quinta-feira, setembro 06, 2012

ANO VI - NUMERO 288

O BOM E VELHO FEIJÃO COM ARROZ


O futebol é tão simples. E exatamente por sua simplicidade, escancara a imbecilidade daqueles que menosprezam seus conceitos mais básicos. Os erros de Fernandão ficaram ainda mais evidentes, ontem, quando o time foi escalado de maneira correta. Foram necessários onze jogos para que Fernandão colocasse em campo uma formação e um sistema de jogo simples, como recomenda o futebol. E não me venham culpar os desfalques, porque Fernandão, desde o princípio, teve condições de escalar o time com equilíbrio e simplicidade. Os três volantes sempre foram uma opção de Fernandão, nunca uma necessidade. A vitória e boa atuação contra o Flamengo não podem ser creditadas ao retorno de D'Alessandro ou à quebra do feitiço de Forlán. Vencemos os cariocas por 4x1 porque jogamos com simplicidade e com cada um dos onze jogadores executando sua função. Infelizmente, a lição não será assimilada e teremos, em breve, de suportar os três volantes, os três zagueiros, os os dois centroavantes, os dois laterais etc etc etc.
 
MORUMBI
 
O Colorado foi heróico em São Paulo. Enfrentamos o tricolor paulista repleto de desfalques e tivemos outras baixas durante o jogo. D´Alessandro foi expulso de maneira absurda; em lance que lembrou, e muito, aquele da decisão do Brasileirão 2005, contra o Corinthians, em que Tinga recebeu o vermelho ao sofrer penalidade máxima. Coincidência ? Não, os 2 adversários só mudam de endereço - na Capital pauilista. A Máfia Paulista possui várias sedes. Nosso adversário na quarta-feira era o time do Presidente da Casa Bandida. Não a toa fora indeferida, pela Casa Bandida, a liberação de L. Damião para atuar na quarta-feira. Lutamos mais uma vez contra forças superiores e que jogam com muita força fora das quatro linhas. E com o jovem Cassiano trombando contra adversários, ainda saímos do Morumbi com mais uma penalidade máxima sonegada, sobre o lateral Fabrício. Não tem jeito, teremos de combater o Eixo do Mal (e a Máfia Paulista) até nossos últimos dias.
 
 
D´ALESSANDRO
 
O gringo voltou e foi, novamente, expulso. É nítida a perseguição dos árbitros ao jogador. Admoestar um atleta que é capitão da equipe, porque ele cobrou explicações (sem qualquer ofensa ou atitude ríspida), revela a arbitrariedade e pré disposição dos árbitros contra o argentino. É lamentável admitir, mas desde o episódio dos chineses (que redundou em aumento salarial para o gringo), "El Cabezon" não jogou mais bola no Beira Rio.  D´Alessandro foi o melhor jogador (tecnicamente falando) que pisou no Beira Rio depois de Rubens Paz. Decidiu partidas, foi homem gNAL, levantou taças, mas creio que chegou a hora de negociá-lo. Enquanto estiver no Beira Rio, contaremos, eternamente, com um craque que não consegue mais ofertar seus serviços ao clube.

VOLANTES

Gosto de Elton e Josimar. Mas os vejo como bons reservas, para a segunda função da meia cancha, nada mais do que isso. Jogadores de grupo, nunca titulares incontestáveis. A primeira linha da meia cancha perde muito com a ausêcia de Guinazu e sem um cabeça de área (jogador da primeira função). Contra o São Paulo tivemos os atacantes paulistas sempre cara-a-cara (ou mano-a-mano, se preferirem) com nossos zagueiros. Por sorte, Moledo e Índio tiveram ótimas atuações. Pior é que domingo teremos a mesma dupla a proteger a zaga. Menos mal que, dentro do Beira-Rio, o adversário não ofertará tanta pressão no setor.
  
DATAS FIFA I
 
São um pesadelo para os clubes europeus, mas, acima de tudo, para o S.C. INTERNACIONAL. Nenhum clube do futebol mundial é tão prejudicado pelas datas FIFA com o Colorado. Os europeus não podem reclamar. Quando seus jogadores servem às seleções, os certames locais são suspensos. Não há jogos na europa em datas FIFA. Aqui na "terra brazilis" a lógica é perversa. Justo nas datas FIFA o certame nacional ganha jogos no meio de semana. Uma data FIFA rende desfalques em três partidas para um clube como o INTERNACIONAL.
 
DATAS FIFA II
 
Essa última data FIFA foi, sem dúvida, a mais perversa e irracional. Damião estava em São Paulo com a seleção brasileira, concentrado para enfrentar a África do Sul, quando o INTERNACIONAL finalizava a partida contra o São Paulo (sim, o clube do Presidente da CBF) com Dagoberto e R. Moura fora de combate o jovem Cassiano trombando na frente contra 4 defensores. Forlán jogou só no sábado pela celeste e Guinazu não entrou em campo contra o Paraguai. Final de semana os três desfalcam o time novamente. E nem sei se estarão a disposição para a rodada do próximo meio de semana. É um absurdo!
 

RÁPIDAS
 
Nei teve mais uma atuação trágica no Morumbi

Dagoberto, em contrapartida, anotou um golaço, nos seus conhecidos atalhos do Morumbi.

Semana de Eliminatórias ao Mundial 2014. Guinazu e Forlán representarão Argentina e Uruguai, enquanto um outro jogador aqui da aldeia representará a seleção boliviana. Cada um tem o selecionável que merece.
 
E olha que nem falei nos camisas 9 e 10 da seleção canarinho...
 
Por falar em seleção brasileira, Romário teceu fortes acusações a M. Menezes e, especialmente, à farra de convocações, geralmente guiadas por futuras negociações.
 
É aquela história: todo mundo sabe que acontece, mas poucos tem coragem de comentar e denunciar.
 
Domingo tem A. Braga no Beira Rio. Independente da casamata em que esteja será eternamente o nosso Abelão.
 
Fernandão x Abelão. Só quero que Fernandão tenha sempre um pouco da ousadia e coragem tática do Abelão.
 
Saudações rubras, CAMPEÃO DE TUDO, SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO E 40* DONO DA ALDEIA
 
Luiz Portinho - mais de 750 jogos no Beira Rio
@lcportinho

2 comentários:

nando_dl disse...

Guinazul jogou contra o paraguai sim, entrou no fim do jogo.

Tai, o tal "elenco de primeira" com futebol de segunda. Se nao fosse o flamengo, palmeiras, nosso inter estaria la nas rabeiras. Temo pelo nosso time no gauchao, periga ser rebaixado pra segundona pampeana...

nando_dl disse...

E porto, preconceito contra o local de nascimento de uma pessoa eh algo muito ruim. O moreno ta jogando melhor que nosso damiao e heman juntos.

Larga os azuis de mao e te liga que nosso inter ta muito mal de lideranca, tanto fora do campo como dentro.