quarta-feira, maio 06, 2009

Ano III, Número 120

HORA DE SEPARAR OS HOMENS DOS GURIS

"... Agora, meu espírito evoca-me
a encontrar-te face-à-face. Agora é matar ou ser morto!
Vem! Juremos aos deuses, as maiores testemunhas.
Os deuses supervisionarão nossos compromissos.
"
(Heitor a Aquiles, Ilíada 22.299-302)


Começa nesta semana a fase divertida da Libertadores. Daqui, até o capitão do time campeão receber a taça envolto em confetes, só haverá finais. É a hora do imponderável ser decisivo. Não nos iludamos com o que passou. Não importa absolutamente nada o que aconteceu. Neste momento, há dezesseis times, e TODOS podem levar o título. Não existe diferença entre o Grêmio e seus adversários diretos, até a bola começar a rolar.

Hoje, quando o Grêmio entrar em campo no estádio de Matute, em Lima, a invencibilidade, o melhor saldo, a melhor defesa, não exercerão nenhum fator no desenrolar da partida e da série. É necessário reinventarmo-nos, recomeçarmos. Precisamos mostrar a América que não estamos figurando; que não somos um bando de guris faceiros, nos divertindo, felizes apenas por disputar “La Copa”. É hora de impor nosso jogo e vencer. É o momento de mostrar aos secadores que a tarefa deles continuará ingrata até o fim.

Mas tudo isso depende do nosso comportamento assim que o juiz autorizar o início do embate!

USMP
Dizer que a América Espanhola tem suas diferenças em relação à América Portuguesa é um truísmo. É absolutamente desnecessário fazer tal ressalva. Digo isso apenas para introduzir uma importante distinção: enquanto que a primeira universidade no Brasil surgiu apenas em 1920; no Peru, elas existem desde 1551. São 369 anos de diferença! Para se ter uma idéia de quanto isso é bastante tempo, basta lembrar que Porto Alegre comemorou 237 anos de existência em 2009.

E é bom que a gente saiba sobre a relação do Peru com universidades antes de entrarmos em campo hoje à noite em Lima. O nosso adversário, apesar de jovem futebolística e educacionalmente falando (a Universidad San Martín de Porres é de 1962; seu departamento de esportes, de 2004), representa uma forte tradição daquele país. O que, por si só, já vale todo o nosso respeito.

O nosso adversário apresenta credenciais importantes. Classificou-se em uma chave complicada, dominada pelo bom time do Nacional de Montevidéu, eliminando o River Plate (que perdeu em Lima). Além disso, está invicto nas partidas que disputou como mandante. E não nos esqueçamos tratar-se do atual bicampeão peruano. Nesta temporada, o time está na sétima posição no torneio local, mas muito pela priorização da Libertadores. A única derrota em casa, por exemplo, foi no domingo, quando jogaram poupando jogadores importantes. E os resultados obtidos contra os líderes mostra que está no mesmo nível deles. Portanto, a posição na tabela é enganadora.

Se levarmos de barbada, é aí que perdemos. Marco Licínio Crasso e George Armstrong Custer que o digam...

E, no meio disso tudo, o Brasileiro começa!
Parece que vão lançar um novo DVD na praça: “A Barbada dos Aflitos”. Parabéns ao vizinho pela primeira vitória naquele estádio. Hoje, “treinam” já pensando no Corinthians de Mano Menezes (que não costuma perder para o time do vizinho), naquela que é a segunda partida mais esperada da primeira rodada. A mais esperada, claro, é Grêmio-Santos, no Monumental. Afinal, é Grêmio contra Mancini, é a busca de redenção entre o vice-campeão gaúcho e o vice-campeão paulista, é a reprise da semifinal da Libertadores de 2007, e é o jogo do Grêmio, oras!

Do Brasileiro, tratemos do assunto em momento mais oportuno. Por ora, o pensamento é na Libertadores!

E quede-lhe, o Leonel?
O titular da coluna está de aniversário, pelo que recebeu merecida folga. Volta na semana que vem. E aí, ele fala do Brasileiro...

Saludos inmortales,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene – sancho.brasil@gmail.com



EM QUINTA MARCHA

.

Não há mais como negar, e nem o pessoal do Eixo RJ-SP consegue, o INTERNACIONAL está praticando o melhor futebol do país. Tite tapou a boca de seus críticos (inclusive a minha) e, após fixar o esquema 4-4-2, conferiu um padrão de jogo invejável à equipe. O time base definido foi ganhando corpo durante o Campeonato Gaúcho e atinge, agora, seu auge, empilhando goleadas implacáveis sobre os adversários. É claro que o nível dos inimigos é baixo, mas o INTERNACIONAL prova que está num patamar superior exatamente ao goleá-los de forma implacável. E agora teremos pela frente compromissos intrincados, equipes de tradição e com grupos fortes. Mas o Colorado, todos sabem, cresce quando enfrenta grandes adversários. Saiam da frente, porque o INTERNACIONAL entra no Campeonato Nacional em quinta marcha.

.

JOGAÇO

.

Foi assim que comentaristas do eixo se referiram ao anunciar o duelo entre o INTERNACIONAL e o Corinthians. Não bastasse toda a tradição deste típico clássico de clubes do povo e a história de confrontos inesquecíveis, nesta temporada as duas equipes iniciam o certame na condição de favoritos para erguer a taça em dezembro. Propositalmente, a partida será realizada no mais nobre dos horários, domingo às 4 da tarde. Tudo indica que teremos um show de bola na tarde de domingo. E que vença o Colorado, claro!

.

CARNE e OSSO

.

O vizinho escancarou sua incoerência e a sua visão contraditória em relação à grandeza das torcidas no Rio Grande. Veio se “prosear” com a conquista do “Top of mind” e fechou o tópico específico que criou em sua coluna para abordar tal tema afirmando que “a paixão tricolor é superior a qualquer modinha vermelha”. Mas é muita contradição numa pessoa só! Quer coisa mais da moda do que ganhar prêmio “top of mind” ? Só é “top of mind” quem está na moda. “Top of mind” é sinônimo de marketing... COLORADO é do povo! COLORADO se orgulha de ter freqüentado a coréia! COLORADO canta em português! COLORADO vai ao estádio! COLORADO coloca bandeira na janela! COLORADO não é um número ou um percentual; é torcedor de verdade, de carne e osso.

.

COPA BRASIL

.

Ponte Preta x Coritiba : Vasco x Vitória : Flamengo x INTERNACIONAL : Corinthians contra o vencedor de Fluminense e Goiás. Vencer a Copa Brasil, como se vê, é muito mais complicado do que vencer a Taça Libertadores (que na edição 2009, a partir de hoje, passo a denominar de Sudavarzeana).

.

DIRETO DA SUDAVARZEANA

.

Já é tradicional o Jornal da Globo veicular um bloco inteiramente dedicado à rodada todas as quartas-feira. Em meio à exibição de gols e lances marcantes (e da já clássica ode ao R. Nazário), apresentadores e comentaristas exaltaram os ótimos públicos da noite nos jogos da Copa do Brasil. Repentinamente, a imagem corta para um telão e mostra um estádio completamente vazio, com apenas alguns torcedores vestindo algo muito parecido a um pijama. A imagem volta aos comentaristas esportivos que, em tom de chacota, informaram que se tratava do estádio em Lima, Peru, aonde o time vizinho enfrentou o glorioso San Martin. Tchê, estão de brincadeira conosco ?! De onde saiu tanto time ruim e inexpressivo ?!

.

RÁPIDAS

.

18x1, esse é o saldo do INTERNACIONAL nas 4 últimas partidas contra Caxias, Guarani e Náutico.

.

Taison anotou mais um. A evolução deste guri é coisa de cinema.

.

Assisti vários jogos de Taison, em 2007, pelo Brasileiro Sub-20, assim como os jogos em que ele foi utilizado na temporada passada. Não era das maiores promessas daquela geração. O departamento de futebol do INTERNACIONAL, literalmente, fabricou um baita atacante nos últimos 2 anos.

.

“Já está virando rotina. Como um rolo compressor, o Inter de Tite aniquila com os adversários logo nos primeiros minutos de confronto.” (trecho de matéria do site clicrbs.com.br a respeito da vitória de 2x0 sobre o Náutico);

.

Glaydson, volante, reserva de Sandro, já atuou em 2 ou 3 ocasiões e demonstrou que é um suplente de boa qualidade.

.

Por que as “candinhas” que tanto criticavam Bolívar não apareceram mais para comentar as atuações do “General” nestas últimas 4 ou 5 partidas em que o mesmo teve atuações impecáveis ?!

.

Corinthians e Flamengo na seqüência. Chegou a hora de o Colorado bater nos queridinhos do Eixo RJ-SP.

.

R. Nazario x Índio. Sou mais o nosso Cacique!

.

Nenhum torcedor do mundo merece sofrer tanto como estão os fanáticos pelo Galo Mineiro.

.

Aliás, em que mundo vive uma diretoria que contrata E. Granja e C. Roth ?!

.

“O San Martin não existe como clube de futebol.” (P. E. Denardin em comentário horas antes do enfrentamento de Lima).

.

Tchê, é a ULBRA do Peru. Aliás, a ULBRA fechou seu departamento de futebol. Já vai tarde!

.

Copa Brasil, Campeonato Nacional, Recopa Sudamericana, Copa Suruga, Copa Sudamericana. INTERNACIONAL terá uma maratona de jogos, disputando 5 competições de primeiro nível, no segundo semestre.

.

São os ônus da grandeza.

.

Saudações rubras, do CENTENÁRIO, DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

.

Luiz Portinho

7 comentários:

Luiz Portinho disse...

excelente coluna sancho. mas olha aqui ô, essa tua da tradição universitária peruana tá demais! proponho, então, que se crie o Sudamericano de universidades, aí nós mandamos a ULBRA de representante para enfrentar a U di Chile e esse san martin e as outras nabas universitárias q. estão por aí.

Francinei Bentes disse...

Porto,

Quem não joga Libertadores, vai de Rondonópolis e Guarani mesmo...
Agora colocar a Liber em um patamar abaixo da Copa do Brasil é muita pretensão né...
Então na verdade tu estás homenageando o Grêmio, ao lado do Cruzeiro o MAIOR vencedor da Copa do Brasil...
Obrigado, mas não merecemos tal honra, preferimos tentar a AMÉRICA (aliás, é para isso que serve a Copa do Brasil, não?)
Se a Liber é varzeana, o que seria a Sula então, na qual alguns clubes mandam até o técnico reserva! Campeonato de bairro?

milton disse...

Po, falar da copa suruga de competicao de primeiro nivel eh outra grande gafe cometida pelo porto no espaco de nao muito tempo. Quanta incoerencia, tche, e ainda quer vir falar de libertadores, competicao da qual nao teve qualidade pra nem no minimo disputar.

A rejeicao do porto a libertadores eh garantia de risos pra todos os gremistas do blog!

jo disse...

el gauchon sem grife ou filhotes da américa(boca , são paulo ,palmeiras gremio ,estudiantes ,chivas) não se compara com a copa do brasil com decisões entre times que tem taça novinha no armário ,porto!

cMbR4 disse...

Cara, como fala bobagem o jo....

jo disse...

CAROL FILHOTES DA AMÉRICA SÃO:GREMIO NEM VOU COMENTAR - SÃO PAULO PERDEU FINAL PRA NÓS EM CASA - ESTUDIANTES GANHAMOS COM 10 LÁ DENTRO DA ARGENTINA - BOCA NUNCA GANHOU DE NÓS NO BEIRA RIO E TEM RETROSPECTO PIOR QUE O NOSSO NO CONFRONTO DIRETO CHIVAS - SAPATEAMOS 6X0 ANO PASSADO , PALMEIRAS ENFIAMOS 4 NELES COM O LUXA FELIZ POR TER LEVADO TÃO POUCO!

cMbR4 disse...

tststststs... cada argumento furado...