boleta , como o Paulo caju disse ! Sem antidoping,nem pra intercontinental dá pra levar a serio este jogo único de 1983 ...

Luiz Portinho disse...

Gui-SP, desculpa, mas se não conheces o timaço Colorado da década de 70 e suas conquistas e o Rolo Compressor, bueno, aí fica difícil conversar. Dizes que o São Paulo e o maior dos maiores e eu é que sou arrogante ?

Sobre as finais de mundial, concordo contigo que Inter x Barcelona, como jogo de futebol, não foi das melhores. Mas, é claro, para nós Colorados é a maior de todas. Como jogo de futebol, repito, há outras melhores e mais disputadas, inclusive este São Paulo x Milan de 93, que foi um jogaço.

Luiz Portinho disse...

Barcelona em crise em 2006 ? bah!, forte demais Sancho.

P.C. Caju afastou qualquer dúvida: jogaram na boleta em 83.

Nessa discussão da Copa Intercontinental x Mundial FIFA, fico com Real Madrid, Milan, Internazionale, Boca Jrs., River Plate, Peñarol e Independiente, só para exemplificar, que em sua divulgação oficial se auto-proclama CAMPEÃO INTERCONTINENTAL.

Gui - SP disse...

Luiz, leia de novo o que eu escrevi. Por conveniencia eu copiei e colei abaixo:

"Recalque de quem demorou muito pra ganhar seu primeiro titulo fora do pais. Clube que nasceu em 2006 com torcida arrogante da nisso."

No momento que tu puder mostrar por A + B que o inter tem mais conquistas relevantes que o Sao Paulo ai eu reconhecerei que o inter e o maior de todos. Isso nao e arrogancia, e reconhecer os fatos e a historia. Mas ate la, so nos podemos dizer que somos Tri Campeoes Mundiais. Inter e gremio estao abaixo de nos nesse contexto.

Por fim, se voce sabe falar ingles quem sabe ficaria interessado no que a propria Juventus (bicampea mundial) fala sobre suas conquistas:

"Juventus wins everything

It’s a joyless success, but the victory enabled the Bianconeri to fly to Tokyo in winter to play the Intercontinental Cup final. Argentinos Junior were beaten on penalties and Juve were the World Champions."
http://www.juventus.com/wps/portal/en/club/juventus%20in%20breve/01-La%20storia%20di%20una%20leggenda/!ut/p/b1/rZPJrptAEEW_JR_gRzczSyZjDDQzxmwQYJvJZp7M18dPShZZRNmkalMlXenq6lRhERZiUZMsZZ5MZdskz-89omOc5jlHUyAAVnAEqmGpiid4AZRw7IKF52zd5FHNZVlyek6wjXyuhHKfFl9y9WzWovMZnWvJHGjr-WAvJ9FN3GnIiAoNZnzxkmA0S90FXFwHyUD3apnfH4MGIdW--mkGbX88O2HAT42EdHup5tv4zubzdVxozb0aXiofNyM660SqMVJ8-Uhugs2Z5Y0iebAKw2tbM2KK9yd2xqIyfX2t2esLfOEc4ABD0iTFEgwLCfoTJfozreLRHFBt68jLBgeByvwSgL8UDzB0al93zL032PUjZWIcAIUTIA8UQheA6mvHky4w0BRxzMNCQMZu9e7Uvd6dCqwApcbqyd0Z1mBDIA6Qp-wIRQjJmw5laBo1C9DuWJNfGGiyrFvg-AIvIcSK5G_Dv6By4LdhlVGWSKrryUi3iVHN03Q7XKgproqrH7SaH5x6x7tmY1areA4p7jjg_DDGxYHYVNdvmUAJbMM7mNIwIiErzARUro6a-h1vssTY9MCp_XxYHE5h1EibLaoPGzcPtMLgN5Gu5IZ_mYHLJ7verLFfypVVQ80tI-mZUoVj30OEtzTDSHjT2QS1v6_SOHGzrETi5gLyhPNidXd3mz0Ms9NLJ_Vyfc7zC4fp3W241K-XWIjZumE7IhLmRnKKjCO5PHLIImX-RQT-dyJ_3BtkAcnSLE3hkADEZ8aC6kpv0mh8HgfFHwBbnjC3ec6kRM-qUDD6rORJexkI5w6v_b2r31QydeSbHsa90_XQH9LQwXE8I98pHG2_9_ssa262qVhl5JstJZfmNg8EWrNOjZOc4Uach9ZkM25WDHVAylVaEe2DRvKai-NjtL180VpZncVNlSYnPvJwct3lFXdRGeXFrV_hweuEQjv0lxw9BLCDngWXfJcP4igfwiPn4inZ_sC611LXDx6y373yP34CqyDM2g!!/pw/Z7_26A9RKG100PVF0IMPIGTBTV1R1/ren/p=WCM_PI=1/p=ns_Z7_26A9RKG100PVF0IMPIGTBTV1R1_WCM_PreviousPageSize.bb7b5804-271a-4254-b75d-44566958226c=1/p=ns_Z7_26A9RKG100PVF0IMPIGTBTV1R1_WCM_Page.bb7b5804-271a-4254-b75d-44566958226c=2/p=CTX=%250juvecom-en%250club%250Juventus%20in%20breve%25001-La%20storia%20di%20una%20leggenda/-/

"The strongest team in the world

...The Bianconeri were back on the top of the world, after Del Piero’s goal clinched victory against River Plate in the Intercontinental Cup held in Tokyo." (pagina 3 no site oficial seguindo o link anterior)

Sei que e dificil aceitar que alguem foi campeao mundial antes de voces, mas nos como sao paulinos aceitamos que o inter foi tri brasileiro antes de nos. So que isso foi na epoca dos avos de voces, faz muito tempo. Desde la o flamengo, o gremio, e o sao paulo foram campeoes mundiais antes de 2006. Quando aceitarem isso passarei a aceitar que os colorados nao sao tao arrogantes quanto parecem.

Sancho disse...

Buenas, a pessoa pode duvidar de mim o quanto quiser. Mas eu provo o que digo.

O Anônimo ali só se esquece que em agosto começa na nova temporada na Europa. O timaço do Barcelona de Agosto de 2005 a Maio de 2006 não se repetiu na temporada seguinte.

Crise é exagero meu, mas o time chegou pressionado no Japão. Naquele semestre, nas partidas importantes, derrapou mais do que teve sucesso.

Tomou 3-0 do Sevilha na SuperCopa da Europa. Pela liga, empatou com o Valencia em casa (1-1), perdeu para o Real Madrid no Bernabeu (2-0), e tinha empatado fora com o Levante pouco antes de viajar. Viajou líder, mas com o Real Madrid tão na cola que quando voltou já estava em segundo (com um jogo a menos).

Pela Liga dos Campeões, terminou em segundo no grupo A. Conseguindo a classificação na última rodada, quando chegou precisando vencer.

E, depois, do Mundial, o amarelamento daquele Barcelona ficou enscancarado. O time entrou numa espiral ladeira abaixo. Logo após, perdeu o clássico para o Espanyol (3-1) e foi eliminado pelo Liverpool na Liga dos Campeões.

No final do ano, foi eliminado pelo Getafe na Copa do Rey e perdeu o título da Liga para o Real (perdeu a liderança após um empate com o Bétis, em casa, faltando 4 rodadas).

Isso desmerece o título colorado? De maneira alguma. Mas é evidente que o Barcelona de dezembro de 2006 não era o Barcelona de 2011, nem tampouco o Barcelona de maio daquele mesmo ano.

Sancho disse...

Bah! Sobre boleta, falou quem torce para os fujões do xixi de 1991...

Eu, hein?!

Gui - SP disse...

Claro que o mundial de 2006 sera o mais espetacular para os colorados, assim como a libertadores de 94 e a mais espetacular pros torcedores pro velez, 2004 pro once caldas, etc.

Foi uma grande vitoria, sim, uma vitoria surpreendente. Vencer o mundial nao e pra todos, e so um seleto grupo (29) no mundo todo pode dizer que ja esteve no topo do mundo. Um numero ainda menor (7) esteve la 3 vezes ou mais. O Milan e o grande recordista com 8 finais e 4 titulos.

milton disse...

Seguindo a tradicao do amigo Sao Paulino, eis o que o site oficial do AC Milan fala sobre seu primeiro mundial vencido no final da decada de 60:
Milan were also finally crowned World Champions after a 3-0 win at the San Siro was followed by a 2-0 defeat at the Bombonera Stadium in Buenos Aires against Estudiantes."
Fonte:
http://www.acmilan.com/en/club/history

Pois bem, contra fatos nao ha argumentos que se sustentem.

Anônimo disse...

Os fatos falam por si só : o mundo tem 6 continentes e uma partida não pode ser comprada a duas! Sao paulinos e tricolinos faltam as aulas de geografia e matematica então vai se fazer o que , né ...? Mais a maior conquista foi a colorada pois num mesmo ano venceu o campeão mundial de então ( não confundir com intercontinentais que, de tão fajuto , houve anos que sequer saia jogo pois não era oficial , não dava sanção alguma a quem não ia. Agora experimenta ser campeão europeu ou das Américas e se recusar a ir no mundial de clubes FIFA oficial que voces vão ver o que é bom pra tosse) o São Paulo com dois chocolates até o Tinga ser expulso e depois foi vice no brasileiro ( como tudo no colorado é único : só ele conseguiu ser campeão da América e ser vice no brasileiro) e , depois , ao contrario do que o Sancho diz , ganhou do maior time do planeta terra de então com o melhor do mundo 2 vezes no time( que os são paulinos jamais conquistaram sobre o Barcelona com o maior jogador do mundo em seu elenco ) . Mais: o inter ganhou o que nunca o Gremio ganhou : um título sobre uma seleção mundial já que naquela época do milênio passado os times tinham um limite de contratações de jogadores estrangeiros na Europa ( o Hamburgo só tinha alemães no time e , alguns , muito ruins basta ver o taipe do jogo e comprovar a ruindade daquele Time) e Ajax era a mesma coisa, sem estrangeiros. Alias , óbice do Gremio é como ser quarto no mundial de clubes : só tendo dois , tu ser segundo é ser o último , correto? Logo ser terceiro em quatro é mais digno que ser segundo em dois.

Anônimo disse...

Sancho : quem falou sobre doping foi um jogador do Portoalegrense que stava lá e jogou lá dentro no estádio nacional de Tóquio e tem muito mais cacife pra falar do que tu que ficou com o radinho na mão escutando o Paulo Santana

Luiz Portinho disse...

Sancho,

1) Barcelona em crise em 2006, creio, é assunto que não merece mais debate, pois tu mesmo reconheces o absurdo da afirmação e traz fatos que a desmentem por total.

2) sobre o episódio Alex Xixi, que completa 20 anos, apenas comprova que até no jurídico o Colorado é pai da turma da azenha.

saudacoes rubras

Luiz Portinho disse...

Prezado Gui_SP,

A situação é a seguinte, tu aceitas o que quiser aceitar. E, se o teu problema é com "arrogância", acho melhor dar uma refletida a respeito do teu discurso.

saudacoes rubras.

Luiz Portinho disse...

Olha Milton, sobre fatos, parece-me que 2 times não fazem um campeonato e que 2 continentes não representam o Mundo.

milton disse...

Jo, fala serio: o Ajax era a base da selecao Holandesa nas copas de 94 e 98. Van der Sar, Frank e Ronald de Boer, Overmars, e Reizinger foram 5 que disputaram o Mundial de Clubes e a copa do Mundo pela Holanda. Ainda tinha o Kanu que destruiu o Brasil nas olimpiadas de 96. Aquele time estava invicto a mais de 30 jogos antes da disputa do mundial, e o gremio jogou de igual pra igual por mais de 60 minutos (pergunta pro porto, ele viu o jogo e nao tem unhas ate hoje por causa disso):)

Serio Jo, te falta cultura do futebol. Te falta aceitar que existem outros grandes clubes alem do sci. Quando o fizer, te garanto que o futebol deixara de ser motivo de stress pra ti e se tornara algo mais divertido e excitante. Fica a dica.

Alias, o site da fifa tem o seguinte sobre o tecnico Louis van Gaal, treinador do ajax naquele mundial:

"Van Gaal is the most successful coach in Ajax history: ... Champions League (1995), Club World Championship (1995), UEFA Cup (1992), European Super Cup (1996) and Dutch Super Cup (1993, 1994, 1996)"
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/matchreport/newsid=510723.html

Gui - SP disse...

Beleza, de arrogancia voce conhece. Na nossa humildade nos tornamos o maior clube brasileiro em conquistas. Na sua arrogancia voces voltarao ao ostracismo de que vieram.

Abracos do unico brasileiro Tri Campeao Mundial.

milton disse...

Ratificando: "jogou de igual pra igual por 60 minutos mesmo com 1 jogador a menos". Essa ultima parte cortou.

Porto: lembra do grenal das faixas? Nao tenta mudar a historia da tua agremiacao. Aceite os fatos e aprecie o que sua equipe fez em 2006, finalmente se equiparando ao gremio apos longos 23 anos.

Um feliz ano novo a todos, estou indo de viagem e nao sei quando volto (vida boa pos faculdade!) Quando der apareco novamente.

Anônimo disse...

Engraçado é que nenhum dos tricolores toca no fato dito por mim e relembrado pelo Portinho : o mundo tem 6 continentes e não dois e acrescentaria : não existe vice campeonato onde 2 disputam uma partida! Segundo em 2 é último !

Luiz Portinho disse...

Pois é, o Mundo, no paraiso artificial da pijamada, só tem 2 continentes. Talvez tenha ligação direta com aquela questão do DNA a que tanto me refiro. No paraíso artificial da azenha, África e Ásia não existem.

No mais, deixo um forte abraço a todos, especialmente ao pessoal que está ativo aqui nos comentários (GUI_SP, Milton, Sancho e o nosso querido Colorado 0 o Anonimo).

Francinei Bentes disse...

Grande Porto, Jô e anônimo colorado, por favor, se puderem me respondam uma coisa:

Será que a Copa do Mundo até 1950 não era do mundo porque só participavam seleções da Europa e da América do Sul? Ah sim, o Uruguai então foi bicampeão intercontinental de seleções, pela lógica de vocês...

Que culpa o Grêmio, o São Paulo ou qualquer outro clube tem se o futebol é um esporte cuja hegemonia está nesses dois continentes (e que, no futebol de clubes, só foi ameaçada ano passado, com o glorioso Mazembe)?

Não dá para reinventar a história do esporte só porque a FIFA só quis entrar na jogada do mundial de clubes em 2000, quando o futebol moderno já tinha mais de 120 anos de existência, e quando ela percebeu que estava deixando de faturar muita grana sem organizar o mundial de clubes...

Anônimo disse...

Francinei , o terceiro lugar do mundial de 2010 vala mais que o vice de 1995 já que ser vice em dois é ser último e ser terceiro em 4 não é ser último. Além disto , o mundial de 2006 vale muito mais por ser 2 partidas e não uma , ter sido contra o Barcelona e não sobre um clube sem tradição maior na Europa como o Hamburgo , ter sido em cima do então bi melhor jogador do mundo do outro lado já o Hamburgo não tinha ninguém de maior destaque. Isto é tão obvio que chega a ser constrangedor explicar isto !