terça-feira, agosto 05, 2008

Ano II, Número 81

TAPANDO O SOL COM A PENEIRA

Não há melhor momento para críticas do que as vitórias. Ainda mais quando elas mascaram a realidade. Sim, quebramos mais um tabu, podem dizer; mas o problema dessa tabu foi exatamente o fato de construí-lo. Clube grande não pode ficar quatro meses sem vencer fora de casa. E ganhamos de um Fluminense afogado até o queixo na lama movediça criada por R. Portaluppi (o ídolo fanfarrão do vizinho). Para o meio de semana, em Belo Horizonte, contra o forte Cruzeiro, nos aguarda uma nova formação de time, com quatro volantes (sim, quatro volantes!). Noite de terror pela frente!


MENTIRA I

Vejo e leio, rotineiramente, a esfarrapada desculpa de que Tite não conseguiu repetir a escalação e isso teria dado ensejo aos maus resultados contra Ipatinga e Santos. Mentira! Contra o Ipatinga, Tite teve a oportunidade de repetir a mesma escalação que batera o São Paulo, de forma triunfal, dentro do Beira-Rio. Optou por sacar Andrezinho e Ramón para a volta de Magrão e Marcão (no carteiraço, conforme denunciamos na última semana). Deu no que deu.


MENTIRA II

Contra o Santos, apenas Alex e Nilmar estavam indisponíveis. Ao invés da pura e simples substituição dos dois por Ramón e Adriano, respectivamente, Tite preferiu a estapafúrdia escalação do trio de guris na frente. Para piorar, errou grosseiramente nas substituições, sacando Walter quando precisávamos buscar o placar adverso.


MENTIRA III

Agora, após a vitória contra o Fluminense, ouço vozes (e não poucas!) dando conta que W. Monteiro acertou o lado direito e que Marcão foi peça fundamental. Absurdo! Mas o que é que esta gente faz enquanto o jogo de futebol acontece ?! Assistindo é que não estão! Anotem: com as contratações de D. Carvalho e D´Alessandro, vozes levantarão a necessidade de Alex ser escalado na lateral esquerda. Por favor, um mínimo de memória. A repetição de erros é o pior dos males para um time de futebol.


CREMATÓRIO BEIRA-RIO

R. Lopes e Ângelo tiveram duas ou três oportunidades de iniciar jogos. Não comprometeram. Mas já foram queimados pela imprensa e pelo “stabilishment” colorado (o que fica evidente com o retorno do improvisado W. Monteiro ao setor!). Ramón sempre ingressa bem na equipe; teve grande atuação contra o São Paulo. Por que não permanece ?! Wálter e Guto, titulares contra o Santos, não ficaram sequer no banco de reservas no Rio de Janeiro. Adriano, não é novidade, ingressa no time, faz gol atrás de gol e cai no ostracismo. Mas tá demais isso aí tchê!


OLÍMPICA

Como era esperado, Renan será o arqueiro titular da seleção canarinho. É, sem dúvida, o mais seguro e talentoso goleiro do futebol brasileiro. A seu lado estarão Pato Alexandre e R. Sóbis, representando o lado digno do futebol gaúcho. Todos sob o comando do Capitão Dunga. Para tristeza das “clotildes” (os secadores de plantão), a medalha de ouro terminará em nosso pescoço.

RÁPIDAS

Renan, Ângelo, D. Moraes, Sorondo, Ramón; Guiñazu, Rosinei, Alex, D´Alessandro; D. Carvalho e Nilmar. Será que terei oportunidade de assistir esse esquadrão atuar?

Luís Carlos, 1,86m, 83 Kg, centroavante, trombador, cabeceador e matador. Um atacante com características que não tínhamos no grupo. Grande reforço!

€ 8 milhões pelo “Beckembauer” da Azenha ? Conta outra vizinho!

“Na comissão que analisa a viabilidade jurídica da construção da arena tricolor, dois de cinco integrantes entendem como muito difícil a execução da obra. Para que ela saia seria necessário convencer os outros três a votarem a favor. Minha fonte é boa. Não estou dizendo que não vai sair, mas que não é tão simples, não é.” (Reche, Luiz Carlos, Correio do Povo, domingo, 3 de agosto de 2008).

E aí vizinho ? Continuas acreditando em maquete ?

R. Portaluppi, o ídolo maior do vizinho e nosso velho freguês, colocou mais uma derrota para o S. C. INTERNACIONAL em seu currículo.

O Ipatinga vem aí...

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


CADA VEZ MAIS LÍDER

E o GRÊMIO manteve a liderança pela 4ª rodada consecutiva. Na quinta-feira, conquistamos uma vitória importantíssima dentro do Couto Pereira, numa rodada que não nos foi favorável, mas nós soubemos fazer nossa parte. E no domingo, vencemos o Vitória no Olímpico.

E os números do GRÊMIO não deixam dúvidas: 35 pontos, 69% de aproveitamento; melhor ataque (ao lado de Vasco e São Paulo) com 30 gols marcados; melhor defesa, com apenas 12 gols sofridos (sendo que a segunda melhor defesa sofreu 17); e também somos o time que menos perdeu neste campeonato. Apenas duas derrotas em 17 jogos.

Para completar, podemos conquistar o turno com uma rodada de antecedência. Para isto, basta vencer o Ipatinga no Olímpico e contar com um empate ou derrota do Cruzeiro, que joga no Mineirão contra o time vermelho. Não vou torcer para eles. Torcerei por um valoroso empate. Mas confesso que se eles nos ajudarem, não ficarei triste. Vale lembrar que, desde o início dos pontos corridos em 2003, o time que conquistou o turno acabou se sagrando campeão. Foi assim com o Cruzeiro em 2003, o Santos em 2004, o Corinthians em 2005 e o São Paulo em 2006 e 2007. E por que não com o GRÊMIO em 2008?


SHOW DENTRO E FORA DE CAMPO

Mais uma vez, a torcida gremista deu show no Monumental. Foram quase 38 mil presentes ao Estádio Olímpico pra ver a vitória gremista contra o Vitória. E podia ter sido mais, pois um acidente na BR-116 impediu a chegada de muitos torcedores oriundos da região metropolitana e interior do estado.

Dentro de campo, um time que vem seguindo as características do GRÊMIO neste campeonato: marcação forte e solidez defensiva. E o ataque vem dando conta do recado. E seguindo a máxima de que um bom time sempre começa por um bom goleiro, Victor mais uma vez foi fundamental para o GRÊMIO, fazendo uma defesa milagrosa no final do 1º tempo. Uma das defesas mais bonitas que eu já vi no estádio. Que arrancou aplausos de pé por parte da torcida, que comemorou como se fosse um gol.

Assim, há 4 rodadas não vemos ninguém na nossa frente! E o melhor de tudo: o GRÊMIO vem vencendo e convencendo. E a torcida realmente deu a trégua que Celso Roth vem merecendo. Domingo ele foi aplaudido quando teve seu nome anunciado pelo sistema de som do Olímpico. E ele fez as substituições que se faziam necessárias no momento certo. Promoveu a estréia do Souza no lugar do Perea, que não jogou bem, e depois fez entrar o Reinaldo na vaga do Marcel, e isto fez aumentar a movimentação no ataque. No final ainda entrou o Makelelê, mas nem deu tempo de ele jogar.


SOUZA

Entrou muito bem no time o novo reforço do GRÊMIO. Deu boa movimentação no meio-campo ao lado do Tcheco, mostrando que ele pode atuar até mesmo como um segundo atacante. E foi dele o passe para o gol de Reinaldo no final do 2º tempo.

Souza é um jogador polivalente, que pode jogar tanto na ala em um esquema 3-5-2, como 4º homem de meio-campo. E até mesmo como ele jogou contra o Vitória: ao lado do Reinaldo, fazendo as vezes de um ponta-direita, como víamos nos anos 80.

No entanto, Souza deve seguir como opção no banco de reservas. Afinal o time está encaixado no 3-5-2, o esquema está funcionando, e não daria pra retirar um dos 3 zagueiros ou um dos volantes (Rafael Carioca e William Magrão acertaram o posicionamento) sob pena de comprometer a solidez defensiva, que vem sendo o ponto forte do time.


TCHECO X ROGER

Muito vem se falando sobre a entrada do Tcheco no time e a comparação com o que fazia Roger enquanto ele estava por aqui.

Tcheco é originalmente terceiro homem de meio-campo. De fato, ele joga um pouco mais recuado em relação a como jogava Roger. No entanto, ele chega a frente com qualidade, e vem sendo importantíssimo para o time. Aliás, ele joga muito mais para a equipe, enquanto Roger era mais individualista. Na bola parada, dá Tcheco de goleada. Ele cobra escanteios muito bem, e também é um bom cobrador de faltas.

O fato é que parece que a passagem pelas Arábias fez muito bem a Tcheco, que está novamente bem como estava em 2006, e não é mais o jogador que se omitia do jogo e reclamava muito, como em 2007. Aliás, ele está extremamente participativo. Tanto que ele assumiu a titularidade e está sendo incontestável até agora.

Só sei que com a saída de Roger e a entrada de Tcheco, nós perdemos aquele jogador que com um lampejo individual poderia decidir uma partida complicada, mas ganhamos um que faz todo o time jogar bem. E o GRÊMIO saiu ganhando com a troca.


CAMPEÃO DA TAÇA BH

Neste sábado, o GRÊMIO sagrou-se campeão da Taça Belo Horizonte de futebol sub-18, conquista inédita que os garotos da base trouxeram para o Olímpico. Vencemos o Cruzeiro, atual campeão brasileiro de futebol júnior, praticamente dentro de sua casa. O jogo foi disputado no Estádio Independência, em Belo Horizonte, na frente da torcida cruzeirense. O placar do jogo final foi 2x1 de virada, com destaque para o belíssimo gol de falta de Douglas Costa, a mais nova jóia produzida pela base gremista, e que deve integrar o grupo principal a partir de 2009.

Enquanto isto, o decantado celeiro de ases caiu nas quartas-de-final. E o GRÊMIO vem formando bons jogadores em sua base de forma sistemática desde 2005. Isto sem a petulância de se auto-denominar celeiro de ases (e depois os arrogantes somos nós). E o resultado está aí para quem quiser ver. Formamos Anderson, Lucas (estes dois na seleção olímpica tentando buscar o ouro inédito para o Brasil), Carlos Eduardo, Leo... sem contar o fato de que 4 jogadores titulares do grupo líder do Brasileirão vem da base: Fora Leo, que está lesionado, temos Thiego, Rafael Carioca, William Magrão e Anderson Pico. E no grupo ainda tem o excelente lateral-direito Felipe Mattioni. E além de Douglas Costa, o GRÊMIO deve contar também com Tiago Dutra, outra revelação do time campeão sub-18, para os profissionais em 2009.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO poderá usar reservas no clássico pela Sul-Americana, concentrando todos os esforços na luta pelo título do Brasileiro. O jogo de ida será no estádio deles.

Aliás, uma grande burrada da direção se fizer isto. Quer usar alguns jogadores que não estão sendo aproveitados, ou dar uma chance maior pro Souza, Orteman, Makelelê, Reinado, Mattioni e outros jogadores que não estão sendo tão aproveitados, até vai. Mas agora time todo reserva nem pensar. Se for assim, nem vou no jogo de volta. Quer fazer isto, faz no caso de uma viagem à Venezuela ou ao Equador. Agora, no clássico não!

E o D’AlesSANTOS, hein, vizinho?

Recomendo a leitura do excelente blog http://www.arenadogremio.blogspot.com/. Elaborado por Giuliano Vieceli, ele é extremamente esclarecedor aos torcedores gremistas quanto às dúvidas a respeito deste grande empreendimento do GRÊMIO. Até aqueles que ficam desdenhando e falando que temos apenas maquetes (quando eles nem isto têm) deveriam ler, pois há um comparativo muito interessante da nova arena tricolor em relação ao abobrão deles.

O GRÊMIO deve repetir a escalação dos últimos jogos contra o Ipatinga e entrar em campo com Victor; Thiego, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.

E o GRÊMIO vai sair campeão...


Saudações imortais do líder do campeonato,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

15 comentários:

Luiz Portinho disse...

esperem o segundo turno...

DJ Aldebaran disse...

Segundo turno pra que, se aquele teu time nem pra nos ajudar serve? A gente ia botar um mistão contra o Galo, e agora vamos ter que ir com o time titular.

Bruno disse...

O Inter-Caldas é o time da promessa no Brasileirão, nos últimos anos. Sempre entra como um dos favoritos e decepciona depois. Vamos ver como vai se comportar o tal Real Porto Alegre, com seus “galácticos” (entre eles, Sorondo, que fez um golaço – só resta ensiná-lo a fazer gol no lado certo). Isso me lembra um pouco a matriz do time do Beira-Lago, o Real Madrid, que tinha um time de galácticos e passou dois anos sem títulos. Hahahahahahaha!

jo disse...

bruno; só vota quem tem título ,logo sinto muito...

Bruno disse...

Olha só, o Jo está ficando irônico. Mesmo assim, não entendi a sua ironia. Como assim, só vota quem tem título? Com certeza, é uma alusão ao título de eleitor, certo, mas não compreendi a sua ligação com o Grêmio ou comigo. Pode explicá-la? Eu lhe peço isso, humildemente, pois assim, poderei responder.

milton disse...

Vingamos os visinhos contra o perigoso Ipatinga

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Grêmio acaba de fazer o terceiro gol. Como tem estrela o Reinaldo!!! O primeiro turno é nosso, e sem precisar da ajuda do vizinho, que entregou legal para o Cruzeiro! Ah, uma correção. O Jo não fez uma ironia, pois o conceito da palavra não se enquadra na situação. Foi mal hein. =P

DJ Aldebaran disse...

E o Reinaldo faz o segundo dele! QUATRO-a-zero e o GRÊMIO faz no Mineirão o que o vizinho não soube fazer. ACABOU!! O primeiro turno é nosso! E o Reinaldo deve sair jogando contra eles na quarta. E O GRÊMIO VAI SAIR CAMPEÃÃÃÃÃÃOOOO....

Bruno disse...

Ainda bem que o vizinho entregou o jogo no Mineirão. Pois fica muito melhor, conseguirmos esse título através dos nossos méritos. Liga não vizinho, vamos com reservas no GREnal na Sul-Americana. Fiquem com ela.

Bruno disse...

Título simbólico do primeiro turno. Foi assim com Cruzeiro, Corinthians, Santos e São Paulo. Agora, pode ser a nossa vez. ;)

Luiz Portinho disse...

tchê, o que é a sede de conquistas hein ?! como quem está na fila se contenta com pouco... o DNA ARROGANTE já explodiu pelas veias da pijamada (como se pode ver pelos comentários supra). o coelho está com fôlego, mas antes do final da prova ele arrega. sobre a alusão do Josué a títulos, é isso mesmo que tu entendeu Bruno; quem tem título aqui na Aldeia, é o INTERNACIONAL, o CACIQUE DOS PAMPAS.

milton disse...

Como sao arrogantes esses colorados, tche...

jo disse...

realistas milton:arrogancia é ser o que não é!campeão gaucho de 2008 e dubai 2008 só um...

Bruno disse...

Obrigado pelo esclarecimento e por me dar certeza que eu tenho o tal "título". Como isso? Faz assim! Pegue duas listas, uma com todos os títulos do Grêmio e todos os títulos do “Real-Inter-Caldas” e veja quem tem mais títulos. Logo verá que eu tenho título para postar aqui. E Milton, colorado é arrogante sim! É que eles se fazem de coitados. Lembra do Gauchão 2006? Um gol de nuca de Pedro Júnior quase colocou aqueles arrogantes na UTI, pela tamanha queda para realidade, que eles tiveram. ;-)