quinta-feira, abril 23, 2009

Ano III, Número 118



MELHOR CAMPANHA DA LIBERTADORES



A vitória do GRÊMIO no Chile, conjugada com alguns resultados da rodada, deixa o GRÊMIO momentaneamente com a melhor campanha entre todos os times que disputam a Libertadores, o que garantiria decidir no Olímpico em todas as rodadas.

Nesta quinta, o Boca Juniors enfrenta o Deportivo Cuenca fora de casa. Sendo o único time que mantém 100% de aproveitamento, se ganhar supera o GRÊMIO neste quesito.


CLASSIFICADO

O GRÊMIO fez a partida mais complicada do grupo nesta quarta e conseguiu trazer 3 pontos de Santiago. Curiosamente, mesmo tendo disputado 11 Libertadores na nossa história, tendo 2 títulos e 2 vice-campeonatos, nós jamais havíamos jogado no Chile por esta competição.

Nossa atuação não foi das melhores, em especial no 1º tempo, quando La U nos impôs alguma dificuldade, obrigando o goleiro Victor a fazer defesas importantes, e ainda levamos um susto após uma bola na trave que teve como origem uma vacilada do zagueiro Leo. E, diferente dos confrontos anteriores pela Libertadores, criamos poucas chances de gol.

Foi numa destas poucas chances criadas que chegamos ao 1º gol ainda no primeiro tempo. Após uma cobrança de falta na intermediária, Jonas mandou uma bola na trave e Leo pegou o rebote de cabeça e abriu o placar.

No segundo tempo, após bela jogada de Souza, que não teve boa atuação no 1º tempo mas melhorou no 2º, um passe açucarado pro argentino Maxi Lopez chutar cruzado, no cantinho do goleiro, dando números finais ao placar do jogo.

Num jogo de poucos destaques, apenas Victor, Adilson e Maxi Lopez foram bem. Os alas foram mal, a zaga estava intranquila e o meio estava inoperante.

Mas no final das contas, mais vale chutar 3 bolas e fazer 2 gols do que chutar quase 15 e o jogo terminar 0x0, a exemplo do que aconteceu no jogo de ida.


ROSPIDE

E se Marcelo Rospide tem chances de ser efetivado, vale a crítica de que as substituições que ele fez não foram efetivas. Tirar Leo pra promover a entrada de Thiego não foi a melhor opção. Deveria ter colocado alguém pra reter mais a bola no meio, já que a Universidad de Chile dominava o setor.

Rospide pegou a base do time de Celso Roth, manteve o esquema tático e não fez muitas alterações. Um bom trabalho de interino. Mas não acho ele pronto para assumir o GRÊMIO. Se confirmar, talvez venha a ser uma surpresa.


NOVO TÉCNICO

Amanhecemos nesta segunda com a notícia de que a direção teria recebido um ultimato para definir logo o novo comandante gremista.

A última informação vinda de Paulo Autuori seria que ele ficaria no Catar até 20 de maio, quando termina seu contrato, pois seu time disputa a 'Copa do Príncipe', que dá uma vaga pra Copa dos Campeões da Ásia. Algo como a nossa Copa do Brasil, com a diferença que ela é 'tiro curto', ou seja, dura só um mês.

Enquanto isto, novos nomes surgem na já extensa lista de especulações. Os últimos seriam Alfio "Coco" Basile, que era o treinador da Argentina quando eles levaram aquela sonora goleada do Brasil na final da Copa América.

Outro nome que surgiu seria o de Wanderley Luxemburgo. Que seria uma piada de mau gosto para com o torcedor gremista. Além de caro, é um técnico em extrema decadência. E que não tem um bom retrospecto em Libertadores. Luxemburgo seria um excelente motivo para que muitos torcedores deixassem de ir ao estádio. E eu me incluo.

Mas parece que há uma tendência mesmo em esperar pelo Paulo Autuori. Mesmo a SPORTV tendo noticiado que o GRÊMIO realmente fará isto, os dirigentes negam que isto tenha realmente ficado definido.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO apresentou o centroavante Ricardo, de 20 anos, que veio do Londrina.


A decisão do Gauchão provou três coisas que foram ditas aqui neste espaço. Primeiro, que o time do Caxias é fraco. Segundo, que se o GRÊMIO tivesse colocado realmente um mistão, teria saído com um resultado melhor. E terceiro, que a final foi entre matriz e filial.


Emerson rescindiu contrato com o Milan. Seria uma excelente contratação. Acorda, direção!


O GRÊMIO espera definir nesta semana as contratações de Renato e Rafael carioca.


Saudações imortais de um bi-campeão da Libertadores da América,




Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração




BICAMPEAO!!!
.
Estar no Beira Rio domingo foi mais um desses momentos marcantes que o INTERNACIONAL proporcionou em minha vida. A vitória de 8x1 foi dessas coisas para jamais se esquecer; mais do que uma partida de futebol, o torcedor Colorado assistiu a um show de bola. Os primeiros 45 minutos foram algo que adjetivo algum explica; com um toque de bola esplêndido, o INTERNACIONAL literalmente colocou o pobre adversário na roda. Ao pobre Argel só sobrou tomar um copo d´água atrás do outro na beira da cancha (foi um espectador mais do que privilegido!). A goleada, fora de dùvidas, coroou e forma justa uma campanha irretocável e invicta. O caneco ficou aonde merecia!
.
QUEM SEGURA O INTERNACIONAL ?
.
A indagacao näo é minha, caros leitores. Estou em viagem ao Chile, abro o "yahoo" para saber das novas da terrinha e me deparo com essa estasiante manchete. Acabamos de bater o Bugre por 5x0 e, pelo que leio, foi mais um triunfo fácil para o esquadräo Colorado. Espero que essa indagacäo ñao tenha resposta...
.
PRODÍGIO
.
Taison anotou mais um contra o Guarani em tiro de fora da área. Contra o Caxias além de anotar um golo para consolidar sua artilharia no certame, deu um verdadeiro "merengue" para seu amigo D´Alessandro marcar. Estamos diante de mais do que uma revelacao do Celeiro. Taison é um prodígio. E o melhor de tudo, com cláusula rescisória de 40 milhöes de Euros.
.
TANGO EM PORTO ALEGRE
.
Assisto ao compacto da vitòria sobre o Guarani. D´Alessandro protagonizou lances memoráveis. No último gol dancou um "tanguito" à frente do adversário para logo em seguida colocar a bola na cabeca do "General" Bolivar (como se fizesse o passe com as mäos). Näo é a toa que já esta na
mira de Don Diego Maradona para figurar na próxima convocacäo do selecionado argentino.
.
A MAGIA DE DON ELIAS FIGUEROA
.
Ontem fui a Viña del Mar e conheci el señor Luis Enrique, motorista e guia turístico. Uma figura ímpar dessas que rouba a cena do passeio. Conversávamos longamente, sobre futebol é claro. Ele me contou detalhes da estada do selecionado canarinho por aquelas terras no Mundial-62 e Copa América-91. Dissecou nome por nome as escalacöes dos escretes de 62 e 70, tecendo elogios aos craques brasileiros. Mas o grande momento da "charla" foi quando mencionei o nome de Don Elias Figueroa. Foi a deixa; el señor abriu seu coracäo e, emocionado, se declarou "hincha" do Internacional, relatando com detalhes precisos o "Gol Iluminado". O Colorado, de fato, é INTERNACIONAL.
.
RÁPIDAS

O vizinho agonizou mais um final de semana sem futebol, enquanto todos os torcedores pelos quato cantos do país estavam envolvidos em decisöes.

E, pobre rapaz, deve ter acreditado que o Caxias (que lhe enfiara um chocolate serrano) poderia fazer frente ao INTERNACIONAL.

Tchê, vizinho, quando quiser ganhar dos times de Caxias do Sul näo te acanhas vivente, vai lá no Beira Rio que te ensinamos.

Num rápido passeio por "las calles" de Santiago, indago a um vendedor de livros sobre biografias de Don Elias Figueroa, me identifico como "hincha" de sua equipe no Brasil. O indivìduo abre um sorriso e declara: "ah! Internacional".

Vida Colorada, sempre!

Saudacoes rubras, direto de Chile,

Luiz Portinho.

10 comentários:

jo disse...

inter o maior ataque do brasil com 76 gols em 25 partidas só perdendo para o Barcelona a nivel mundial com 92 gols em 32 partidas.A maior mé dia de gols do planeta ,no entanto, é colorada com mais de 3 gols por jogo!Taison em menos de um ano já terá batido o que la barbie lopez fez em toda a carreira!kkkkkkk

milton disse...

Estas no Chile, porto? Sempre quiz visitar santiago, ja tive muitos amigos que foram la por alguns anos e me disseram que gostaram muito da cultura e da beleza da terra. Talvez quando tiver dinheiro eu faca uma viagem ate la e te pergunto por sugestoes de visita.

No mais, goleada atras de goleada, imagino que logo logo a torcida comece a vaiar se um jogo terminar so em 4x0

Saudacoes,

DJ Aldebaran disse...

"Tchê, vizinho, quando quiser ganhar dos times de Caxias do Sul näo te acanhas vivente, vai lá no Beira Rio que te ensinamos."Ano passado usei esta frase e fui taxado de arrogante. E agora?

Luiz Portinho disse...

o problema è que utilizaste a "frase" antes de vencer meu caro (daí ser taxado de arrogante!)... entendeu ?

jo disse...

ano retrasado tomaram 3x0 em caxias e este ano aumentou para 4!!E querem dar moral....kkkkk

Luiz Portinho disse...

o aldebaran nunca soube ganhar do Caxias... é freguês da SER... e, por isso, explica-se sua "colocação" na coluna de que a final do gauchao foi entre matriz e filial... de fato, a SER Caxias é nossa filial porque bate como nós no greminho. saudacoes rubras, Porto.

Luiz Portinho disse...

tchÊ, voltei ainda mais orgulhoso com o Colorado dessa viagem ao Chile... quando o guia da excursão falou emocionado do "GOL ILUMINADO" quase chorei. É BOM SER COLORADO!

DJ Aldebaran disse...

Então está explicado o porquê de vocês explicarem as partidas entre GRÊMIO X Juventude como sendo entre matriz x filial.

Luiz Portinho disse...

claro, 8x1 na filial de caxias e uma série de 4 gNAIS consecutivos em cima de ti... quer mais ?

cMbR4 disse...

O porto anda impossivel, tempos bons assim pro internacional nao acontecem tao frequentemente assim, eh melhor aproveitar mesmo.

O que sera que o porto fara hoje a noite alem de acompanhar a libertadores pela tv?