terça-feira, janeiro 26, 2010

Ano IV, Número 155



EDIÇÃO ESPECIAL - GRE-NAL 379



INTERNACIONAL FAVORITO

.
O INTERNACIONAL ainda nem estreou e já se comenta quem está melhor na semana que antecede ao clássico. Isso é normal. Por aqui tudo se resolve numa imensa dualidade, maragatos ou chimangos. E isso é o que há de mais lindo na aldeia. Ou somos Colorados ou tricolores, não há espaço para terceira via aqui nos pagos. Por isso mesmo, do torcedor, com sua passionalidade, tudo se aceita. Agora, da imprensa especializada não. Não se pode admitir que se queira comparar um time que foi campeão Gaucho e da Copa Suruga, vice campeão da Copa Brasil e vice campeão Nacional com outro que não ganhou absolutamente nada e de ninguém (isso para não valer no 4x1 do confronto direto dos clássicos da temporada que recém finalizou). É claro que no domingo tudo pode acontecer, como sempre foi na história dos clássicos. Mas daí a admitir a absurda comparação que a imprensa local todos os dias insiste em veicular vai um longo caminho. O Colorado entra em campo pela primeira vez na 4ª feira contra o Juventude, enquanto a vizinhança colheu 7 pontos em 9 aos trancos e barrancos. Não há como negar: o INTERNACIONAL é favorito para o clássico.
.
SISTEMAS I
.
Fossati declarou em entrevista a L.C.Belmonte, no programa Camarote da BAND reproduzido no último domingo, que nunca havia ouvido falar em esquema 3-6-1 antes de vir treinar o INTERNACIONAL. Anotou que o esquema que vem colocando em prática nas partidas amistosas é, na verdade, um 3-4-2-1. Anotou que Giuliano e D’Alessandro (ou quem estiver representando os “2”) estão mais para atacantes que para marcadores.
.
SISTEMAS II
.
Vira e mexe e estou aqui debatendo e criticando a adoção desses esquemas táticos esdrúxulos e, especialmente, essa malfadada linha de “3” zagueiros que é coisa para ser utilizada por alemão ou italiano. A temporada nem começou e o time nem entrou em campo ainda. Já anotei que acredito piamente que terminaremos por ver o time num 4-4-2 com 2 volantes e 2 meias de frente. Mas, infelizmente, ao que parece, começaremos a temporada com o malfadado 3-6-1. E, obviamente, perderemos tempo. Tomara que não percamos o clássico!
.
SISTEMAS III
.
E não me venha o Sr. Fossati com esse papo de 3-4-2-1 porque Giuliano e D’Alessandro são dois jogadores de meia cancha. Sempre foram e continuarão a ser. Giuliano, aliás, teve péssimo rendimento quando Tite o escalou como 2º homem de frente (e isso que atuou ao lado de Nilmar).
.
SISTEMAS IV
.
Outra balela. Kleber e o lateral direito teriam ampla liberdade para chegar à frente e se misturar aos homens de meio, porque teríamos a linha de 3 zagueiros a cobrir tais investidas. Quantas vezes já ouvimos isso ? E quantas vezes já vimos os tais “alas” se limitarem a funções defensivas, ficando a equipe não com uma linha de 3 defensores, mas com uma linha de 5 ?
.
SISTEMAS V
.
Não fosse isso suficiente, temos ainda o “1” que naturalmente representa isolamento, solidão. Ainda mais quando esse “1” se chama Alecsandro. Nada contra, mas Alecsandro não é Nilmar, não é Pato e não é Sóbis. O único sistema no mundo que funciona com apenas 1 dianteiro é o “catenaccio” italiano. Mas lá na Velha Bota, como diria o mestre C. Cabral, não se joga futebol, se joga calccio. Em qualquer lugar do mundo que se jogue futebol não se pode admitir uma equipe atuando com um mísero atacante isolado, perdido na selva de chuteiras das zagas adversárias.
.
SANDRO I
.
O período de especulações da pré-temporada trouxe a baila a possibilidade de Sandro nem integrar o grupo do INTERNACIONAL que subiria a serra. Diziam as candinhas que o cabeça de área até mesmo já teria desocupado sua residência e estaria com mudança para Londres confirmada, aonde jogaria pelo Tottenham Hotspurs. O boato, para nossa sorte, não se confirmou. Há algumas semanas queria tratar do tema.
.

SANDRO II
.
Estou convicto que, de fato, Sandro já foi vendido ao clube inglês. Em junho do ano passado Piffero deu entrevista a L. C. Reche na qual deu a entender que o atleta valeria algo em torno de € 8 milhões. Creio que até mesmo escrevi, à época, sobre o absurdo de tal declaração. Hoje ouço que um zagueiro mediano, sem currículo e sem título algum aqui da aldeia será negociado por € 5 milhões para um clube alemão. Outra: negociamos F. Rockembach no início da década por U$ 11 milhões (e naquela época os valores das transações, sabidamente, eram inferiores aos praticados de hoje). Enfim, seria um absurdo (para não dizer uma demência) se desfazer de um jogador do gabarito de Sandro pelo valor mencionado.
.
TAISON I
.
Hoje nos debates do meio dia comentou-se, de passagem, sobre Taison. Lá pelas tantas se levanta uma solitária voz de defesa ao guri, sustentando que não se pode queimar um talento porque não foi feliz no campeonato brasileiro. Concordo. E vou além. Taison não foi tão mal em seu primeiro certame nacional. Fora de dúvidas é um jogador de grande qualidade técnica e que precisa ainda ser trabalhado para mostrar tudo que sabe.
.
TAISON II
.
Posso acrescentar ainda algo que jamais ouvi alguém mencionar na imprensa especializada. A verdadeira posição de Taison é de meia ponta de lança (modernamente denominada 4ª função da meia cancha). Foi assim que Taison surgiu no Sub20 em 2008 numa meia cancha que tinha Sandro e Paulinho, como volantes, mais Tales e Taison, como meias. Na frente jogavam Walter e Guto. Nos juniores Taison nunca foi 2º atacante. Quem sabe não seria o caso de dar uma oportunidade a Taison em sua verdadeira posição ?
.
RÁPIDAS
.
Lauro, Indio, F. Eller, Bolivar, Ney, Sandro, Guiñazu, Kleber, Giuliano, D’Alessandro e Alecsandro. Time provável para 4ª feira.
.
Sou capaz de apostar que no intervalo trocaremos um zagueiro por Taison, para felicidade geral da Nação Colorada.
.
Agenor, Daniel, Wagner, Igor, Juan; Josimar, Paulinho, W. Libano e Ytalo, Walter e L. Damião. 2 vitorias e 1 empate em 3 partidas. 77% de aproveitamento. Valeu gurizada medonha!
.
Jogadores brasileiros que atuam no futebol turco foram flagrados em orgia há algumas semanas.
.
Esqueci de comentar o assunto à época. E o engraçado é o que vizinho também não o fez.
.
Digo engraçado porque entre tais jogadores se encontrava um “atleta” íntimo à vizinhança e que figura em episódio marcante da história do clube lá da azenha.
.
Querem saber quem é ? Uma única pista: o episódio marcante a que me refiro é o que ficou conhecido como POLTRONA 36 e o dito “atleta” foi personagem central da trama.
.
Maiores detalhes com o vizinho.
.
E a propósito do vizinho, R. Portaluppi, seu ídolo-mora, estreou em clássicos lá na Boa Terra levando 2x0 no Ba-Vi.
.
Esse aí sempre foi nosso filho em clássicos. Até hoje o padeiro de Bento -que se diz carioca- treme só de ver a foto do lateral A. Luis.
.
Mas o vizinho não tem motivos para estar triste, seu time segue invicto e imbatível na azenha.
.
Não é vizinho ?
.
DOMINGO TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO COLOSSO DA LAGOA EM ERECHIM. Que o feliz enredo de 2009 se repita.
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

O PRIMEIRO TESTE

Depois de três jogos, nos quais os três saímos perdendo, viramos dois e empatamos um, o GRÊMIO terá neste domingo seu primeiro grande teste na temporada. Afinal, os times do interior não podem ser considerados parâmetro para enfrentar a dupla. Até mesmo o Juventude, que era um time forte, hoje está relegado à terceira divisão e entrou na mediocridade dos demais.

Portanto, depois do Santa Cruz, no meio de semana, o clássico GRE-nal é o primeiro grande teste ao qual o time de Silas estará sendo submetido.


AS CONFIRMAÇÕES ATÉ AGORA

Até agora, o time provou que tem ataque. Jonas vem de novo se mosrando peça importante e já ganhou de volta seu lugar cativo no time titular ao lado de Borges. E provou também que não tem articulação. Contra o Caxias, Silas acumulou Leandro, Hugo e Souza no meio-campo deixando uma proteção fraca à zaga. E mesmo o Caxias não sendo exatamente um adversário complicado, é uma velha "touca" nossa e tivemos que parir uma bigorna pra vencê-los por 3x2 no Olímpico.


CONFIRMAÇÕES II

Com um time ofensivo e "faceiro" demais, apenas Adilson ficou pra proteger a zaga. Que sem a proteção adequada, não está rendendo bem. Tanto que no segundo tempo do jogo o técnico Silas retirou Hugo, de má atuação, e colocou Túlio. E a zaga melhorou. Mas Túlio e Adilson ainda estão aquém do que se espera de um jogador para atuar no GRÊMIO. Principalmente se pensarmos que a direção está trazendo bons jogadores, mas está pecando em negligenciar posições-chave, como um primeiro volante digno da camisa 5 que já foi de Dinho, e mais um meia-articulador.


O JOGO CONTRA O VERANÓPOLIS

Já contra o Veranópolis, o GRÊMIO entrou com dois volantes e o técnico Silas fez ingressar os garotos Maylson e Fernando, oriundos da base. E manteve a dupla Jonas e Borges. Novamente saímos perdendo, mas desta vez terminamos o jogo com um empate e chegamos a 41 jogos de invencibilidade dentro do Olímpico.


DOUGLAS

O GRÊMIO apresentou o meia Doulgas para repor a saída de seu xará Douglas Costa. Mais um jogador com faixa no peito. Ele foi campeão da Copa do Brasil pelo Corinthians. E chega com boas credenciais. Meia articulador pela esquerda, chega para fazer a dupla de meio com Souza.

A direção agora corre para registrar o jogador a tempo para o clássico GRE-nal. Caso obtenha sucesso, Douglas deve ficar no banco e ingressar durante a partida.

Mesmo com a vinda de Douglas, insisto na necessidade da vinda de mais um meia articulador.


RAPIDINHAS

O GRÊMIO recebeu mais uma proposta para vender Réver. A proposta atende a cláusula de 5 milhões de euros, a qual obriga o GRÊMIO a liberar o atleta. O interessado seria o Wolfsburg, da Alemanha. O clube alemão pagaria o valor a vista.


Para substituir Réver, a direção cogita dois nomes: Renato Silva, ex-São Paulo, e Jadson Vieira, jogador gaúcho que atua pelo Lanús-ARG, mas que nunca jogou no Brasil.


Fossati diz que o GRÊMIO está um degrau abaixo do time dele. Que sigam pensando assim.


Aliás, estou louco que o Fossati venha no 3-6-1.


Time provável para o clássico: Victor; Mário Fernandes, Maurício, Rafael Marques e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Souza e Hugo (Leandro); Jonas e Borges.


Silas, te cuida. Se perderes o clássico, a vuvuzela vai tocar alto no teu ouvido semana que vem.


Saudações imortais do primeiro colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

4 comentários:

Yuri Gremista DF disse...

Luis olha amigo sou Gremista mais tenho que concordar contigo em duas coisas primeior o Silas cai rapidinho é uma merda de treinador (minha opinião desde que começaram a especular o mesmo) e outra que o fossati tem que acordar e colocar o time em um esquema pq isso com 3 zagueiros ninguem merece mais fica tranquilo pq se depender dessa merda de treinador do Grêmio vcs levaram mais um grenal infelizmente para mim um abraçoe kd o post do grêmio?? ta demorando sair rsr

Luiz Portinho disse...

olha Yuri, favoritismo, em classico, as vezes é algo negativo... são inumeros os capitulos de favoritos que cairam diante de um time mais fraco, mas mais aplicado... espero que domingo o favorito vença. obrigado pela leitura da coluna. um abraco, Portinho.

Yuri Gremista DF disse...

pois é meu amigo favoritismo é perigoso mais com um cara na casamata medroso da forma que tem acontecido com o Silas é complicado e leio a coluna sempre devido ao muito serviço não estou podendo é postar porem peguei ferias sexta passada as coisas estão mais tranquilas rsrs e parabens pela coluna e pelo blog embora a rivalidade tanto coluna quanto blog estão sendo muito bem escritos

Yuri Gremista DF disse...

Queira Deus que o Silas amanhã receba a boa noticia vc está demitido se isso ocorrer eu serei um dos homens mais felizes da terra rsrs ta vendo ai Luis não te falei rsrs deu o obvio enquanto o tricolor tiver um tecnico desses não te preocupa com grenal um abraço e parabens apenas brincadeiras estou triste pra caramba mais se tiver a noticia da demissão do silas ficarei muito feliz