terça-feira, setembro 22, 2009

Ano III, Número 140

MELHOR CAMPANHA DO RETURNO


Estamos fazendo um excelente início de returno. Com 11 pontos ganhos em 18 disputados, somos o time de melhor campanha no returno do Brasileiro. Mesma campanha de São Paulo e Vitória, mas temos melhor saldo de gols do que os dois anteriores.

Já alguns cavalos paraguaios que andaram aparecendo por aí amargam a 18ª campanha no turno de volta do Brasileiro. Melhores apenas do que Botafogo e Fluminense.


CETICISMO

Há de se reconhecer que, se formos analisar contra quem jogamos, os resultados estão explicados. Até perdemos 4 pontos que eram pra ter sido conquistados, o que nos deixaria hoje como um dos postulantes ao título. As vitórias contra Náutico e Fluminense eram obrigação, por isso nem a goleada por 5x1 contra o lanterna do campeonato me animou.


CETICISMO II

Nas duas semanas que estive ausente do blog, o Sancho comentou que o mês de setembro era crucial para as pretensões gremistas, já que enfrentaria adversários teoricamente fáceis dentro do Olímpico, e colocamos também o jogo contra o Sport, já no começo de outubro, dentro deste contexto. Por enquanto os resultados vêm sendo razoáveis. No entanto, para que o GRÊMIO dê alguma condição de se acreditar nele, terá que vencer o jogo dificílimo contra o Goiás lá no Serra Dourada, que vale briga direta por uma posição dentro do G-4. Vencendo o time de Hélio dos Anjos, empatamos em pontos com eles, mas passamos nos critérios. Ficaríamos com uma vitória a mais.


CETICISMO III

Outubro nos reserva confrontos bem mais complicados fora de casa. Depois do Sport, voltaremos a jogar quarta e domingo. Teremos dois confrontos complicados na sequência, contra Atlético-PR e Corinthians. Voltamos pra enfrentar o Coritiba uma semana depois, daí jogamos o clássico na casa deles e encerramos o mês jogando contra o Avaí em casa.


CETICISMO IV

Portanto, uma vitória contra o Goiás pode me fazer começar a acreditar que consigamos algo mais do que obter participação na Copa do Brasil e na Sudamericana do ano que vem.


RAPIDINHAS

Na edição nro. 111, o vizinho chama a Universidad de Chile de inexpressiva, dizendo que é um time que nunca foi a lugar nenhum. Agora, quero ver o que dirá o vizinho, já que enfrenta "La U" pela Sudavarzeana.


Pouco a falar sobre GRÊMIO 5x1 Fluminense. Até porque nosso adversário, com Ruy Cabeção na lateral e Cuca de técnico, não pode esperar nada além da lanterna. E teve time por aqui que pariu uma bigorna pra ganhar deles em casa.


Aliás, a piada da semana: O que há abaixo do pré-sal? O Fluminense.


GRÊMIO tem apenas 2 vitórias na história no Serra Dourada. Em 96 e em 2008.


Serra Dourada, aliás, que possui o gramado com as maiores dimensões dentre os utilizados pelos times da Série A: 118 x 80m.


Os dados acima são do Blog do Torcedor, do Globo Esporte.


Joílson, Jadilson e Makelelê dispensados.


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração



A VOLTA DO 352
.
Cresce o clamor da imprensa pela volta do famigerado 352. Notícias de hoje dão conta que Tite utilizou o sistema no treinamento fechado. Meu leitor sabe que não concordo. Ainda mais no atual momento. A derrota para o Vitória domingo foi circunstancial. Dominamos a partida na primeira etapa (no 442) e sofremos um gol de bola parada em cobrança de escanteio. Daí por diante tentamos o empate e fomos fulminados por uma penalidade duvidosa atribuída a Índio. Não há razões para desespero e, muito menos, para alterações táticas bruscas. Por que ao invés de trocar o esquema Tite não realiza treinamento para evitar gols adversários em jogadas aéreas e/ou bolas paradas ?
.
TAISON PAGOU O PATO
.
Sobrou para Taison. O plantão esportivo da Guaíba acaba de noticiar o ingresso de Edu ao lado de Alecsandro e a saída do guri de Canguçu do time. Há horas Taison é vítima de críticas injustas. Em Salvador criou os principais lances ofensivos. Perdeu dois ou três golos sim, mas só perde gol quem cria oportunidades para fazê-los. Taison é vítima da velha e nefasta política do INTERNACIONAL de desprestigiar a gurizada da base.
.
OUSADIA I
.
Há cerca de um mês (coluna 136) denunciei explicitamente a falta de ousadia de Tite, especialmente diante das substituições conservadoras quando em placares adversos contra Palmeiras e Corinthians. Sábado, contudo, nosso treinador se superou. O ingresso de W. Libano (nada contra o guri!) no lugar de D’Alessandro foi dessas coisas de atirar o radinho na parede. O que pretendia Tite naquele momento ?
.
OUSADIA II
.
Tite poderia ter colocado Edu no lugar do argentino, ao lado de Taison (mais recuado) e Alecsandro. Ou poderia ter incluído Marquinhos pelo lado esquerdo deslocando Taison para a direita e fixando Alecsandro na área. 433 com dois pontas abertos, sim, o placar adverso recomendava a ousadia. Aliás, Marquinhos entrou muito bem nos 8 minutos finais.
.
D’ALESSANDRO
.
Por falar em D’Alessandro, creio que minha tese de que o argentino deveria ficar umas 5 ou 6 partidas no banco de reserva depois de sua volta da suspensão está plenamente justificada. Mas Tite, pelo que se vê, foi “conquistado” pelo exuberante desempenho do argentino na partida contra o Galo Mineiro. D’Alessandro já não estivera bem contra o Cruzeiro e, sábado, em Salvador, foi nítido que se escondeu do jogo. Repetiu o deboche com o torcedor Colorado que havia feito no Rio de Janeiro na partida contra o Botafogo (coluna n. 132).
.
SUDAMERICANA
.
Amanhã estrearemos na Sudamericana para defender o título. É uma grande competição e não chega a 4 milhões (40% da população do RS) o número de pessoas que assim não a considera (embora tal opinião deva mudar até o final deste ano). O Colorado vai com força máxima contra a U de Chile, em busca do bicampeonato.
.
RANKING
.
Foi elaborado o ranking definitivo do futebol brasleiro. Agora não há mais discussão. O H. Mombach comentou a respeito em sua coluna do dia 19.setembro.2009: "Está em www.globo.com o ranking dos clubes que mais rodadas permaneceram na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro desde 2003. O Paysandu, hoje rebaixado, lidera com 58 rodadas. Depois, escancarando o péssimo momento que atravessa o futebol do Rio de Janeiro, aparecem, pela ordem, Flamengo (57), Botafogo (53) e Fluminense (51). Em quinto está o Atlético-MG com 48, empatado com o Grêmio. Fechando os dez estão Náutico, Fortaleza, Goiás e Atlético-PR. O Inter está na rabeira, com apenas seis aparições. Dos dez que mais estiveram na zona do inferno, quatro já caíram.". Que tal vizinho ?
.
ESTÁ REGISTRADO NA HISTÓRIA
.
22 de setembro de 1979, o INTERNACIONAL estreava no Campeonato Nacional contra o Atlético-PR, em Curitiba, empatando em 0x0. Dali até o 23 de dezembro foram 22 jogos, 40 gols pró e 13 contra, 15 vitórias, 7 empates e, o que diferencia a campanha, nenhuma derrota. 40 anos se passaram e a façanha história jamais foi repetida. INTERNACIONAL CAMPEÃO NACIONAL INVICTO 1979 ESTÁ ESCRITO E REGISTRADO NA HISTÓRIA.
.
RÁPIDAS
.
http://invicto79.blogspot.com/
.
http://baudobau.blogspot.com/2007/12/recordar-viver-ii.html
.
Presidente Lula reafirmou que é torcedor do INTERNACIONAL aqui no RS.
.
CLUBE DO POVO DO RIO GRANDE DO SUL.
.
O marido fiel, que as vezes não funciona em casa, descobriu-se domingo, adora bater em bebum.
.
A propósito, será que o vizinho comenta a derrota do seu time para o Cruzeiro na Copa Dalegrave ?
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
L. Portinho

10 comentários:

San Tell d'Euskadi disse...

Essa "U" é uma baba, mesmo!!

Bruno Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Coelho disse...

Puxa, que moleza a Universidad de Chile, não é?
Lula disse que a nossa torcida é uma das coisas mais impressionantes do Brasil.
Interessante que o nosso presidente colorado (e corintiano) admitir a superioridade de nossa torcida.

San Tell d'Euskadi disse...

O Lula dizer que é colorado é só mais um motivo para alguém ser gremista...

San Tell d'Euskadi disse...

Porto,

Que tal este ranking?

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1313138-9827,00-RANKING+DE+LIDERES+CONFIRMA+DOMINIO+DOS+PAULISTAS+NA+ERA+DOS+PONTOS+CORRIDO.html

Abraço.

cMbR4 disse...

O porto nem vai dar as caras. Se aparecer aposto que dira que "la U" eh uma boa equipe. E nem vai mencionar o "grande" publico de ontem - 6000 almas. Os 10 milhoes de gauchos nao levam essa competicao a serio, nem os colorados.

DJ Aldebaran disse...

Vai ser assunto pra coluna que vem. Mas já adianto: A torcida deles determinou o tamanho e a importância da Sudavarzeana. 6 mil espectadores para ver o time deles vestido de bombom Alpino.

Francinei Bentes disse...

ahahaha

Bombom alpino foi bacana...
e viva La U...

Francinei Bentes disse...

Se o Porto chama o Grêmio de "marido fiel, que às vezes não funciona em casa", o Inter é o quê então?
Acho que faz um tempinho que o colorado precisa de uma PÍLULA AZUL no Beira Lago...

milton disse...

Com 12 rodadas faltando pro fim do campeonato acho dificil o gremio buscar os 11 pontos. Todavia, o time tem que pensar que ainda da. Sou da filosofia de que se deve mirar a lua pra cair no telhado ao invez de mirar o telhado e cair na lata de lixo.
Temos jogos diretos em casa contra o primeiro e o terceiro, e contra o quarto em POA. Da pra ganhar 9 pontos nesses duelos diretos.