terça-feira, outubro 30, 2007

Ano I, Número 42

GRE-NAU É GRE-NAU

O jogo deste domingo contra o Náutico teve todos os ares de dramaticidade que vêm rondando os embates entre estes dois times desde o ano de 2005, que culminou com a Batalha dos Aflitos, na última rodada.

Neste momento, vale uma retrospectiva dos últimos confrontos. Em 2005, enfrentamos o Timbu três vezes: a primeira delas no Olímpico, pela primeira fase. Cedemos o empate em 2 tentos a 2, após estarmos vencendo o jogo por 2x0. A segunda, pela primeira rodada do quadrangular final. Vitória gremista por 1x0 com Olímpico lotado. Gol aos 41 minutos do 2º tempo, anotado pelo zagueiro Domingos. E o terceiro confronto, no histórico 26/11/2005, foi aquele conhecido como “A Batalha dos Aflitos”. 1x0, gol de Anderson, GRÊMIO de volta ao convívio dos grandes. Náutico tendo que esperar por mais um ano.

Este ano, uma vitória fácil no primeiro turno na volta do tricolor ao palco onde brilharam Galatto e Anderson dois anos antes. Mas quem esperava igual facilidade no returno, viu que as coisas não iam ser fáceis, quando um Náutico de ânimos renovados fez o gol de abertura do placar no Olímpico, logo aos 6 minutos de jogo. Estava iniciado mais um jogo dramático.

Mas o alvirrubro pernambucano mal pôde comemorar. Logo aos 11 minutos, Tuta chutou de fora da área em um lance que mais pareceu um cruzamento errado, encobriu o goleiro Fabiano e empatou o jogo. Nem consegui ver o gol, pois ele aconteceu bem no momento em que eu entrava no estádio, subindo as escadas em direção às cadeiras do Monumental. Ainda consegui ver a comemoração dos jogadores.

O GRÊMIO seguiu atacando e fez 3x1, com Marcel e Diego Souza marcando de cabeça. Mas logo após o terceiro gol gremista, o Náutico descontou através do uruguaio Acosta, que estava impedido.

Mal o segundo tempo começou e o Náutico empatou o jogo. Daí seguiram-se momentos de dramaticidade até que o mosqueteiro tricolor deu o golpe derradeiro no Timbu: cruzamento de Luciano “Marreta” Fonseca, cabeçada de Marcel, gol do GRÊMIO. Era o 4x3 que encaminhava o GRÊMIO a ficar muito próximo do G-4.

Em resumo, foi um jogo onde aconteceram coisas incomuns para o GRÊMIO. Que normalmente vence seus jogos por 1x0 ou no máximo 2x1. Mas se não fosse dramático, não seria um jogo contra o Náutico Capibaribe.


CEM VEZES SANDRO GOIANO

O jogo deste domingo também marcou a centésima vez em que Sandro Gomes da Luz, também conhecido como Sandro Goiano, vestiu a sagrada jaqueta tricolor. Em uma bonita homenagem ao seu capitão e símbolo de raça, Sandro usou uma camiseta com o nro. 100, em dourado, às costas. Após o jogo, ele declarou que iria emoldurar a camiseta.

Parabéns ao Sandro Goiano e também ao GRÊMIO pela justíssima homenagem.


O SHOW DA TORCIDA

Foram 39.449 torcedores presentes ao Estádio Olímpico Monumental numa tarde quente de domingo. O maior público do Brasileiro no Estado. Mas para aqueles que acompanham futebol há mais tempo sabem que isto é apenas uma confirmação do que todos sabem: que a verdadeira maior torcida do Rio Grande é a torcida tricolor!! Fato já demonstrado nas últimas pesquisas e apenas ratificado na presença no estádio! Somos também a maior torcida fora do eixo RJ-SP. Tivemos a maior média da público na Libertadores, no Gauchão e agora mantemos a média no Campeonato Brasileiro.

Foi também uma confirmação do que todos sabem no Brasil inteiro: futebol é domingo às 16h. Marca um jogo neste horário e a torcida tricolor faz a sua parte e vai em peso.

Agora, pergunto ao vizinho: se ele tentava justificar o fato de a torcida do time dele ser maior pela presença em estádios, agora que pelo terceiro ano consecutivo temos melhor média de torcedores do que eles, e temos o maior público em um único jogo no ano de 2007 entre os dois, agora, qual a justificativa?


HORÁRIOS ESDRÚXULOS

O carnê nos reserva mais dois jogos em horários esdrúxulos nesta semana. Primeiro, Atlético-PR X GRÊMIO às 19h30min de quarta-feira. Depois, GRÊMIO X Figueirense, sábado, às 18h10min.


O JOGO CONTRA O FURACÃO

A partida contra o Atlético-PR na Arena da Baixada promete ser nitroglicerina pura. Primeiro pelos lances ocorridos no jogo de ida aqui no Olímpico, que acabou 1x1 num jogo disputado sob frio de 4ºC. Lances normais de jogo, diga-se de passagem. Depois, pela troca de farpas entre as direções de ambos os clubes acerca dos lances. E agora pelas declarações de uma auditora do STJD, que deveria manter a neutralidade, dizendo que o GRÊMIO é um time violento. Somos um time viril, raçudo, Mas não violento. Como eu já disse em outra oportunidade, quem não quiser contato físico que vá jogar frescobol na beira da praia.

Agora, esperamos sinceramente que não haja nenhuma declaração pré-jogo que venha a incendiar os ânimos, principalmente por parte do Mano e do Pelaipe, que vêm se tornando reis em fazer isto. Municiam o adversário e depois nós sofremos as conseqüências. Se o GRÊMIO for pra Curitiba imbuído apenas no espírito de jogar futebol, tem grandes chances de trazer os 3 pontos da Arena da Baixada.

Vale lembrar também que o GRÊMIO só ganhou do Atlético-PR na Arena da Baixada apenas uma vez na história. Foi no ano passado, quando o tabu foi quebrado. Por que não repetir a dose este ano?


GRÊMIO X FIGUEIRENSE

Outro jogo de vital importância para as pretensões do GRÊMIO neste campeonato. Mesmo sendo contra uma velha touca nossa, uma vitória torna-se imperativa, e tornar-se-á mais ainda dependendo do resultado do jogo de quarta.

Apesar do horário, também é importante que o torcedor se faça presente, pois precisamos de todo o apoio possível se quisermos disputar nossa 12ª Libertadores em 2008.


AS PRETENSÕES DO GRÊMIO

Terminada a 33ª rodada, o GRÊMIO ocupa a 5ª posição, com 54 pontos, o mesmo número do Cruzeiro, mesmo número de vitórias, mas perdendo no saldo de gols. Santos (2º) e Palmeiras (3º) têm 55 cada. O Palmeiras perde pro Santos no nro. de vitórias. Ainda tem o Flamengo correndo por fora, na sexta posição, com 52 pontos. O São Paulo é o virtual campeão, dependendo de apenas um empate na próxima rodada pra sacramentar matematicamente o título. O que não deixa de ser bom pra nós, pois ainda temos um confronto direto com eles no Morumbi, e eles poderiam vir de sangue doce pro jogo e as coisas serem facilitadas para nós, embora eu não conte com isto.

Agora, uma breve análise sobre a situação de cada um:

SANTOS (2º, 55p, 17v, 11s, 48gp) – Tem 3 jogos fora de casa e 2 em casa ainda por disputar. Na próxima rodada, pega o Náutico nos Aflitos. Adversário difícil, pois melhorou consideravelmente no segundo turno. Ainda terá o difícil confronto contra o Flamengo no Maracanã. Adversário direto, fora de casa, jogo difícil. Decide em casa, contra o Fluminense, que já está classificado pra Libertadores por ser o atual campeão da Copa do Brasil.

PALMEIRAS (3º, 55p, 15v, 6s, 44gp) – Tem 3 jogos em casa, sendo que uma contra o virtual rebaixado Juventude, e outras duas contra adversários sem maiores aspirações neste campeonato (Fluminense e Atlético-MG). Pode se complicar contra o time do vizinho, na penúltima rodada.

CRUZEIRO (4º, 54p, 16v, 16s, 67gp) – Vem numa curva descendente, não vence faz 6 rodadas e tem jogos complicados. Tem a vantagem de jogar contra o Flamengo, adversário direto, em casa, e decide no Mineirão contra o América-RN, de quem deve ganhar o jogo sem maiores problemas.

GRÊMIO (5º, 54p, 16v, 2s, 39gp) – É o time de melhor retrospecto em casa entre todos neste Brasileiro. No entanto, a campanha fora deixa muito a desejar. Ainda tem um confronto fora contra o já rebaixado América-RN, time do qual todos vão lá e tiram uma casquinha. Decide em casa, contra um Corinthians que pode estar jogando a sua vida, e precisa tomar muito cuidado com a arbitragem deste jogo.

FLAMENGO (6º, 52p, 14v, 5s, 49gp) – Leva uma certa vantagem sobre os demais pois é o único que ainda tem dois confrontos contra adversários diretos na tabela (Cruzeiro e Santos). No entanto, é o único dos cinco postulantes às três vagas restantes que decide a última rodada fora de casa, e contra um adversário que ainda corre risco de rebaixamento: o Náutico, nos Aflitos.


E AGORA, VIZINHO?

A touca do Juventude foi momentaneamente exorcizada, mas a do Paraná segue firme e forte. Josiel que o diga. E para aqueles que pretendiam entregar os jogos em casa contra Cruzeiro e Palmeiras pra nos prejudicar, não vão poder fazer isto pois precisarão destes pontos pra fugir do fantasma do rebaixamento, que volta a assombrar as bandas da beira do aterro. Ficaram entre a cruz e a espada. Precisarão vencer pra se salvar e poderão colocar o GRÊMIO na Libertadores em virtude disso.

Eu sinceramente já adianto: secarei eles nestas rodadas. Ou melhor: torcerei por empates, que são ruins para ambos.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO já conhece seus adversários na Copa São Paulo de Juniores. O tricolor dos pampas ficará no grupo Q, em São Bernardo do Campo, e terá a companhia de São Bernardo (SP), Ypiranga (PE) e Botafogo (PB). O tricolor ainda busca o título inédito da Copinha.


Rosinei já teria pré-contrato assinado com o GRÊMIO. Começa a se formatar o time de 2008.


Raul Régis de Freitas Lima é o novo presidente do Conselho Deliberativo do GRÊMIO. Seu mandato irá até 2010. Foram 130 votos para a Chapa 3, encabeçada por ele, contra 127 votos para a Chapa 1, de Luís Carlos Lopes Madeira (que tinha o apoio do presidente Odone) e 15 votos para a Chapa 2, de Zélio Hocsman.


O vice-presidente de Administração do GRÊMIO, Eduardo Kenzi Antonini, declarou nesta segunda-feira que o GRÊMIO começará a analisar as propostas para a construção da Arena em novembro deste ano, e que a mesma deverá ter um custo aproximado de R$ 350 milhões.


Aliás, gostaria de lembrar ao vizinho, que fica falando sobre maquetes, que também não se joga futebol em animações feitas por computador.


Nosso colunista titular, Paulo Sanchotene, está na fase final de seu mestrado. Portanto, pediu para que eu o substituísse até o final do campeonato. Vibrações positivas ao Sancho, e que tudo dê certo para ele.


E o chileno Valdívia acabou expulso neste domingo depois de mais um lance onde ele demonstrou toda sua falta de caráter. Deu um soco no atacante Alan Kardec, do Vasco. O segundo na mesma partida, mas foi o que o árbitro viu, deu o cartão vermelho e relatou em súmula. E o procurador do STJD, Paulo Schmitt, deve pedir o vídeo da partida e denunciá-lo duas vezes no Art. 253 (agressão), e também deve solicitar uma suspensão preventiva a ele pela gravidade dos fatos. Que o STJD seja tão ou mais rigoroso com ele quanto foi com o Gavilán. Valeu, Valdívia. Caiu a tua máscara.


O jogo contra o São Paulo, válido pela 36ª rodada, foi confirmado para domingo, 11/11/07, às 18h10min, no Morumbi.


A próxima rodada pode também marcar a conquista matemática do 5º churrasco por parte da bancada tricolor. Se nós vencermos o CAP e eles não ganharem do Sport, a diferença ficará em 12 pontos com 4 rodadas a serem disputadas (em caso de vitória nossa e empate deles), e como teremos uma vitória a mais, o churrasco estará assim garantido.



Saudações de quem ganhou TODOS os churrascos apostados em 2007, e que está prestes a ganhar mais um.


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


-

FALTA DE AMBIÇÃO

Uma equipe que entra em campo para não dar sequer um chute a gol pode sair de campo com dois resultados: empata em oxo ou derrotada. E foi o que aconteceu com o Internacional. A. Braga foi ao Paraná para empatar ou ganhar a partida num lance ofensivo de mera casualidade. Terminou castigado com um gol de cabeça (depois de treinar tal jogada a semana inteira). O Internacional se “apequenou” no Paraná e voltou de lá com uma derrota mais do que justa. O futebol não perdoa falta de ambição.


O que os “experts” não dizem

Ouvi praticamente todas as opiniões dos “experts” do futebol após os jogos contra Juventude e Paraná Clube. Nenhum deles disse que o Inter está jogando no 3-5-2 (chama derrota). Marcão não está jogando na lateral esquerda, nem aqui e nem na China (está fazendo a função de 3º zagueiro pela esquerda). W. Monteiro e Guinazu são alas improvisados; e ali, como todo jogador improvisado, não conseguem render. Magrão não entrou em campo no Paraná.


O que os “experts” não dizem II

Alex está jogando de meia direta (mas por que não na esquerda Abel ?!). Fernandão está jogando na meia (e ali está rendendo muito bem). O que falta é linha de frente. Gil, isolado na esquerda, está por demais sobrecarregado. È preciso sacar um dos volantes e colocar Adriano. Ou terminar, de forma definitiva, com essa maldição do 3-5-2 chama-derrota!!!


O ano que vem chegando.

2008 inicia em janeiro com Torneio de Dubai. Evento mostra grandeza do Sport Club Internacional, mas, certamente, trará prejuízos à preparação da equipe para o restante da temporada. Querem a solução para a pré-temporada ? Férias para os jogadores a partir de 15 de novembro, retorno uma semana antes do natal.


Tapando a boca do vizinho.

Vejam que interessante o que leio no Correio do Povo do dia 26.outubro.2007: “O mais curioso em toda a trajetória de Sandro é que, por pouco, o hoje ídolo gremista não parou no Beira-Rio em 2003. Há tempos, Muricy Ramalho pretendia contar com ele. Quando veio para o Inter, tentou então o volante. O impeditivo havia sido criado semanas antes, quando os gaúchos venceram a equipe do Pará por 2 a 0 e escaparam do rebaixamento. Sandro lembra que seria uma situação complicada vir naquele momento, pois geraria comentários. Aliás, ele assegura que qualquer rumor de marmelada na ocasião não procede. De acordo com o jogador, a premiação em caso de vitória seria de R$ 400 mil para serem divididos entre o grupo. E agora vizinho ? Vais contradizer o teu ícone ?


Questões que só o vizinho poderá nos esclarecer

Camisa 100 não é puro budum carioca ? L. Marreta vai ganhar lugar na calçada da fama depois do cruzamento no 4o. gol em mais uma vitória épica contra o glorioso Nautico ? Quantas vezes P. Odone já ameaçou renunciar seu mandato ? Aonde anda a maquete da arena ? Dá para jogar Copa do Mundo em maquete ?


Enquanto isso nos Tribunais...

Decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal, de relatoria do Desembargador T. Flores, “considerou legal a multa de 13,34 milhões de dólares aplicada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) ao Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense pelo descumprimento da legislação cambial em transações financeiras envolvendo compra e venda de atletas a clubes de futebol do exterior. O valor corresponde ao total que teria sido sonegado nas operações, realizadas entre 1988 e 1997.” (notícia extraída do site do Tribunal – clique aqui para ler a íntegra)


RÁPIDAS

Vou repetir, para que fique bem claro, o que constou da decisão do Tribunal. “O valor corresponde ao total que teria sido sonegado nas operações”. Dá para respeitar esse tipo de gente ?

O mais pesado da derrota de domingo foi ouvir V. Piffero e G. Luiggi dizendo que ainda acreditavam na conquista de vaga na Libertadores.

“Eles perderam o contato com a torre” (C. Cabral manifestando-se sobre as declarações de V. Piffero e G. Luiggi). Assino embaixo mestre!

Cristian voltou a ingressar na equipe. O resultado todos já sabem!

Todos os erros, episódios de falta de comando e equívocos de planejamento justificam, sem dúvida, pedido de demissão de G. Luiggi no final da temporada.

FIFA anunciou Brasil como sede da Copa do Mundo 2014.

Em Porto Alegre, conforme antecipamos, as partidas serão jogadas no GIGANTE DA BEIRA-RIO.

Jogo contra o Sport Recife ganhou contornos dramáticos.

Quinta-feira todos os caminhos levarão ao Beira-Rio.

Clube do Povo sempre contra o racismo.

Saudações rubras, do ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.

Luiz Portinho – lcportinho@yahoo.com.br


9 comentários:

Guillermo disse...

bah... bem que eu achei que a coluna estava melhor. Na boa Sancho, boa sorte no mestrado e FICA LEONEL.

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

lcportinho disse...

retrospectiva de gNAU é de matar! foste longe demais com nossa paciência Aldeba!

DJ Aldebaran disse...

Valeu, Guillermo!! Como diriam os jogadores de futebol, "estamos aqui pra somar". Mas não me considero nem melhor e nem pior do que o Sancho. Apenas tenho um estilo um pouco diferente, embora eu e ele pensemos de forma muito parecida em algumas questões. Mas mesmo assim valeu!!

DJ Aldebaran disse...

Na verdade foi pra mostrar que, de novo, ganhar o GRE-nau foi mais difícil do que vencer o GRE-nal.

San Tell d'Euskadi disse...

Guillermo, o rei da Corneta! Até que ficou barato...

Bela coluna, Leonel. Mas terás um trbalhão para responder a coluna do Porto que veio quase toda em azul...

San Tell d'Euskadi disse...

ACABEM COM ESSA VERGONHA!

CHEGA DE PAULO PELAIPE F.C.!

Exijo o GRÊMIO de volta!!!

DJ Aldebaran disse...

E eu tinha escrito ANTES do jogo que a partida ia ser nitroglicerina pura. Parece que só o Pelaipe não sabia. Dito e feito.

San Tell d'Euskadi disse...

O nosso maior problema esta no Departamento de Futebol. O nosso vestiário está uma lástima. Durante todo o ano, nos metemos em confusões. Até o Mano, que é ponderado, se meteu num bate-boca gratuito com o Plein, treinador do Guarani. Houve insinuações de que havia jogador corneando outro. Essas brigas do Brasileiro, me lembram a confusão do jogo em Pelotas contra o Brasil. Esse chamado do Mano para a reta final do Brasileiro, assemelha-se às vésperas das decisões com Caxias e Cerro. Ora, isso não é gratuito. Os jogadores vêem que o Pelaipe é um destemperado. Os atletas sabem que o Carioca saiu a socos contra o Josias. Os boleiros presenciaram o presidente bater boca e expulsar um conselheiro do vestiário. Ora, se os manda-chuvas podem, porque eles, não?!

Além disso, brigamos institucionalmente com praticamente todos os clubes os quais enfrentamos (por cima: Brasil, Caxias e Juventude, no Estadual; Cerro Portenho, São Paulo, Santos e Boca, na Libertadores; Palmeiras e CAP, no Brasileiro). Isso só pode fazer parte da política do clube. Lembram, na Série B, nos desentendemos com Náutico e Santa Cruz!

Se há defeitos na gestão Odone são exatamente esses. Sabe-se tudo de futebol, consegue-se administrar um clube falido, mas não se relaciona bem com outros clubes. E isso traz inúmeros prejuízos, principalmente a imagem do Grêmio.

O Odone parece-me inspirar-se no Eurico Miranda.

San Tell d'Euskadi disse...

Será cedo para dizer "eu avisei"?!