terça-feira, fevereiro 06, 2007

TERÇA-FEIRA, 6 de fevereiro de 2007

ANO I - NÚMERO 4


GRÊMIO 100%


E segue a campanha 100% do GRÊMIO no Gauchão. Agora são 5 jogos, 5 vitórias, 13 gols marcados e nenhum sofrido. Passamos fácil pelo Esportivo, fazendo 3x0 ao natural lá no belo estádio Montanha dos Vinhedos. Isso que o GREMIO historicamente enfrenta dificuldades para vencer em Bento Gonçalves. E no final de semana enfrentamos o Caxias no Estádio Municipal de Cidreira, onde nunca na história perdemos. Mais uma vitória tricolor num confronto dos dois únicos que tinham 100% de aproveitamento no Gauchão. No meio da semana o GRÊMIO folga na rodada, por força do regulamento mal-elaborado, onde sempre tem um time por grupo que fica assistindo os demais. Melhor se folgasse no próximo final de semana. Assim, poderia descansar melhor o grupo para a estréia na Libertadores semana que vem, lá em Assunção contra o Cerro Portenho.


SAJA

Sinceramente, as atuações do goleiro argentino Sebastián Saja vêm me surpreendendo positivamente. Tem se mostrado um goleiro tranqüilo, que sabe sair bem do gol e que vem transmitindo muita tranqüilidade à defesa e, principalmente, ao torcedor que vem acompanhando os jogos. Até porque a referência que se tinha dele não era das melhores, principalmente contando que a escola argentina de goleiros não inspira muita confiança. Tinha visto alguns vídeos dele no site YouTube cobrando pênalti, dando um “sombrerito” num adversário e tomando alguns gols defensáveis. Espero que ele continue com o mesmo nível de atuação dos três jogos dele vestindo a camiseta do GRÊMIO.


JORGE WAGNER

Causou surpresa a todos o fato de Jorge Wagner ser anunciado pelo São Paulo, enquanto todos os jornais noticiavam as tratativas do GRÊMIO com a FIFA tentando liberá-lo para atuar no Olímpico, já que ele havia saído dos vermelhos após a Libertadores do ano passado e 6 meses depois estaria desembarcando novamente em Porto Alegre, desta vez para defender o tricolor. Bom, não é a primeira vez que o São Paulo se atravessa num negócio de outro time. Mas agora é caso pra FIFA, já que havia um pré-contrato dele com o GRÊMIO e um documento assinado pelo presidente do Real Betis liberando Jorge Wagner para atuar no Olímpico. Até porque não há santo nesta história: nem o São Paulo, que fez a oferta, valendo-se de seu maior poderio econômico e esquecendo o significado da palavra ‘ética’, e muito menos o jogador e seu empresário, que estavam apalavrados com o GRÊMIO e provaram que, pra eles o ‘fio do bigode’, coisa mui valorizada por estes pagos, não tem valor algum.


ANO NOVO, PROBLEMAS VELHOS

Apesar da excelente campanha no certame regional – há de pesar também a fragilidade dos adversários, alguns dos velhos problemas do ano passado ficaram evidentes neste começo de temporada.

Começando pela fragilidade das laterais do GRÊMIO. Patrício e Bruno Telles provaram que são, no máximo, jogadores pra campeonato gaúcho. Sobre o Jucemar pouco se sabe, já que quase não se conseguiu vê-lo atuando. E a referência que se tem do Lúcio, lateral-esquerdo contratado pelo GREMIO que chegou esta semana, principalmente dos torcedores palmeirenses os quais consultei, não são nada animadoras. As informações dão conta de que é um lateral muito fraco e que não acrescentaria qualidade nenhuma ao grupo gremista.

Outra coisa que está notória é que existe um jogador dentre os que vêm atuando que se destoa negativamente dos demais, e que, no entanto, continua sendo escalado, para desespero de todos: trata-se do meia Ramon, que já no ano passado demonstrou que não tem a mínima condição de vestir a camiseta do GRÊMIO, e que segue tendo atuações muito abaixo da média que o time vem apresentando.

Um outro fator que vem me deixando preocupado é com a marcação na meia-cancha do GRÊMIO. Edmilson também está provando que é jogador, no máximo, para disputar Gauchão. Precisamos de um camisa 5 marcador, estilo cão-de-guarda na frente da área, que honre a tradição da camisa que já foi vestida por Vitor Hugo, China e Dinho. E este jogador não me parece ser o Edmilson. Tudo bem, temos o Lucas, destaque da seleção eneacampeã sub-20 e eleito melhor segundo-volante do Brasileirão do ano passado, sendo inclusive agraciado com a Bola de Ouro da revista PLACAR. Mas o problema é justamente este. Lucas é segundo homem de meio-campo. Não guarda posição, não protege a zaga e não marca da mesma forma do que um camisa 5 de carteirinha. Fora que a maior virtude do Lucas é justamente a chegada com qualidade na frente, e isto se perderia se ele fosse desempenhar a primeira função. E pior: para a reserva do Edmilson só contamos com o inconstante e inconfiável Nunes, já que as outras opções possíveis (Sandro Goiano e Diego Souza) também não possuem características de primeiro homem.


AS BOAS NOVIDADES

A grande novidade da semana é que já foi anunciado que o Lucas fica. Ao menos até o final da Libertadores. Depois deve ir para a Europa, por força das dificuldades financeiras que o GRÊMIO ainda encontra, ferida esta que vai demorar mais uns bocados para cicatrizar. E espera-se que muito mais valorizado, depois da Libertadores e do Mundial da categoria sub-20 que ele vai disputar na metade do ano. A proposta do Lokomotiv Moscou não agradou, principalmente porque os russos queriam ele agora, e acertadamente o presidente Paulo Odone disse que não libera ele antes do término da taça Libertadores.

Outra excelente novidade do início de temporada está sendo o garoto Carlos Eduardo, oriundo das categorias de base do GRÊMIO, e campeão da Copa FGF ano passado com o time B. O garoto teve excelentes atuações nos jogos que disputou, despontando como a mais nova revelação da base gremista, capitaneada pelo competentíssimo Rodrigo Caetano. Aliás, nem o mais otimista dos gremistas esperava que fôssemos começar a colher tão cedo os frutos do excelente trabalho que vem se realizando nas categorias de base do GRÊMIO desde a entrada de Rodrigo Caetano como coordenador.

E as contratações efetuadas vêm, em sua maioria, apresentando bons resultados. Diego Souza acrescentou muita qualidade ao meio-campo gremista. É um jogador com as características parecidas com as do Lucas, mas que também sabe jogar mais a frente, desempenhando a terceira função. E o Tuta vem mostrando que é matador, com a excelente média de 1 gol por partida. Não marcou em Bento Gonçalves, mas em compensação fez os dois da vitória de 2x0 sobre o Caxias. E perdeu mais alguns. Fora o Saja, sobre quem já comentei anteriormente.


E AÍ, VIZINHO?

Tchê, o que ta acontecendo aí pelas bandas do aterro marginal do Guaíba? Perderam mais uma? Agora vem o tal do Risca, Pisca, Truvisca, sei lá o quê, e diz que o Gauchão não tem importância, isso depois de ter perdido – de novo – para o Juventude. Ouvi falar que agora em 2007 o campeão do mundo PIFA. E no final das contas, a campanha do tão decantado “celeiro de ases” até agora é de apenas 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas.


RAPIDINHAS

O novo plano de sócios já obteve 2.500 novas adesões desde o seu lançamento. O GRÊMIO sonha em atingir a marca de 100 mil associados até o final deste ano. Marca ousada, mas possível, uma vez que o Benfica, clube com maior número de associados no mundo, conta com 160 mil sócios.


Paulo Pelaipe disse neste final de semana que as contratações não se encerraram, e que o GRÊMIO ainda trabalha em cima de mais alguns nomes. Pelo jeito vem mais gente aí.


O lateral-esquerdo Lúcio chegou nesta segunda e foi apresentado no Olímpico.


Há apenas duas dúvidas na cabeça de Mano Menezes sobre o grupo que vai ser inscrito na Copa Libertadores. Uma delas é quem será o 3º goleiro, se Marcelo Grohe ou Cássio. São 25 jogadores ao todo.


Atenção, torcedor gremista!! Quem quiser ir ao Paraguai para assistir à estréia do GRÊMIO na Libertadores deve tomar a vacina contra Febre Amarela. Ela é obrigatória para quem entra no país.


Associa-te, gremista!


Saludos tricolores,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pelos toques e pelas dicas. Infelizmente é complicado manter no blog a frequência, mas minha idéia é voltar a postar por lá dia sim dia não.
Sempre bom ler por aqui, criatividade, inteligencia e ótimo conhecimento futebolístico.

Parabéns pelo blog de vocês!
E continue sempre visitando Na Cara do Gol.
Grande abraço!!!