terça-feira, setembro 23, 2008

Ano II, Número 88

EDIÇÃO ESPECIAL - GRE-NAL 373
(crédito da foto: site do Sport Club Internacional)

TUDO É GRE-nal, DE NOVO

Estamos nos preparando para o GRE-nal 373 na história de cada um de nós. Esta preparação começa lembrando alguns clássicos importantes, que ficam marcados nesta semana.

A começar pelo GRE-nal Farroupilha, ocorrido em 22 de setembro de 1935. O último jogo disputado por Eurico Lara jogando com a camiseta do GRÊMIO. Ele jogou apenas o primeiro tempo, mas foi marcante naquele clássico. Aos vermelhos, bastava o empate, que persistiu até 36 minutos do 2º tempo, quando marcamos o 1º gol. E o 2º tento veio logo em seguida, determinando a conquista do campeonato metropolitano por parte do GRÊMIO, e resultando num jantar que vem sido celebrado, desde então, e assim será por 100 anos.

Também é válida a lembrança de 25 de setembro de 1977, quando André Catimba transformou o sonho do ENEA deles em um mero acrônimo para “Eles Nunca Esquecerão André”. Corbo; Eurico, Ancheta, Oberdan e Ladinho; Vitor Hugo, Yura e Tadeu Ricci; Tarciso, André Catimba e Eder Aleixo. Este era o time-base de 1977, que devolveu ao Imortal Tricolor o Campeonato Gaúcho depois de 8 longos anos de trevas.

E, por que não, a lembrança do GRE-nal do gol de bicicleta de Paulo Nunes, dentro do pardieirão do aterro, também disputado em um dia 22 de setembro. Foi em 1996, há 12 anos. Foi o ano que o GRÊMIO conquistou o bicampeonato brasileiro. Vencemos por 2x1 lá dentro. O outro gol foi marcado por Dinho, de falta, que havia levado uma pedrada no intervalo do clássico, sangrou, levou pontos, voltou e fez o gol da vitória. Após o jogo, declarou: “dedico o gol ao cara que me deu a pedrada no intervalo, pois se for pra eu levar uma pedrada e fazer o gol que decide um clássico, quero levar pedradas em todos os jogos”. Uma vez tive a oportunidade de conversar com ele e lembrar sua declaração após aquele jogo. Ele me mostrou a marca em seu queixo. Com uma grande dose de orgulho, percebi.


O EMPATE NA ARENA DA BAIXADA

E o GRÊMIO ficou no empate sem gols contra o Atlético-PR lá na Arena da Baixada, onde ganhamos apenas uma vez na história. Merecíamos ter saído com a vitória, afinal jogamos bem. O Atlético-PR também armou um 3-5-2 contra nossa equipe, e no primeiro tempo funcionou muito bem o esquema. Foi um jogo equilibrado. No segundo tempo, paramos nas mãos de um ídolo nosso, que hoje veste a camiseta do time da capital paranaense: o goleiro Galatto, que teve uma atuação esplendorosa.

A única ressalva que tenho a respeito deste jogo, excluindo-se a questão com a arbitragem (que tratarei abaixo), é o fato de Celso Roth ter demorado demais a substituir Marcel, que exagerou no direito de perder gols, para promover a estréia de Richard Morales. O uruguaio entrou bem no time, e apresentou boa movimentação para um centroavante que tem como característica maior presença de área. Ainda quero observar melhor nosso novo reforço, que recebeu a camisa 31, para formar uma opinião sobre ele.


TRÊS JOGOS, TRÊS PÊNALTIS SONEGADOS

Já houve neste campeonato pênaltis discutíveis. Mas quando um pênalti é escandaloso e não é assinalado pela arbitragem, é dever dos jogadores, treinador, direção e torcedores fazer bastante barulho pra alertar para os fatos. Principalmente quando é o terceiro jogo onde não é marcado um pênalti a favor.

Olha, tchê. Se for pra fazer isto, melhor paralisar o campeonato e entregar de vez a taça para o Palmeiras. Está certo que a banca paga e recebe. Mas quando a situação beira o exagero, como está acontecendo, providências devem ser tomadas!


O GRE-NAL 373

A semana do clássico começou quente. Primeiro com a discussão a respeito da arbitragem. Não é pra menos, enquanto um tem um pênalti claro não marcado, outro ganha com uma penalidade duvidosa. Fato que o GRÊMIO quer árbitro do RS para apitar o clássico. Mas isto pode acabar sendo um tiro no pé, pois pode acabar caindo o Simon pra apitar. E daí, já viu.

Só sei que o GRÊMIO está tranqüilo pro clássico. Treinará a semana inteira e chegará descansado. A secação na tabela deles pra Sul-Americana foi tão forte, e deu tão certo, que marcaram o jogo deles pra quinta às 10 da noite, lá em Santiago! Daí, em nome da coerência, eles chegarão cansadinhos pro clássico.

O que merece críticas, de novo, é que o GRE-nal está virando um clássico pra poucos. Já disse e repito: saudade do tempo em que, excetuando sociais e cadeiras, os demais espaços eram distribuídos igualmente entre as duas torcidas. Já fui a vários clássicos lá no estádio deles nestas condições, e já vi a torcida deles dividindo espaço com a nossa lá no Olímpico, tudo na santa paz. Se houvesse condições de segurança, como eu gostaria de estar no estádio torcendo junto à grande nação tricolor!

Agora, é clássico pra se mostrar por que o GRÊMIO é LÍDER, enquanto eles estão na honrosa 11ª posição. Uma vitória é imprescindível, já que o Palmeiras cresce no retrovisor e está dando sinal de luz querendo ultrapassar. Está a apenas 1 ponto do GRÊMIO. E obviamente eles irão querer dar uma forcinha para tirar o GRÊMIO da liderança.

Então, que vença o melhor! Desde que o melhor seja o GRÊMIO, obviamente!


RAPIDINHAS

O GRÊMIO deve ter três desfalques para o clássico. Além de Réver, que levou o 3º amarelo, Pereira e William Magrão devem seguir de fora. Assim, o time provável do GRÊMIO será Victor; Leo, Jean e Thiego; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Orteman, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel. Sendo que o uruguaio Richard Morales tem chances de começar a partida jogando.


O meia Douglas Costa, campeão mundial pela seleção brasileira sub-19, renovou com o GRÊMIO por mais 5 anos. Da mesma forma, Tiago Duarte também firmou contrato por igual período e ficam a disposição de Celso Roth caso ele deseje utilizar as jovens promessas no time principal.


Aliás, estima-se em US$ 30 milhões o valor da multa rescisória de Douglas Costa.


Por falar em revelações gremistas, a grande surpresa do Campeonato Alemão é o Hoffenheim, de Carlos Eduardo. O time é vice-líder da Bundesliga, com 10 pontos em 5 jogos, totalizando 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.


PRA CIMA DOS galáticos, GRÊMIO!!


Saudações imortais desde a liderança do Brasileiro,


Leonel Knijnik (the DRUNK JOCKEY Aldebaran)
Gaúcho por Tradição, Gremista de Coração e Borracho por Opção


NOVE PONTOS

Há 2 semanas o título de minha coluna foi “Três Pontos” para enaltecer a vitória em meio a grandes dificuldades contra a Portuguesa. E, hoje, sou obrigado a enaltecer os “nove pontos” em meio a conturbadas escalações. Mesmo com desfalques e com a equivocada utilização de 3 volantes, conquistamos 3 vitórias importantes (todas por 1x0). Ainda vejo com muito pouco otimismo um ingresso no G4 da Libertadores (a tabela indica facilidades maiores aos rivais), mas as 3 vitórias consecutivas, sem dúvida, recuperam nossa dignidade no certame. A volta da idéia de um time competitivo e aguerrido está superando, inclusive, os equivocos táticos e de escalação.

CHILE

Desde o dia 1º de setembro solicitei à direção que mudasse o discurso, abandonasse a idéia de figurar no G4 e que priorizássemos a campanha na Sudamericana. E mantenho o que disse. O jogo do Chile é fundamental. Acerta a direção ao preconizar a necessidade de o time viajar concentrado e só pensar no gNAL depois de 5ª feira. Os chilenos, como nós, emprestam grande valor à Sudamericana e a partida contra La Católica será dificílima.

gNAL I

Definitivamente E-LI-MI-NA-DO da Copa Sudamericana e com a liderança se esvaindo como água entre os dedos, rodada a rodada, a vizinhança agora não terá desculpa. Novamente enfrentarão o INTERNACIONAL, de quem já tomaram 3 chocolates nesta temporada. Poderia ser mais, mas a E-LI-MI-NA-ÇÃO precoce da vizinhança no Gauchão nos privou de dois clássicos.

gNAL II

O clássico 373 será deveras interessante, porque ambas equipes têm obrigação de vencer. E até discordo da maioria da imprensa, que afirma igualdade de obrigações. Penso que o INTERNACIONAL tem maior carga, pois um mero empate no clássico seria o definitivo abandono do distante sonho de ingressar no G4. Para a vizinhança, a carga de fatalidade de um mau resultado terá efeitos mais psicológicos do que concretos.

EXTRA CLASSE

Nilmar é um jogador extra classe. É o melhor atacante em atividade no futebol brasileiro. Sua presença no ataque é suficiente para “prender” 3 ou até mesmo 4 defensores adversários. Aliás, como joga solitário no ataque Colorado, via de regra se depara com esses 3 ou 4 armários defensores quando recebe a bola. E, mesmo assim, cria lances fora dos padrões. É uma pérola que vale muito mais do que € 15 milhões.

EXTRA TERRESTRE

E de Guiñazu o que posso falar ? Trata-se de um monstro. Este argentino não é um ser humano. Seu vigor físico e sua disposição estão num nível acima dos meros mortais. Ele está em todas as partes do campo. Procure a bola e verá sempre Guiñazu junto à sua sombra. Combate adversários em todas as partes do campo, durante 90 minutos. A presença de Guina na meia cancha torna ainda mais supérflua a participação de um terceiro volante na equipe. Nos meus 30 anos de vivência futebolística, nunca tinha visto um combatente como Guiñazu em ação.

CHORADEIRA

Constrangedora a choradeira do “stabilishment” tricolor. Não terão a cara de pau de pedir o impedimento do árbitro do jogo do último domingo, pelo simples fato de se tratar do mesmo indivíduo que apitou o jogo deles contra o São Paulo, na azenha (te lembra né vizinho ?). Eu não posso crer que o vizinho virá com reclamações de arbitragem esta semana, olvidando-se do favorecimento em jogos contra o São Paulo, Ipatinga e em outras 5 oportunidades. Seria o cúmulo da cara de pau.


RÁPIDAS

.

Aliás, está ficando ridículo para o Rio Grande esta tentativa da direção de pijama de condicionar arbitragens.

.

Até M. Neves, notório polêmico da televisão brasileira, ridicularizou a torcida vizinha, afirmando ser a mesma “ingrata” e que “precisa de um freud de bombachas”.

.

Mais uma vez, é o Rio Grande do Sul virando motivo de chacota em virtude dos atos azenhanos.

.

A propósito, a crônica policial desta semana, como de costume, traz o envolvimento de figuras azenhanas. A bola da vez é a utilização de carro e imóvel de Andershow por traficantes. Tchê, azenha e lama já são quase sinônimos.

.

Enquanto isso, na Itália, nossa cria Pato Alexandre cala a boca dos críticos com gols.

.

Grande comemoração no Beira-Rio quando dos golos do Palmeiras. Alvi-verde paulista conta com torcida de 60% do povo gaúcho.

.

O baixo rendimento do ataque Colorado, com apenas 30 gols marcados, é bastante previsível para uma equipe que atua com um avante isolado.

.

Só os críticos de Nilmar (que, por sinal, sumiram!) não conseguiam entender algo tão acaciano.

.

D´Alessandro, atuando pelo lado esquerdo, é um grande jogador.

.

O problema é que Tite o escalou para atuar pelo lado direito, até os 60 minutos da última partida.

.

Aliás, que futebol é esse que Tite enxerga ? Para Tite, D. Carvalho e Nilmar atuam na mesma função ?

.

E qual era a função do primeiro volante (para não falar mal do pobre Edinho) contra o Vitória ?

.

Já caiu de maduro, no colo de Tite, que o rendimento do INTERNACIONAL no 4-4-2 é superior aos demais esquemas de ocasião, especialmente ao chama derrota 3-5-2 e ao nefasto esquemão dos 3 volantes.

.

R. Lopes está suspenso com 3 amarelos e não poderá atuar no clássico gNAL.

.

De forma incompreensível, o possível substituto será o volante Rosinei, improvisado. Angelo e Bustos, laterais de ofício, seguem "escanteados" no Beira-Rio.

.

Jornais chilenos noticiam a presença do Campeão do Mundo FIFA e uma das maiores equipes do futebol brasileiro em seus gramados.

.

E o Colorado INTERNACIONAL viajando pelo mundo com seu prestígio.

.

E o vizinho que se prepare, porque domingo vai levar ferro do grosso lá no Gigante.

.

TUA EFÊMERA LIDERANÇA SERÁ DERRETIDA EM 90 MINUTOS NO CALDEIRÃO COLORADO vizinho!

.

COMO SEMPRE, TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO BEIRA-RIO!!!

.

Saudações rubras, do MULTICAMPEÃO MUNDIAL, INTEGRANTE DO G6 e DETENTOR DA TRÍPLICE COROA MUNDIAL e DONO DA ALDEIA (38*).

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br

nota pós fechamento da coluna: Você conhece a origem da expressão "Salão de Festas" ? Então clique aqui para conhecer.

25 comentários:

jo disse...

quinteto fantástico neles ,portinho!guina,alex, dale,dc e nilmar e o resto fecha a casinha!2x0 na cola sem susto...

Luiz Portinho disse...

poderíamos, tranquilamente, ver o quinteto fantástico em ação Josué... do meio para frente: Edinho (ou Magrão), Guina, Alex e D´Alessandro, Nilmar e DCarvalho... e pode mandar a Taça da Sudamericana para o Beira-Rio.

Luiz Portinho disse...

Aldebaran, eu não queria fazer essa covardia, mas já que puxaste pela história com gNAIS desta semana, toma aí:

26.set.1954 -
pijamada 2x6 INTERNACIONAL
TE RECORDA ? INAUGURAÇÃO DO OLIMPICO, no célebre jogo que cunhou a expressão "SALÃO DE FESTAS".

saudações rubras, Portinho - o dono do SALAO DE FESTAS.

milton disse...

Campeao da sul-americana... especulo uma grande participacao no torneio culminando com uma heroica eliminacao contra o Boca (lembra 2004?). Mas eh isso ai, cada um competindo na competicao internacional de direito, pleno merito de voces. So que com todo respeito vizinho, chamar empates de chocolate eh um absurdo. O primeiro jogo eu concordo, o empate caiu do ceu (aquele goleiro, nem lembro o nome, que fez penalti, foi o grande responsavel pelo resultado), agora vosso time foi displicente e passou um sufoco pra eliminar os nossos reservas. Entra assim, de salto alto de novo, e o crime de 2003 se repete. Quem vence domingo? Pijamas ou moranginhos?

milton disse...

... esse jogo ta mais pra homem que pra frutinha, nao achas Porto?
ps:Porto,nao entendi tua conta dos 60% dos gauchos torcendo pro Palmeiras. De onde tirastes tantos torcedores? Como advogado apresenta a prova que eu fico calado; do contrario, fica quieto se nao tu te passas por incoerente.

DJ Aldebaran disse...

Por isso que o Portinho já caiu em descrédito. Chuta números. Contrariando todas as evidências, insiste na história de 60% da torcida. E também insiste em que o GREMIO foi beneficiado em 7 jogos. Eu cito os lances onde fomos prejudicados. Traz os teus lances que eu trago os meus! E vamos somar os pontos.

jo disse...

aldebaran tu sabe que teu time no gauchão levou de relho na capital e no interior

jo disse...

e graças a umas feriazinhas de quase 40 dias ,te lembras porque não? ,a pijamada veio ver o time que se preparou e descansou enquanto os outros se digladiavam em libertadores ,regionais e copa do brasil.Isto explica o primeiro turno gremista e ,agora quando todos se nivelaram fisicamente a campanha é a previsível:o suficiente pra ficar na primeira divisão (não dá 50 por cento).

milton disse...

Voces tiraram umas ferias bacanas no ano passado, tu lembra por que, neh?

Luiz Portinho disse...

Milton, chamas o Josue de engraçado, mas a tua mensagem me causou barrigaços agora. É claro que cada um tem a competição internacional que merece. O INTERNACIONAL só para te lembrar é CAMPEÃO LIBERTADORES 2006 e MUNDIAL FIFA (coisa que tu não sabe o que é) da mesma temporada. E estamos aí na Sudamericana, enquanto teu time, novamente, E-LI-MI-NA-DO! é o tri ELIMINADO de 2008.

e sobre o Boca Jrs., eu acho até engraçado levantares tal tema tchê! levaste 5-0 deles. fica quieto que é melhor tchÊ! não me faz passar por este constrangimento.

Luiz Portinho disse...

milton e aldebaran, como disse uma vez Luis Coronel, grande tradicionalista, de cada 3 gaúchos 2 são COLORADOS e outro não sabe o que está perdendo.

Luiz Portinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Portinho disse...

aldebaran, não deixa o teu esquecimento nos colocar em debates constrangedores rapaz!!! eu estou tentando te poupar tchê, mencionei o erro do São Paulo e do Ipatinga (que te garantiram, diretamente, vitórias)... pega o CPOVO de 2a feira e verás que ali é mencionado o número de 7 jogos no qual teu time foi favorecido... a imprensa nacional já mencionou tal número. isso tá mais do que incontroverso e tu insiste para que eu te coloque numa situação constrangedora... por favor tchê!, vamos respeitar um mínimo de dignidade e não vamos lutar contra os fatos postos e incontroversos.

DJ Aldebaran disse...

Portinho chutando números e fatos de novo! Onde, na edição que citaste do Correio do Povo, aparecem as 7 partidas em que o GRÊMIO foi beneficiado? Enumere-as! Vamos discutir fatos e não chutes!

PENIS LONGO disse...

Não fosse a mão amigo no beira-rio e o intercaldas estaria na zona de rabaixamento. Fato.

jo disse...

pijama wilson:falas da mão amiga do rodrigo mendes puxando o nilmar dentro da área de voces no grenal mais fácil deste século?

milton disse...

Moranguinho Soares, que grenal eh esse? Winning Eleven?
Agora Porto, a tua unica "prova" pra quantidade de torcida eh um velho ditado? Em que decada tu vives??
Sobre o Boca Juniors, eh verdade, colorados sao fregueses tambem deles. Ao menos temos tido mais confrontos com eles em jogos internacionais durante nossa existencia...
Mundial... meu, mostramos o caminho a voces! Fomos pioneiros nas terras do Japao! Fomos onde nenhum colorado ousou chegar em questoes internacionais ate 2 anos atras! Fico feliz de ver que o co-irmao aprendeu com as glorias do precursor de todos. Mas eh isso ai, te contenta com a Sul Americana, ano que vem tem ela de novo, neh :D

Luiz Portinho disse...

a) 1982. Internacional campeão da Copa Kirim no Japão e com a presença de equipes de mais do que 2 continentes.

b) 5x0, no agregado, em final de Libertadores, é inédito e é vexaminoso (aliás, creio que jamais se verificou tal placar, em finais, na história do futebol mundial). só o Imortal Riquelme para tirar o Uh! Fabiano dos pesadelos de vocês hein!

c)wilson, o que tens contra a zona do rebaixamento ? tu não te orgulhas do título da SEGUNDA DIVISÃO e da "batalha dos aflitos" ?

d) e, vem cá, sobre o MELHOR GRAMADO DO BRASIL ninguém fala nada ?

Lucas A. disse...

Fala, portinho! Me conta mais dessa taca Kirim que eu nao to sabendo... quais eram os criterios de classificacao?

milton disse...

a) Porto, tu es muito engracado! :D acho que tu nao entendeu mesmo a colocacao, ohh well...
b) Eh gaucho quebrando recordes e fazendo marcas. Se nao me engano vossa gloriosa campanha pra defender o titulo terminou com uma eliminacao na primeira fase do certame... te desafio a encontrar um ano em que vexame maior foi protagonizado pelo atual campeao da Libertadores! Nem mesmo o Once Caldas fez campanha pior na maior competicao internacional das Americas 1x1 portinho, entao :P

c) Acho que o Wilson nao tem nada contra a serie B, so estava citando suas proprias ideias. E sim, me orgulho de ter vencido a serie B e de ter recuperado o status de grande, assim como o Palmeiras, o Corinthians nesse ano, o Milan, o Manchester United...

d) Poh, porto, quer falar fala, tche! Te dou permissao sim, vai em frente!

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Aliás, eu fico numa dúvida, toda vez que um colorado vem nos dizer que o Grêmio fez vexame ao perder no agregado de 5x0. Oras, ao menos, fomos vice-campeões da Libertadores. E onde estava o Inter-Caldas nessa edição da Libertadores? Pois bem, não é que o “Real Madrid” do Beira-Lago foi eliminado na primeira fase dessa Libertadores? Sabia, Porto, que o seu time foi o primeiro campeão do mundo a ser eliminado na primeira fase da Libertadores do ano seguinte? Mas o que foi pior? A resposta fica quem olha a classificação da Libertadores de 2007. O Grêmio ficou em segundo lugar, enquanto o Inter-Caldas ficou em.... 20º? Hahahahahaha! Realmente, acho muito engraçado, um colorado falar de 2007, ainda mais porque são fregueses do Boca, Bi-eliminados na Sul-Americana. =P

jo disse...

como eu disse:caro pijama milton vou rir muito no grenal!kkkkkkkkk

milton disse...

Jo, tu es muito engracado! :D

E nao eh que os moranguinhos tambem sabe jogar futebol? Que baita baile, tche! Mas mal sabem eles que essa derrota eh so o que a gente precisava pra vencer o titulo do brasileiro deste ano... o maior erro do Roth neste grenal foi nao ter mandado os reservas pro jogo, ja que eles continuam invictos em jogos oficiais.

Porto, o risco do rebaixamento se foi e a classificacao garantida pra sul americana do ano que vem foi ganha! E ainda por cima com ela vindo com ua goleada sobre o maior rival, tu deves estar em extasy! Com os objetivos do ano alcancados, voces devem estar plenamente satisfeitos, nao?

Luiz Portinho disse...

é isso aí Josué, só nos resta rir. kkkkkkkkkkkk