terça-feira, abril 08, 2008

Ano II, Número 64

CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

A temporada 2008 começara interessante. Aquela geração “Aflitos” havia, enfim, encerrado sua era. Uma era de excelentes resultados: um título da Série B; um bi-campeonato gaúcho; um 3º e um 6º lugar na Série A; e um vice-campeonato da Libertadores. No seu lugar, havia um time com um futuro pela frente, de atletas, treinador e mentalidade novos. Na casamata, após quase três anos, não estaria Mano Menezes, mas, como esse, outro treinador jovem, cheio de vontade de vencer. Chegava à Azenha, Vagner Mancini.

O ano iniciava com um time em construção. Era natural que a equipe começasse alternando bons e maus momentos, e que os resultados iniciais não correspondessem à grandeza do clube. Se as atuações foram, de fato, inconstantes, o mesmo não se poderia dizer dos resultados. Mancini, nas seis primeiras partidas, ganhou 4 jogos e empatou 2; era líder do Grupo no Estadual e encaminhara classificação na Copa do Brasil. Demonstrava sua vocação para armar equipes ofensivas, que tinham gosto em ter a posse de bola. Era um novo GRÊMIO que aparecia e, aos poucos, começava a tomar corpo.

Contudo, inesperadamente, Mancini foi demitido. E saiu, porque a própria direção não acreditou na reconstrução. Queria vencer já, agora. Não podia esperar. Trouxe, então, Celso Roth. Um treinador famoso por tirar equipes de crise, armar times competitivos rapidamente e, com igual rapidez, esgotar as energias de seus jogadores. Entretanto, não era essa a necessidade do clube! Afinal, não havia crise e os resultados eram bons. A desculpa para a troca era evitar uma crise que viria.

Como se vê, houve a troca, e a crise, mesmo assim, veio! Nenhuma surpresa, pois foi a própria direção do GRÊMIO que se colocou na obrigação de vencer. Com Mancini, uma eliminação precoce será equivalente a que o Mano sofreu na Copa do Brasil em 2006. Seria ruim, chata, mas que não colocaria a equipe em crise. Faria parte do próprio – e difícil – processo de reconstrução. Agora, essa derrota para o Juventude virou um retumbante fracasso, cuja alta conta o Grêmio se vê obrigado a pagar. A direção do GRÊMIO recebe a crise que pediu. Só não me venham dizer que foi por falta de aviso...

Por isto, hoje esta coluna se veste de preto. Preto pelo luto, pela vergonha e pela total incompetência gerencial da direção do GRÊMIO e de seu treinador. Afinal, tudo estava bem encaminhado até esta quarta. Apesar do futebol que não convencia, e isto era fonte de preocupação minha aqui neste espaço. Afinal, temia-se que, quando enfrentássemos um time mais qualificado do que 15 de Campo Bom, Novo Hamburgo, ULBRA, Jaciara e outros contra quem nós jogamos anteriormente, viéssemos a encontrar dificuldades e que isto poderia custar uma eliminação prematura na Copa do Brasil. Pois bastou um Atlético-GO, que é um time um pouco mais organizado, para perdermos uma invencibilidade de 19 jogos. Assim como bastou um Juventude de técnico novo, melhor organizado e mais motivado do que a equipe que enfrentamos no sábado passado para que o sonho do tri-campeonato fosse prematuramente exterminado, virando um pesadelo de atuação que vimos neste domingo no Olímpico.

A desorganização fica clara por uma simples análise do time que Celso Roth mandou a campo neste domingo. Com Paulo Sérgio deslocado pra lateral-esquerda e Felipe Mattioni pela direita. Tudo bem que perdemos o Anderson Pico por tempo indeterminado por conta de lesão. Mas a questão dos laterais foi a que menos comprometeu. Apesar de que é de uma inconseqüência atrós pegar um jogador que vinha evoluindo em sua posição pela seqüência de jogos e simplesmente deslocá-lo para a esquerda, mesmo usando como justificativa as deficiências do peruano Hidalgo.

Agora, pra que insistir em um erro? Pra que insistir com Nunes, que já devia ter deixado a equipe faz tempo, fazendo a primeira função de meio-campo, deslocando Eduardo Costa para a segunda função? E com o agravante de Celso Roth ter declarado nesta quinta-feira que Eduardo Costa é segundo volante para ele, sendo que o próprio jogador diz que faz melhor a primeira função. Sendo que temos o Junior no elenco, e este nunca merece chance. Neste domingo, Junior foi visto nas cadeiras do GRÊMIO, quando deveria estar jogando. E não deve ter gostado nem um pouco do que viu.

E também pra que empilhar jogadores no meio-campo, adiantando Roger pro ataque, fazendo uma confusão no meio-campo com Maylson e Dos Santos? Parece simples ter colocado o Tadeu no time ao lado do Perea. Mas não. E o mestre da teimosia travestido de treinador colocou ele no segundo tempo, quando a água já batia pelo pescoço. Mas Tadeu foi expulso depois de agredir o adversário na comemoração provocativa do 3º gol. Depois, Jonas e Eduardo Costa também foram expulsos, numa tarde onde as cabeças estavam fora do lugar. Um time com a cara do Pelaipe!

Por sinal, será que o Pelaipe terá cabelo no peito pra demitir o Roth depois do ocorrido no domingo? Sempre é válido lembrar que Vagner Mancini, por muito menos, foi defenestrado do Olímpico.

Agora, corremos o risco de vermos todo o 1º semestre ser atirado no lixo. E de ficarmos um mês sem ter com quem jogar. E a pergunta que fica é: será necessário um novo fiasco, um novo vexame, uma nova desclassificação prematura pra que providências sejam tomadas no Olímpico? Saberemos disto na quarta-feira contra o Atlético-GO, quando precisamos reverter uma desvantagem de 2x1 contra.

Saudações tricolores indignadas,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

P.S.: Esta coluna foi escrita com a ajuda de Paulo Roberto T. Sanchotene.


CLASSIFICADO

Com certeza, esse deve ser o título desta semana. Foi difícil, encontramos resistência, mas, a essas alturas, deve-se colocar os pés no chão e reconhecer que, em sistema de mata-mata, o mais importante sempre é estar classificado e na parte mais estreita do funil. O Internacional de sábado foi um time muito guerreiro e peleou até o final pela vitória; e aí, exatamente, encontro o seu grande mérito. Não bastasse ter o elenco mais decantado do certame (não há como negar), o Internacional está demonstrando também espírito de luta e vontade de vencer, o que é fundamental para uma equipe campeã. Não basta ser o melhor do papel, é preciso vencer lá dentro das quatro linhas.


GIGANTE DA BEIRA-RIO

É tua semana de aniversário, meu Gigante. Minha casa, meu refúgio. 39 anos de histórias incontáveis, de desfiles do melhor futebol que se viu por essas bandas, de todas as conquistas que seriam possíveis a um clube. Embora quarentão, ainda estás dando banho de bola, estrutura. Sempre acolheste todos! Tu és a obra mais esplêndida de Porto Alegre Beira-Rio, um Gigante na paisagem mais bela da cidade, ao qual presto meu tributo e agradecimento pelas manhãs, tardes e noites tão plenas.


PALPITE

Estou com palpite de que teremos final toda vermelha. Internacional x Inter-SM. Seria uma grande final! Mas as semifinais devem reservar muita emoção. Penso que as quatro melhores equipes do certame chegaram ao clímax. A dupla Caju fará de tudo para desbancar os Colorados Gaúchos e reúnem boas condições para tal, mas, repito, estou com o palpite vermelho.


PROSOPOPÉIAS

Há duas semanas que só se lia aí no espaço vizinho um arrogante discurso de invencibilidade, de 17 jogos sem perder. E agora Sr. Aldebaran ? Aonde chegaste com a tua gabolice tchê ? Tu precisa dar o braço a torcer e reconhecer que Campeão Invicto só o Internacional de 1979; mais, que Campeão 100% só o Internacional de 1974. O resto não passa de prosopopéia.


O DNA ARROGANTE

Dou uma recordada no que escrevera o vizinho na última semana e me deparo, sob o título de "Nova Missão", com o seguinte: "Juventude. E já no sábado, já enfrentamos o alviverde da serra, e diferente do time do vizinho, nós fomos lá e derrotamos o Ju por 2x1.". E depois o vizinho demonstrou que, realmente, é um "bom gremista"; lembrou sua invencibilidade, que sabia ganhar do Juventude e que desde 2004 não perdia para o time de Caxias. DNA ARROGANTE!


RÁPIDAS

Havia prometido a alguns leitores que esta semana traçaria um comparativo entre Ronaldo-inho Miguelina e Alexandre Pato. Mas deixá-lo-ei para outra ocasião, em virtude do estado em que se encontra o vizinho, diante da tragédia no monumental.

Apenas adianto um item. Com 18 anos, Pato Alexandre é Campeão do Mundo e grande destaque do futebol europeu. E Ronaldo-inho, na mesma idade, era reserva do time azenhano comandado, vejam só, por C. Roth.

Com a ausência de Edinho e Maycon, o jovem Sandro poderia ter uma oportunidade de ingressar na equipe. Esse está pronto para jogar.

O zagueiro D. Moraes é outro que está pedindo passagem. Quero ver ele com Sorondo, num 4-4-2, durante o campeonato brasileiro.

Bustos e Marcão, um em cada lateral (com apoio alternado).

Fernandão, Alex, Nilmar e Adriano. Assim terminou a equipe no sábado. Por aí começa o time do Internacional na atualidade. Os adversários que se preocupem com o resto.

Resumindo: Renan, Bustos, D. Moraes, Sorondo, Marcão; Sandro, Guiñazu, Fernandão, Alex, Nilmar e Adriano. E manda o carpinteiro fazer mais prateleira na Sala de Troféus, porque as Taças virão como água na chuva.

Queria ser uma mosca para acompanhar o final de domingo do vizinho.

Já escrevi neste espaço e repito, pijamada rumo ao Tri-Rebaixamento.

Aliás, o ícone tricolor P. Santana escreveu em sua coluna de 2ª feira horrorizado com este novo rebaixamento que se avizinha da azenha.

O terceiro rebaixamento, certamente, renderá um DVD daqueles.

O estilo P. Pelaipe de dirigir, a sabedoria do C. Roth e o DNA arrogante são, realmente, uma combinação explosiva.

A propósito, fica a pergunta: depois de 4ª feira, em caso de desclassificação na Copa Brasil para os goianos, o que é que o vizinho vai fazer?

Eu sugiro que fazer pré-temporada em Bento Gonçalves e dispute o Torneio Veranico de Maio, na Serra, contra Ortopé e Sindicato dos Jogadores Desempregados.

"Ão Ão Ão Segunda Divisão!". Mais uma vez a pijamada entouo esse cântico lá na azenha, como o fizera contra o Corinthians no ano passado. Mas, afinal de contas, eles estão querendo voltar ? Estão pedindo à diretoria mais uma temporada lá na SEGUNDONA ?

Manchete do Diário Gaúcho de 2ª feira: FILHO MATA PAI NO CHIQUEIRO.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL.

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


ps. será que aquele que vinha se assinando "dono do Rio Grande" dará as caras ?!

22 comentários:

Anônimo disse...

escuta a voz de quem entende :voces não tem sequer um time quanto mais um plantel de formas que ganhando ou não a classificação contra o modestíssimo atletico goianense a grande luta do ano é pra não cair de divisão...NADA QUE NÃO SEJA ROTINA ,SURE...

Luiz Portinho disse...

Aldebaran, neste momento de lamber feridas, fica a lição: não se é dono do Rio Grande apenas com 'querer'. É preciso ter tradição, história e, acima de tudo, respeito!
um abraço, do teu PAPAI COLORADO.

Luiz Portinho disse...

grande anônimo, como de costume estás mais do que certo. o problema deles (e sorte nossa!) é que o DNA arrogante jamais os deixará ter conta que o rebaixamento está aí adiante.

DJ Aldebaran disse...

Ainda sou o dono do Rio Grande, ao menos até a final do Campeonato deste ano.

Anônimo disse...

dono é quem 37 canecos ,tu tens aldebaran...na minha conta tu tens 35 sem ofensa,aonde TU ENFIASTE OS 2 QUE TE FALTAM

DJ Aldebaran disse...

Só respondo pra quem se identifica.

San Tell d'Euskadi disse...

O Paulo Sant'ana, TODOS OS ANOS, diz que o Grêmio cairá. Portanto, não se pode levá-lo em consideração.

Se a tese do Anônimo fosse válida, o dono da América seria o Independiente, que não leva o caneco desde 1984; o da Europa, o Madrid, que não passa das oitavas a uns 4 ou 5 anos; na Argentina, o River, que há sete torneios não sabe o que é ser campeão, etc...

Anônimo disse...

claro, qualquer criança de colo sabe que pra ti falar que é melhor tem que fazer o que o outro fez e mais um...

Luiz Portinho disse...

o anônimo colorado, para variar, está mais do que certo. um cara que foi E-LI-MI-NA-DO pela filial de caxias, nas 4as de final, não pode ter a cara de pau de se auto-denominar "Dono do Rio Grande" (como não o fez o Aldebaran aliás - parabéns Aldeba)... aliás, mesmo que estivesse na disputa, não o poderia (e aí reside o ridículo do Aldebaran), porque, simplesmente, o Colorado tem o que o greminho conquistou + 2... isso, realmente, qq. criança sabe!

Luiz Portinho disse...

sancho, quer dizer que tu nem pensas em rebaixamento ? fala porque eu quero guardar isso! o gremista que me disser que não está com medo do rebaixamento ou está explicitando seu DNA ARROGANTE ou mente.

Luiz Portinho disse...

sancho, aldeba e pijamas. aproveitem que faltam menos de 2 horas para vcs. terem direito de se manifestar... depois é férias! e eu não discuto com quem está de férias.

DJ Aldebaran disse...

Simples... até que se faça uma nova final, até que se defina o novo campeão, os atuais detentores do título somos nós. Daí entenda quem quiser, pq ninguém aqui é criança pra que eu fique explicando o tempo todo.

San Tell d'Euskadi disse...

Nem vem, Porto! Tu discutias quando tu mesmo estavas de férias. E isso aconteceu no distante ano passado!

San Tell d'Euskadi disse...

Porto, minha última preocupação é o rebaixamento. Antes, estou preocupado com o time! Temos um mês para juntar os cacos e trabalhar. Quem sabe agora a direção se dá conta das bobagens que - semana, sim, e outra, também - se relatavam aqui neste espaço e trbalhe direito. Perdemos três meses, mas ainda há tempo de se concertar as cagadas.

San Tell d'Euskadi disse...

P.S.: Se não arrumarem a casa, aí, sim, passarei a me preocupar com o rendimento no Nacional. Antes, não.

Luiz Portinho disse...

estás te esquecendo de que qdo. fomos eliminados pelo Veranópolis ainda estávamos disputando a Libertadores ? nós não tivemos 30 dias de férias.

Luiz Portinho disse...

pois olha sancho, depois das entrevistas do P Odone e do C Roth, acho que deves ficar preocupado hein! o tri-rebaixamento está no horizonte!

San Tell d'Euskadi disse...

No ano passado, vocês tiraram férias em dois períodos: 20 dias em abril e 10 em novembro...

Luiz Portinho disse...

ah! sim, foi nestas férias aí que conquistamos a RECOPA SUDAMERICANA E a INÉDITA PECHA DE DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL (claro que tu havia esquecido, né!). Enquanto isso na azenha... é torneio veranico de maio, na serra, contra ortopé e sindicato dos desempregados.

San Tell d'Euskadi disse...

Boa!

Recopa=Torneio de Férias!

Anônimo disse...

Como da gosto ler comentarios de colorados mordidos!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.