terça-feira, junho 05, 2007

ANO I - NUMERO 21


O Internacional venceu a primeira sob comando do Gallo e decide a Recopa em casa na quinta-feira. O Grêmio vem de uma derrota por três a zero diante do Botafogo, mas o que importa é o jogo "da volta" contra o Santos, na Vila, pela Libertadores.

Mais uma importante e emocionante semana para a Dupla!





VITÓRIA FINALMENTE!




Sim, o importante hoje, contra o Náutico, era a vitória. E ela veio, tranqüila, por dois a zero. Mas quem esteve no estádio saiu com a nítida impressão de que, mais uma vez, faltou ousadia ao Colorado, faltou ímpeto para enfiar a goleada que o Náutico estava pedindo. A competição é longa, e, em regra, posições importantes no topo da tabela terminam por se decidir no saldo de gols. A atuação do Internacional, hoje, acomodada e satisfeita apenas com a vitória, não me satisfez.

RECOPA
O que há de mais positivo dessa vitória de hoje é o anímico do grupo que, certamente, entrará em campo na quinta-feira com muito melhores condições psicológicas do que naquela partida lá no México. Creio que a decisão será mais uma daquelas grandes partidas, em que cada minuto é fundamental. O Internacional, com time completo, tem tudo para conquistar a inédita TRÍPLICE COROA.

PULSO
Gallo chegou e retirou Clemer da equipe para definir Renan como arqueiro titular. Substituiu Fernandão no começo da segunda etapa contra o Atlético-PR. Deixou Iarley na reserva para escalar Alexandre Pato. Em menos de 2 semanas e depois de 3 derrotas consecutivas, teve de reunir o grupo para declarar em alto e bom tom que “aqui sou eu que mando!”. Cão que ladra, não morde, já dizia minha avó.

PULSO II
Giovani Luigi fala demais nas entrevistas. No intuito de ser correto, explica coisas que não carecem de explicação. É o vice de futebol do Colorado e isso não faz com que tenha de descer em minúcias do cotidiano do clube. Precisa mandar mais, ter posições mais firmes e deixar de lado essa postura de agradar a imprensa.

PULSO III
Discute-se muito quem é que está mandando no Internacional. Pois, de fora, o que vejo é muito cacique e pouco índio (já escrevi a respeito na semana passada, aliás). E só o fato de se estar debatendo tanto tal assunto já revela uma crise enorme. Está faltando comando no Internacional e isso é mais do que evidente.

CLEMER
Não estou com a maioria neste retorno de Clemer à titularidade do arco Colorado. Comemorar atuação de goleiro em derrota por 2 gols só pode ser brincadeira. Renan entrou na equipe e teve três ótimas atuações (no Paraná fez milagres e quase garantiu o empate contra o Atlé-PR). Está mais do que evidente que Renan não saiu do time por critério técnico. Mais, Clemer voltou à equipe por pressão extra-campo. E contra o Náutico voltou a cometer erros de posicionamento de dar calafrios no torcedor.

MARCÃO
Grande reforço, mas que chega com pelo menos 5 meses de atraso. Teria sido o nome para fechar o grupo na Libertadores. Fico imaginando a equipe com Marcão no lugar de Rafael Santos. Detalhe: só poderá estreiar em meados de julho, porque já atuou por 2 equipes nesta temporada. É brabo!!!

RÁPIDAS

Além da vitória, outro ponto positivo da partida contra o Náutico foi a lesão de Christian (posso estar errado, mas não marcou nenhum gol neste seu retorno ao Inter).

Alex colocou mais um golaço em sua coleção no Internacional. Taí um jogador muito útil, fundamental na campanha da Libertadores 2006 e que está sempre tendo sua utilidade colocada em dúvida pela imprensa.

A comprovar o que menciono acima, no sentido de que Giovani Luigi está falando demais, confiram a entrevista (a pedido) concedida a Luis Henrique Benfica na rádio Gaúcha.

Chiquinho está lesionado (tornozelo). Está no time B e, segundo Luigi, apto a brigar por vaga no time principal, se tiver bem nos quesitos força, velocidade e técnica. Já ouvi isso há tempos. Parem o mundo que eu quero descer!

Mais da entrevista de Luigi, João Guilherme (zagueiro campeão do mundo sub-20) está atuando de volante no Inter B. Segundo o diretor, não está sendo aproveitado porque há outros volantes em melhores condições na equipe principal.

Mas vem cá, por que não é utilizado na zaga? E se há João Guilherme atuando de volante, por que contratar Magal e Jonas? Qual é o critério afinal de contas?

Saudações Coloradas, do ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO,
Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br




MAIS UMA DECISÃO
OU QUANDO O FUTEBOL É SÓ UM JOGO

Hoje à noite, o Grêmio encara a sexta partida decisiva do ano. Partida daquelas que possuem o caráter de matar-ou-morrer, ficar-ou-seguir, chorar-ou-sorrir. Contudo, há algumas diferenças em relação às anteriores. A melhor delas é que chegamos com vantagem de poder perder por até dois gols de diferença sem sermos eliminados. Antes, só contra o Juventude não precisávamos vencer o jogo. A pior é que a primeira fora do Olímpico.

O Lado Negativo
E para quem acha que isso é, de certa forma, irrelevante, eis os resultados do Grêmio fora de casa:

Primeiras Sete Partidas: 6v, 1e, 17gp, 5gc.
Gauchão (6) e Libertadores (1)
(v) 1x0 E.C. São José; (v) 3x0 Esportivo; (v) 4x0 Guarani; (v) 1x0 Cerro Porteño; (e) 1x1 G.E. São José; (v) 2x0 15 de Novembro; e (v) 5x4 São Luiz.


Últimas Dez Partidas: 1v, 1e, 8d, 7gp, 21gc
Gauchão (4), Libertadores (4) e Brasileiro (2)
(d) 0x1 Tolima; (v) 3x1 Caxias; (d) 0x1 Brasil; (d) 1x3 Cúcuta; (d) 0x3 Caxias; (e) 3x3 Juventude; (d) 0x1 São Paulo; (d) 0x3 Paraná; (d) 0x2 Defensor; e (d) 0x3 Botafogo.

Em realidade, o marco é a vitória contra o Cerro Porteño. Desde lá, a equipe nunca mais teve uma partida convincente longe do Olímpico. Assim, mesmo com a vantagem, se quisermos voltar classificados temos que jogar mais do que vimos jogando.

Há mais. A campanha do Santos em casa, este ano, é irreprensível. Eles só perderam UM jogo, contra o São Bento pelo campeonato paulista. O estádio é acanhado, a pressão é forte. Os jogadores do Santos acreditam que na Vila Belmiro TUDO É POSSÍVEL.

Além disso, qualquer perna-de-pau cresce quando veste a sagrada camisa 10 do Santos. O problema é que o dono dela nesta quarta-feira é "SÓ" o melhor jogador em atividade no Brasil atualmente: Zé Roberto! Ao lado dele, outro meia razoável, C. Santana. O sistema defensivo deles é composto por: um lateral-esquerdo de seleção brasileira, Kléber; dois volantes que são bons marcadores, Maldonado e R. Souto; e um lateral-direito razoável e nosso basatante conhecido, Alessandro. Os centrais e o goleiro serão tratados nos pontos positivos...

Possuem um dos melhores treinadores do Brasil, V.L. São perigosos em jogadas de bola parada. Possuem diversas jogadas ensaiadas. Possuem um banco de reservas capaz de mudar uma partida.

Assim quem pensa que a fatura está fechada que faça o favor de para em frente à T.V. ou ao rádio e trate de mandar vibrações positivas para Santos! Tratemos de transformar cada rincão do mundo onde haja um gremista no estádio Olímpico Monumental que já será um grande passo para a classificação.

Sempre lembrando que há diversos pontos positivos nesse confronto, é claro!

O Lado Positivo
Como já dito, largamos com uma vantagem de dois gols. Além disso, não sofremos gols em casa. Sabemos COMO jogar contra o Santos. O gramado da Vila é similar ao do Olímpico, tanto em tamanho quanto em qualidade, e, portanto e em tese, basta repetir a atuação de quarta passada.


Nossas melhores atuações fora de casa, com os titulares, ocorreram em gramados de boa qualidade: Montanha dos Vinhedos, Sady Schmidt, Alfredo Jaconi, Morumbi. O relvado da Vila é uma mesa de bilhar e, conseqüentemente, fica facilitado o jogo de C. Eduardo, D. Souza e Tcheco. Ainda, nossas piores atuações foram jogando a primeira partida fora. Agora, é o segundo jogo. Não há a volta em Porto Alegre. Tudo decide hoje; e nesses momentos a equipe cresce.

Temos um sistema defensivo forte e sólido, com S. Goiano, Gavilán, Patrício, William e Teco. Além disso, são jogadores capazes de sair jogando caso os nossos meias tenham dificuldades. O jogador que fecha a defesa, Lúcio, é rápido, faz uma combinação letal com C. Eduardo e é arma fortíssima para os contra-ataques que certamente acontecerão na Vila.

Temos no banco um dos melhores treinadores do Brasil, Mano Menezes. Ele já provou nesses mais de dois anos no cargo que é capaz de encarar qualquer desafio contra qualquer treinador adversário. Ele sabe o que fazer para voltar de São Paulo classificado.

O miolo defensivo santista é frágil. F. Costa, o goleiro, é capaz de defesas magistrais, impossíveis, e, ao mesmo tempo, pode sofrer frangos homéricos. Os dois zagueiros centrais são ruins, espanadores, temem a bola. Caso pressionados, cedem. Ainda, um gol fora elimina a decisão por pênaltis - apesar de termos escelentes batedores - e obriga o Santos a fazer quatro se quiser classificar. E nós só tomamos 4 gols num único jogo em 2.007; que ganhamos de 5-4!

Como nada é impossível. Como essa nossa equipe já demonstrou ser capaz de chegar muito além do que a teoria admitia. Como esse time tem espírito de luta, de garra, de entrega, de determinação. Como todos no Grêmio querem essa Taça mais do que tudo. Como nós adoramos "Clima de Guerra", "Pressão" - lembram de Assunção?! -, superar adversidades. Assim, é possível que saiamos de Santos classificados. Acreditemos na nossa Imortalidade!

Que a "Feiticeira" esteja conosco!

Quando o Futebol é só um Jogo
Gostaria de deixar resgistrado meu repúdio quanto à manifestação de um advogado e radialista paulista sobre o jogo desta quarta-feira. Insultou os gremistas, a Brigada e os gaúchos em geral. Pediu aos santistas que agredissem os torcedores adversários que fossem a Vila Belmiro. Clamou para que se fizesse verdadeira Guerra, solicitando inclusive a exclusão do RS da Federação.

Gostaria de dizer a esse BABACA que futebol é só um jogo, é entretenimento, é diversão. Microfone é algo sério. Idéias têm conseqüências. Portanto, que ele arque com as suas. Que se algo aconteça, pelo menos uma centelha de bom senso surja dentro da consciência desse cidadão. Mas, oxalá, a partida ocorra sem sobressaltos. Que vença o melhor em campo (que seja o Grêmio) e FIM DE PAPO. Já não se precisa de incentivo para que haja violência, imaginem se um imbecil propága-la em veículo de comunicação...

Vizinho
O time do vizinho, que tal qual um de seus mascotes, adora ficar copiando os outros, venceu o Náutico na segunda e crê ter renascido das cinzas. Depois de quatro partidas, finalmente, sentiram o gosto da vitória. Parece que acabaram as férias e agora vai, né, Vizinho?! Como cópia pouca é bobagem, ainda buscam o título da Recopa, o qual o Grêmio já tem desde 1.996. Tudo bem. Não sou cruel. Os rubros até podem ser campeões na quinta, se o Grêmio classificar-se na quarta! E reinará a paz neste blogue...

Saludos de un bi-Libertador de América e bicampeão gaúcho,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

Um comentário: