segunda-feira, fevereiro 06, 2012

ANO VI - NUMERO 261

Edição Especial Pós Gre-Nal 390

SUMANTA DE PAU
O "390" ENTRA PARA HISTÓRIA COMO O gNAL DOS RESERVAS COLORADOS!

O vizinho deve estar feliz. Conquistou um empate numa tarde em que merecia sair derrotado de seu estádio (por enquanto). Contou com o auxílio do Sr. L. Vuaden para empatar com os reservas do INTERNACIONAL. O episódio escancara o que já é notável, a olhos nús, há algum tempo: a superioridade do INTERNACIONAL. Dentro e fora das quatro linhas, a filosofia de futebol e o planejamento triunfam sobre a fanfarronice e a galhofa tricolor. Enquanto a vizinhança monta um time a cada semestre (e o termo monta nunca foi tão apropriado como neste atual momento, em que a vizinhança, literalmente, trouxe um amontoado para a azenha); no Beira Rio os reforços são de gabarito incontestável. Enquanto a vizinhança perde Douglas - sua grande expressão técnica - e luta desesperadamente para contratar um argentino de fraldas, Datolo fez estréia em clássicos anotando seu primeiro golo (fazendo recordar até o episódio Fernandão GOL 1000 - lembra vizinho ?). Para fechar com chave de ouro o episódio, Bolivar, tão criticado pelos "doutos da imprensa pampeana", carimbou a domingueira da pijamada, registrando seu primeiro tento na história dos clássicos. Não há dúvidas, o clássico 390 entrou para a história dos clássicos como o gNAL dos Reservas Colorados.

IMAGENS DO CLÁSSICO

Dizem que uma imagem vale mais do que 1000 palavras. Ditado perfeito!

General Bolivar sela o placar com testaço em cobrança de escanteio...

Datolo comemora gol na estréia, com pijamada agonizando ao fundo...

General Bolivar cerra o punho e comemora seu tento, na melhor imagem do clássico...

RESERVAS ?


E, olha aqui ô, hoje não se pode sequer tentar incluir os 10 jogadores de linha que atuaram no clássico no time titular do INTERNACIONAL. Por enquanto, não há espaço. Agora, lá na azenha, praticamente todos seriam titulares. Está mais do que certo o nosso vice de futebol Anápio ao afirmar que nossos reservas são melhores do que os titulares deles. E que o Vuadem salvou a pele da pijamada no domingo. Alguém duvida que o Bolivar jogaria, só com uma perna e um olho, no lugar do D. Groli ? O Fabricio é muito mais lateral que o tal de J. Cesar. No meio de campo, Elton, Josimar e Sandro S. disputariam posição com o Gago. Datolo e Joao Paulo seriam titulares absolutos no setor de criação (até porque lá na azenha não há jogadores para a posição). E, olha aqui ô, o Jô brigaria por posição no ataque com aquela duplinha de araque deles. É o Jô e mais um.

LIBERTADORES I

A lesão de Dalton e a dificuldade para contratar um zagueiro, fazem com que tenhamos apenas Indio, Moledo e Bolivar disponíveis para enfrentar a fase de grupos. Penso que Jackson, de ótima atuação no gNAL, poderia ter uma chance e figurar na lista. Na lateral direita, a lesão de Nei escancara uma falha da diretoria em não contratar, no mínimo, um reserva para a posição. E, pior, em não apostar nos jovens da base: C. Winck e Kleber. Preocupa iniciar a competição mais importante do continente com um meia improvisado na lateral direita.

LIBERTADORES II

Não gosto de menosprezar adversários, mas não há como negar a fragilidade de peruanos e bolivianos no histórico da competição. O Strongest da Bolivia até é um time com certo retrospecto de participações (creio que nunca ultrapassou a fase de grupos). Agora, o Juan Aurich inclui-se no nível dos Aurora´s e Boyacas Chico´s da vida. Perder ponto para os peruanos, dentro e fora de casa, será lamentável. Para quem pretende alcançar a cobiçada final da Copa, é imprescindível realizar uma boa fase de grupos. Ficar entre as 4 melhores campanhas pode garantir decisões dentro do Gigante do Beira-Rio. Foi assim que levantamos as duas primeiras taças. E, para isso, precisamos conquistar, no mínimo, 14 dos 18 pontos em disputa.

CARÁTER I

Bolivar foi rejeitado, no início da carreira, na azenha. No Beira Rio teve dificuldades, na lateral, e terminou perambulando por pequenos clubes. Até voltar e receber, com A. Braga, uma chance na zaga central e, nessa posição, se consagrar campeão da Libertadores em 2006. Viveu no principado de Monaco e vivenciou o futebol de alto nível no velho continente. Regressou ao Beira Rio para comandar, com a braçadeira de Capitão, a conquista do Bicampeonato. Em 2011 foi o bode espiatório da falta de convicção e irregularidades defensivas. Recebeu propostas milionárias do Eixo, mas resolveu ficar. Estava em campo no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz, comandando a gurizada do time reserva, na estréia do Gauchão contra o Avenida. Domingo anotou seu primeiro golo em clássicos. É por essas e outras que Bolivar será, eternamente, o General Colorado!

CARÁTER II

Tinga e Guinazu, há algum tempo, recebem críticas, que os taxam de ´ex jogadores´. Oscar é tido como um atleta franzino e sem físico. D´Alessandro possui temperamento explosivo que atrapalha suas atuações. L. Damião não é o mesmo. Kleber mastiga chiclete e é indolente. São adjetivos e observações corriqueiras que ouço e leio nas colunas dos "doutos da imprensa pampeana". Imprensa que insiste em fazer pouco e menosprezar um time que ganhou tudo que pode e continua a desfilar um futebol de primeira linha pelos gramados da América do Sul. Os colombianos ficaram maravilhados com o que viram em Manizales, quando o Colorado venceu o melhor time de futebol daquele país. No retorno a Porto Alegre, dirigentes e atletas tiveram de se deparar com o mau caratismo da imprensa pampeana

OSCAR

Tribunal do Trabalho paulista deu ganho de causa ao São Paulo contra Oscar,que havia, em primeira instância, obtido sentença que o liberava do vínculo com o tricolor paulista. Departamento jurídico do Internacional declarou que "o Inter não vai se manifestar sobre o assunto porque não é parte do processo". A questão é preocupante. Perder Oscar seria um golpe duro nesse momento. Em tempo: causa ainda deve ganhar as prateleiras do TST (Tribunal Superior do Trabalho), através de recurso de revista, o que postergaria a solução do litígio.

RÁPIDAS

"Merecíamos a vitória, pois a arbitragem do Leandro Vuaden, que é um grande árbitro, foi lamentável hoje. Marcou um pênalti inexistente. Tinha que ter marcado então em cima do Jô, que sofreu entradas iguais. Hoje o Inter provou que o seu time reserva é mais forte do que o do Grêmio" (L. Anápio, vice de futebol Colorado, em perfeita análise do clássico 390).

"Foi um grande resultado conseguir o empate aqui dentro. Hoje atuaram jovens jogadores que sequer tinham vestido a camisa do Inter ainda. Por tudo isso foi um bom resultado. O sabor de fazer um gol em Gre-Nal também é ímpar" (General Bolivar ao final da partida)


D´Alessandro eleito jogador da semana no futebol sudamericano (
confira diretamente no site da Conmebol).

Escalação de Oscar está confirmada para o jogo contra os peruanos.

Divulgada lista de atletas para Libertadores: Josimar, Dalton e Zé Mario deram lugar para Dátolo, Fransérgio e Jajá

Assisti a um vídeo com golos e jogadas de Jajá "Coelho". Olha, as imagens recomendam. Trata-se de meia atacante com chute potente e ótima visão de jogo.

O zagueiro Léo e o lateral Yan Petter, das categorias de base do Inter, foram convocados para a Seleção Brasileira Sub-17 para participar de um período de treinamentos na Granja Comary-RJ

Douglas colocou a boca no trombone, em carta aberta divulgada via twitter. Tenho certeza de que o vizinho não comentará o tema e, por isso, trago para o debate (clique e confira).

O principal alvo foi P. Pelaipe, ícone tricolor, símbolo dos símbolos, representante-mor do que representa o DNA Arrogante.

E o tal de Gladiador hein ? Já começou a figurar nas páginas policiais dos jornais gaúchos. Será que o vizinho comenta o fato ?

E a insistência do vizinho em dizer que a tal arena será seu estádio hein ? Não leste o contrato com a OAS, vizinho ? Será que terei de retomar o tema ?

A propósito, caso o vizinho insista nesse debate Estádio x maquete, trarei foto de detalhe do terreno do aterro sanitário do Humaitá no qual pretendem erguer a tal arena.

Hoje (4a feira) a pijamada joga a vida no Colosso da Lagoa, em Erechim, contra o Ipiranga.

Amanhã (5a feira) tem Libertadores da América no Gigante da Beira Rio.

Acho que não preciso falar mais nada...

Saudações rubras, do CAMPEÃO DE TUDO, DONO DA ALDEIA (40*) e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Gigante da Beira Rio





NÃO SE FAZ FUTEBOL DA NOITE PARA O DIA

Os últimos 2 jogos serviram para confirmar aquilo que, quem acompanha futebol, sabe como ele funciona: a vitória magra contra o São Luiz e o empate no Grenal mostraram que o Grêmio é um time em formação. Com a base completamente modificada em relação a 2011 e novos conceitos sendo trabalhados por Caio Jr., não era difícil prever que isto ocorreria.

Futebol, como já diz o título da coluna desta semana, não se faz da noite para o dia. É preciso paciência e, acima de tudo, convicção da direção. São muitos os exemplos que demonstram que apoio e tempo são fundamentais para se atingir resultados. O Vasco, time mais admirado do Brasil ao final de 2011, teve, no ano passado, um início trôpego, com 4 derrotas e 1 empate no campeonato carioca. O próprio Grêmio teve um início de ano conturbado em 2001, quando trouxe Tite com novas ideias sobre futebol, e acabou o ano vitorioso.

A se lamentar que boa parte da torcida, muito em função da repercussão de grande parte da imprensa, trate um trabalho novo como crise. O Gauchão deve ser, acima de tudo, um grande laboratório para que o time encaixe e se afirme para as competições mais importantes que virão pela frente. Odone não pode mais errar e colocar a urgência por títulos acima das convicções. O melhor que pode fazer é resistir à pressão e dar andamento ao trabalho até que ele dê frutos.

Destaques e carências

No empate em 2x2 com o coirmão, a dupla de ataque Kleber e Marcelo Moreno constituiu novamente o melhor setor da equipe. Juntos, já marcaram 5 gols em 5 jogos. Em especial Marcelo Moreno tem apresentado grande qualidade em jogadas aéreas e em conclusões a gol, e também tem se revelado um excelente garçom.

Os laterais Mario Fernandes e Julio César também são um ponto forte da equipe. Grande parte da explicação pelo empate contra o coirmão passa pelas lesões de ambos ainda no primeiro tempo do clássico, graças à condescendência de Leandro Vuaden, que deu passe livre para o time vermelho bater nos tricolores como quisesse.

A dupla de volantes Fernando e Marquinhos também esteve bem. Contudo, claramente se viu, mais uma vez, que a zaga e a meia são os setores mais deficientes do time. Urge a contratação de um zagueiro experiente para jogar ao lado dos mais novos na defesa, bem como, de pelo menos 2 bons jogadores para participarem da armação das jogadas, especialmente depois da saída de Douglas, que, bem ou mal, era um dos únicos a cumprir esta função no time.

Copa 2014 ameaçada

Depois de verem a ameaça de Porto Alegre não sediar os jogos da Copa das Confederações 2013 concretizada, as autoridades começam a temer publicamente pela perda da Copa 2014 devido à interminável novela da assinatura de contrato do vizinho com a construtora Gutierrez, com cenário digno dos melhores dramalhões mexicanos.

Desde junho de 2011, o remendão está em ruínas e não se ouve o barulho de um trator sequer. O ministro dos esportes, Aldo Rebelo, está intervindo pessoalmente na situação na tentativa de evitar o que seria não só uma vergonha, como um prejuízo incalculável para a cidade de Porto Alegre e para os gaúchos. A lentidão é tanta que nova Arena Tricolor já está para entrar na pauta da discussão dos políticos.

2 anos e 11 meses era o tempo previsto para a obra quando iniciada, em julho de 2010. Ora, se a obra parou em junho de 2011, ainda restam 2 anos de trabalhos que, se iniciados agora, já estourariam o prazo da Fifa (dezembro de 2013). A ameaça, portanto, é real, e pode estar constituída numa manobra espertalhona e interesseira dos vermelhos para conseguirem financiamento público para a obra, o que seria um verdadeiro escândalo.

Isso que eu chamo de "estádio de verdade", hein vizinho?!

Últimas:

- O argentino D'Alessandro atendeu aos emotivos pedidos da torcida vermelha e ficou em Porto Alegre. O carinho da torcida e o amor pela cidade foram decisivos para a permanência do jogador. E, é claro, um aumento polpudo de salário para inacreditáveis R$ 750 mil mensais, aproximando-se de uma proposta chinesa que ninguém conseguiu provar que algum dia realmente existiu. É o autêntico "me engana que eu gosto";

- Ouvi comentários de que a torcida do Corinthians ficou faceira da vida com a classificação do time do vizinho para a fase de grupos da Libertadores. Os paulistas entendem que o sonho da Libertadores ficou mais próximo com a presença de um time com vasta experiência em ser vice-campeão nos títulos corinthianos.

Fernando Zuchetto Maisonnave
Sócio Patrimonial desde 2002
Gremista desde 1981

4 comentários:

Anônimo disse...

Maizo sofredor: empatar com os amigos do bolívar jogando com 12 , onze mais vuaden , no teu campo com treinador reserva no segundo tempo e dente de leite finalizando o jogo? Bah! A que ponto chega a cegueira futebolística...fora os 12 milhões de euros pra montar este fiasco só comparável com o totó da estréia contra o lageadense...

Luiz Portinho disse...

1) O Maizonave nunca comemorou um título sobre o Corinthians. É filho do Marcelinho Carioca e do Viola. E, como bom gremista, não deve lembrar dos golos do Valdomiro e do Dadá Maravilha, naquela final épica de Nacional...

eu sabia que o vizinho era torcedor do Mazembe... agora, do Zveiter ?! Bah!

2) Como tu gostaria de estar sendo enganado pelo D´Alessandro hein Maizonave ?

3) é aí no Estádio da foto que trouxeste que será disputada a primeira partida da Libertadores, amanhã, Maizonave... já a tua maquete...

Anônimo disse...

Este time do Gremio ruma para o tri no brasileirão! 2013 a arena vai explodir ... Com o gás que o aterro sanitário ainda produz!

Fernando disse...

Uma correçãozinha de última hora: não foi o time dos amigos do Bolívar, e sim dos amigos do Vuaden.

Quanto a ser freguês do Corinthians, é algo que só vocês podem falar. Meu título de 2001 foi em cima deles.

No mais, volto a discutir com vocês quando acertarem meu nome...