terça-feira, julho 13, 2010

ANO IV - NUMERO 179
.
SAUDADES DE CASA
.
Vou te contar, é bom uma Copa do Mundo; até já lancei uma Campanha clamando por Mundial a cada dois anos. Mas tchê, que saudade dos dias de Beira-Rio! Um mês sem frequentá-lo é como viajar de férias e ficar tempos longe de casa. Dá saudade da cama e de tudo que nos rodeia. Assim é ficar um mês longe do Gigante. Dá saudade da arquibancada, dos folclores e papos no pátio, da cerveja gelada no Celeiro de Ases, do café quente com wisky aquecendo a alma nos dias de minuano, da movimentação e empolgação da macacada quando o ônibus do Colorado chega no estádio trazendo os jogadores, do Portão 8, dos cantos da Popular, das gurias mais lindas que desfilam de vermelho e da bola rolando no gramado. Domingo estarei no Beira-Rio mais feliz que ganso em taipa de açude.
.
AS MAIS LINDAS
.
A Copa do Mundo foi um show de mulheres lindas. Mas vou pedir perdão à paraguaia L. Riquelme, as maravilhosas torcedoras holandesas, dinamarquesas e espanholas. Peço desculpas às japinhas e africanas. Peço licença à linda namorada do Casillas. Peço desculpas a toda essa mulherada, mas as mais lindas são as gurias de vermelho que frequentam o GIGANTE DA BEIRA RIO. As Coloradas são as mais lindas e as melhores. Domingo começa tudo de novo!
.
UM NOVO ALECSANDRO ?
.
C. Roth chegou elogiando Alecsandro e definindo-o como um de seus titulares. Pregou nova função ao centroavante, afirmando que deve atuar mais plantado na área. Em entrevista, ontem, o jogador declarou que: “Não é que eu seja um jogador que queira sair da área, já joguei mais fixo, mas a minha preocupação é respeitar o esquema tático. O Celso vem me pedindo pra não me movimentar para longe do gol e ter um posicionamento fixo como referência. Vai ser normal eu ficar 10,15 minutos sem tocar na bola e deixar que outros jogadores façam essa movimentação". Estou pagando para ver. Chegou a hora de Alecsandro mostrar obediência tática, porque é de um centroavante aipim que estamos precisando há longa data. Minha dúvida é se Alecsandro tem capacidade para exercer a função.
.
UM NOVO TIME I
.
Com Taison, D'Alessandro e Giuliano formando uma linha de 3 meias ofensivos e Alecsandro atuando plantado na frente, C. Roth, nitidamente, busca inspiração nos esquemas de jogo adotados por Holanda, Espanha e Alemanha no Mundial. C. Roth mostra que, além de trabalhar muito a parte física, assistiu com atenção aos jogos da Copa do Mundo e neles buscou interessantes detalhes táticos. Há longa data escrevo que Taison sempre obteve bons rendimentos quando atuou como meia ponta de lança pela esquerda. E D'Alessandro idem pela direita (a la Robben). O grande problema, ao menos em Campinhas contra o Guarani, é Alecsandro.
.
UM NOVO TIME II
.
E mesmo quando Sóbis tiver condições de jogo, Alecsandro, tudo indica, continuará a ser o grande problema. O ingresso puro e simples de Sóbis por Alecsandro seria o ideal. Mas pelo que li e ouvi até agora, os dois formarão dupla de ataque. A não ser que Taison detone e jogue muito futebol em Campinas. Aliás, a vida de Taison no INTERNACIONAL é assim. Precisa sempre matar um leão a cada caçada.
.
UM NOVO TIME III
.
Falei do quarteto ofensivo. Mas parece que C. Roth dedicou muito mais atenção à defesa neste período de intervalo do Mundial. Agrada-me, e muito, o fato de sequer haver cogitação em se utilizar a malfadada linha de 3 zagueiros. Tenho medo desta zaga com Bolivar e Índio. Gosto do futebol de ambos, mas quem jogar na quarta zaga, fatalmente, terá dificuldades e jogará torto. Por que não colocar F. Eller, ou até mesmo o guri Juan, naquele setor ? Ah!, claro, e há também o Ney pela lateral direita. O negócio é orar, e muito, para que Roth tenha trabalhado muito bem o mecanismo desse sistema defensivo.
.
ANDREZINHO
.
Andrezinho novamente é o 12o jogador. Mais um treinador chega ao Beira-Rio e o deixa no banco de reservas. É um caso raríssimo de jogador que sempre entrou bem na equipe, mas nunca conseguiu ganhar titularidade. De qualquer forma, sua utilidade no grupo é incontestável.
.
MUNDIAL SUDAFRICA
.
Vou economizar meu latim. Fico com as palavras do amigo P. R. Sanchotene. Segundo o vizinho de ocasião: "Ah! Se esse árbitro tivesse apitado Brasil-Holanda! A Holanda é isso que se viu: muita porrada e propaganda; algum futebol... A Espanha é um digno campeão, mas não é nem metade do "monstro" que se lê por aí; nem joga tão bonito quanto dizem nossos euroguanabaracêntricos especialistas. Acho difícil o treinador da Seleção que assumir agora, chegar empregado em 2014...". Fecho em gênero, número e grau.
.
RÁPIDAS
.
Sóbis trenou pela primeira vez com bola hoje.
.
O matador das Américas está voltando!!!
.
Guiñazu e Sorondo não viajaram para Campinas. O argentino com desconforto muscular na panturrilha e o charrua preservado por dores no tendão de aquiles. W. Matias e F. Eller devem ganhar oportunidades.
.
Edu e L. Damião serão as opções de ataque no banco de reservas.
.
Braga de Portugal tentou contratar Lauro, pagando apenas os salários do jogador. INTERNACIONAL refutou proposta. Em tempo: goleiro não viajou para Campinas, sendo preterido por Muriel.
.
DOMINGO TODOS OS CAMINHOS LEVARÃO AO BEIRA RIO NOVAMENTE...
.
QUE SAUDADE!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho

UM MÊS JOGADO NO LIXO


Parabéns, direção gremista! Vocês conseguiram. Tivemos, por pura incompetência de sua parte, um mês inteirinho jogado no lixo. Isto que o Dr. Meira (evidentemente, né?), fazendo o seu "planejamento", disse que a parada para a Copa seria benéfica. Mas ele e seus pares de direção e comando técnico do GRÊMIO (algo que inexiste) deveriam ter competência para tirar benefícios desta parada.


UM MÊS JOGADO NO LIXO II

E tem algo incontestável que simboliza bem esta falta de competência dos dirigentes. Nem falo na cirurgia do Mário Fernandes, assunto sobre o qual tratarei abaixo. E sim da reforma da área próxima ao Portão 10 do Olímpico justamente na volta para o Brasileiro. Ora, o Olímpico não é usado desde 03/06, quando vencemos o Atlético-MG por 2x1. A tal reforma não poderia ter sido feita no período de inatividade do estádio?


MÁRIO FERNANDES

Eu, enquanto filho de médico, não posso cometer a leviandade de acusar a direção de incompetente no caso da cirurgia de Mário Fernandes. Havia feito um comentário no twitter, mas andei conversando com alguns especialistas do grupo onde participo e com o meu pai a respeito do assunto. Assim, só tenho a lamentar a parada de Mário Fernandes para realizar operação em seu ombro lesionado.

Mário Fernandes deve ficar afastado do grupo por 3 meses. E até lá, dê-lhe aguentar o Ozeia com a camisa 3 que já foi de Rivarola, Baidek e Airton Pavilhão.


A RETOMADA DO BRASILEIRÃO

Nesta quarta, o GRÊMIO joga contra o Vitória tentando se recuperar no Brasileirão. Para quem não lembra, o elenco mais caro da história do GRÊMIO ocupa hoje a 12ª posição na tabela. Podemos terminar em 7º, dependendo da combinação de resultados. O torcedor que for ao Olímpico, além de ter que passar pelo transtorno de ver a área ao redor do portão 10 em reforma, ainda vai desconfiado pelo desempenho do GRÊMIO nos amistosos. Sinceramente, não sei o que se pode esperar desta partida. Aliás, acho que nem o técnico Silas Malafaia sabe.


O AMISTOSO CONTRA O JUVENTUDE

E no sábado disputamos o último amistoso antes do retorno às competições oficiais. Empatamos em 2x2 contra o Juventude, que atualmente está na Série C. Além de aumentar a preocupação do torcedor com o time do GRÊMIO, o amistoso serviu para a despedida do meia Lauro, que até teve uma passagem rápida pelo GRÊMIO em 2002. Mas brilhou mesmo no esmeraldino da serra.

Mas uma vez, uma atuação bem abaixo do que se espera de um time da grandeza do GRÊMIO. Um amistoso equilibrado contra um time de série C.

O negócio este ano pra nós é respirarmos aliviados quando atingirmos o número de pontos necessários para não cair. E contar os dias para a eleição e o final do mandato de Duda Kroeff.


RAPIDINHAS


GRÊMIO procura lateral-esquerdo. Falta de convicção. Temos no mínimo 4 opções no grupo. Nenhuma delas serve mais?


E quedê-lhe o primeiro volante?


Fúria Espanhola campeã da Copa do Mundo de 2010. Aliás, que coisa linda aquela camiseta reserva!


Aliás, merecida conquista. A Holanda jogava na base do chutão, e que Robben e Sneijder que resolvessem lá na frente. E bateu até na sombra. Estava torcendo pra Holanda, mas no meio da partida mudei a torcida.


Vale a pena ler o blog do Movimento GRÊMIO Novo e a análise que o conselheiro Gabriel Buffé de Melo faz do nosso caríssimo plantel. Não há o que tirar nem por.


Também vale a pena ler no blog do Vidarte a "carta aberta ao presidente Duda Kroeff". Confesso que foi dali que tive a ideia de chamar nosso administrador de campo de Silas Malafaia.


Data da eleição para o Conselho Deliberativo definida. Será dia 11/09. Provavelmente este que vos escreve estará na nominata da chapa de oposição.


Também foi definida a data para a eleição presidencial. Dia 08/10 em 1º turno, dentro do Conselho Deliberativo e dia 26/10 junto ao associado.


Saudações imortais do VERDADEIRO E ATUAL DONO DO RIO GRANDE e 1º colocado no ranking OFICIAL da CBF,


Leonel Knijnik (DJ Aldebaran)
Gaúcho por Tradição e Gremista de Coração

3 comentários:

Luiz Portinho disse...

bah! mas o vizinho tá metendo pau até na sombra... ehehehehhe! imagina quando o time dele estiver figurando na zona de rebaixamento ? não deve demorar muito!

jo disse...

A maior definição da diferença entre um gremista e um colorado é esta: gremista torce por futebol e colorado entende de futebol!!Comparar o maior jogador tecnicamente que o gremio teve em todos os tempos AIRTON PAVILHÃO com os beques de estancia que chutavam pra onde o nariz apontava rivarola e baidek é pra largar de mão ...Não sabem nem a história do próprio time e querem discutir futebol conosco , Portinho!!kkkkkk

Luiz Portinho disse...

TCHE Josue, essa de elencar Baidek e Rivarola como grandes centrais foi de matar!!! só faltaram o Astengo e o Trasante... me tira os tubos!!!