terça-feira, junho 10, 2008

Ano II, Número 73


TITE NÃO!

Com todas as notícias a indicar a contratação de Tite, minha segunda-feira foi infernal. Coincidência ou não, tudo saiu errado; o carro não ligou pela manhã (depois de um final de semana inativo), choveu o dia inteiro aqui na Capital, cheguei ao trabalho e enfrentei uma pilha de processos cabulosos; e agora essa notícia infernal dando conta da possível contratação de Tite, perseguindo-me em todos os noticiários e mesas redondas. Só pode ser um grande complô. Eu não posso crer que V. Piffero e G. Luiggi façam tamanha heresia com o Internacional. Com P. R. Falcão louco para assumir o cargo, com P. C. Carpegiani, Don Elias Figueroa e até mesmo o C. Duarte disponíveis no mercado, por que cargas d´água contratar este sujeito totalmente identificado com o lado de lá ?! NÃO, TITE, de uma vez por todas, NÃO!


NOTÍCIA I

O período é de notícias. E nem todas são terríveis como esta da contratação de Tite. Jonas, Bustos e Ji-Paraná estariam encabeçando uma lista de dispensas. Enquanto Ângelo, lateral direito do Paraná Clube, seria o primeiro reforço da Era Pós Abelão. A saída de Jonas e Ji-Paraná, tantas vezes utilizados por A. Braga, revela, de forma clara e inequívoca, que não havia consenso no departamento de futebol. Mais ainda, revela que era o treinador quem, de forma soberana, dava as cartas (como, aliás, já imaginávamos).


NOTÍCIA II

Outra notícia, esta do L.C.Reche no Cadeira Cativa da Rádio Guaíba: Clemer seria outro a ganhar, em breve, carta de alforria. G. Luiggi, nitidamente, tenta destruir o triunvirato que comandava, sob o beneplácito do treinador, o vestiário Colorado. Com a saída de A. Braga e Iarley, mais a liberação de Clemer, restaria apenas o Capitão Fernandão. E aqui sou obrigado a elogiar o vice de futebol, a hora é de reestruturação do grupo (aliás, há longa data ela já deveria ter começado – estamos correndo atrás do tempo).


POBRE GUTO I

G. Ferreira tem seus atos, visivelmente, tolhidos e limitados. Está treinador, mas não possui liberdade de ação. Quem escalou aquela equipe absurda, com Nilmar solto e isolado na frente, não foi Guto, mas sim os vultos de A. Braga e a dupla Piffero-Luiggi. Tanto que, assim que pode, no abrigo da casamata, Guto alterou a equipe e pôs em prática um pouco de suas convicções.


POBRE GUTO II

Primeiro foi o acertado ingresso na equipe de Adriano, para compôr o ataque com Nilmar. Depois Guto desmontou o esquema esdrúxulo e constituiu um 4-4-2 com os ingressos de Ramón na lateral esquerda, a passagem de Índio para a direita e o ingresso do jovem Taison na meia ofensiva, em detrimento do volante Magrão. Ficamos, então, com Renan, Índio, Orozco, Marcão e Ramón; Edinho e Guiñazu; Taison e Alex; Nilmar e Adriano. Sem dúvida, uma equipe muito mais lógica do que qualquer uma das tantas inventadas por A. Braga nessas duas últimas temporadas.


CLÁSSICOS A VISTA

Confirmado o confronto entre INTERNACIONAL x portoalegrense pela Copa Sudamericana, teremos quatro oportunidades de “tirar as caras” com a vizinhança. Agora não tem jeito, eles não terão como fugir do confronto, como fizeram no Gauchão e no ano em que caíram para a Segunda Divisão. O vizinho é que deve estar preocupado, só de lembrar dos tantos gols que já lhe anotaram Nilmar e Fernandão, dois de nossos “homens gNAIS”.

RÁPIDAS

G. Ferreira é vítima da urgência de resultados de nosso futebol.

Sobre a derrota para a Portuguesa ? Digo que é preciso ver sempre as coisas pelo lado positivo. Imaginem levar 3x1, no Canindé, com gol do Cristian. Bah!, dessa me livrei.

L. Machado, que poderia ser nosso treinador, está invicto lá no Náutico.

V. Piffero foi à Argentina acompanhar o sorteio da Sudamericana e regressa apenas na 5ª feira.

Talvez esteja averiguando nomes para assumir o comando técnico (C. Bianchi).

Aliás, se não for isso, o que faz Piffero por lá ?! O momento, com toda certeza, não é de férias!

Estou secando, sem trégua, o Corinthians do M. Menezes, o Fluminense do padeiro carioca e a seleção de Portugal lá na Euro2008.

Enquanto isso, no Nacional, só dá o coelho. Vamos ver até aonde vai o fôlego deste coelho empavonado!

E vem aí o Botafogo. Vitória é obrigação, porque time grande não pode ficar mais de três jogos sem vencer; e já estamos a quatro.

FORÇA INTERNACIONAL!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br




ENTRE OS 4 PRIMEIROS

Foram mais de 23 mil torcedores presentes no Olímpico numa tarde chuvosa de domingo. A chuva pode ter afugentado alguns torcedores, que preferiram ficar em casa a encarar o trânsito chuvoso e a extrema dificuldade de se arrumar estacionamento nas cercanias do Monumental. Mas os torcedores que compareceram jogaram junto com o time o tempo todo. Primeiro, mais uma vez gritando o nome do nosso eterno ídolo Renato, que com todo o mérito irá disputar as finais da Libertadores, depois vaiando o Fluminense e cantando o tempo todo junto com nosso time, e quando o jogo acabou, mostrando que o atual técnico do Flu era adversário apenas durante os 90 minutos de bola rolando, e terminado o jogo, ali estava o jogador que nos deu tantas alegrias quando jogou por aqui. Renato, um dia tu há de treinar nosso GRÊMIO.


O JOGO CONTRA O FLU

Mais uma vez, o GRÊMIO mostrou-se bem-armado defensivamente, com o trio de zagueiros bem postados. Réver e Leo muito seguros, e Pereirão Tower ainda com o ET incorporado (desta vez dando, finalmente, o devido crédito da piada ao Sancho). Nas alas, o jovem Felipe Mattioni está pedindo passagem no time titular. E Helder cada vez mais afirmado na ala esquerda. Rafael Carioca também foi muito bem desempenhando uma nova função, jogando um pouco mais a frente e não se sobrepondo tanto a Eduardo Costa, fato destacado aqui neste espaço semana passada. Isto contribuiu inclusive para a melhora do futebol apresentado pelo nosso camisa 8, que teve um crescimento de qualidade em relação ao que ele mesmo vinha apresentando, mas que ainda está muito aquém do que todos nós sabemos que ele pode apresentar. Na frente, Roger esteve menos sobrecarregado na articulação com as subidas de Rafael Carioca a frente. Perea voltou ao time fazendo 2 gols. Isto sem falar na tranqüilidade que passa o goleiro Victor, que foi muito bem quando exigido. Talvez o único a destoar dos demais tenha sido o atacante Reinaldo, que jogou muito recuado, não sei se por orientação do técnico Celso Roth ou por iniciativa própria. Reinaldo também contribuiu negativamente, fazendo o pênalti que originou o gol do Fluminense, quando já estava 2x0 o jogo.

No final, 3 pontos importantíssimos que voltam a nos colocar entre os 4 melhores do Campeonato Brasileiro, fazendo até agora a melhor estréia do GRÊMIO na história dos pontos corridos.


ROTH X RENATO

É inegável a comparação das reações de Renato contra o Boca Juniors com as de nosso técnico. Na quarta, o Fluminense tomou um gol, e Renato tirou um volante para colocar um atacante. E Celso Roth, contra o mesmo Fluminense, tirou o atacante Reinaldo para colocar o volante Makelelê neste domingo. Sendo que o GRÊMIO contava com um jogador a mais desde o começo do segundo tempo, quando Thiago Neves foi expulso após dar uma cotovelada em Felipe Mattioni. Isto chamou o Fluminense pro nosso campo, e depois do lance do pênalti, o GRÊMIO cruzava bolas para a área sem ninguém para concluir, e sofremos mais um sufoco contra um time que, até então, estava visivelmente se poupando. Talvez o melhor a fazer naquele momento teria sido colocar Julio dos Santos, pra valorizar a posse de bola e cadenciar mais as jogadas no meio-campo. Mas, de novo, o paraguaio nem no banco de reservas estava.

Quem viu o jogo quarta, com um time ousado e indo para cima do adversário, sempre buscando o gol e eliminando o Boca Juniors da Libertadores, coisa que não acontecia desde o Santos de Pelé, e daí vê a falta de ousadia e a limitação do nosso comandante, que adora encher o time de volantes, fica difícil não criticar.


O GOIÁS E A MULA ROUBADA

Nosso próximo adversário é o Goiás, vice-lanterna da competição com apenas 3 pontos. Adversário que sempre nos impõe sérias dificuldades em seus domínios, mas que este ano vem fazendo uma campanha que justifica sua condição de time seríssimo candidato ao descenso. Levou 5x0 do Atlético-PR na Arena da Baixada, e vem mordido. Espera-se que o GRÊMIO não venha a pagar esta mula roubada lá no Serra Dourada neste sábado, onde não vencemos desde 1996.

Para o confronto, o time sofreu 2 baixas em razão do 3º cartão amarelo: Pereira e Eduardo Costa. Perea estará a serviço da seleção colombiana. A tendência para o jogo contra o Goiás é a volta do esquema 4-4-2, com 3 volantes, ao melhor estilo Celso Roth. Com as entradas de Makelelê e Amaral, mantendo Rafael Carioca mais a frente. No ataque, Marcel deve iniciar jogando ao lado de Reinaldo.


UMA CASA PORTUGUESA, COM CERTEZA

Há algumas colunas atrás, o vizinho falava em times coelhos. Que eles já estavam ali entre o grupo da frente marcando posição. Até podemos ser coelhos, uma vez que na 5ª rodada estamos entre os 4 primeiros. Mas o que dizer de um time que, nestas mesmas 5 rodadas, encontra-se entre os 4 últimos, já na zona de rebaixamento, com água batendo na altura do peito já no começo do campeonato? Talvez fosse adequado chamá-los de times tartarugas.

É uma casa portuguesa, com certeza... e o vexame poderia ser maior. Podiam ter tomado gol do Patrício! E quase tomaram!

Está deflagrada a campanha FICA GUTO FERREIRA aqui neste espaço!


RAPIDINHAS

O Espanyol declarou que não pretende contar com Eduardo Costa para o segundo semestre. Isto poderá fazer com que o time espanhol diminua a pedida pelo volante. O GRÊMIO enfrenta a concorrência de times franceses.


Julio dos Santos pode deixar o GRÊMIO em direção ao Cerro Portenho. O meia paraguaio não vem sendo aproveitado e estaria insatisfeito com sua situação no Olímpico.


Já corrigi o vizinho pelos comentários da coluna anterior, mas aí vai de novo pra quem não acessou: ano passado, o GRÊMIO venceu o Fluminense no Olímpico pelo placar de 2x0, gols de Carlos Eduardo e Tuta. O jogo foi válido pela 2ª rodada do campeonato.


Definido que haverá GRE-nal na 1ª fase da Copa Sul-Americana. O primeiro confronto será no estádio deles, ainda sem data definida. Provavelmente este confronto ocorrerá em 30/07.


A FIFA respondeu negativamente à pedida do GRÊMIO para liberar Tcheco antes da abertura da janela para jogadores estrangeiros em agosto. Assim sendo, o meia gremista ficará treinando no Olímpico até obter sua condição legal de jogo. Vale saber se esta regra vale apenas para o Brasileiro ou também para a Sul-Americana.



Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração





Um comentário:

San Tell d'Euskadi disse...

Hoje, no ZH, saiu que não houve consulta formal à FIFA. O ridículo é interpretar as normas da FIFA ao pé-da-letra. Nós não respeitamos o calendário europeu, para o qual a regra serve como balizador. Assim, ela deve ser interpretada considerando A NOSSA realidade. Mas a CBF que deveria servir para defender os interesses dos clubes junto àquela entidade, como sempre, não faz nada...