terça-feira, fevereiro 28, 2012

ANO VI - Numero 264

Edição Especial pós Gre-Nal 391
PUXARAM O TAPETE DA PIJAMADA

O futebol pune dentro de campo. O INTERNACIONAL entrou em campo no clássico gNAL 391 como se pudesse vencer o adversário a qualquer momento. Deixou o inimigo tomar conta da meia cancha durante praticamente toda a partida. Vi soberba no Colorado! E a vizinhança, com superação, marcação avançada e preenchimento integral de espaços mereceu a vitória. Incontestável (embora ficasse mais digno se a rede baita sol - órgào de imprensa oficial do lado azul - tivesse incluído o lance de penalidade acontecido no último ataque da partida em seus compactos do confronto). Mas, como eu disse, o futebol pune dentro de campo. Classificado às finais no tapetão, o vizinho assistiu seu time ser superado pelo Caxias, de ótima campanha dentro das quatro linhas. Novo Hamburgo x Caxias, os dois melhores times da fase classificatória, junto com o Cruzeiro, farão a final mais justa para a Taça Piratini. Vitória do futebol sobre a picaretagem dos bastidores.

Em tempo: ao final da partida em Caxias o microfone é direcionado ao Presidente do Caxias que desabafa: "Nós estávamos com esse grito entalado desde o ano passado". Referia-se ao episódio em que o árbitro M. Chagas concedera 8 minutos de descontos, até o time do vizinho empatar o jogo e levar a decisão às penalidades, na Taça Piratini de 2011. O futebol pune dentro das quatro linhas vizinho! Puxaram o teu tapetão...

SIMPLIFICAR, SEMPRE!

Vitória da vizinhança no clássico é a prova cabal de que, no futebol, a simplificação sempre é o melhor caminho. INTERNACIONAL entrou em campo com lateral direito improvisado e duas mudanças na meia cancha. Ao invés de simplesmente substituir Guinazu - lesionado - por Sandro S., Dorival trocou Bolatti de posição (da cabeça de área para a segunda função) e escalou Sandro na primeira função. O resultado foi catastrófico. A meia cancha não funcionou. O lance do segundo golo tricolor é a prova; Moledo deu combate na intermediária e deixou a sua posição livre para a oportuna entrada do avante adversário. O time do vizinho sim fez o certo. Roger escalou um time sem invenções, simples, e com muita determinação e combate. Talvez porque Roger ainda não seja um técnico (por profissão). Infelizmente, é da índole dos técnicos complicar, inventar, destruir bons sistemas de jogo.

GUINAZU

Fez muita falta a presença de Guinazu na meia cancha. Bolatti fora de posição é um desastre completo. Foi um espectador de luxo do clássico. Sandro S. mostrou muito esforço e combate, mas não é jogador de primeira linha; serve no máximo como um bom reserva neste grupo do INTERNACIONAL. E ainda teve uns 'doutos' aqui da Aldeia que taxaram "Cholo" de ex-jogador há algum tempo. São os mesmos, aliás, que há cerca de 3 anos dizem que Índio é ex-jogador.

IMPRENSA PAMPEANA I

O tempo é um turbilhão, que tritura notícias e acontecimentos. E aqui nos pagos a coisa ganha proporções inigualáveis em qualquer outra parte do mundo. Há uma semana Oscar era o assunto da hora. Hoje não se fala mais no assunto. O factóide em torno da possibilidade de "la arenita del humaitá" ser o palco dos jogos do Mundial/14 em Porto Alegre (criado, diga-se, pelo órgão de imprensa oficial azul (a rede baita sol) ganhou todas as páginas e debates possíveis. Aonde estão, hoje, aqueles que há três ou quatro dias noticiavam que o INTERNACIONAL perderia pontos se escalasse Oscar no clássico gNAL ?

IMPRENSA PAMPEANA II

Ouvi que a zerora dedicou 5 páginas de uma de suas últimas edições "detonando" o Beira Rio e fomentando o factóide de que "la arenita del humaitá" seria o plano B de nossa Capital-sede. Adianto, ouvi dizer porque me recuso a ler esse jornal. Criar factóides não é fazer jornalismo. E a rede baita sol, há longa data, prefere criá-los do que informar; isso já ficou muito claro àqueles para os quais meia palavra basta. O Ministro do Esporte esteve aqui na semana passada e declarou, para quem estivesse disposto a ouvir, que o Beira Rio é o plano "A" e o plano "B" do Comitê Organizador. A FIFA, em todos pronunciamentos, já orientou no mesmo caminho. Mas aqui, na Aldeia Pampeana, há essa gente que enfrenta as "meias palavras".

EMPREITEIRA MALDITA I

Está mais do que evidente: A. Gutierrez começou a preparar o campinho para pular fora. A Nota publicada nos jornais e o confronto estabelecido com o INTERNACIONAL e o Banrisul são evidencias claras de que a empreiteira se arrependeu do compromisso assumido. Tivesse continuado a tocar a obra no modelo primitivo e o Colorado, certamente, estaria a poucos meses de concluir obras e de cumprir com as exigências da FIFA. Mas vieram as pressões do LOC (o comitê local) e da FIFA. E fomos forçados a firmar parceria com essa maldita empreiteira.

EMPREITEIRA MALDITA II

Foi o LOC, sempre é bom lembrar, que exigiu do INTERNACIONAL firmar parceria com essa empreiteira maldita. Afinal, o bolo das obras do Mundial/14 foi fatiado entre 4 empreiteiras. E apenas a A.G. ficara com 3 obras, diante da até então política do INTERNACIONAL de não se misturar na sujeira e tocar a obra com recursos próprios. Daí por diante todos conhecem a história. O capítulo atual é só mais um nessa novela. Toda a demora na assinatura do contrato só tem um motivo: embora tenha se sujeitado à exigência do LOC, o INTERNACIONAL não vendeu sua alma para o diabo. Consequência, os lucros do negócio não satisfazem a ganância da empreiteira maldita. É isso, nada mais do que isso.

BRASIL-SIL-SIL

Olha aqui ô, larguei. Mudei de postura. Estou em frente ao televisor, com a cervejinha ao lado (adianto aos corneteiros de plantão que me encontro em férias oficiais no trabalho!). Não sou mais crítico do M. Menezes. A última convocação de Ronaldo-inho (e sua escalação com a 10 canarinho) me fizeram refletir. Chega de críticas! Toda a imprensa nacional critica O Sr. Menezes e a Casa Bandida do Futebol e as coisas não mudaram, não mudam e nunca vão mudar. Os interesses financeiros continuarão à frente das convocações. O Capitão Dunga não conseguiu; quem sou eu para seguir nas críticas repetidas e enfadonhas. Mudei. Agora sou torcedor de carteirinha. Até porque, hoje, tem Sandro de cabeça de área e L. Damião na 'centroavância'. Que venha a Bosnia. Vamos lá, Brasil-sil-sil...

RÁPIDAS

Tudo bem, virei torcedor de carteirinha, mas daí a aguentar o Pavão... Aí é demais. Sigo no movimento Cala a Boca Galvão!!! Radinho de pilha nele...

Repito a indagação: Aonde estão os "sabichões" (doutos) da imprensa pampeana, que diziam correr risco o INTERNACIONAL se escalasse Oscar a partir da publicação do acórdão do TRT Paulista ?

Executivos da A. Gutierrez sairam escondidos da imprensa após reunião com diretoria do Banrisul. Por que hein ? EMPREITEIRA MALDITA!

Tinga e Nei já treinam e estão prontos para voltar ao time na partida contra o Santos.

Parece brincadeira, mas não é; dupla Tinga-Nei fez falta ao Colorado no clássico 391.

E por falar em bricadeira, um repórter de rádio declarou que o INTERNACIONAL seria o melhor time da América. Aí começou a brincadeira. Após a derrota no gNAL, a lógica era que o time do vizinho ganharia o posto. Pela lógica, também, no domingo, o Caxias teria ganho o trono de melhor da América.

Será que na 4a feira, após o apito final da decisão da Taça Piratini, o Nóia será o melhor time da América ?

Sábado tem INTERNACIONAL x Ypiranga de Erechim, 21 horas, no Beira Rio.

Não recordo, mas creio que será a primeira vez na vida que vou ao Gigante num sábado a noite. Sorte que a patroa é parceira de ir aos jogos, senão daria confusão.

Duelo contra o Santos na próxima semana deve ser uma das melhores partidas do futebol brasileiro no primeiro semestre.

Partida ganhou colorido especial com a derrota do peixe na Bolívia para o The Strongest.

Com uma vitória o INTERNACIONAL deixaria o inimigo em situação muito complicada, já no início da competição.

Sobre o Profexô Luxa, não vou perder tempo escrevendo. Deixo duas sugestões de leitura encaminhadas pelo amigo Josué, que explicam e retratam muito bem de quem se trata. Cosme Rimoli e Blog do Paulinho.

Rotina da Aldeia: Oscar ficou no Inter, Colorado rumo ao Tricampeonato da Libertadores e Bi Mundial, Copa do Mundo no Estádio Beira Rio... e a vizinhança? continuará a comprar os tablóides da rede baita sol...

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio

Um comentário:

Jô disse...

A verdade : a rbs , atraves da sua construtora a Maiojama , queria valorizar seus empreendimentos no bairro humaitá e trazendo a copa pra Arena tirando do beira Rio , mataria. 2 coelhos com uma cajadada já o presidente da rbs é gremista e conselheiro do clube