terça-feira, junho 23, 2009

Ano III, Número 127


SEM COMENTÁRIOS


Gostaria de sumir por uma semana e não tecer qualquer tipo de comentário sobre futebol. Mas não há como fazê-lo. Não posso decepcionar os leitores assíduos deste espaço e simplesmente me ausentar. É preciso encarar os fatos. Foi a pior semana do ano em termos futebolísticos. O Colorado, mau acostumado por um semestre inteiro de sucessos (até então limitado a escassas derrotas para Rondonópolis e Curitiba - esta última com regulamento embaixo do braço); um semestre de caneco do Gauchão no armário. Enfim, estávamos tão mau acostumados que as duas derrotas da semana passada se tornaram ainda mais sofridas. Mas a última coisa que devemos fazer neste momento é concordar com a imprensa e a sua tentativa de criar uma “terra arrasada” diante dos dois resultados negativos. Não é hora de precipitações. O trem continua nos trilhos. As próximas duas semanas reservam compromissos importantes. LDU, Coritiba e, finalmente, o grande jogo contra o Corinthians. Três grandes jogos dentro do Gigante da Beira-Rio. É hora do torcedor apoiar o time.


MARACANITO

Foi lastimável a atuação de domingo no Maracanã. Tudo deu errado. A equipe se portou muito mal coletivamente e individualmente ninguém se salvou (quem sabe Guiñazu – com a disposição de sempre). Giuliano (em quem aposto minhas fichas) e Alecsandro não entraram em campo. O Flamengo alugou a meia cancha e ali construiu uma vitória sólida. O lateral direito Danilo teve sua pior atuação pelo Colorado. Álvaro esteve muito mal (não seria a hora de efetiva D. Moraes?!). M. Cordeiro não conseguiu ir além de sua limitação técnica natural. Para piorar, as substituições de Tite, como de costume, não alteraram nem o esquema tático e muito menos as alternativas de jogo. Tarde de domingo para esquecer!


COMO PRECONIZEI...

Leio a coluna da última semana. Infelizmente, ao que parece, ela não foi apresentada a Tite. Nenhum dos caminhos da vitória que apresentei foram explorados pelo INTERNACIONAL. Pior ainda, falei que Danilo, M. Cordeiro, Andrezinho e Alecsandro teriam de contribuir para que a equipe voltasse de São Paulo com um bom resultado. Alecsandro não entrou em campo, Danilo foi o grande furo defensivo, M. Cordeiro e Andrezinho foram discretos. Não conseguimos marcar um gol fora de casa e, portanto, não soubemos utilizar o regulamento. Os homens do INTERNACIONAL não leram minha última coluna!!!


COPA BRASIL I

A partida de ida no Pacaembu revelou um time torto e um treinador sem inspiração alguma. Tite foi refém do bom esquema 4-4-2 que implantou e não teve alternativas táticas capazes de alterar o quadro. Abordei o tema com detalhes em postagem do meu blog pessoal intitulada de “Figura Nula” (para acessá-la clique aqui). O jogo de ida foi marcado também pelos equívocos da arbitragem. Também abordei o tema na postagem “Máfia Curintiana” (clique aqui para acessá-la).


COPA BRASIL II

Nem o mais pessimista dos Colorados com que já conversei duvida das possibilidades de vencermos o Corinthians por mais de dois golos e levantar a Taça da Copa Brasil. A trajetória do INTERNACIONAL na temporada autoriza este raciocínio. Com a equipe que temos e a campanha até aqui realizada, o INTERNACIONAL possui todas as condições de reverter o cenário negativo pintado em São Paulo. Mas, para tanto, é preciso que Tite seja ousado e utilize todas as alternativas táticas que o plantel lhe franqueia.


ALTERNATIVAS

Falei mais de uma vez já que Tite não possui alternativas ao esquema tático. Deixo aqui algumas: 4-3-3: Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro (prefiro D. Moraes, mas não é momento de troca), Kleber; Sandro, Andrezinho e D´Alessandro; Taison, Nilmar e M. Cordeiro. Vão me chamar de louco, tirei Guiñazu do time. Então vamos lá: Lauro; Bolívar, Índio e Álvaro; Sandro, Guiñazu (fechando a lateral esquerda), Andrezinho e D´Alessandro; Taison, Nilmar e M. Cordeiro (ou Alecsandro). Acorda Tite!


CAPITAL DA AMÉRICA

Não adianta vir com papo furado. Nesta semana, Porto Alegre será a Capital da América novamente em termos futebolísticos. INTERNACIONAL x LDU farão o grande confronto do futebol sudamericano na temporada até o presente momento. Os atuais detentores das taças da Libertadores e da Sudamericana farão um jogo transmitido para mais de 100 países e que dará ao vencedor do confronto uma vaga na Taça Libertadores 2010. Finalmente um jogo internacional de primeiro nível em Porto Alegre. era hora!


SELEÇÃO

Dunga segue calando seus críticos. A vitória contra a Itália foi grande. Hoje ouvi comentários de que nunca se viu um contra-ataque tão rápido e mortal com a camisa verde e amarela. Exagero, mas que a velocidade e efetividade de nossos dianteiros deu gosto de ver. Sobrou para os italianos que podem até não estar com uma grande equipe, mas, sempre é bom lembrar, são os atuais campeões do mundo.


ESTÁ REGISTRADO NA HISTÓRIA

Falei de seleção. Aliás, há três semanas venho abordando o tema e destacando a presença de Lúcio, Pato Alexandre, Nilmar, do comandante Dunga. E ainda tem o P. Paixão e o F. Mahseredjan na preparação física. Enfim, os Colorados, definitivamente, tomaram conta da seleção brasileira. Mas também estão por lá o goleiro batedor de roupa, o Vitor, que, dizem, está desempenhando uma função de carregador de luvas fantástica para o Gomes e o J. César. E também está por lá, identificado com as cores vizinhas, o F. Melo. Sim, ele mesmo! Quem não lembra da temporada 2004 em que F. Melo vestiu a camisa tricolor ?! Ele era um dos integrantes daquele time que se notabilizou pela POLTRONA 36. Lembra vizinho ?! F. Melo, Capone, Bilica. Está registrado na história.


RÁPIDAS

Ouvi dizer que a tal de princesa na qual o vizinho tanto fala ultimamente é chegada num pãozinho de queijo.

Mais, é vegetariana, não come carne. A tal de princesa não quer nada contigo vizinho! Cai na real rapaz!!!

O melhor da Copa das Confederações não é o futebol praticado pela seleção brasileira ou a empolgação da torcida bafana-bafana;

Nada supera o inglês de J. Santana. O Funk do Tio Jejão é impagável. Vale conferir!

Três jogos dentro do Beira-Rio em uma semana.

É hora de utilizarmos força máxima nas três partidas.

Aliás, a derrota para o Flamengo foi o pano de fundo de críticas severas ao plantel Colorado.

As candinhas saíram da toca e, oportunistas, indagaram aonde está o grande plantel Colorado (de forma irônica, claro!).

Pois eu digo aonde está. Está na tabela do campeonato nacional, na vice liderança do certame.

Vamos parar de hipocrisia. Nenhum time resiste a tantas baixas. Temos um grande plantel sim, mas, evidentemente, haverá tropeços durante o campeonato.

Como anunciei na última semana, Bolívar permanecerá no Gigante da Beira-Rio.

Grande providência de F. Carvalho!!!

Está chegando o dia dos 100 mil sócios! Já somos mais de 98 mil.

É muita grandeza!!!

E por falar em grandeza, INTERNACIONAL x LDU. Que grande jogo!

TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO BEIRA-RIO.

VAMO INTER... RUMO A MAIS UMA CONQUISTA.


Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*38), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.

Luiz Portinho



MUDANÇA ASTRAL


Já há no ar alguns sinais de que nosso inferno astral pode estar acabando. Alvíssaras! As bolas não só pararam de entrar no nosso gol nos finais das partidas, como começaram a entrar nos gols adversários. O time do vizinho a cinco jogos que não ganha de ninguém. Estamos na semifinal da Libertadores, e o vizinho vai jogar a segunda partida da final da Copa do Brasil com 2-0 contra no lombo. Quando quase pagamos um vexame no sábado, vem o domingo; e não só nosso vizinho cai de 4, como nosso adversário na Libertadores, também (e para o Grêmio... Barueri)!


Claro que tudo pode mudar no breve espaço de uma semana, mas, neste momento (e a coluna relata SEMPRE este momento), a pulga está atrás da orelha deles. Semana que vem é matéria para a coluna da semana que vem. Nesta, a força dos astros parece estar conosco. Que continue assim...

"Por que me miras, se no me sacas para bailar?"
Pois, bailemos, entonces! E que baile! Simplesmente, em 50 anos, é a primeira vez que TODOS os semifinalistas são ex-campeões do torneio. Na mesa, as cartas mostram DEZ títulos compartidos entre as quatro equipes.


Com colombianos, chilenos, peruanos e venezuelanos deixados devidamente para trás, chegou a hora de um confronto interno da América lusófona; que é para "arrebentar na pista" com uma música difícil, e deixar La Copa esbaforida, suada e querendo mais. Temos que pensar uma música, cada passo, de cada vez.

Na quarta-feira, dia 24 de junho, às 21h50min, no Mineirão, a primeira decisão. Estamos invictos fora de casa, e será ótimo se continuarmos assim. É possível vencer amanhã. Acreditemos.

O Adversário
Saiu a lista dos convocados por Adílson Batista (campeão da América pelo Grêmio) para o jogo:

Goleiros: Andrey e Fábio
Laterais: Jancarlos e Jonathan
Zagueiros: Anderson, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Thiago Heleno
Volantes: Elicarlos, Fabinho, Henrique e Marquinhos Paraná
Meias: Bernardo, Gerson Magrão e Wagner
Atacantes: Kléber, Thiago Ribeiro, Wanderley, Wellington Paulista e Zé Carlos
(Esse material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação)


O time titular deve ser: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Marquinhos Paraná, Elicarlos, Henrique e Wagner; Wellington Paulista e Kleber.

Jogo difícil, mas é bom saber que eles também estão preocupados conosco, e que Ramires está na África do Sul.

E o Nosso Time?
Eis os convocados por Paulo Autuori (campeão da América pelo Cruzeiro) com a missão de voltar de Belo Horizonte com a classificação encaminhada:

Goleiros: Marcelo Grohe e Alessandro
Alas/Laterais: Ruy, Fabio Santos e Jadilson
Zagueiros/Centrais: Léo, Réver, Thiego e Rafael Marques
Meio-Campistas: Souza, Tcheco, Douglas Costa, Maylson, Adilson e Tulio
Atacantes: Maxi López, Jonas, Herrera e Alex Mineiro


Os grupos são semelhantes, os times se equivalem. A decisão será no detalhe. Para os "vizinhos" secarem na TV!

E falando em vizinho...
Seria interessante que o vizinho se informasse sobre a proposta de jubilamento de conselheiros no Olímpico antes de se manifestar. Como está, o conselheiro deve requisitar seu jubilamento, caso queira, e preencha as condições. Nada além. Se não quiser, poderá continuar participando das eleições do Conselho Deliberativo.


O vizinho quer provar racismo no Grêmio por evento ocorrido há 57 anos. Pois que ele saiba que o clube dele passou VINTE ANOS sem aceitar descendentes de escravos em suas fileiras. Já o Grêmio, pelo menos, nunca se recusou a jogar contra. Pois o clube vizinho se recusou a jogar contra, e vetou a participação de um clube de mulatos na Liga. Roto falando do esfarrapado, não?

Os péssimos resultados de campo estão revelando o pior do vizinho.

Rápidas
Atenção, treinadores do mundo, NUNCA, em hipótese alguma, ataquem a Seleção Brasileira. A não ser, claro, que queiram passar vergonha, como passaram Argentina, Uruguai e Itália.

Cruzeiro-Grêmio, na quarta-feira, depois da novela. Semifinal da Libertadores para eixistas assistirem no sofá!

Celso Roth, líder do Brasileirão. (e agora, Aldeba?)

Muricy demitido. Direção do São Paulo enlouqueceu.

Ronaldinho pode voltar em 2011. Ainda bem que sou eu, e não o Aldebaran a escrever hoje, senão... Para mim, a questão é simples. Se ele quiser jogar, será bem-vindo. Mas se ele quiser ser Adriano ou Ronaldo, esquece. É melhor ir para São Paulo ou Rio. Não há dinheiro no Grêmio e em Porto Alegre para pagar festa de boleiro. Mas para ter um baita jogador de futebol, se dá um jeito.

Aqueles que reclamam da quantidade de cornetas nos estádios da África só dizem isso porque nunca freqüentaram as sociais do Olímpico!

Saludos de un Libertador de América,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

13 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Apenas poderão assistir no sofá os eixistas que possuírem TV por assinatura, pois a grade de programação da Globo para RJ e SP prevê um filme para o horário do jogo.

Luiz Portinho disse...

tu tá de brincadeira que os recalcados não vão passar gre x CRU Aldebaran ?!?!?! é demais!!!

Luiz Portinho disse...

esssa da corneta foi sensacional sancho!!!

milton disse...

Alguem mais nao percebeu que no documento "semis-cruzeiro-gremio" do site oficial da conmebol erra ao dizer que o gremio nao foi finalista em 2007?

Dizem que ambos cruzeiro e gremio disputaram 3 finais de libertadores, so que pra nos foram 4.

10 libertadores numa semi-final eh o bixo, nao ha colorado que possa negar a tradicao de cada um dos 4 clubes!!

DJ Aldebaran disse...

Porto: o jogo GREMIO X Cruzeiro passará pra todo o Brasil, via Grobo, MENOS pra RJ e SP. Tà no site da Grobo pra quem quiser conferir.

DJ Aldebaran disse...

taí o link: http://redeglobo.globo.com/Tv_globo/Programacao/0,,PGO0-15705,00.html#programacao10842

cMbR4 disse...

O eixo nao tem nem sao paulo nem palmeiras, portanto nao se importam em mostrar um filme do que ver dois dos seus algozes disputarem vaga na libertadores.

Mas eu tenho uma pergunta pro porto: da onde tu tirou a informacao da vaga pra libertadores vir do campeao da recopa? Nao seria isso outro "sonho" vermelho como foi a sul americana no ano passado?

Luiz Portinho disse...

com certeza Milton, agora a coisa esquentou... seria burrice não admitir a tradição dos 4 semifinalistas... mas, vamos e venhamos, não é muito tarde para esquentar ?!?!?! sou do tempo em que Libertadores, já na primeira fase, era complicação (vide o grupo do Inter em 2007 com Nacional-URU e Velez)... mais complicado ainda era nos anos 70/80 qdo. só classificava o 1o de grupo de 4 (com 2 de cada país). aliás, esse era o formato clássico da Libertadores, inclusive porque configurava (indiretamente) uma verdadeira batalha direta entre os dois países nas 5 chaves classificatórias.

Luiz Portinho disse...

tchê Aldebaran, tô estupefado com essa atitude da "Grobo"... é muito recalque cara... esse pessoal do Eixo não tem jeito... que tal uma nota de repúdio do blogNAL ?! (enviada aos canais competentes da grobo é claro!). vamos convocar o Santana (em nome de seu site) a fazê-lo tb... eu assino embaixo!

Luiz Portinho disse...

eu li no correio do povo Carol. reproduziam uma declaração do fernando carvalho... confesso q. tambem fiquei surpreso. será q. confere ?

San Tell d'Euskadi disse...

Porto, este ano teve Liga, Colo-Colo, Sport e Palmeiras. Em 2007, o grupo do Grêmio decidiu os dois classificados na última rodada, e ambos chegaram nas semifinais.

Na década de 90, classificavam 3! E, ainda assim, os mata-mata eram difíceis porque os brasileiros eram obrigados a cruzar entre si.

Nesta edição, o Grêmio pegou o USMP, mas o Boca, que ficara em segundo, teve o Defensor como adversário.

Não importa a fórmula, é sempre difícil para alguns e mais tranqüilos para outros, até que fica f*d@ para todo mundo...

No fim, o título vem com competência e sorte somados.

cMbR4 disse...

Pois eh, Porto, seria uma baita noticia. O melhor atalho para ficar na Libertadores sem duvida, mas me pergunto se eles nao se confundiram com o campeao da sul americana entrando na libertadores a partir de 2010.

Cara, quanta confusao. Um grande jogo e o Maxi e a direcao me aprontam isso? Eh muita estupidez.

Francinei Bentes disse...

Pior Carol,

Acho que o Maxi devia ser preso por um ano e deportado pra Argentina não só por isso, mas também por perder aquele gol no primeiro tempo! Quase infartei nesse jogo...
E na volta, 2 x 0, EU ACREDITO!