quarta-feira, fevereiro 22, 2012

ANO VI - Numero 263

Edição Especial Gre-Nal 391

O Carnaval e o Tapetão Pampeano

O "391" é um clássico curioso. Não há a tradicional semana gNAL. Entre a definição dos confrontos finais no sábado e os jogos da quarta feira houve o carnaval. O Brasil parou e no Rio Grande as coisas não foram diferentes. Enquanto o Colorado bateu, com facilidade, o Pelotas, escalando o time reserva; os titulares da azenha perderam por 2x1 para o Zequinha. Não houve tempo para repercussões, provocações, polêmicas. O fato é que, em meio ao carnaval, os holofotes se apagaram no Passo D'Areia e no Beira Rio, sábado, com um clássico gNAL marcado para as cinzas. A dupla se matará em peleia válida pelas quartas de final do primeiro turno. Só que, dessa vez, não se pode ter o clássico como final antecipada. Afinal de contas, a vizinhança só chegou à quarta feira de cinzas pela porta dos fundos, beneficiada diretamente pela decisão do Tribunal que retirou 6 pontos do Cruzeiro. Caio Jr. ficou pelo caminho, depois de levar um baile do Zequinha no Passo D'Areia. Mas a vizinhança ganhou sobrevida e chega à quarta-feira de cinzas graças ao tapetão pampeano.

Favoritismo

Dizem que clássico não tem favorito. Discordo. Sempre há um favorito. É claro que isso não quer dizer que o favorito será o vencedor. Mas, se formos buscar as estatísticas, o favorito, em regra, sai vencedor. E as exceções que se possa lembrar só virão para confirmar essa regra. O clássico de amanhã possui um favorito inquestionável. Até porque chegou à fase final dentro de campo e não pela porta dos fundos. Daí a sair vencedor são outros quinhentos, como diz o dito popular, mas que o Colorado é favorito, isso nem o vizinho poderá negar.

gNAL com reservas

Digo e confirmo, o clássico 390 ficou marcado na história como o gNAL dos Reservas Colorados. Aliás, a reação desesperada do vizinho na última coluna (parecia mais uma metralhadora giratória o rapaz!) só referenda minha tese. E, olha aqui ô vizinho, essa do gNAL do "banguzinho" no Gauchão 1995 é mais uma farsa da HMOTA (História Mundial pelos Olhos da Turma da Azenha). Basta ver a escalação da equipe: Silvio, M. Antonio, Rivarola, Luciano, Roger, Dinho, Gelson, W. Mancini, C. Miguel, P. Nunes e Nildo

Afinal de contas, quantos jogadores desse time eram reservas, hein vizinho ? Não vale mentir!

Oscar I

Imprensa insiste em polemizar a respeito do caso Oscar. Mantenho na íntegra o que escrevi na
última semana. Oscar não voltará a atuar pelo São Paulo e o máximo que o INTERNACIONAL terá de fazer e desembolsar algum "tutu" para auxiliar o atleta a indenizar o clube paulista. Aliás, é bem curiosa a postura da imprensa pampeana. Mesmo com pareceres mais do que esclarecedores de advogados com conhecimento a respeito do tema (na linha do que escrevi aqui no BLOgNAL), insistem em contrariá-los e bater nessa tecla de que o INTERNACIONAL pode ter problema se continuar a escalar o atleta.

Oscar II

É, no mínimo, estranha tal postura. Tudo bem que a imprensa precisa estabelecer polêmicas e vender notícias. Mas, agora, advogar uma tese estapafúrdia e sem qualquer base jurídica e que interessa ao clube paulista e não ao futebol gaúcho, sem dúvida, é postura reprovável. Até posso compreender que tal tese seja propalada por um ex-dirigente recalcado que ocupa os microfones de uma rádio comprometida com o clube da azenha (todos sabem a quem me refiro!). Agora, essa tese advogada por jornalistas que se dizem imparciais ? Aí só há uma justificativa, desinformação e falta de vontade de se informar.

Libertadores

Assisti ao empate oxo do Boca Jrs. contra o desconhecido Zamora, na Venezuela. O time "xeneize" está muito longe de meter medo em alguém. O atual vice campeão Peñarol levou um chocolate hoje do Nacional de Medelin. Os "cafeteros", com 6 pontos em duas partidas, são a sensação desse início de Copa. Mas, embora tenham alguns bons destaques individuais como o volante Cordoba e o avante D. Pabón, os colombianos também estão longe de meter medo. O Peñarol sentiu demais as baixas de Martinuccio, G. Rodrigues, Corujo e M. Mier. Os "carboneros", com duas derrotas, não demonstraram nem qualidade e nem ganas de vencer. Ainda não tive oportunidade de assistir ao Velez Sarsfield, ao Nacional de Montevideo e a U. de Chile, mas tudo indica que teremos mais um campeão falando o idioma português em 2012.

Imagem da Semana

Jô depois de anotar dois golos contra o Pelotas

RÁPIDAS

Jô marcou duas vezes e foi eleito o melhor em campo na partida de sábado contra o Pelotas.

Centroavante vive de gols, não importa como os anote e muito menos contra quem os anote.

Como já dizia Dadá Maravilha, "não existe gol feio; feio é não fazer gols".

Disse depois do clássico 390 e reafirmo - para desespero do vizinho - o Jô seria titular absoluto lá no ataque da azenha.

Aviso à turminha que advoga a tese de que Oscar não deveria jogar o clássico que seu substituto natural é o Datolo.

E, já se viu, Datolo é mais um homem gNAL que desembarcou no Beira Rio.

Ranking da Conmebol. INTERNACIONAL é o melhor entre os brasileiros. Novidade ?

A metralhadora giratória do vizinho na última coluna só pode ser explicada pelo desespero de contar com um time que é um arremedo. E, claro, por ser obrigado a elaborar, toda semana, a versão oficial das políticas executadas pela dupla Odone/Pelaipe.

Mas te acalma vizinho... O "profexor"' Luxa está chegando com seus projetos. Agora vai...

Rumo ao Tri-Rebaixamento.

Muriel, Elton, Moledo, Índio, Kléber; Guinazu, Bolatti (ou Sandro S.), Oscar e D'Alessandro; Dagoberto e Damião.

Que venha o 391!

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

2 comentários:

Anônimo disse...

E a percentagem do luxa? Quanto vai ser? Contrataram o Luxemburgo imaginando ele 10 amos antes...

Anônimo disse...

Que estréia , hein profexo ? E polenta tá no fogo , pijamada!