quinta-feira, janeiro 26, 2012

ANO VI - NUMERO 258


 
TEMOS ATAQUE

E apareceu pela primeira vez em 2012 a força do novo ataque do Grêmio. Num jogo em um estádio acanhado e com um gramado lamentável, Kleber e Marcelo Moreno deixaram suas marcas na vitória de 3x1 sobre o Canoas, ex-Universidade e Ulbra.

A segunda atuação do Grêmio em 2012 ainda não foi convincente. No primeiro tempo, o meio de campo conduziu demais a bola e não deu a necessária profundidade pelas laterais do campo. Com a excelente entrada de Gabriel na segunda etapa, o time passou a atuar mais pela lateral-direita do campo e abriu os espaços necessários para a vitória. Marcelo Moreno demonstrou todo o oportunismo que caracteriza um bom centroavante e marcou um gol típico, de cabeça, logo em sua primeira partida pelo Grêmio.

Disposição Tática

Caio Jr. ainda não achou a melhor disposição tática para o Grêmio. Começou o jogo num tradicional 4-4-2, onde Fernando devia ser o volante mais recuado. O que se viu, porém, foi um meio de campo desorganizado, o que obrigou os 2 atacantes a saírem do lugar para buscarem jogo. A zaga voltou a demonstrar-se insegura nas bolas aéreas - continuo achando que precisamos de uma contratação que dê experiência a este setor.

Após o deslocamento de Mario Fernandes para o meio, o time passou a ter melhor organização e produção. Mario e Gabriel fizeram uma boa dupla pelo lado direito do campo, de onde saíram muitas jogadas. Julio Cesar avançou um pouco mais e proporcionou diversos cruzamentos. Kleber, ainda longe da melhor forma técnica, foi bastante participativo. Douglas esteve em jornada apagada e Marco Antônio deu a impressão de que o Grêmio realmente precisa investir em mais um meio-campista.

O Grêmio ficou longe de uma boa atuação, e perceptivelmente seus jogadores estiveram abaixo do que podem jogar, deixando a certeza de que o time ainda tem muito a crescer e a render.

Complexo Esportivo da Ulbra

Tive a oportunidade de acompanhar o jogo Canoas x Grêmio no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. É uma experiência que não recomendo a ninguém.

Meu carro ficou estacionado a uma distância aproximada de 1km ou mais do campo. As filas para compra de ingressos eram grandes, demoradas e mal-organizadas. O espaço destinado à torcida do Grêmio lotou rapidamente, obrigando a abertura de um outro espaço, o que demorou devido ao sumiço das chaves do portão (!). Para completar, não havia nenhum bar vendendo comidas ou bebidas e o banheiro masculino estava completamente sujo e sem luz.

Este é o exemplo de um estádio do "melhor gauchão de todos os tempos" apregoado pela FGF.

Para bom entendedor...

Numa noite onde se previa um remendão lotado, o "time cano" da vizinhança não conseguiu mais que uma minguada vitória sobre o poderoso Once Caldas da Colômbia. Mais do que isso, a morangada clamou veementemente durante todo o jogo pela permanência do argentino D'Alessandro, que ao final do jogo, agradecido por todas as homenagens recebidas, brindou o público com estas palavras:

"Não quero falar sobre isso. A torcida mexe comigo, mas eu sou profissional. Tenho uma proposta muito importante pra mim, pra minha família. Tenho contrato com o Inter, mas a torcida tem que entender que eu sempre que entrei em campo dei tudo de mim."

Para bom entendedor, meia palavra basta. Basta o encanador Luigi abrir os cofres colorados e encher os bolsos do argentino que ele renovará imediatamente seu infinito amor pelo clube do aterro.

Obras

Conforme o editor da Copa 2014 de Zero Hora (http://wp.clicrbs.com.br/boletimbrasil2014/2012/01/23/em-reuniao-com-a-fifa-inter-nao-estipula-data-para-reinicio-de-obras/?topo=13,1,1,,10,13), notícias da semana dão conta de que, em reunião com a Fifa, o Inter não estipulou data para reinício de obras. A intenção colorada de iniciar as obras antes da estreia na Libertadores, mais uma vez, não se concretizou. Tanto a Fifa quanto o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 demonstram preocupação em ver o estádio parado. Terminar janeiro novamente sem máquinas no terreno do remendão provoca calafrios até Zurique.

Enquanto isso, no Humaitá, a imponente Arena do Grêmio cresce a cada dia a olhos vistos e já atinge 50% do cronograma, que prevê a inauguração do estádio para o final de 2012.




Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981
 


FALTOU "PERNA"

É uma justificativa muito plausível para a coluna dessa semana. Domingo contra o Avenida faltou pernas. Não há como duvidar. Agora, as falhas grosseiras pelo lado direito da defesa também devem ser enfatisadas (e com muito mais ênfase) do que a falta de pernas. E hoje, no Beira Rio, contra o Once Caldas, também se pode dizer que faltou pernas. A performance do primeiro tempo foi muito satisfatória; com grande produção ofensiva (e entendimento perfeito do quarteto de ataque!) e o adversário praticamente não ultrapassando a meia cancha. Os colombianos não tiveram sequer uma chance de golo nos primeiros 45 minutos. Na segunda etapa veio a queda brusca de rendimento, típica desse início de época. Agora, se é verdade que faltou pernas ao INTERNACIONAL, também é verdade que os colombianos sofreram, e muito mais do que nós, do mesmo mal. Antes da metade da segunda etapa, já havia adversários caindo no gramado com caimbras. Assim, chego à conclusão de que, sim, a "falta de perna" atrapalhou bastante o Colorado; mas, também, deve-se reconhecer que essa justificativa não serve para os resultados insuficientes. No Gauchão a derrota para o Avenida será diluída nos próximos jogos; agora, na Libertadores, o furo será mais embaixo. O confronto em Manizales, anotem, terá cores e episódios dramáticos. Colorados, estejam prontos para tudo.

FICA D'ALESSANDRO

Presença fundamental na vitória. Atuação interessada e impecável do ponto de vista técnico e tático. Um passe açucarado para o golo de L. Damião. A ovação do torcedor em vários momentos
da partida. A entrevista de D. Sonda ao final da partida dando conta de que a partida contra o Once Caldas foi um fato novo no episódio. A Braçadeira de Capitão. São grandes indícios de que FICA o D'ALESSANDRO!

REPÚBLICA ARGENTINA

Caso fique em Porto Alegre, D'Alessandro jogará ao lado de Datolo, novo reforço Colorado. Ao lado de Guinazu e Bolatti formarão a República Argentina dentro do Beira Rio. São quatro jogadores de grande qualidade, cada um na sua especialidade e posição. Todos possuem atributos para figurar, inclusive, no selecionado porteño. O Datolo que contratamos é aquele que vimos atuar no Boca Jrs., há 3 ou 4 temporadas. De lá para cá, o meia esteve no Napoli e Espanyol de Barcelona, sem impressionar. Regressa ao futebol sudamericano como regressou D'Alessandro, em 2007: desacreditado. Torçamos para que repita sua melhor fase dos tempos de Bombonera. E que auxilie "Cabezon", "Gringo" e "Cholo" a nos trazer o Tricampeonato da Copa.

PRATAS DA CASA I

Não foi boa a apresentação de C. Winck em Santa Cruz do Sul. O lateral falhou nos lances de golo do Avenida e complicou ainda mais a atuação do zagueiro Bolivar (que também esteve em péssima tarde). Mas é preciso ter calma. Winck tem apenas 17 anos e muito potencial. 2012 será um ano de muito aperfeiçoamento, para que o lateral possa ser efetivamente integrado ao grupo em 2013. Agora o que não se pode admitir é que C. Winck não seja, no mínimo, aproveitado e utilizado em algumas partidas nessa temporada.

PRATAS DA CASA II

Dagoberto sentiu cansaço e uma pancada na perna e teve de sair no começo da segunda etapa. Dorival Jr. optou por M. Aurélio. João Paulo ficou mais alguns minutos no banco, enquanto o meia que veio do Coritiba errava um passe atrás do outro. Não quero traçar aqui um juízo definitivo sobre M. Aurélio; mas de uma coisa tenho certeza, não joga mais do que João Paulo. Nosso prata da casa é melhor em praticamente todos os atributos: físico, técnica, posicionamento tático, finalizações, assistências e até mesmo na marcação. Então, só posso creditar à velha tradição do INTERNACIONAL de preterir os jogadores da base essa opção de Dorival Jr.

A FARSA DO ANO I

Definitivamente, a grande época para a tricolinagem se consolida como o intervalo entre o Nacional e o certame gaúcho. É a época da pirotecnia, das contratações de peso, da formação das grandes equipes; o Barcelona dos Pampas. O problema é quando a bola rola. Aí o pesadelo da vizinhança começa. Nessa temporada o caldo azedou cedo. Lajeadense 2x0, em pleno Monumental.

A FARSA DO ANO II

Aliás, esse ano a máscara caiu bem antes da derrota para o Lajeadense. Só mesmo a imprensa pampeana (e, principalmente, a Rede Baita Sol (RBS) - órgão oficial da imprensa azul) para divulgar e tentar comparar a política de futebol e o time montado pela vizinhança com o do Colorado. O episódio Giuliano sucedendo ao de Ronaldinho-inho no quesito Mico. Em tempo: correm boatos de que as caixas de som foram retiradas do armário.

A FARSA DO ANO III

Mas olha aqui ô, a grande farsa é a agremiação vizinha querer fazer crer que tem cacife para contratar um jogador por E$ 8 milhões. E, pior, que os ucranianos não aceitaram a proposta e bateram o pé em E$ 10 milhões. Por favor, respeitem o torcedor! Que história mal contada. Enfim, recém finalizamos o mês de janeiro, mas o troféu Farsa do Ano de 2012 do futebol já possui seus vencedores. Na categoria direção, Pelaipe e Odone são imbatíveis. No quesito "cachorro do ano", esse da proposta milionária aos ucranianos. E, por fim, na categoria time, esse arremedo montado na azenha é a maior farsa dos últimos anos.


AZENHA DEBAIXO DE LAMA!

"O Hiltor já falou sobre isso, mas reforçando, até porque esquentou ainda mais. Não convidem o presidente Odone e o ex-Luís Carlos Silveira Martins para a mesma mesa. Quinta-feira, aproveitando um momento de desabafo, na Rádio Guaíba, Odone descascou Cacalo. Chegou a lembrar do episódio "fora, Koff", quando Cacalo, ainda jovem, liderava um movimento contra o presidente que, logo em seguida, foi Campeão da América, pela primeira vez, e do Mundo. E sobre críticas a Odone, Cacalo bate na tecla de misturar política com futebol. Odone responde dizendo que foi buscado em 2005 para tirar o Grêmio da segunda divisão e que não precisa do sucesso no clube para se reeleger deputado. Mas óbvio que ajuda, né? A verdade é que começou o processo de sucessão no clube. Futebol é realmente a fogueira das vaidades. O candidato de Cacalo é Preiss, desafeto de Odone. Cacalo, em programa de rádio, chamou Odone de perdedor." (L. C. Reche, na clássica e imperdível coluna dominical do Correio do Povo - melhor jornal do Sul do Brasil)

RAPIDAS

33.000 pagantes numa noite de janeiro, às 22 horas. Parabéns Colorados, trata-se de um ótimo público, sem dúvida alguma.

Guinazu teve mais uma atuação monstruosa diante do Once Caldas. Deu carrinhos sempre corretos e com tempo preciso. Fez poucas faltas. Esteve perto da perfeição no trabalho defensivo. Espero que aqueles que, vira e mexe, o carimbam com a pecha de "ex jogador" confiram os devidos elogios ao "Cholo".

"Qualquer vantagem em Libertadores é importante. Mas quando um jogo se apresenta tão à feição, quando aparecem as chances de se estabelecer um placar mais dilatado, é de se lamentar aplicar o escore mínimo. Que não deixa de ser uma vantagem." (Hiltor Mombach, Correio do Povo)

Amanhã (5a feira) tem INTERNACIONAL x Cerâmica pelo Campeonato Gaúcho. Jogam menos de 24 depois da partida contra o Once Caldas. Episódios que só o futebol brasileiro produz.

Em tempo: Colorado vai com o elenco do SUB23 para confronto contra equipe de Gravataí.

Falei acima da Rede Baita Sol (RBS). Comentaristas do confronto da vizinhança contra o Lajeadense destacaram as qualidades de D. Groli, novo dono da área azenhana. Detalhe: o placar da partida foi 2x0 contra e a vizinhança voltou a sofrer golo de bola aérea.

O assíduo leitor Josué manda a seguinte mensagem: "Duro golpe do gremio no Colorado: Pelaipe e Odone em Bento Gonçalves para contratar o Ediglê".

Pois é Josué, a dupla Pelaipe e Odone é só alegrias.

Mas olha aqui ô, nem tudo é tristeza lá nas bandas da azenha. Afinal de contas, o M. Teló já declarou que é tricolor. Tchê, é demais! É o clube da piada pronta...


E viva o Barcelona dos Pampas!

"Estou bem fisicamente e vinha treinando no Espanyol. Tomara que as coisas possam se encaminhar bem aqui em Porto Alegre" (Datolo ao desembarcar no aeroporto Salgado Filho)

Zé Roberto foi embora de Porto Alegre acusando o povo gaúcho de racista. Para quem não lembra, a vizinhança imitou sons e gestos de macaca, quando o atacante fazia seu aquecimento para entrar em campo no clássico gNAL que decidiu o último certame regional.

O que Zé Buteco omitiu na entrevista foi um fato essencial. Ele não saiu de Porto Alegre, mas foi mandado embora pelo INTERNACIONAL.

Quando João Paulo entrou em campo e deu os primeiro toques na pelota, comentei com a patroa (sempre companheira nas tardes e noites de Beira Rio): "esse guri joga muita bola". Ao que ela, prontamente, sentenciou: "parece o Giuliano, né ?". A patroa sabe tudo de futebol!!!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

3 comentários:

Frank disse...

Para mim, já acho que o Inter passa fácil… esse Once me pareceu muito fraco, sem inspiração… vieram para perder de pouco, e quando quiserem recuperar a vantagem em Manizales, será muito tarde, porque o Demonhão obviamente estará atento...

Sobre a discussão eleitoral Cacalo x Odone, tá pior do que aquela do Siegmann x Luigi... quanto mais eu conheço os bastidores do futebol, mais fico enojado com a fogueira das vaidades e com as futricas que rolam nesse meio...

Frank disse...

Ah, golpe duro no colorado seria contratar o GABIRU... aliás, por onde anda o heroi máximo do colorado???

fininho disse...

Ta ate hoje magoadinho com os morangos por dispensarem ele em janeiro de 2007... Cada time tem os idolos que merecem.