sexta-feira, janeiro 13, 2012

ANO VI - NUMERO 256

GENERAL COLORADO

Bolivar foi motivo de contestação na última temporada. Boa parte do torcedor Colorado, na onda da campanha difamatória que tomou conta da imprensa pampeana, bradava e reclamava quando o jogador tocava na bola. Até mesmo daquele golo que sofremos contra o Vasco da Gama - em falha de Moledo - Bolivar foi acusado. Vieram as férias e o período de boatarias. Veio a proposta do Flamengo; que não levou. Conosco não! Aqui no Beira Rio o furo é mais embaixo, Dona P. Amorim. Bolivar ficou. E declarou: "Quero deixar bem claro, primeiramente, que foi interesse do Flamengo e não vontade minha deixar o Inter. Pesei os prós e contra e resolvi ficar no Inter que é o clube no qual eu tenho uma identificação muito grande". É isso aí Bolivar. Seja o nosso General novamente. Comande a campanha do Tricampeonato da América. E faça teus detratores engolirem, a seco, a campanha difamatória de 2011.

VOLANTES

Tinga e Guinazu terminaram 2011 formando a dupla de volantes e o time cresceu muito a partir de sua definição. Com a lesão de Tinga, Elton recebe oportunidade e Bolatti, a princípio, terá de aguardar sua oportunidade. E ainda há Sandro S. e Josimar como opções. Uma coisa é certa, estamos muito bem servidos na posição. E repito, já no começo da temporada, o que cansei de registrar na última temporada. Dorival só não pode cair no erro de escalar mais do que 2 volantes. Qualquer dupla que colocar em campo, especialmente considerando-se os 4 primeiros nomes, dará conta do recado.

DECADENCIA

Ouço a rádio BAND AM de São Paulo. Entrevistam o Presidente do Coritiba. Diz que Jonas, lateral direito, foi objeto de interesse do Palmeiras e São Paulo. Tchê, para quem não lembra, esse Jonas é aquele lateral direito nota 2,5 que andou aqui no INTERNACIONAL em 2007 ou 2008 (não recordo com precisão). Só recordo que chegou ao Beira-Rio como volante e acabou jogando 2 ou 3 partidas improvisado na lateral. Notícias como essas demonstram que o futebol está nivelado por baixo.

M. AURÉLIO

Na mesma entrevista o Presidente do Coritiba comentou a negociação com M. Aurélio. Informou que havia interesse do Cruzeiro e do Quatar. Mas, claro, o meia atacante acabou no INTERNACIONAL (clube forte - escrevi a respeito na última coluna). Pelo que lembro de 2 ou 3 partidas que assisti do Coritiba em 2011, trata-se de um meia atacante de boa utilidade. Não é grande coisa, mas será um suplente de grande valor. Especialmente com a saída de Andrezinho e Zé Roberto. Aliás, uma coisa é certa, M. Aurélio atua nas mesmas funções e é um grande acréscimo - especialmente em termos de disponilibidade - em relação ao Zé Buteco.

ANDREZINHO

Já que menciono, fiquei triste com a saída de Andrezinho. Foi um jogador que, sem dúvida, marcou época no Beira Rio e deixará na memória do torcedor Colorado alguns momentos e lances verdadeiramente épicos. Cito dois: aquele golo de falta fantástico nos descontos regulamentares quando eliminamos o Flamengo na Copa Brasil 2009; e, claro, a assistência de cinema concedida ao Giuliano para que anotássemos o lendário golo de Quilmes contra o Estudiantes de La Plata. Andrezinho nunca se firmou como titular, mas, com certeza, foi um dos melhores 12. jogadores da história do INTERNACIONAL. Desejo toda sorte do mundo ao Andrezinho lá no Botafogo.

"LALO" SORONDO

Sorondo se bandeou para a vizinhança, mas nunca perdeu a admiração do grupo de jogadores e, especialmente, do torcedor Colorado. Tenho guardada uma foto fantástica do uruguaio abraçado, de joelhos, com o Guina logo ao final da Batalha de Quilmes. Essa foto me emocionará, pelo resto da vida, toda a vez que a manusear. Por essas e por outras, a notícia da grave lesão do "Lalo" foi motivo de comoção na delegação vermelha, em Gramado. Para a Nação Colorada, Sorondo é eterno!

RAPIDAS

Já que falo em Sorondo, não há como deixar de criticar a postura da vizinhança em rescindir o contrato do atleta diante do infortúnio.

Discursos para a torcida - afirmando que o jogador terá todo apoio - não servem e revelam o tipo de gente que dirige a agremiação vizinha.

Dar discurso de apoio e rescindir o contrato do atleta são atitudes e procedimentos contraditórios e repudiáveis.

Dagoberto e Damião, melhor dupla do futebol brasileiro. Disparado!

Renan, Sandro S., Bolívar, Dalton (Romário), Fabrício (Lima); Bolatti, Josimar (Zé Mário), João Paulo, Ilsinho; Gilberto e Jô. Time reserva, que mostrou serviço no primeiro jogo treino disputado na serra.

INTERNACIONAL e A. Gutierrez correm para definir data da assinatura oficial do contrato. Dificuldade é para encontrar uma data livre para que o maior número de autoridades compareça à solenidade, inclusive personalidades do meio político. Tudo indica que essa data seja 20 de janeiro.

A propósito de obras, eu gostaria muito que o vizinho falasse a respeito, e com profundidade, do contrato que sua agremiação assinou com a OAS. Sim, porque o leitor azul do blog precisa saber, por exemplo, que toda receita de bilheteria de suas partidas, nos próximos 20 anos, será da construtora.

Outro detalhe do contrato a respeito do qual eu nunca li uma linha sequer na coluna vizinha. Das mais de 2000 vagas de estacionamento, apenas 314 pertencerão ao clube. Ou seja, menos de 15% dos espaços.

Tem mais, já que o vizinho não informa seu leitor. Azulagem, aí vai, vocês não poderão treinar na Arena, devendo manter Centro de Treinamento próprio para as atividades regulares.

E, olha aqui ô, meu caro leitor azul, se fores sócio, saiba que teu clube não pagará nada a OAS para realizar as partidas dos campeonatos em que tiver mando de campo, "mas terá o custo de cada associado que pagar mensalidade ao Clube e que acessar a Arena". Eu li bem ? Terão de pagar para jogar em seu próprio estádio ? É dizer: a partir da entrega da Arena, o torcedor será sócio da OAS e não do clube.

Então, vizinho, continuarás a insistir que terás um estádio no final deste ano ?

"O sonho dos oficialistas é que a imprensa beba da água oficial. Não estivessem presentes repórteres de vários veículos de comunicação no jantar de gremistas em Bento Gonçalves e passaria despercebido o pito constrangedor de Odone em alguns presentes." (Hiltor Mombach - Correio do Povo - 12.janeiro.2012)

R. "Padeiro de Bento" Portaluppi x P. Odone. É diversão garantida! Gmio, o clube da piada pronta...

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

4 comentários:

Anônimo disse...

O Odono faz o que bem quiser e a boiada gremista grita : muuuuu!

Frank disse...

Não sei se é complexo de inferioridade pelo fato do Grêmio ter sido mundialmente conhecido 23 anos antes do co-irmão, ou se é falta de assunto mesmo...

Pelo que eu vejo aqui, os colorados, ao invés de estarem mais preocupados com o contrato lesivo da Andrade Gutierrez ao seu patrimônio, se preocupam única e exclusivamente com a Arena do Grêmio, dando muito mais espaço ao contrato do rival do que aos (des)acertos em relação ao seu próprio estádio...

Por favor, deixem de olhar a sardinha na brasa da churrasqueira vizinha e olhem o tamanho do gato que tá pegando o peixe de vocês...

Luiz Portinho disse...

Mas tchê, Frank, já leste manifestações do teu representante sobre esse contrato da Arena OAS ? É isso que estou pedindo rapaz... Estou na defesa do leitor azul e tu vem me criticar ?

um abraço e obrigado pela leitura.

saudaçÕes rubras, Portinho.

Frank disse...

Tudo bem cara, não esquenta a cabeça... eu entendo que os contratos que ambos os times gaúchos assinaram são lesivos em alguma medida, a médio prazo, para a instituição, seus sócios e torcedores...

Agora, sobre esse assunto eu acho se aplica aquela velha história do Fausto: as diretorias venderam a alma para o diabo em troca de benefícios... quando ele vier cobrar a conta, todo mundo já sabe onde fica a morada dele, e que lá não é muito agradável...