terça-feira, julho 01, 2008

Ano II, Número 76

UM CLÁSSICO, DUAS VISÕES DIFERENTES

E o clássico Gre-Nal 37o terminou empatado. Na edição desta semana, o olhar do mesmo jogo sob dois pontos de vista diferentes.


DOIS PONTOS PERDIDOS

Após esfriar a cabeça um pouco, depois do calor do jogo, a sensação que fica é realmente que o GRÊMIO deixou de ganhar dois pontos neste clássico GRE-nal. Primeiro porque, apesar de ser um clássico, era jogo em casa. Segundo porque o empate passou novamente pelos equívocos cometidos por Celso Roth.


EQUÍVOCOS

Celso Roth saiu com Eduardo Costa e William Magrão compondo o setor de marcação do meio-campo, deixando Rafael Carioca no banco. Daí aconteceu algo que já foi comentado aqui: dois volantes de marcação batendo cabeça e se sobrepondo na mesma faixa de campo, o futebol de ambos sendo prejudicado com isto, e Roger sobrecarregado, fazendo praticamente sozinho a armação das jogadas. Isto acontecia no início do Brasileiro com o Rafael Carioca, mas ele acabou aprendendo a fazer uma função mais a frente, ajudando o Roger na armação com seu passe qualificado, e vinha se tornando peça fundamental para que o esquema montado pelo técnico Celso Roth funcionasse a contento.

Desta forma, acabou acontecendo é que o nosso adversário dominou as ações do primeiro tempo, que acabou virando um jogo de um lado só.


CONSEQÜÊNCIAS

Acabamos levando o gol em lance de cobrança de falta, arremate de Marcão, defesa de Victor, Nilmar tocando na bola se beneficiando de uma posição de impedimento, fazendo um levantamento para a cabeçada de Índio, que acabou morrendo no fundo das redes do GRÊMIO. Gol irregular.

O fato é que o gol fez com que o jogo ficasse de um lado só.


O INÍCIO DA REAÇÃO

O time voltou o mesmo para o segundo tempo. Pelo ímpeto da conversa de vestiário, levamos algum perigo, mas a normalidade do jogo voltou com o tempo. Isto até os 21 minutos de jogo, quando finalmente o técnico Celso Roth corrigiu o equívoco cometido ao escalar o time, sacando William Magrão do time e colocando Rafael Carioca. Juntamente com a primeira alteração, Roth percebeu que Nilmar avançava em cima de Leo tentando forçar sua expulsão, já que ele já havia levado o cartão amarelo, e tirou o nosso camisa 3 para promover a entrada de Rodrigo Mendes, que passou a fazer uma função parecida com a que ele fazia com o próprio Celso Roth em 1998, jogando ao lado de Roger como meia-atacante. Isto fez com que o GRÊMIO finalmente entrasse no jogo. O volume de jogo do GRÊMIO aumentou significativamente, e passamos a ter as ações do jogo. Passamos a pressionar mais o adversário, e chegamos a marcar o gol de empate através de Perea, mas o colombiano estava impedido e o gol foi anulado corretamente.


O LANCE CAPITAL DO JOGO

O atacante Rodrigo Mendes e o goleiro Renan protagonizaram o principal lance do jogo. Renan foi fazer uma defesa, saiu do gol para segurar a bola, mas acabou atingindo com o pé o jogador gremista de forma proposital. O árbitro não viu, mas o auxiliar chamou Alicio Pena Junior, relatou o lance e o juiz da partida fez o que tinha que ser feito: expulsou o arqueiro dos vermelhos e assinalou pênalti. Roger foi para a cobrança e marcou o gol de empate, com direito a paradinha.

Depois disto, não aconteceu mais nada no jogo que merecesse registro.


OS ERROS E OS ERRES

Foi o clássico dos erres e dos erros. R do Roth, que errou em não colocar o R do Rafael Carioca... R do Rodrigo Mendes que protagonizou o lance com o R do Renan... e o R do Roger que cobrou a penalidade. Este foi o R do resumo do clássico.


NOTAS

VICTOR: Impecável, fez defesas importantíssimas, salvando o GRÊMIO em no mínimo duas oportunidades. NOTA 9

LEO: Longe de suas melhores atuações, acabou levando cartão amarelo. Acabou substituído. NOTA 4

PEREIRA: O melhor da defesa. Seguro, intervenções precisas. NOTA 8

RÉVER: Algumas falhas que quase comprometeram. Na média, foi regular. NOTA 6

PAULO SÉRGIO: Não foi bem. Errou passes e cruzamentos. NOTA 4

EDUARDO COSTA: Sofreu com o posicionamento de meio-campo imposto pelo técnico. Melhorou com a entrada de Rafael Carioca. NOTA 5

WILLIAM MAGRÃO: O pior em campo. Bateu cabeça com o Eduardo Costa o primeiro tempo inteiro e não conseguia chegar a frente. NOTA 2

ROGER: Sobrecarregado, não repetiu as boas atuações. Cobrou o pênalti com muito estilo. NOTA 6

PEREA: Deu algum trabalho para a defesa adversária, chegou a marcar um gol, mas estava impedido. NOTA 6

MARCEL: Acabou prejudicado pelo esquema de jogo. Não esteve bem. NOTA 3

RAFAEL CARIOCA: Sua entrada mudou o jogo. Com isto, o GRÊMIO cresceu em volume de jogo. Merece ser titular sempre. NOTA 8

RODRIGO MENDES: Trouxe mais movimentação ao meio-campo. Levou algum perigo em chutes de longa distância. Protagonizou o lance do gol de empate. NOTA 7

SOARES: Entrou, jogou apenas 5 minutos e pouco pôde mostrar. SEM NOTA


Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração


BAILE VERMELHO

O lance mais polêmico da partida foi a penalidade máxima conferida ao time do vizinho, com expulsão do arqueiro Renan. Não quero entrar neste debate de arbitragem, porque ele desvia o foco da imensa superioridade demonstrada pelo INTERNACIONAL no clássico 370. Foi um totó de bola! Só deu INTERNACIONAL, duas bolas na trave; Nilmar e Taison infernizando a defesa azul; o total controle das ações na meia cancha; atuações exuberantes e aguerridas da dupla Índio e Sorondo (esse é um monstro do futebol sudamericano!). Só deu INTERNACIONAL e, por isso, não me interessa debater o lance polêmico, mas sim exultar o BAILE VERMELHO.

O VITORIOSO

O placar final foi 1x1, mas houve sim um vitorioso no clássico 370. Foi o sistema 4-4-2. Ele contribuiu sobremaneira para a superioridade do INTERNACIONAL. Além de possuir um elenco mais qualificado, tivemos no esquema 442 grande aliado. Contra o chama derrota 352 adotado por C. Roth, fomos brindados com o domínio da meia cancha e alívio ao setor defensivo. Aliás, a crônica foi unânime ao apontar melhora no time vizinho quando o zagueiro Leo foi substituído por um jogador de meia cancha.

CELEIRO DE ASES I

Renan era o único atleta nascido no Rio Grande a iniciar o gNAL. E teve ótima atuação, até o lance derradeiro. Não vou culpá-lo pelo resultado; continua gozando de grande prestígio. Taison já havia ingressado bem em Salvador, contra o Vitória; confirmou no clássico. Ramón há muito tempo ingressa na equipe e rende muito bem; não foi diferente domingo, quando teve oportunidade de manter o ritmo acelerado pela ponta esquerda e chegou a colocar uma bola na trave do inimigo.

CELEIRO DE ASES II

Agora, estou na expectativa pela correção de uma grande injustiça. D. Moraes ingressou na equipe no período da hepatite. Teve brilhantes atuações nas partidas mais complicadas da temporada, inclusive marcando gols contra o Paraná Clube do Brasil e o Juventude. Com a volta de Edinho, foi automaticamente banido da equipe e sequer no banco de reservas figura. É incompreensível! Também aguardo, ansiosamente, por maiores oportunidades para Valter, Guto e, especialmente, para o volante Sandro (de grande técnica e posicionamento e que atua sem fazer faltas).

DIGESTÃO

Meu desacordo com a contratação de Tite é notório. Mas, depois de quatro rodadas, preciso reconhecer qualidades no trabalho. É verdade que os resultados não animam; pelo contrário, são negativos (1v 1e 2d). Porém, o fato de definir um sistema de jogo equilibrado e de firmar um time base, desde o princípio, merecem elogio. Também merece aplauso a escalação dos jogadores nas suas posições de ofício (eliminando, por ora, as improvisalções tão comuns de outrora). Mais elogiável, ainda, a utilização dos jovens formados no Celeiro. É, por incrível que pareça, nos dias atuais, quem faz o feijão com arroz merece elogios.

AS BAIXAS

Com milhões de Euros ingressando na conta corrente fica impossível evitar a saída de grandes nomes do grupo. Fernandão e Sidnei já foram negociados e, agora, é a vez de Guiñazu (na mira do time de A. Braga). As notícias dão conta que os 3 negócios podem render € 19 milhões ao clube, quantia fundamental não só para a manutenção do clube, reestruturação do grupo e também para as obras de preparação do Gigante para a Copa 2014.

OS REFORÇOS

O melhor de tudo é que a diretoria, aparentemente, não está apenas assistindo o desmanche do grupo. Cogita-se da contratação de Bolivar, ‘o General’, e Rosinei, além de um atacante. Com Bolívar e Sorondo formaríamos a melhor zaga do futebol sudamericano. E com Rosinei teríamos reposição de boa qualidade para Guiñazu. No ataque penso que deveríamos dar oportunidades a Valter e Guto, além de firmar Adriano como companheiro de Nilmar. É claro que se vier um atacante daqueles que veste a camisa 9 e sai anotando gols não vou reclamar. A propósito, fala-se em R. Oliveira do Milan. Acho difícil.

RÁPIDAS

Alex é outro que não deve resistir à janela de transferências.

A propósito, quando é que a CBF vai adaptar nosso calendário ao europeu , com o Nacional iniciando em agosto de um ano e terminando em março/abril do ano seguinte ?!

Ângelo já está com condição de jogo regularizada. Entretanto, seria uma injustiça sacar R. Lopes depois de suas razoáveis participações.

Sorondo, em forma e com continuidade, é o melhor zagueiro do futebol sudamericano;

Ramón registrou mais uma ótima atuações em seu currículo. Mas, é claro, sempre haverá aquele “expert” que dirá que não sabe marcar ou que seu físico não é apropriado (lembram da perseguição a Chiquinho ?).

Nilmar teve mais uma atuações estupenda em clássico. Nasceu para jogar gNAL!

A propósito, há pelo menos 5 partidas Nilmar atua bem. Mesmo assim ainda recebe críticas de diversos setores da imprensa. Para um jogador deste nível, é preciso matar um leão a cada tiro.

Notaram que com o retorno de F. Carvalho voltamos a gozar de superioridade em clássicos gNAIS. O homem sabe o caminho da roça! Sua atuação nos bastidores do futebol é imprescindível.

Renan (Clemer), R. Lopes, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex; Nilmar e Taison (Ramón). Valeu guerreiros!

E o vizinho hein ? Deve estar tonto até agora com o currupiu que levou domingo!

E a torcida do vizinho teve, mais uma vez, atuação limitada e violenta. Mais uma vez não compareceram ao estádio (pô vizinho, teu estádio já é tão pequeno; e nem assim tu consegues lotar o azenhito?!). E, novamente, protagonizaram episódios de vandalismo, como o do rádio atirado para dentro de campo. Eta gentinha!

E por falar no radinho, o que foi o ídolo do vizinho, e dublê de playboy, tentando escondê-lo dentro do calção ?! Bah!, olha aqui ô, tá demais tchê!

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br



22 comentários:

jo disse...

sugestão :ignorancia é condição humana ,burrice não!A cura é a informação:gremio é o primeiro de um ranking em que a copa do brasil vale 10 vezes o brasileirão!kkkkkk

jo disse...

aliás que saranda de bola tomaram no chiqueiro!!

DJ Aldebaran disse...

Olha quem falando! Se vangloriavam de serem primeiros de um ranking mantido por um ascensorista da CBF, e que considerava uma competição só.

San Tell d'Euskadi disse...

O Josué é pura amargura. O Grêmio é o primeiro do ranking da CBF; isto é fato. Não gosta, faz um teu e coloca o Inter em primeiro. O Portinho até poderia assinar as colunas dele: "Saudações coloradas do 1º colocado no ranking oficial da Josué"!

No mais, VIVA RENAN!!!

Luiz Portinho disse...

esse ranking não existe (o Figueirense fez mais pontos que o Sao Paulo em 2007), é ridículo... título de SEGUNDA DIVISÃO conta ponto... bah! só por aí se vê a total ilegitimidade da coisa.

ah! sancho, eu não preciso ficar colocando que sou líder de ranking, porque tenho títulos e glórias para colocar lá no final (nota que cada vez tá aumentando mais hein!).

Luiz Portinho disse...

tchê, mas bota resumo hein Aldebaran. nenhuma palavra sobre o episódio do radinho de pilha ?! nenhum comentário sobre a tentativa do teu ícone de ludibriar o árbitro e esconder o radinho de pilha ?! nenhum comentário sobre o teu estádio vazio ?! por favor, exijo um mínimo de compromisso com os fatos aqui no BLOgNAL!

San Tell d'Euskadi disse...

VAZIO?! Tinham 44.000 pessoas! A capacidade, hoje, é de pouco mais de 46.000...

Título por título, temos vantagem no âmbito municipal, nacional e continental. Empatamos em extra-continental. De fato, perdemos apenas no estadual. O ranking é mero bônus...

Sobre o rádio, certo está o Roger; errado estava o torcedor(?), devidamente identificado e punido.

Luiz Portinho disse...

1. ah!, tá certo tentar esconder o radinho no calção eh =P

2. de onde que tens mais títulos nacionais =P 3 (c/ 1 invicto e inédito) x 2...

3. os teus títulos continentais estão meio velhos não =P quem vive de passado é museu hein!!!

4. extra continental eu não tenho.

5. esse ranking é uma grande piada. esse ano o Sport pode até ser rebaixado que fará mais pontos que o campeão brasileiro... aliás, o Corinthians, se for campeão da SEGUNDONA, certamente será o time com mais pontos neste teu ranking ridículo.

San Tell d'Euskadi disse...

Claro que o Roger está certo. Ele está lá para defender o clube!
---
Títulos Nacionais só podem se referir a todas as competições nacionais de clubes. Afinal, é IMPOSSÍVEL estabelecer-se um critério de UNIDADE entre os torneios disputados de 1959 a 2007. Não há tal coisa chamada de "Campeonato Brasileiro" organizado entre 1971 e 2007! Assim, nós temos SEIS e vocês QUATRO, aliás como bem apontam as estrelas da camisa de VOCÊS...
---
É velho, mas 'tá lá. Aliás, nada é mais velho que título do ano anterior! Tirando-se o ATUAL campeão, tudo o mais é História; tudo o mais é museu.
---
Bueno, se preferes, ambos foram Campeões do Mundo uma vez: o Grêmio pela PRECURSORA Copa Intercontinental; e o co-irmão pela SUCESSORA Copa do Mundo.
---
Como eu disse, o ranking não é meu, nem do Aldeba; é da entidade que organiza o futebol brasileiro. Não gosta? Passa a colocar, pois: "Internacional, 1º colocado no ranking oficial do LCPD".

jo disse...

cura-se a ignorancia com informação e não mentiras :este teu adorado ranking nós fomos os lideres por 24 anos oficialmente pela cbf,voces tão engatinhando perto de nós em tempo de liderança.como todo pijama oportunista ete detalhe da copa do brasil valer 10 vezes o brasileirão não é de teu interesse logo omite-se(assim como a foto do presidente bandeira na sala dos presidentes pois afinal o maior vexame dentro do campo da história do futebol gaucho não deve ser lembrado-olha o stalin fazia o mesmo com as fotos do trotski como comandante do exercito vermelho)

DJ Aldebaran disse...

Acontece que o ranking do qual vocês se vangloriavam NUNCA foi oficial. Era mantindo por um ascensorista da CBF, esta é a verdade dos fatos. O único ranking oficial da CBF na história é o atual, existente desde 2003, que sempre teve o GRÊMIO como 1º colocado. Quer discutir critérios? Vão fazê-lo junto ao Ricardo Teixeira! Ou, como disse o Sancho, criem um ranking Josué-Portinho e se coloquem em primeiro. Ou arrumem um emprego de ascensorista no prédio da CBF.

jo disse...

ME ESQUECI : O MAIOR DE TODOS OS FIAS COS FOI O FORA DE CAMPO TAPETIANDO PRA SUBIR:NADA PODE SER PIOR QUE ISTO!CLARO QUE SÓ PODE DIZER ISTO QUE EU DISSE QUEM TEM MORAL PRA FALAR NÃO GENTE QUE APROVA OCULTAÇÃO DE PROVAS(CASO ROGER)!NINGUÉM LEVA ESTE RANKING A SÉRIO!COMO TU ESPLICA SE UM TIME FOR 10 VEZES SEGUIDAS CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE A(TENHO SEMPRE QUE ESCREVER ISTO QUANDO FALO COM GREMISTA) FAZER MENOS PONTOS QUE ALGUÉM QUE EM 10 ANOS NÃO GANHOU NEM TAÇA E VINHO QUANTO MAIS CAMPEONATO

San Tell d'Euskadi disse...

'Tá! Sem brigas.

Eu admito que o Internacional é ex-líder do extinto ranking...

Luiz Portinho disse...

eu nunca precisei criar um ranking para ser primeiro colocado; afinal de contas, nunca adotei tal parâmetro ARROGANTE de ter de ser o primeiro contra tudo e contra todos.

e neste que é o único ranking lógico e com critério conhecido do futebol brasileiro, o INTERNACIONAL é 2o colocado atualmente (estamos atrás do São Paulo - que, de fato, é o grande time da história do futebol brasileiro)... e fomos líderes deste ranking por 24 anos, como apontou o Josué (no tempo em que, de fato, éramos o grande time do futebol brasileiro - fomos ultrapassados pelo São Paulo nos últimos tempos, mas estamos na cola)...

agora, esse ranking da CBF ninguém conhece os critérios... e o q. se conhece e de tamanho absurdo que causa admiração uma pessoa da cultura do Sancho se vangloriar como está se vangloriando.

engraçado, o Josué já falou umas dez vezes desse episódio da "retirada da foto do Bandeira" e a bancada de pijama silencia completamente. por que será =P

Luiz Portinho disse...

já ia esquecendo: PRAZER, LDU!

jo disse...

renatinho close lá em quito a culpa foi dos jogadores que não tiveram vergonha na cara(claro:Se ganhasse a culpa era dele) e ontem foi o juiz como reza o tradicional discurso gremista.DNA ARROGANTE COMO DIRIA MESTRE PORTINHO!

DJ Aldebaran disse...

Nunca adotaste? Bah, gostaria de achar uma coluna tua de 2001 ou 2002 no antigo site Mundo Esportivo.

Aliás, esta história de dizer que só um ranking tem validade, é lógico e tem critério, obviamente isto é uma das duas coisas: DNA INCOERENTE ou Critério Portinho de Validação de Rankings, no qual só tem validade um ranking que posicione bem o time dele. Use o ranking do ascensorista como teu ranking oficial e seja feliz então.

E se queres saber os critérios do ranking da CBF, estão no site da Confederação Brasileira de Futebol. Quer questionar os critérios? Manda um e-mail pra ouvidoria deles.

DJ Aldebaran disse...

E sobre a foto do Bandeira, ela está lá junto das outras fotos, na Galeria dos Presidentes, na parede do quadro social. Vai lá e confere antes de atirar abobrinhas contra o ventilador.

Bruno disse...

Buenas, só vou dar apenas a minha opinião sobre o jogo. Assim como escreveu Aldebaran, o Roth, de maneira inexplicável, colocou o William Magrão e tirou o Rafael Carioca. Celso Roth está fazendo uma boa campanha, mas quando ele começa a fazer essas mudanças do nada e sem explicações, começo a ficar com um pé atrás. Outra coisa, não estaria na hora de investir mais em Felipe Mattioni? Não acho o Paulo Sérgio um jogador ruim, como vários colegas gremistas acham, mas é irregular, vai alternar boas e más atuações, além claro, ele levou um banho do Taison (bom jogador, devo admitir). De resto, o Inter foi ligeiramente superior pela decisão equivocada do Celso Roth por não começar o jogo com Rafael Carioca, e quando este entrou, equilibrou muito ações e o Grêmio foi crescendo na partida. Sobre os lances polêmicos, houve impedimento no gol do Inter e pênalti infeliz (feliz para nós, claro) e infantil de Renan em Rodrigo Mendes. Saudações. ;-)

jo disse...

pra que mentir aldebaran?tu sabes que a foto foi retirada e depois de vários protestos da imprensa e de conselheiros que ainda tem um pouco mais que dois neuronios na cabeça eles voltaram atrás e colocaram a foto!se tu não sabias,ignorancia é condição humana!Sobre a superioridade colorada até as pedras sabem:um é campeão o outro quinto lugar;um caiu pro campeão da copa do brasil na quarta fase o outro na segunda fase para um time de série c que tomou dois passeios do são caetano na terceira fase.Simples até para gremistas...

jo disse...

sobre ranking:o ascensorista sabe muito mais que o aldebaran e a gremistada sobre futebol.Sugiro pegar o nome dele e tomar umas aulas pois quem sabe se aprende alguma coisa!

Luiz Portinho disse...

1. a diferença, aldebaran, é que mesmo quando eu não sou líder do ranking, eu continuo o respeitando, porque ele tem critério (considera todos os pontos obtidos em todos os jogos do campeonato nacional). fácil... se isso é incoerência para ti, repito o que já disse para o bruno, vá estudar o significado do termo... só uma aulinha: incoerente seria eu, agora que não sou mais líder, dizer que o ranking não presta.

2. só torcedor desesperado mesmo para esgrimir como grande feito ser líder de um ranking no qual o CAMPEÃO BRASILEIRO faz menos pontos do que um time que ficou lá na parte do meio da tabela (ou, pior, um ranking no qual título de SEGUNDA DIVISÃO conta mais ponto do que integrar a PRIMEIRA DIVISÃO).

3. no mais, é como disse o Josué, ser eliminado pelo Atle-GO e pelo Juventude, na mesma semana... bah!

4. agora, sem o chinelinho, eu quero ver se a opinião sobre o episódio do radinho será a mesma... e aquele gesto feito para a torcida, vcs. entenderam agora =P

saudacoes rubras, Porto.