terça-feira, agosto 14, 2007

Ano I - Número 31

PAPAI É O MAIOR

Era dia dos pais, com muito sol e Gallo já não estava mais na casa mata. Talvez por aí se possa começar a explicar a presença de mais de 30 mil Colorados e a vitória convincente sobre o Goiás. É verdade que o placar foi minguado, apenas 1x0, mas, sem dúvida, o grande responsável pela escassez de gols foi o goleiro goiano Harley, em tarde inspirada. O Internacional não deu qualquer chance do time de Bonamigo e criou várias oportunidades, empolgando o público presente ao Gigante do Beira-Rio. Foi notável a mudança de comportamento e ânimo do torcedor e, principalmente, dos jogadores.

DEDO DO TÉCNICO I

Abel Braga impôs uma forma de jogo radicalmente diversa - até porque Gallo, em 20 jogos, não conseguiu imprimir um sistema de jogo). Escalou o time no 3-5-2 - esquema que, todos sabem, não gosto. Mas dessa vez, ao menos, vimos um verdadeiro 3-5-2 (e não um 5-3-2 mascarado). Os alas (Wellington Monteiro – de grande atuação) e Alex fechavam sempre pelo meio e abalaram o sistema defensivo goiano.

DEDO DO TÉCNICO II

Pois bem, tínhamos então, verdadeiramente, cinco jogadores de formação “meiocampística” preenchendo integralmente o principal setor do campo. E, melhor, apenas um volante brucutu (Magal – que, dessa forma, até se saiu bem). Dessa forma, com a criatividade de Pinga e Guiñazu (que baita jogador!), tínhamos controle total das ações e várias jogadas foram armadas para as conclusões perigosas do talentoso Iarley e do combativo Adriano.

VOZ DO TÉCNICO

Não posso deixar de priorizar o comentário a respeito da influência de Abel Braga sobre a equipe. Esse é o fato da semana. E não foi só no campo tático que Abelão foi fundamental. Mais uma vez tive oportunidade de ver a equipe voltar para a segunda etapa mais motivada e organizada. E essa, fora de dúvidas, é uma das tarefas mais importantes de um treinador (que não víamos em Gallo).

LIDERANÇA

A troca de comando já rende bons resultados. Cristian que outrora ia para as rádios reclamar e choramingar, criando polêmicas desestabilizadoras no grupo, mudou o seu discurso e agora parece um cordeirinho, dizendo que o “Internacional está acima de qualquer coisa”. Nada como um bom comandante para recolocar o navio em seu curso.

MINI SEGUNDONA

O time do vizinho sagrou-se campeão do primeiro turno da MINI SEGUNDONA na última semana. Afinal de contas, venceu as equipes do Juventude, Náutico e, de forma inapelável e convincente, o América de Natal. Parabéns vizinho.

RÁPIDAS

NOTÍCIAS DOS JOGOS PARA-PANAMERICANOS (clique aqui).

Para assistir os melhores momentos da vitória sobre o Goiás (clique aqui)

Não percam o compacto, tá sensacional, especialmente no finalzinho, com a reação do torcedor Colorado ao gol do Finazzi lá em São Paulo (entoando o "atirei o pau no g...").

Enquanto Pato é destaque na imprensa mundial, como a grande contratação do AC Milan para a próxima temporada, o “grande” destaque surgido lá na azenha, Lucas, não é nem relacionado para os amistosos de pré-temporada do Liverpool. Celeiro de Ases, como se vê, é só para quem pode.

O amigo Gringo me conta que ouviu entrevista de Fábio Koff no rádio na semana que passou. Indagado sobre a Arena Fifa, o ícone tricolor foi taxativo: “Isso virou projeto político. Estou fora!”.

Será que o vizinho continua acreditando que a tal Arena é algo além de uma bonita maquete ? Nunca mais se leu ou ouviu qualquer notícia a respeito.

Vizinho saiu de 'férias' e deixou em seu lugar suplente. Por sinal, fiquei surpreso com a humildade do suplente, postura bem diversa daquela arrogância de outrora.

Lesão de Adriano não preocupa e o atacante-goleador estará em campo contra Botafogo, no próximo domingo.

Ceará e Sidnei voltam a ficar a disposição.

Fernandão deve voltar no domingo seguinte.

A boa fase está de volta!

"- Daqui para frente, vai ser difícil algum time nos vencer. Para isso acontecer, o adversário vai ter que jogar muito" (Alex em entrevista às rádios após a vitória)

Máquina Colorada, com Abelão no comando, volta a ser pesadelo para inimigos.

Saudações rubras, do ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br


DESÂNIMO

As atuações do GRÊMIO vêm desanimando o torcedor. O que se viu contra o Corinthians foi novamente uma repetição de erros que causaram que uma vitória praticamente assegurada se transformasse numa derrota a ser lamentada. E isto tudo em apenas dois minutos.

A exemplo do que aconteceu nos jogos em casa contra Palmeiras e Atlético-PR, jogos nos quais saímos ganhando e acabamos cedendo o empate, as mudanças no time por parte do técnico Mano Menezes foram a causa determinante para a perda dos pontos. Com a diferença de que, desta vez, acabamos sofrendo o gol da virada aos 39 minutos do 2º tempo, sendo que o de empate aconteceu aos 37 do 2º. Contabilizando estes três jogos, são 7 pontos perdidos cuja responsabilidade direta foi do nosso treinador e suas escalações e substituições equivocadas. Acabamos o primeiro turno na sétima posição, com 28 pontos, o que representa um aproveitamento de 49,4% no turno. Ano passado, acabamos em 5º com 29 pontos.

No returno, espera-se um aproveitamento um pouco melhor, pois pegaremos alguns adversários mais complicados em casa, e estamos disputando apenas o Brasileiro, diferente do começo do turno, quando em muitas vezes colocamos o time reserva do reserva por força da Libertadores. Ainda esperamos disputar a “mais linda” em 2008, mas do jeito que vai a coisa está complicado.

E, pra colocar a “cereja no bolo”, o técnico Mano Menezes foi expulso de campo pela 3ª vez neste campeonato por reclamar da arbitragem, quando ele deveria se preocupar pelos erros que ele mesmo anda cometendo. Afinal, ele pediu. Tirou o Sandro Goiano, que realmente não havia jogado bem - aliás, ele não voltou bem depois da lesão - pra colocar o zagueiro Leonardo. Claro que isto chamou o Corinthians pro campo do GRÊMIO, e tudo que o time fez no 2º tempo foi se defender. Daí ele deixa o inoperante e omisso Tcheco em campo pra tirar o Diego Souza e colocar o Kelly, isto logo depois do gol de empate. E daí aos 42 minutos do 2º tempo, quando o time já estava perdendo, ele tira o Carlos Eduardo pra colocar o Marcel, e deixa o Tuta, outra figura ausente da partida, em campo.

Pra completar, desde o jogo contra o América-RN que o Mano simplesmente sacou o Gavillán do time, sendo que ele é o melhor 1º volante que temos, apesar da sua deficiência no passe. Jogo este, por sinal, que ganhamos mais por demérito do adversário do que propriamente por virtudes nossas, uma vez que não jogamos bem. Aliás, as últimas cinco atuações do GRÊMIO foram muito abaixo da crítica. Tanto que obtivemos apenas 4 pontos em 15 disputados.

Agora, leio novamente que o GRÊMIO vai contratar. Acontece que eu estou lendo isto desde o começo do ano, e sempre após derrotas. Agora, a coisa se repete. Pelaipe, pare de verborragizar nos microfones das rádios e vá fazer o seu trabalho, que é trazer reforços pra suprir as carências do time!


HIDALGO

Confesso que não gostei da contratação do peruano Martín Hidalgo, que foi dispensado duas vezes pelo time do vizinho. Primeiro, por ter assistido as atuações dele pelo time de vermelho. E segundo, por causa da questão do número excessivo de estrangeiros no GRÊMIO. O novo lateral-esquerdo tricolor é o quarto estrangeiro no grupo, e sabe-se que é permitido relacionar no máximo três por partida, entre titulares e reservas.

Espero que eu venha a me enganar, da mesma forma que eu me enganei em relação ao Lúcio.


E FORA DAS QUATRO LINHAS...

...a política gremista está fervilhando.

Nesta segunda-feira houve uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, convocada com o objetivo de julgar o parecer da Comissão de Ética contra o ex-presidente José Alberto Guerreiro. Surpreendentemente, o Conselho decidiu arquivar o processo, sob a alegação de que o estatuto do clube já diz que, se houver uma condenação na justiça comum, ele já seria automaticamente excluído do quadro social do clube.

Já são no mínimo duas chapas confirmadas para a eleição para o Conselho Deliberativo do GRÊMIO, que deve acontecer na segunda metade de setembro, como de praxe. Especula-se também uma terceira chapa, conhecida também como “chapão”, que deve ter como integrantes a turma do retrocesso (Obino, Fachin, entre outros). Quinta, no jogo contra o América-RN, estava panfleteando o grupo chamado GRÊMIO Imortal, composto por Renato Moreira, Carlos Josias, André Krieger e Evandro Krebs, entre outros. Li o panfleto na íntegra. Foi mais uma mensagem de apresentação do grupo do que propriamente algo propositivo. Eles falam em profissionalização da gestão, em transparência, em renovação, etc.

Aliás, discurso muito parecido com um outro grupo que está aí há 7 anos e surgiu com um discurso muito parecido, e que hoje atua dentro do GRÊMIO. Aliás, a atuação deste grupo, com seus integrantes dentro do Quadro Social, fez com que o número de sócios ativos saltasse de 4 mil no começo de 2005 para os mais de 50 mil existentes atualmente. E que também trouxe para dentro do GRÊMIO o projeto da Arena. Obviamente, este grupo é o Movimento GRÊMIO NOVO.

Eu sou apoiador e integrante do GRÊMIO NOVO praticamente desde a sua fundação. Se hoje temos eleições proporcionais pro Conselho, o que permite a multiplicidade das correntes dentro do GRÊMIO; se temos o voto do associado para presidente do clube; se temos 50 mil sócios em dia; tudo isto é porque em 2000 um grupo de associados formou um grupo que se propôs a discutir propostas para modernização e profissionalização da gestão do clube. E os resultados estão aí, pra quem quiser ver.


RAPIDINHAS

A CBF confirmou semana passada o clássico GRE-nal do returno para o dia 16/09, domingo, às 18h10min.


Aliás, já está no site da CBF o desdobramento das datas do returno até a 30ª rodada. Pra nós, o primeiro jogo (contra o Paraná, no Olímpico) será no horário esdrúxulo de sábado às 18h10min.


Nesta terça-feira, 14 de agosto, comemoram-se os 30 anos do gol mais rápido da história dos GRE-nais, marcado por Yura, em clássico válido pelo Gauchão de 1977. O gol foi marcado aos 14 segundos de jogo. O ano de 1977 também marcou a quebra da série de 8 conquistas consecutivas dos vermelhos, e o enea deles virou “Eles Nunca Esquecerão André”.


Saudações imortais de quem ganhou TODOS os churrascos apostados em 2007.


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

2 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Portinho,

Era jogo da Nestlé!

San Tell d'Euskadi disse...

Aldeba,

Eu tinha escrito isto abaixo:
Na seqüência do turno, o Grêmio enfrentará: Flamengo (casa, em 22/7), Náutico (fora, em 25/7), Atlético Paranaense (c, 28/7), Figueirense (f, 2/8), São Paulo (c, 5/8), América (c, 9/8) e Corinthians (f, 12/8). [Nota: essa seqüência foi péssima (V, V, E, D, D, V, D)] No segundo turno, das 10 primeiras partidas, o time jogará seis no Olímpico - incluindo o Gre-Nal - e quatro fora de casa - sendo um jogo em Caxias. Assim, após a rodada de 3/10, já saberemos o que esperar do Grêmio no campeonato.

Eu ainda acho que se deve aguardar. O que mudou foram as expectativas. Eu aposto em vaga na Sul-Americana...