terça-feira, fevereiro 26, 2008

ANO II - NÚMERO 58

A MELHOR CAMPANHA


E o GRÊMIO segue com a melhor campanha entre todos os clubes que disputam o Gauchão 2008. Até agora, foram 8 jogos disputados, com 6 vitórias e 2 empates. Temos também a melhor defesa do Gauchão, com apenas 5 gols sofridos. É importante que consigamos manter a melhor campanha, pois isto determinará o local das partidas de volta do mata-mata da próxima fase. E a exemplo do ano passado, poderemos ser campeões fazendo a festa em casa.


GRÊMIO X ESPORTIVO, DUAS VEZES

Por força da tabela-espelho, fizemos dois confrontos contra o Esportivo nesta semana. E foram dois jogos muito parecidos. Em ambos saímos perdendo. E em ambos viramos o jogo e vencemos por 2x1. Em ambos também fizemos o gol da virada e fomos pra defesa, e acabamos levando pressão do Esportivo. O que diferenciou os dois jogos é que no confronto em Bento Gonçalves nós acabamos levando o gol de empate, mas este acabou sendo anulado pelo bandeirinha, que marcou corretamente posição de impedimento do ataque do time da serra.


O ESTILO CELSO ROTH

Celso Juarez Roth é um técnico cujo estilo é bem marcado. Gosta de times defensivistas, com dois ou até três volantes. É daqueles que pensa que o time, pra ganhar, tem que começar não perdendo, mas daí acaba com pecha de retranqueiro. Não que não dê razão para os que assim o rotulam. Afinal, os dois jogos contra o Esportivo já mostraram uma diferença na postura do time em relação ao que acontecia com Vagner Mancini. No primeiro tempo do jogo no Olímpico, não jogamos bem. Na etapa complementar, contamos com o talento de Roger como o diferencial a nosso favor. No entanto, ser treinado pelo Celso Roth é viver perigosamente. Pois o time acaba fazendo o gol e indo para a defesa. E acabamos atraindo o time adversário para o nosso campo e sofrendo a pressão. E daí é aquele Deus nos acuda no final das partidas: aquele resultadozinho suado, obtido com o coração quase saindo pela boca em todas as partidas.

Falando ainda sobre a saída de Mancini, lembro que na edição nro. 47 do BloGreNal, eu comentava sobre a chegada dele. Entendia que não era o nome certo, no entanto torcia para que ele fizesse um bom trabalho por aqui. E de fato ele vinha fazendo. A única restrição a ele que eu tinha era a mania dele de cobrar publicamente contratações. Na última entrevista pós-jogo que ele concedeu, que foi após a vitória suada contra o Jaciara pela Copa do Brasil, ele pedia mais um meia articulador. Esta postura não me agradava, pois me lembrava muito a passagem do Cuca por aqui, no catastrófico ano de 2004. E o resultado todos nós sabemos qual foi. A mudança de treinador também me pareceu ser um sinal de que o grupo será este mesmo e não haverá mais acréscimo de jogadores.

Mas agora, que a gente se acostume com o estilo Celso Roth de treinar: volantes, chutões pra frente e, principalmente, muito sofrimento para ganhar as partidas.


A COPA DO BRASIL

Nesta quarta, às 20h30min, o GRÊMIO volta a campo para enfrentar seu clone mato-grossense, o Grêmio Jaciara. Para eles, o grande objetivo na competição foi atingido. Agora, eles virão a Porto Alegre, conhecerão o Olímpico, tirarão fotos, muitos deles andarão de avião pela primeira vez, e por conta da CBF. E sairão contentes se perderem de pouco. Aliás, sempre vale ressaltar que nunca na história da Copa do Brasil nós fomos eliminados na primeira fase. E também, que somos os maiores vencedores desta competição, com 4 títulos e 3 vice-campeonatos.

Analisando a tabela da competição, vemos que o caminho até as finais não é tão tortuoso. Embora o time que mais pode ameaçar o GRÊMIO em suas pretensões esteja do nosso lado na chave, que é o Atlético-MG, e o provável confronto entre ambos aconteceria numa semifinal. Até lá, nas oitavas poderemos pegar São Caetano ou Coritiba. E nas quartas, Corinthians ou Goiás, salvo alguma zebra.

Por isto que a obsessão do GRÊMIO neste primeiro semestre deve ser o nosso quinto título da Copa do Brasil.


RAPIDINHAS

O goleiro Victor ficará afastado dos gramados por 30 dias para se recuperar de uma lesão no rim, sofrida após o jogo de domingo contra o Esportivo.


A futura Arena Tricolor deve mesmo ser erguida no bairro Humaitá. A informação do vice de planejamento Eduardo Kenzi Antonini é de que o consórcio português TBZ-OAS teria apresentado nova proposta, desta vez com a construção da Arena em novo local. Pois antes, apesar dos percentuais menores, a Odebrecht tinha preferência dos conselheiros justamente pelo fato de que sua proposta era construir em um novo espaço. Aliás, eu sou um que acho que a área do Olímpico está saturada, e deve-se mesmo pensar em um novo local pro novo estádio gremista.


Escrevo a coluna esta semana pois o titular, Paulo Sanchotene, está em viagem e não pôde acompanhar o GRÊMIO nos dois últimos jogos.


A coluna desta semana é dedicada ao meu pai, Dr. Alceu Knijnik, que neste dia 26/02 completa 60 anos. E ele é um dos maiores responsáveis pelo fato de eu ser tão gremista. Pai, felicidades pra ti!


Saudações do dono do Rio Grande,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração




MAIOR TORCIDA DO RIO GRANDE

Saiu uma prévia das médias de público do campeonato gaúcho na última semana. Colorado líder, com larga vantagem sobre o portoalegrense, como sói acontecer. Domingo, contra o São Luiz, quebra do recorde de público e renda, com mais de 21 torcedores pagantes no Beira-Rio. Pois é, tem gente que gosta de pesquisa. Nós, com torcedor nas ruas e nos estádios, veneramos aquele letreiro na marquise do Gigante que diz “MAIOR TORCIDA DO RIO GRANDE”.

SELEÇÃO I

Em 2007 Alex pediu para ser escalado na lateral/ala, porque entendia que ali poderia postular uma vaga na seleção de Dunga. O início de 2008 revela que ele estava errado. É na meia cancha que Alex tem todas as condições de alcançar seu sonho. Sábado marcou o primeiro gol na vitória de 3x0 sobre o São Luiz de Ijuí e ainda fez a assistência para os outros dois golos. Está em grande fase e a cada jogo atua melhor. Está merecendo, no mínimo, uma convocação.

SELEÇÃO II

Renan, Sidnei, Maycon, Pato Alexandre devem figurar na Seleção Olímpica. Ramón, D. Moraes, Guto e Valter ‘Claudiomiro’ também são candidatos, se tiverem oportunidades de mostrar seu futebol no Internacional. O Celeiro de Ases é uma fonte inesgotável, tenho sempre afirmado isso. A CBF bem que poderia nos pagar um tributo pelo abastecimento das seleções nacionais.

DIREÇÃO I

Guto entrou e marcou o gol de empate em Ijuí. D. Moraes e Titi tiveram oportunidade no jogo de volta contra o São Luiz, sábado, e tiveram ótimas atuações. A utilização da gurizada, com certeza, é uma iniciativa estimulada pela direção Colorada. E, sem dúvida, é um dos pontos mais positivos deste início de temporada.

DIREÇÃO II

Por outro lado, a mesma direção referenda, há anos, a utilização do malfadado 3-5-2, esquema perdedor e que, novamente, está trazendo prejuízos ao time. Prejuízos que só não são flagrantes e fatais, porque o nível do certame gaúcho não permite. Mesmo contra adversários fracos, nosso sistema defensivo tem apresentado falhas graves.

ARBITRAGEM

Internacional confeccionou DVD com os erros gritantes de arbitragem cometidos pelo Sr. M.C. da Silva, na partida entre Inter x São Luiz, e apresentou-o ao Presidente da Federação Gaúcha F. Noveletto. Ótima iniciativa, pois, há horas, a arbitragem vem prejudicando o Internacional.

RÁPIDAS

A propósito da arbitragem, o leitor J. Krug, escreve que ”esse campeonatinho tá estranho:8 jogos nenhum penalti pro colorado , já pro tabajara portoalegrense”. Estou contigo e não abro Josué.

15 de Campo Bom venceu a primeira partida. 3x1 no Santa Cruz. Será que terá fôlego para fugir do rebaixamento ?

Na outra ponta, Inter-SM, mesmo perdendo para o São José, no Passo D´Areia, segue como melhor clube do interior.

A propósito, foi Uh! Fabiano que marcou o gol da vitória do Zequinha.

Te lembras muito bem do Uh! Fabiano, não é vizinho ?

Ah!, e já que falo do vizinho, será que ele vai emprestar um de seus chinelinhos para o Roger Secco ?!?!?!?!

Quarta-feira começa, na Paraíba, nossa caminhada rumo ao BICAMPEONATO da Copa Brasil e ao BICAMPEONATO da Libertadores e Mundial de Clubes.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.

Luiz ‘Muhammed Bin’ Portinho – lcportinho@yahoo.com.br

7 comentários:

Guilherme disse...

Nos últimos campeonatos estão levando uma lavada nos números de público e aí resolvem pegar meia dúzia de jogos de um campeonato gaúcho INCOMPLETO e querem falar em números.

Ou a pessoa não entende nada de estatística ou é um completo canalha. Vindo de um colorado, I DON'T CARE WHICH ONE...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!!

Anônimo disse...

pra teu informe caro portoalegrense:só um time no sul do país atingiu a marca de 44 mil pagantes em campeonato nacional(de primeira divisão,sure!) em 1976 com a população de porto alegre correspondendo a metade do que é hoje:SPORT CLUB INTERNACIONAL.Qual foi o maior público num estádio em 2007...INTERXPACHUCA

DJ Aldebaran disse...

Só pode-se comparar números de campeonatos ou fases nas quais os dois participavam. Por isso eu comparo só a primeira fase da Libertadores 2007, já que o outro time de POA não passou dela, enquanto o GREMIO foi às finais. E vamos esperar o final do Gauchão pra termos os números de público, pra ver se vocês vão voltar a considerar presença em estádio como critério para definir maior torcida, ou vão ignorar estes números, como nos três últimos anos.

Luiz Portinho disse...

O Internacional sempre foi e continua tendo a MAIOR TORCIDA DO RS, e isso na vida real e não em pesquisas. Maior torcida não se mede de forma esporádica, mas sim ao longo de uma Era e aí o Colorado ganha em média dos últimos 30, 20, 10, 5 ou 3 anos... é só escolher!

DJ Aldebaran disse...

Já te desafiei... traz os números atualizados! As pesquisas ao menos têm base científica. O achismo e o empirismo não.

DJ Aldebaran disse...

Mais um número, saído do Correio do Povo de hoje: as apostas na Timemania por parte da torcida gremista representam 4,49% do total nacional, contra 3,86% do time ribeirinho. Ahn, e o jogo de ontem contra o Jaciara teve 21.995 espectadores.

San Tell d'Euskadi disse...

Que beleza o jogo ontem, hein?! Para dar moral. Ainda bem que não eliminamos o jogo de volta...