quarta-feira, julho 29, 2009

Ano III, Número 132

TIME CASEIRO

Nesta quinta-feira o GRÊMIO enfrenta o São Paulo tentando quebrar um tabu que está incomodando por demais todos no GRÊMIO, desde direção até torcedores: seguimos sem vencer fora de casa. E o pior: nosso aproveitamento fora do Olímpico é o pior dentre todos os 20 clubes da série A: apenas 5,6%.

Contrastando com isto, o GRÊMIO está invicto dentro do Olímpico. Mantivemos a condição depois de bater o Santo André de virada por 3x2, com excelentes atuações de Rafael Marques, que fez dois gols, e Souza, autor de um golaço e do cruzamento para o terceiro gol.

O time do São Paulo ainda está tentando encontrar seu rumo depois do início vacilante no campeonato, a saída de Muricy Ramalho e a entrada de Ricardo Gomes. É um adversário perigoso, principalmente jogando em seus domínios. Ano passado, vitória nossa lá por 1x0, gol do zagueiro Pereira, logo na estreia.


O QUE O BRASILEIRO NOS RESERVA

Após o duríssimo confronto contra o São Paulo nós temos outra pedreira, desta vez em casa. Trata-se do Cruzeiro, nosso algoz na Libertadores. Um time que também procura acertar seu passo no Brasileiro enfrentará um GRÊMIO ávido por vingança. E a torcida se fará presente. O jogo é às 18h30min de domingo. E a meteorologia prevê frio intenso. Como foi no último sábado, debaixo de 5ºC, no jogo contra o Santo André.

Depois, dois jogos complicados fora de casa na mesma semana: o sempre perigoso Palmeiras e o emergente Barueri. Daí, uma pausa de uma semana e terminamos o 1º turno enfrentando o Flamengo no Olímpico.

Se o GRÊMIO quer a vaga para a Libertadores, é imperativo que façamos no mínimo 10 pontos nos próximos 15 disputados.

Eu já disse aqui e repito: se vier vaga pra Libertadores é lucro.


A REPERCUSSÃO DA SEMANA

Depois da derrota pro Avaí, que já emplacou 4 vitórias consecutivas no campeonato, o capitão Tcheco foi muito cobrado. Pois de novo não foi visto em campo. E daí ele veio com aquele papo de que quando o time perde a cobrança é em cima dele e quando o time ganha quem é procurado são os ‘bonitinhos da torcida’, parecendo que ele se referia a Maxi Lopez e Souza.

A minha opinião sobre o Tcheco todos sabem. Eu acho muito difícil ver um time que tenha ele como capitão e como camisa 10 do time levantar alguma taça importante. E eu venho dizendo isto no mínimo há 2 anos, quando ele simplesmente tremeu na final da Libertadores em plena Bombonera.

Se quisermos mais do que uma vaga na Sul-Americana, precisamos de um meia que jogue pela esquerda pra assumir a titularidade ao lado de Souza, botando Tcheco no banco e dando a braçadeira de capitão para o Réver ou para o Victor. Já sugeri o nome de Damián Escudero, que não vai ser aproveitado no Villareal e cairia como uma luva no meio-campo gremista.


A REPERCUSSÃO DA SEMANA II

A vitória frente ao Santo André acalmou os ânimos, principalmente com as boas atuações de Souza, que jogou o que se espera de um jogador em quem se apostou tanto, e Rafael Marques, que pede passagem neste time titular.

Contra o Avaí, a equipe foi mal como um todo. Paulo Autuori deveria pegar aquele jogo como um exemplo do que o time NÃO deve fazer numa partida, principalmente durante o segundo tempo, quando por muito tempo chegamos a ter vantagem numérica. Aliás, precisamos detectar o que aconteceu naquela partida pra que não volte a ocorrer.


RAPIDINHAS

Esta terça-feira, 28 de julho, marcou 26 anos da conquista da primeira Libertadores pelo GRÊMIO, com gols de Caio e César. Foi o dia que a América conheceu a força do GRÊMIO.


O Benfica teria demonstrado interesse em contratar o goleiro Victor, mas teria desistido ante à pedida do GRÊMIO e do Paulista de Jundiaí, clubes que dividem o vínculo do jogador. O valor teria sido algo em torno de € 5 milhões.


Parabéns, direção omissa! O experiente volante Emerson, que já declarou que quer encerrar sua carreira no GRÊMIO, foi anunciado pelo... Santos!


Torcedores fizeram um site pedindo a saída de Tcheco. Eis o endereço: http://www.saitcheco.com/. E só pra constar: eu não tenho NADA a ver com isto!


Estou ansioso pra ler a coluna do vizinho. Trovoadas no aterro marginal do Guaíba!


Ainda terminaremos este campeonato na frente deles. Pode escrever.


O GRÊMIO, atual campeão da Taça BH, está nas semifinais da competição. Passamos pelas oitavas aplicando 4x0 no Goiás. Nas quartas, novo 4x0 em cima do Atlético-PR. Agora, nosso adversário será o Atlético-MG e o jogo será no Mineirão.


O destino de Orteman deve ser o San Lorenzo.


William Thiego renovou contrato até 2012.


Saudações Maxi-Imortais,

Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração



“SACUDIDA NO VESTIÁRIO”, AGORA ?

.
Não há como eleger outro título. O assunto da semana é, fora de dúvidas, “a sacudida de vestiário” anunciada por F. Carvalho logo ao término da ridícula derrota para o Botafogo no Rio de Janeiro. Mas, com todo respeito à competência e sabedoria de Carvalho, as providências demoraram. A sacudida chega tarde. Carvalho poderia ter nos poupado das pífias apresentações contra a LDU, da derrota no clássico e desse jogo ridículo contra o Botafogo. No dia 14.julho (coluna n. 130), escrevi que “o decréscimo de produção individual generalizado é um sintoma de contaminação do vestiário”. Estava mais claro que o brilho do sol, tanto que conclui o tópico entitulado de “Vestiário” com a seguinte recomendação: “F. Carvalho precisa agir com rapidez e precisão para evitar piores conseqüências.”. Mas parece que a diretoria do INTERNACIONAL não quis enxergar os problemas que eram evidentes. E como diz o velho dito popular, o pior cego é aquele que não quer enxergar!
.
CHUTE NA PORTA
.
O episódio da "sacudida no vestiário" deixou evidente que Tite perdeu o controle do grupo. E isso é preocupante. Agora Tite, definitivamente, é refém dos resultados. O "chute na porta do vestiário" sempre é a derradeira atitude da diretoria antes de afastar o treinador.
.
NOVO TIME I
.
Sandro, Guiñazu, Giuliano e Andrezinho. Essa deve ser a meia cancha contra o Barueri. Na mesma coluna n. 130 que acima menciono, abordei os péssimos desempenhos de Magrão e D´Alessandro e sugeri exatamente esta meia cancha para o confronto com o Fluminense (trocando Glaydson por Sandro, em virtude da lesão, à época, deste último). Nosso treinador, assim como a direção, também parece não querer enxergar o que é óbvio.
.
NOVO TIME II
.
A defesa não deve mudar. Bolivar, Índio, Sorondo e Kleber. Só espero que Tite trata de oferecer suporte para os laterais. Como venho afirmando, nossos laterais defendem e apóiam sem a companhia ideal, ficando, por isso, expostos. No ataque, com o afastamento provisório de D´Alessandro, abre-se a vaga de estrangeiro para que Bolaños seja aproveitado. Mas as notícias dão conta que Taison joga ao lado de Alecsandro.
.
NOVO TIME III
.
Portanto, como se vê, apenas na meia cancha teremos mudanças. E não só de nomes. O losango cede ao quadrado, com Giuliano e Andrezinho atuando mais próximos dos dois atacantes. É uma boa providência, especialmente pela perda de qualidade ofensiva em decorrência da venda de Nilmar. Tite anuncia que Kleber terá mais liberdade para apoiar. Ver para crer!
.
OS PONTOS CORRIDOS
.
O sistema de disputa por pontos corridos é tão peculiar que nem mesmo a queda de produção abissal do INTER foi capaz de nos afastar do G4. A gordura acumulada nas 10 primeiras rodadas, boa parte com times mistos ou reservas, era tão grande que permanecemos entre os líderes. E, mais, os adversários principais tropeçam, como é o caso do Galo Mineiro na última rodada. Minha preocupação é com o São Paulo que já começou a acertar seu time e a embalar para a parte de cima da tabela.
.
TERRA DO SOL NASCENTE
.
Já disse na última semana e volto a afirmar, essa viagem ao Japão será de grande valia para o INTERNACIONAL. Não tanto pelo valor da Suruga Bank, que possui sim valor comercial e de mercado para o clube, mas especialmente pela possibilidade de reagrupar os jogadores. O afastamento do grupo por 12 dias servirá para reestruturar a equipe.
.
D´ALESSANDRO
.
O argentino foi afastado do grupo e treina em separado. Depois da atuação displicente nos 45 minutos iniciais no Rio de Janeiro contra o Botafogo era o mínimo que poderia acontecer. A falta de participação de D´Alessandro beirou o deboche com o torcedor Colorado.
.
MAGRÃO
.
A notícia que leio, agora, dá conta que Magrão sofreu pancada no tornozelo no treino e está fora da partida contra o Barueri. Estranho! Suspeito! Ainda mais com a declaração do médico de que Magrão não deve viajar para o Japão. Algo me diz que esta lesão do Magrão é 171 brabo.
.
PORTÃO 8
.
A delegação do INTER foi alvo de fortes manifestações, no aeroporto, durante a chegada do Rio de Janeiro. Não concordo com quem critica tais manifestações. O torcedor precisa ser respeitado e tem sim o direito de manifestar sua inconformidade. Os profissionais sim não agiram bem ao provocar os torcedores. Tite e Taison poderiam ter criado um confronto por responderem aos torcedores. São pagos e muito bem e devem estar preparados para ouvir as críticas de quem lhes paga (o torcedor). Aliás, que falta faz o PORTÃO 8!
.
ESTÁ REGISTRADO NA HISTÓRIA
.
O Internacional, como em muitos outros aspectos, é pioneiro em Torcidas. Jogador na década de 20, V. Rao acabou escrevendo seu nome na história na década de 40, como insuperável animador e organizador de torcida. Rao foi pioneiro a levar FAIXAS, BANDEIRAS e FOGUETES aos estádios. A torcida do grêmio dizia que aquilo era coisa de crioulo, mas um dia os gremistas não resistiram e também aderiram as faixas e foguetes. RAO estava preparado e abriu um enorme pano no estádio escrito: "Imitando crioulo, heim?". Está escrito e está registrado na história.
.
RÁPIDAS
.
Celeiro de Ases trouxe mais DUAS TAÇAS para o Beira-Rio. No final de semana fomos CAMPEÕES da Copa Brasil nas categorias sub15 e sub17. Para maiores detalhes clique aqui.
.
A euforia do vizinho na última coluna, pós vitória no clássico, denota com propriedade o sofrimento do rapazote durante dois anos e sete clássicos sem vencer.
.
Falei acima do São Paulo. Escrevi mais detalhadamente a respeito em meu sítio pessoal na postagem REVENDO CONVICÇÕES.
.
Copa Suruga faz parte do CALENDÁRIO OFICIAL DA FIFA.
.
Para desespero do vizinho!
.
Partida contra o Barueri será o jogo de número 1000 do INTERNACIONAL em campeonatos nacionais;
.
São 442 vitórias, 276 empates e 281 derrotas. O time marcou 1.373 gols e levou 1.011, um saldo positivo de 362;
.
Barueri que é um visitante terrível. Das 7 partidas fora de casa perdeu 1, venceu outra e empatou 5. Parada duríssima!
.
Clemer já figura no banco de reservas.
.
Alguém duvida que possa voltar em breve ao time ?!
.
E se Clemer voltar alguém tem dúvidas de quem será o Capitão do time ?!
.
Santos mobilizado para contratar Fernandão.
.
Posso apostar que o Beira-Rio seria o caminho de Fernandão, caso volte ao futebol brasileiro.
.
Por que nenhum clube da Série A contrata o Edno da Portuguesa ?
.
A propósito de SEGUNDA DIVISÃO, caro vizinho, tu que conheces tão bem o tema, esse Bilica do Vila Nova de Goiás é aquele mesmo que fez peripécias na POLTRONA 36 do teu ônibus ?
.
“Eu vou voltar jogando bem” (declaração de D´Alessandro hoje após o treino).
.
Tchê, “cumpay”, é o mínimo que nós COLORADOS esperamos.
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
L. Portinho

2 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

De acordo com o dicionário:

Crioulo; adj. - oriundo do Rio Grande do Sul. ex. Chama Crioula; cavalo crioulo.

Logo, "Coisa de crioulo" é "coisa de gaúcho".

Um abraço.

San Tell d'Euskadi disse...

Para toda ação corresponde uma reação igual e contrária:

http://ficatcheco.blogspot.com/