terça-feira, outubro 20, 2009

Ano III, Número 144


Edição Especial Gre-Nal 378



CLÁSSICO PREOCUPANTE



Não. Não me refiro apenas ao Imortal, mas ao co-irmão também. Ambos os times chegam completamente esgualepados, procurando alguma saída para salvar o final da temporada. O vizinho, por óbvio, está em situação menos desconfortável, mas ainda assim vê-se cada vez com mais problemas para manter-se entre os primeiros.

Já o Grêmio segue naquela "amável" disputa para saber se será o pior entre entre os melhores ou o melhor entre os piores. Se vencer, é possível que consiga igualar sua pior posição desde que o campeonato passou a ter 20 clubes, em turno-e-returno: sexto lugar. Mas duvido que vá mais longe que isso. No entanto, essa é a enésima chance de entrarmos na briga por uma vaga no G-4. Falharemos mais uma vez?!

Sobre a partida, jogaremos sem Máxi e Tcheco; o que não é um bom sinal. Iremos a um estádio onde perdemos já duas vezes neste ano; entretanto, o adversário está mais fraco do que naquelas oportunidades. Enfrentaremos uma equipe em crise técnica e anímica; o que nos favorece.

Sinceramente, fazia tempo que um Gre-Nal não "desempolgava" tanto. A nós, pelo menos, cabe ainda trazer os vermelhos para a Sul-Americana. Afinal, eles gostam tanto dela, que seria até um favor...

Autuori
Apesar de entender que o cargo do Autuori está errado -ele deveria ser o responsável pela montagem do elenco profissional, pelo trabalho de base e pela integração de ambos-, acho correta a atitude da direção em apostar nele para 2010. Evidentemente, não é pelo que ele produziu até o momento, mas para permitir-lhe iniciar e terminar um trabalho completamente.

Apesar de ter vencido duas Libertadores chegando em maio a um trabalho, ele o fez no Cruzeiro e no São Paulo, dois clubes completamente diferentes do Grêmio. Aqui, toda sua postura de trabalho deve ser assimilada praticamente do zero, e isso não só leva tempo, como é quase impossível realizar durante toda a temporada.

Não é "a cara do Grêmio"? Isso é bobagem. Primeiro, porque o Grêmio tem todas as caras; e, segundo, se o time tem sido caseiro, nada reflete mais a História do próprio clube.

Enfim, deixem-no trabalhar como quer. Ano que vem, certamente, a equipe estará diferente e, possivelmente, mais forte.

Grêmio 2-0 Coritiba
Absolutamente dentro da rotina. Não jogamos bem, mas o suficiente para garantir mais uma vitória. Aconteceu tudo como sempre. Victor salvou lá atrás quando precisamos (e foram bastantes vezes), e Perea marcou daqueles golaços que levará outros oito meses para fazer de novo. Lopez mostrou porque os treinadores gostaram tanto dele na Azenha (se vale o que lhe pagam, é outro departamento), e Tcheco aproveitou uma injustiça para ter um chilique e ficar fora do clássico. Rochemback deixa claro a cada jogo porque foi liberado em Portugal, e Renato estreiou de maneira a deixar todos se perguntando o porquê de tanta briga por ele. Doril melhora a cada partida, e Rever segue sendo Rever. Leo voltou bem, mas Lúcio, nem tanto. Souza foi discreto como sempre, e teve lampejos como sempre, e Túlio foi discreto; como sempre...

Rápidas
* A não-contratação de Émerson provou-se acertada. Ponto para direção.

* Mentalizemos: o Beira-Rio é a NOSSA casa. Quem sabe, assim, a gente consiga um bom resultado.

* O baixo público nos jogos do Grêmio (em finais-de-semana de sol e temperatura aprazível) provam que a temporada de futebol foi mal planejada pela direção. Que isso não se repita no ano que vem.

* Como é clássico, o torcedor porde dar aquela levantdinha de olho, mas independentemente do resultado, creio que o melhor a fazer após a partida (e eventual flauta) é voltar a hibernar até 2010.

Saudações Imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com




CAMPANHA DE G4
.
Não quero mais ouvir o discurso enganador de que o INTERNACIONAL ainda disputa o título de campeão nacional. Nossa campanha é de figurante do G4, não há mais como negar. Já queimamos todas as gorduras e oportunidades de chegar à ponta da tabela. A última delas nesta série de três partidas contra Nautico e Atlético-PR, em casa, e Fluminense, fora, em que eram obrigatórios os 9 pontos. Poderíamos estar a 1 ponto de distância do líder; marcamos 5 dos 9 pontos. Campanha de G4.
.
ESQUEMA I
.
Das bancadas do lendário Centenário de Montevideo ouvi uma frase marcante: "Saca la línea de 3 Tabarez". Era o torcedor charrua indignado com seu treinador que mantinha a linha de 3 zagueiros mesmo após sofrer o gol argentino. O Uruguai perdeu por 1x0 e O. Tabarez não abriu mão do 3-5-2 chama derrota. M. Sergio chegou e disse que não abre mão do esquema. Presumo que F. Carvalho esteja de acordo. Então por que jogamos toda a temporada no 4-4-2 ?
.
ESQUEMA II
.
O futebol é simples; e quando é jogado com simplicidade não há como um time não atacar e defender com equilibrio. Mas a simplicidade é a pior inimiga dos treinadores. Dizem que no Brasil há 150 milhões de treinadores. Não concordo, mas uns 50 milhões com certeza há. Qualquer um desses 50 milhões que gostam e acompanham futebol, mesmo que de forma eventual, sabe que o feijão com arroz (a simplicidade), em regra, desagua em vitórias. Infelizmente o "treinadorismo" nos força a conviver com coisas como 3-5-2, 3-6-1, losangos e outras gororobas afins.
.
ESQUEMA III
.
O que é simples no futebol aprendi ainda no colégio e nas peladinhas de rua com a parceria. Não somos italianos (aonde as crianças, desde o primário escolar, atuam com 3 zagueiros e líbero). No futebolzinho da infância também tínhamos bastante definidas as funções dos zagueiros e atacantes. Hoje o "treinadorismo" tenta nos convencer que atacante deve defender e defensor necessita espaços para atacar. Zagueiro só pode marcar gol em cabeceio ou rebote de bola parada. A função defensiva de atacante não pode ir além do primeiro combate à saída de bola adversária. Essa história de centroavante baixar para cabecear na área em escanteio do rivl é irritante! Mais irritante ainda (e improdutivo) é ver 3. zagueiro se jogando ao ataque. Chega! Lanço aqui o manifesto contra o "treinadorismo" que campeia em nosso futebol.
.
NENHUMA NOVIDADE
.
O que está acontecendo com Sandro no INTERNACIONAL é um absurdo, mas não é nenhuma novidade. Em 2005/06, Alex jogou na lateral esquerda e de volante pela esquerda, mesmo tendo demonstrado que era como meia esquerda ofensivo que rendia mais para a equipe e individualmente. Ali atuando se tornou destaque e chegou à seleção. Portanto, não há novidade alguma no deslocamento de Sandro, melhor cabeça de área em atividade do país e que ali jogando chegou à seleção, para a 3a função da meia cancha.
.
CLÁSSICO I
.
O vizinho perdeu M. Lopes e Tcheco; nós perdemos F. Eller. Figuras importantes de ambos os lados, embora a vizinhança nutra ódio explícito por seu capitão. No mais, M. Sérgio tem todo o restante do grupo a disposição, inclusive o meia Giuliano que retorna da Sub20. Aposto todas as fichas que entraremos em campo com Indio, Sorondo, Bolivar; Sandro, Guiñazu, D'Alessandro, Giuliano e Kléber; Alecsandro e Taison. Marquinhos e Andrezinho podem ingressar também, no lugar do contestado Taison. Mas eu deixaria o guri de Canguçu.
.
CLASSICO II
.
A responsabilidade está toda do lado deles. Para o INTERNACIONAL nem mesmo derrota será algo catastrófico, a não ser é claro pela decepção inconteste de perder para o maior rival. Mas em termos de tabela, para quem, como eu, está ciente de que apenas lutamos pelo G4, não será um prejuízo irreversível. Já para a vizinhança, derrota e empate representam férias em outubro. Aliás, nem mesmo vitória no clássico poderá tirar o vizinho da zona intermediária da tabela. Mas, é claro, para quem só resta o consolo de ficar a frente do rival na tabela (em mais um ano de seca de taças e na fila de títulos!), será um grande feito.
.
CASA BANDIDA DO FUTEBOL I
.
Há algum tempo queria tocar num assunto, mas fui deixando o tempo passar. E isso só me trouxe melhores argumentos. Para atender à grade de programas da televisão, a CBF desloca uma partida da rodada do final de semana para a 4a feira. Nesta semana, o Palmeiras enfrenta o Santo André. Depois disso, folga no final de semana e só retorna a campo na próxima rodada. Ou seja, ganha um longo período de treinamentos, enquanto os inimigos pelo título se entredevoram. Isso já aconteceu com o próprio Palmeiras, com o São Paulo e com o Corinthians. Só com eles! Curioso não ?!
.
CASA BANDIDA DO FUTEBOL II
.
Por que INTERNACIONAL, Cruzeiro, Galo Mineiro, Goiás e o time do vizinho não são agraciados com tamanha benesse ?! Sim, porque é evidente que o descanso e a possibilidade de um longo período de treinamentos (praticamente uma inter-temporada - o Corinthians, para quem não lembra, ficou quase 2 semanas sem jogar por força desse tipo de favorecimento). O Colorado, por exemplo, ganhou fôlego quando da viagem para o Japão (mas aí estávamos licenciados por uma competição oficial e chancelada pela FIFA!). Nada contra atender a grade de programação, mas que haja um mínimo de igualdade no gozo do benefício.
.
RÁPIDAS
.
O deslocamento de Sandro para 3a função já é um absurdo tremendo. Mas a sua substituição com permanência de Glaydson na cabeça de área é digna de demissão sumária do treinador!
.
Por favor, não há qualquer justificativa! Mesmo com uma perna quebrada Sandro é mais produtivo do que Glaydson.
.
O futebol do INTERNACIONAL parece um barco a deriva.
.
Aonde está o Capitão do barco (F. Carvalho) ?
.
Flamengo chegou a 48 e está a 1 ponto de INTER e São Paulo. Tenho dito e repito, uma das vagas do G4 é do urubu.
.
O Palmeiras pode até perder o título (afinal, teve time que já entregou 11 pontos de vantagem - bah!); mas dificilmente perderá a vaga no G4.
.
Sobram 2 vagas para INTERNACIONAL, Atlético-MG e São Paulo. O Goiás já demonstrou que não tem bala na agulha e o Cruzeiro não terá fôlego para o sprint final de que necessita.
.
Acho que o Galo Mineiro, embora tenha se reforçado, ficará fora, ficando as outras 2 vagas para o Colorado e o São Paulo.
.
"Levar dois gols do Gum é dose p'ra mamute!" (Ernane Campelo - Radio Guaiba - logo após sofrermos o 2o golo).
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
L. Portinho

7 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Se o objetivo de chamar o Sancho pra esrever a coluna da semana ser variar um pouco em relação ao que eu vinha escrevendo, se confirmou totalmente.

Nossa defesa está uma peneira, o Leo está muito mal. O inVictor tem salvado lá atrás. Só estamos em 6º pq ele é um goleiro fora de série. Senão era pra gente estar na metade de baixo da tabela.

E não adianta: o Autuori é fleugmático demais pra ser técnico do GRÊMIO.

San Tell d'Euskadi disse...

No meu entender, o maior problema de nossa defesa é a meia-cancha.

O Léo jogou razoavelmente contra o Coxa (eu não vi a partida contra o Corinthians).

Luiz Portinho disse...

VUVUZELAS ALDEBARAN...

DJ Aldebaran disse...

É que como já foi detectado: eu sou um articulista de oposição. E acho que esse time e esse técnico são refliexo da postura dessa direção.

Escutando uma entrevista do Odone na Pampa para o Ricardo Vidarte, não tem como não concordar com ele. Existe uma característica do GRÊMIO, de ser um time de ocupação de espaços, de não ser um Flamengo da vida, que joga alegre e tocando a bola (que é o estilo do Autuori, joga e deixa jogar). E foi um estilo consagrado por Oswaldo Rolla, o saudoso Foguinho. O Odone usou a mesma palavra que eu pra definir o Autuori: "acadêmico". E, ao meu ver, o estilo do Autuori não combina com o GRÊMIO, e será difícil ele conseguir impor este estilo e a torcida aceitar.

Comentarei sobre esta entrevista do Odone na semana que vem, independente do resultado do clássico.

San Tell d'Euskadi disse...

Grêmio: convocados 21 jogadores para o clássico.

Goleiros (2):
Grohe e Victor;

Zagueiros (7):
Collaço, Fernandes, Léo, Lúcio, Marques, Réver e Thiego;

Meio-Campistas (8):
Adilson, Douglas, Maylson, Renato, Rochemback, Souza, Túlio e Willian;

Atacantes (4):
Bergson, Herrera, Perea e Roberson.

Luiz Portinho disse...

CONVOCADOS DO INTERNACIONAL P CLASSICO 378:

Goleiros: Lauro e Michel Alves

Zagueiros: Índio, Danny Morais, Bolívar e Sorondo

Laterais: Daniel, Kléber e Marcelo Cordeiro

Volantes: Guiñazu, Élton, Sandro e Glaydson

Meias: Giuliano, Andrezinho e D'Alessandro

Atacantes: Taison, Alecsandro, Marquinhos e Bolaños

VAMO COLORADO!!!

Luiz Portinho disse...

OBRIGADO VICTOR!!!