quarta-feira, dezembro 10, 2008

Ano II, Número 99

CAMPEÃO, CAMPEÃO e CAMPEÃO

Sim, foram três canecos na temporada. Primeiro a Copa Dubai, com vitórias inesquecíveis sobre os campeões da Alemanha e Itália, o Stuttgart e a poderosa e aclamada Internazionale, uma verdadeira seleção mundial. Depois o Gauchão, o nosso querido e sempre valorizado Regional. Foi a 38ª conquista na aldeia, o que, cada vez mais, nos confirma a condição de CACIQUE DA ALDEIA PAMPEANA. E agora a chave de ouro, a inédita Copa Sudamericana. A conquista que nos faltava no currículo. A Taça que mata de inveja não só os 40% de não-Colorados do Rio Grande, mas a todos os demais torcedores não-Colorados do país afora, que sonhavam e continuam sonhando em erguê-la. Vibra Colorado! Só o INTERNACIONAL é Campeão da Sudamericana; só o torcedor do INTERNACIONAL pode dizer: SOU CAMPEÃO DE TUDO!!!

O CONFRONTO DO ANO I

Anunciei INTERNACIONAL x Estudiantes como o confronto do ano no futebol latino americano. E, mais uma vez, acertei em meus prognósticos. Foi uma decisão espetacular, como a muito não se via por estas bandas sudamericanas. Confesso que nem eu mesmo poderia adivinhar a grandeza que tomou a contenda. O mundo inteiro estava de olho no Beira-Rio; e aqui do Gigante, todos sabem, dificilmente o INTERNACIONAL deixa um visitante levar Taça.

O CONFRONTO DO ANO II

Mostramos toda nossa grandeza, não só na organização e recepção aos argentinos, mas, acima de tudo, dentro e fora de campo. O torcedor Colorado foi fantástico. Não houve sequer um incidente de violência ou baderna dentro do estádio ou nas imediações. A rivalidade Brasil-Argentina ficou de lado, e o torcedor do INTERNACIONAL só pensou em empurrar a equipe para mais uma conquista. E lá dentro estava Nilmar, o mesmo Nilmar de 2004 contra a ULBRA, o conhecido homem gNAL, este guri predestinado que chegou ao Beira-Rio com 14 anos; o Garoto de Ouro do Celeiro de Ases, o nosso artilheiro de sempre, marcou um gol que entra para a história do Beira-Rio. Obrigado Nilmar!

NACIONAL

Como antevi em julho (coluna n. 75), o São Paulo de Muricy levaria para casa mais uma vez o caneco do Campeonato Brasileiro. O único adversário ao organizado São Paulo era o INTERNACIONAL, que se perdeu em meio às indefinições táticas e à repetição do equívoco de montar equipe durante a competição. O Cruzeiro até possuía boas individualidades, mas faltou jockey; o contrário do Palmeiras que só tinha W. Luxemburgo. O Flamengo foi longe demais; já não se conquista o brasileiro a base de “cariocadas”. E o resto ? O resto não merece comentários, até porque aqui não é lugar para comentar corrida de coelhos.

ELEIÇÕES

A eleição de sábado tem tudo para entrar para a história democrática do país. Estão habilitados para voto aproximadamente 25 mil sócios (a estimativa é de que aproximadamente 14 mil compareçam). De forma pioneira, teremos urnas espalhadas em 8 cidades do Rio Grande. Creio que a situação, com V. Piffero, prossiga na administração do clube por mais dois anos. E torço, sinceramente, para que a oposição consiga um ótimo resultado no Conselho Deliberativo (que renova 1/3 de suas cadeiras). Seria a garantia de continuidade da vida democrática dentro do clube.


RÁPIDAS

.

Falei muito a respeito da tal torcida geral lá do portoalegrense. E não é que esta semana descobri a origem da mesma (e da boca do Sr. P. Santana - ícone azul). Ouçam que vale a pena.

.

Mais uma TAÇA, mais um POSTER. Tá faltando parede e armário aqui em casa!!!

.

A propósito, jornais e revistas do Rio Grande receberam uma enxurrada de reclamações. Motivo: não publicaram o pôster de vice campeão brasileiro.

.

Essa discussão fomentada pela imprensa azul, a respeito de quem teria encerrado melhor temporada em 2008, não passa de uma grande piada.

.

Só alguém com muita cara de pau e memória fraquíssima poderia esquecer um ano com TRÊS ELIMINAÇÕES, uma para filial, uma para um time da SÉRIE-C e outra para o arqui-rival.

.

E tem mais vizinho: tu que é um cara informado e conhecedor de futebol sabe muito bem aonde perdeste o Campeonato Nacional. Tu nunca vais admitir, mas os três pontinhos que te separaram do caneco ficaram lá no Beira-Rio, no gNAL 373.

.

Mas, vizinho, não vou negar-te o direito de gritar bem alto: “fui campeão em 2008 sim”. Pode gritar vizinho, não te envergonha; afinal de contas, tu és o CAMPEÃO DA TAÇA OSMAR SANTOS.

.

Depois do Cuca e do padeiro de Bento, o cidadão de pijama azul listrado confessou sua paixão pelo Astrada, o “chefe”. Tchê, mas vai gostar de uva lá na serra!!!

.

Tcheco já renovou e C. Roth, ao que tudo indica, renovará em breve. 2009 vem aí, lá lá lá lá lá lá.

.

E para desespero da vizinhança, 2008 ainda não acabou. Começou nesta semana o BRASILEIRO Sub-20.

.

Colorado acumulou um título e um vice campeonato nas duas edições anteriores do certame.

.

O INTERNACIONAL, na primeira fase, manda seus jogos lá no Alegrete.

.

E o vizinho que não me pergunte aonde fica o Alegrete e não se faça de esquecido, porque, no título de 2006, tomou QUATRO bordoadas na final. A turma da azenha até hoje não esqueceu daquela gurizada medonha que era comandada por Pato Alexandre, L. Adriano, Ramón e companhia. A coisa vem de berço!

.

Buenas, é isso então Coloradagem. Campeões de tudo!

.

Dedico esta coluna ao amigo Humberto Lippo; um jovem Colorado que completa 50 anos. O Betinho, assim como o INTERNACIONAL, possui uma vida recheada de conquistas, glórias, dignidade e com feitos sempre de PRIMEIRA DIVISÃO.

.

E por falar em PRIMEIRA DIVISÃO, Betinho e amigos, o padeiro de Bento é treinador de SEGUNDA e o G6 virou G5!

.

Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (38*) e CAMPEÃO DE TUDO!

Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br


RECONHECIMENTO

Causou muita emoção aos jogadores do GRÊMIO a reação dos mais de 46 mil torcedores presentes ao estádio Olímpico no momento em que acabou o jogo entre Goiás X São Paulo, com vitória e conseqüente título para o tricolor paulista. Em um gesto de reconhecimento, a torcida deu mais um show. Aplaudiu efusivamente de pé o time, classificado para a Libertadores e vice-campeão.

Dentro de campo, o GRÊMIO encontrou um Atlético-MG que queria encerrar com dignidade o ano de seu centenário, e impôs dificuldades ao nosso time. Mas conseguims sair vencedores. Ganhamos por 2x0, gols de Tcheco, em cobrança de pênalti sofrido por Felipe Mattioni, e Soares, que marcou de peixinho logo que entrou em campo. Uma atuação não tão boa, mas que garantiu ao GRÊMIO sua melhor participação na história dos pontos corridos, e também a melhor colocação do GRÊMIO desde 1996, ano em que nos sagramos campeões.


QUEM FICA E QUEM SAI

Tcheco já renovou contrato. Rafael Carioca está indo para o Spartak Moscou por algo em torno de 5 milhões de euros. Leo ainda pode ir pro Dinamo Kiev ainda esta semana, e Jean, cujo contrato termina no final deste ano, está praticamente acertado com o Corinthians, atendendo a um pedido de Mano Menezes.

Quanto a Celso Roth, há um impasse quanto a sua permanência. Especulações dão conta de que o nosso técnico teria pedido R$ 300 mil por mês para renovar. Pelo que consta, ele recebe cerca de 120 mil mensais. Ao meu ver, foi uma pedida a não ficar. Segundo ele, haveria interesse do Atlético-MG e até mesmo do futebol do exterior. Bueno, a minha posição sobre a permanência de Celso Roth todos sabem. Portanto, que ele não abra mão do salário pedido para que a gente possa correr o risco de ter um técnico de verdade para 2009.

E agora, que a temporada está encerrada, teremos quase 2 meses discutindo especulações.


POR QUE PERDEMOS O CAMPEONATO?

A grande discussão de depois do término do campeonato é: nós perdemos o campeonato por mérito do São Paulo ou por demérito nosso?

As correntes que dizem que foi o São Paulo que ganhou sustentam que o tricolor paulista fez 42 pontos de 57 possíveis no returno. E que o aproveitamento dos demais times do campeonato fez com que as distâncias finais deles fossem mantidas. Como exemplo, terminamos o returno com os mesmos 18 pontos de diferença dos vermelhos que estávamos no final do turno.

A verdade é que o São Paulo cresceu na hora certa. Perdeu a primeira partida do returno, justamente pra nós. Depois de então, não perdeu mais. Tirou uma distância que chegou a ser de 11 pontos favoráveis a nós. Terminou com 3 pontos na nossa frente.

No entanto, nós tivemos tropeços que um time que se dizia postulante ao título não pode se dar ao luxo de ter. Primeiro, se tivéssemos derrotado o Goiás em casa, não precisaríamos depender do próprio alviverde goiano na última rodada. Segundo, perdemos pontos preciosos nos empates fora de casa contra o Fluminense e o Atlético-PR e nas derrotas contra a Portuguesa e o Vitória, principalmente nesta última, quando estávamos vencendo por 1x0 e com uma atuação bem superior à do adversário na primeira etapa. Também no empate em casa contra o rebaixado Figueirense. Só nestes exemplos são 15 pontos perdidos, dos quais precisaríamos apenas de 3 para chegar aos mesmos 75 pontos do São Paulo e superá-los no número de vitórias.

Não vou debitar a não-conquista do campeonato deste ano na conta da arbitragem, embora tivesse motivos para isto. Este "Tardellaço" no final do campeonato, conjugado com uma mudança para Brasília da partida decisiva do campeonato, onde certamente o São Paulo teria mais torcida, manchou a conquista e a colocou sob suspeição. Fora alguns lances de pênalti não-assinalados a nosso favor que poderiam ter nos dado pontos importantes, com destaque especial ao jogo contra o Atlético-PR na Arena da Baixada, onde o árbitro Alício Pena Jr. nos sonegou um pênalti de concurso.

Portanto concluo que, mesmo com o crescimento inegável do São Paulo, que tem todos os méritos desta conquista, não podemos nos eximir da nossa parcela de culpa. Afinal, se tivéssemos feito a nossa parte, de nada adiantaria o crescimento são-paulino ao final da competição.


LIBERTADORES 2009

O vice-campeonato brasileiro colocou o GRÊMIO no grupo 7, junto com Boyacá Chicó-COL, Aurora-BOL e o vencedor entre Universidad de Chile e um time mexicano que será definido através de uma 'liguilla' a ser disputada em janeiro.

O Boyacá Chicó disputará este ano a fase de grupos da Taça Libertadores da América pela primeira vez. Ano passado, jogou a fase preliminar contra o Audax Italiano e acabou sendo eliminado pelo time chileno no gol qualificado. Venceu a primeira em casa por 4x3 e perdeu no Chile por 1x0. O Boyacá Chicó é da cidade de Tunja, e seu estádio, de nome La Independencia, tem capacidade para 8.500 torcedores. Em consulta ao site da CONMEBOL, vi que o regulamento da Libertadores 2009 ainda não foi publicado, mas se formos tomar como base o regulamento de 2008, há uma exigência mínima de 20 mil espectadores de capacidade dos estádios para todas as fases, menos da final, quando são exigidos 40 mil lugares de capacidade mínima dos estádios. Nesta mesma consulta, vi que o Boyacá Chicó mandou seu jogo em Bogotá, cidade que fica a 2.640m de altitude. E deve repetir a dose contra seus adversários na Libertadores.

A altitude também será adversária no confronto contra o Aurora-BOL, que é da cidade de Cochabamba. Segundo a Wikipedia, a cidade boliviana fica a 2.560m acima do nível do mar. O Aurora se classificou à Libertadores por ser o campeão do Torneio Clausura 2008.

E se o time mexicano, ainda não definido, for de uma cidade na altitude e eliminar o Universidad de Chile na fase preliminar, o GRÊMIO pode ter que encarar a altitude em todos os seus jogos fora, repetindo algo por que passou o Boca Juniors em 2007, quando teve que encarar La Paz, Cusco e Toluca.


RAPIDINHAS

Semana que vem, edição nro. 100. do BloGreNal!


Eu e o vizinho traremos os acertos e erros das previsões feitas no início do campeonato.


Parabéns ao vizinho por mais um título roubado em sua galeria. Se fosse dado o gol legítimo do Estudiantes que foi anulado, nem haveria prorrogação e os argentinos seriam campeões.


Mas eles são assim. Ganham a Sula Miranda e pensam que estão com a Sharon Stone!


E dá-lhe Copa Suruba pra eles! Nós estaremos na Libertadores. Aliás, gostaria que o vizinho me informasse em qual grupo da Libertadores o time dele vai estar.


Primeira contratação do GRÊMIO pode ser o atacante Felipe, do Náutico. Pra Libertadores? Acho pouco.


Victor ganha o prêmio de melhor goleiro do Brasil na cerimônia de premiação do "Craque do Brasileirão". Justíssimo!


Rafael Carioca e Tcheco ficaram com a prata e Réver o técnico Celso Roth com o troféu de Bronze. Injusto com o Réver, que jogou bem mais do que Miranda e Ronaldo Angelim.


Tcheco bola de prata da Placar.


Começamos muito bem o Brasileiro sub-20. Depois de fazermos 3x0 no Botafogo no sábado, na segunda-feira enfiamos uma sonora goleada no Corinthians: 7x0.


De repente vou até o Zequinha conferir algum jogo do GRÊMIO no sub-20, se os compromissos de final de ano me permitirem.


Saudações imortais do 1º colocado no ranking oficial da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

18 comentários:

cMbR4 disse...

E nao eh que os colorados continuam buscando consolacao por verem seu arqui-rival rumo ao tri da libertadores?
E quem diria, os campeoes da semana passada venceram seus jogos na base do apito. Uma pena que pra ser campeao ultimamente tem que se contar com o auxilio do juiz.

milton disse...

Como conhece icones azuis o Porto! Ta na cara que acompanha mais o gremio do que o inter! :)
Carol, concordo contigo. A dor de nao estar na libertadores no centenario ta tao forte que tem que ir ate alegrete pra acharem motivos de alegria! Pois eh, 2009 vem ai, Porto, e o coelho ainda continua na frente do rival.
Desafio ao Jo e ao porto: achar uma rodada em que o "adversario" do sao paulo esteve na frente do gremio no brasileirao.

Unknown disse...

Fala, pessoal!!!
Nao tem, milton, mas meu time eh melhor que o teu porque somos mais veses campeao gaucho!! Nesse centenario seremos ainda mais! Inter rumo ao trigauchao no centenario!!!

Luiz Portinho disse...

mas vem cá Aldebaran, desse jeito vou ter de reproduzir na próxima coluna a famosa lenda da "raposa e das uvas"... mas eu não deveria me surpreender, afinal de contas, como bom representante da nação tricolina, tu só poderias desdenhar e colocar sob suspeita as glórias alheias... o título do INTER tá manchado e o título do São Paulo tá manchado. é a velha máxima tricolor: "só o que vale é o que nós conquistamos"... depois fica brabinho quando eu falo do DNA.

Luiz Portinho disse...

Gustavo, obrigado pela presença tchê! E já te recomendo, com essa turma de pijama não adianta discutir. é como acabei de postar no comentário acima, a máxima tricolina é "o único título que vale e é lícito é que nós conquistamos", o dos outros sempre está sob suspeita. MAS É DEMAIS! eta gentinha invejosa e amarga essa com a qual temos de conviver.

DJ Aldebaran disse...

Nós somos coerentes! Colocamos os reservas na Sula Miranda e vocês não conseguiram ganhar dos nossos reservas! Precisaram nos eliminar com 2 empates, e se houvesse mais 5 minnutos de jogo, viraríamos! Se a Sula Miranda valesse alguma coisa, entraríamos com o time titular. Aliás eu disse desde o começo que a Sula Miranda não valia nada.

Luiz Portinho disse...

a tua coluna - e o teu comentário acima - estão recheados de "se" Aldebaran... vem para o mundo real tchê, sai desse mundo de ilusões que tu e a tua turma da azenha tem mania de construir. mais um pouco e tu vais construir uma tese de que foi campeão de algo em 2008. aliás, tu deverias ser um pouco humilde (coisa que teu DNA não permite) e lá na assinatura, propalar tua única conquista na temporada: a TAÇA OSMAR SANTOS.

milton disse...

Porto, ta te esquivando da pergunta do aldeba? Nao vai comecar a fazer que nem o jo, neh?
De qualquer modo, a inveja do vermelho continua a toa. Nossa "Osmar Santos" nos garantiu na libertadores. E a sula? Qualquer coerente sabe qual tem mais retorno previsto.

cMbR4 disse...

Milton, parece que sempre postamos ao mesmo tempo! :)
Portinho, de fatos nao se discute. Tava ou nao tava em impedimento o jogador do estudiantes?

Francinei Bentes disse...

O Inter não é campeão de tudo, Porto!
Ainda falta a valiosíssima taça Suruba Bank... será que rola mais um DVD??

Luiz Portinho disse...

Olha Francinei, de DVD ridículo ninguém entende mais do que a turma que faz um para título da SEGUNDA DIVISÃO...

sobre o gol impedido do Estudiantes (estava sim)... mas e o penalty do lance em que a bola bate na mão do argentino ? e o gol anulado do Nilmar lá em La Plata (impedimento assinalado) ?! sobre isso não se fala ?

e, Aldebaran e pijamas, para ser coerente, não se pode utilizar argumentos só quando favoráveis. vcs. não ganharam, só para exemplificar porque foram 10 apitaços, do Ipatinga e São Paulo com gols impedidos ?!

DJ Aldebaran disse...

Quem tem que explicar de onde saíram estes 10 apitaços que só existem na tua imaginação é tu. Traz os lances que nós fomos beneficiados, eu trago os que nós fomos prejudicados, vamos somar os pontos e ver se fomos favorecidos ou não. Já te fiz este desafio, tu não trouxeste os lances. O desafio está lançado novamente.

Francinei Bentes disse...

Porto,

O jornalista da Band Mauro Beting fez, no blog dele, uma contagem de todos os erros de arbitragem que beneficiaram ou prejudicaram os clubes, rodada a rodada, durante as 38 rodadas do campeonato. De acordo com esse levantamento sério, comparando os clubes, o Grêmio foi muito mais prejudicado do que beneficiado pelas arbitragens durante o campeonato, e seria sim o campeão em uma disputa sem erros dos árbitros...
Ctrl C + Ctrl V do blog dele:
[[PREJUDICADOS]]]:

SEIS PONTOS A MENOS: Grêmio, Figueirense

CINCO PONTOS A MENOS: Botafogo, Portuguesa

TRÊS PONTOS A MENOS: Atlético-MG, Goiás

DOIS PONTOS A MENOS: Internacional, Palmeiras

UM PONTO A MENOS: Ipatinga, Náutico, Vasco

SALDO ZERADO: Flamengo, Sport

[[[BENEFICIADOS]]]:

UM PONTO A MAIS: Fluminense, Cruzeiro

DOIS PONTOS A MAIS: Atlético-PR, São Paulo

QUATRO PONTOS A MAIS: Coritiba

CINCO PONTOS A MAIS: Vitória

SEIS PONTOS A MAIS: Santos

Francinei Bentes disse...

Continuando...
Em uma hipotética nova tabela final de classificação do campeonato, sem erros de arbitragem, o levantamento rodada a rodada realizado pelo blog do Mauro Beting, levando em conta os prejuízos e benefícios de cada clube ao longo do campeonato e mostrando o saldo final, mostra que o Grêmio seria campeão com folga, e que os rebaixados seriam o Atlético-PR e o Santos, ao invés de Portuguesa e Figueirense...
Esse tipo de levantamento é muito mais coerente, porque mostra os eventuais prejuízos e benefícios de todos os times do início ao final da disputa.
Segue a classificação com os pontos de cada clube caso não houvesse os os erros de arbitragem...

1º Grêmio-RS 78
2º São Paulo-SP 73
3º Palmeiras-SP 67
4º Cruzeiro-MG 66
5º Flamengo-RJ 64
6º Botafogo-RJ 58
7º Internacional-RS 56
8º Goiás-GO 56
9º Sport-PE 52
10º Atlético-MG 51
11º Figueirense-SC 50
12º Coritiba-PR 49
13º Vitoria-BA 47
14º Náutico-PE 45
15º Fluminense-RJ 44
16º Portuguesa-SP 43
17º Atlético-PR 43
18° Vasco da Gama-RJ 41
19° Santos-SP 39
20º Ipatinga-MG 35

milton disse...

Porto, teu time foi campeao no apitaco. Um gol legitimo do nosso banguzinho no beira rio tb lhes beneficiou (ou disso nao se fala?). Nao vi os lances do jogo da final, nao tenho como formular uma opiniao. Mas ah, se nao fosse chamado impedimento, heim!
Sobre o filme da serie B, nao da pra negar que o titulo teve muito mais repercursao que o filme da dumbai, nao concorda porto? Os colorados so foram atras da moda, oras. Viram que tinha sucesso e banalizaram a producao do mesmo.
O Francinei lhe trouxe fatos. Cade os teus? :)

Luiz Portinho disse...

é o mundo imaginário de ilusões em que se vive na azenha... neste, o gremio foi campeão brasileiro e o Internacional não ganhou a Sudamericana... Dubai é menos relevante que Série B... olha, eu não posso discutir, porque só discuto fatos reais e concretos, coisas paupáveis... o mundo do "se" eu não discuto.

cMbR4 disse...

Ate agora o porto nao nos veio com os jogos em que fomos beneficiados... e ai vem o advogado com falta de argumentos falando que so discute coisas palpaveis?? So pode ser pq eh trovador!
Hehehe, sem ofencas, portinho, mas deixa o mundo da lua e volta trazendo fatos consigo:)
Beijo a todos!

DJ Aldebaran disse...

Os erros de arbitragem contra o GRÊMIO, o "Tardellaço", os ingressos pro show da Madonna (Madonnaço?), a mudança do local da final pra Brasília, o gol legítimo do Estudiantes que foi anulado... tudo isto são fatos, aconteceram e não fazem parte do mundo do "se". Assim como é fato que quando te trazem argumentos e fatos concretos e incontestáveis, tu foge da discussão de maneira covardemente oportuna. Vamos lá, tchê! Traz os apitaços que tu diz que aconteceram! Estes sim estão no mundo do "se" que tu dizes que não vives. No entanto, nestas horas o DNA INCOERENTE fala mais alto!