terça-feira, outubro 05, 2010

Ano IV, Número 191

PAUL McCARTNEY NO BEIRA RIO
.
Está confirmado! O maior show da história de Porto Alegre será no Gigante. E não poderia ser diferente. O palco dos palcos da Capital Gaúcha receberá o beatle P. McCartney, o eterno parceiro de J. Lennon e G. Harrison. E o sócio Colorado, é claro, terá preferência na aquisição dos ingressos para o espetacular evento de rock'n'roll.
.
CHAMA ACESA I
.
Há muito Colorados falando em abandonar o Campeonato Nacional. Mas para quê ? O que fará nosso time até dezembro, quando chegar a hora de viajar para Abu Dabi ? A chama permanece acesa, faltando 12 rodadas. Os tropeços de Fluminense, Cruzeiro e Corinthians contra adversários teoricamente fáceis, aliás, colocou um pouco mais de combustível na fogueira. Detalhe, nossa situação na tabela (há 8 pontos do líder com uma partida a menos) é melhor do que a do Flamengo de 2009, que, nesta altura das contas, encontrava-se 11 pontos atrás do Palmeiras. Não é hora de abandonar a competição; "não tá morto quem peleia", sempre...
.
CHAMA ACESA II
.
O certame nacional é o mais difícil do mundo. O líder Fluminense perdeu pontos para o lanterna Prudente (ex-Barueri). Nesse contexto, o jogo de amanhã contra o Ceará será muito complicado. Ainda mais que estamos minados por desfalques. Renan, Daniel, Bolívar, Sorondo, Nei; Glaydson, Guiñazu, Andrezinho, Edu, Marquinhos; Alecsandro. Mantido o sistema de jogo, vamos atrás de três pontos fundamentais à luta pelo título.
.
CHAMA ACESA III
.
Há desfalques ? Sim. Mas para contrabalancear há Marquinhos que recebe oportunidade de iniciar uma partida, há Daniel, novamente, na lateral direita, e há o jovem Oscar e o centroavante Illan, de quem espero bom retorno, no banco de reservas. Como declarou o Andrezinho, em Fortaleza: "É a hora de o Inter fazer prevalecer a força do grupo". Dá para voltar de Fortaleza com esses três pontos na bagagem.
.
MISSÃO FORTALEZA
.
Embora tenhamos vários desfalques e tenha anotado, acima, que o sistema de jogo será preservado; guardo uma réstia de esperança de que a força do improviso desencadeie uma alteração na forma de jogo. Com Andrezinho, Edu e Marquinhos ocupando as 3 funções que outrora ocupavam D´Alessandro, Giuliano e Tinga, perdemos em força de marcação. E aí quero crer que Roth dará mais liberdade a Edu ou Marquinhos para se juntar ao avante. Em suma: minha esperança é que o maldito "1" saia de nosso desenho tático (e se transforme num "2" - a volta do bom e velho 442 ou, se preferirem, do 4-2-2-2).
.
DOIS PESOS E...
.
Duas medidas. Assim é, e sempre foi, a imprensa pampeana. Basta o INTERNACIONAL tropeçar (um empate é suficiente) para as manchetes brotarem nos canais de mídia: "brasileirão fica muito distante". O engraçado é que o time do vizinho não ganha de ninguém em casa. Está de figurante no campeonato desde a décima rodada. E, pasmem, os canais de mídia azuis insistem, aconteça o que acontecer, que são candidatos à vaga na Libertadores. É muita cara de pau!
.
ELEIÇÕES
.
Começa a ficar chata a polêmica sobre candidaturas à Presidência do INTERNACIONAL. É nítido o constrangimento de Piffero e Carvalho com as dissidências internas. Luiggi e Affatato não abrem mão de concorrer. Pessoalmente, penso que o indicado pela dupla de dirigentes é franco favorito no pleito; mais, dificilmente o preterido insista em manter a candidatura com tal condição adversa. Vou mais longe: aposto todas minhas fichas em Luiggi.
.
DNA TRICOLOR
.
Falei acima das eleições do INTERNACIONAL. E as eleições do Brasil hein ?! Tchê, vou te contar. Vergonheira! Melhor nem comentar. Enquanto os paulistas elegeram o palhaço Tiririca, que carregou com sua votação estrondosa um bando de pilantras, a turma da azenha nos colocou nessa saia justa elegendo o Darnley. É dose!
.
RÁPIDAS
.
General Bolívar é líder isolado entre os zagueiros no troféu Bola de Prata da Revista Placar.
.
Olha aqui ô, a improvisação do Ney na lateral esquerda, com o guri Juan no banco, só pode ser uma brincadeira.
.
Na direita Ney já é uma avenida, imagine-se improvisado pela esquerda ?
.
INTER B venceu mais uma no Brasileiro SUB23. Dessa vez a vítima foi o Flamengo, na preliminar do jogo contra o Guarani, no último domingo. 1x0, com gol de R. Goulart.
.
Muriel; Kleber, Wagner Silva, Romário e Massari; Juliano, Elton (Natan), Ricardo Goulart, Oscar (Vagner Líbano), Eduardo Sasha (Lucas Roggia) e Guto. Técnico: Enderson Moreira. Time do INTER B
.
confirmado: primeiro clássico gNAL de 2011, válido pelo Gauchão, no dia 30.janeiro, será disputado em Rivera.
.
Colorado deve jogar esse clássico com o INTER B.
.
D'Alessandro treinou entre os titulares na seleção argentina.
.
Giuliano, em grande fase, está a caminho de Abu Dabi, com a seleção brasileira. Será o primeiro Colorado a conhecer as terras que pisaremos em dezembro
.
Acabou a novelinha das 6: Andrigo se comprometeu a firmar contrato com o INTERNACIONAL quando completar 16 anos. O guri fica no Beira-Rio e ponto final às boatarias.
.
Tchê, é impressionante o que esta turma da azenha gosta de se meter em questões para as quais não possui legitimidade. O que é de ridícula essa de se meter a exigir da CBF que mantenha a promessa de 4 vagas na Libertadores 2011 ? Mas é muita pretensão!
.
Saudações rubras, do DONO DA ALDEIA (*39), CAMPEÃO DE TUDO e SEMPRE NA PRIMEIRA DIVISÃO.
.
Luiz Portinho


LÍDERES DO RETURNO


Que se pode vencer sem jogar bem, isso qualquer um que conheça minimamente futebol sabe. No entanto, o Grêmio do returno vem provando que se pode ganhar MUITAS vezes sem jogar bem. Com seis vitórias nos últimos oito jogos, e a liderança isolada do 2˚ turno, é possível afirmar que não se trata de acidente. Esse time sabe se sobressair positivamente em meio à mediocridade. Com 13 pontos a mais que o 17˚ colocado, é difícil acreditar que o time terminara o turno em 16˚, lutando para permanecer na Série A. Isso foi há um mês atrás, mas parece que aconteceu no ano passado. A 9 pontos do Cruzeiro, se há briga a disputar, é por vaga na Libertadores. Teria que manter essa média absurda, algo pouco provável, mas é muito mais factível do que uma queda abrupta. Na pior das hipóteses, o torcedor do Grêmio acompanhará o Brasileiro com tranqüilidade. Quanta melhora!

Voltamos a ver o time do primeiro semestre: indiscutível campeão estadual e semifinalista da Copa do Brasil. Bastava recuperar o comando perdido durante o intervalo da Copa. Todos os méritos ao Renato: ele é, sim, um treinador. Tudo bem que o carnê ajuda, mas não adianta pegar adversários teoricamente mais fracos e somar poucos pontos, como o Grêmio fez no turno. Nessa maratona de setembro, o Grêmio foi espetacular.

Duda = Cacalo?
Duda dorme tranqüilo: ou entrará para história como presidente da maior reação do Grêmio em campeonatos brasileiros; ou simplesmente passará batido. A pecha de "Obininho" não lhe cabe. Até onde sei, o melhor termo de comparação é Cacalo; quem, casualmente, o apoiou na última eleição presidencial. Inclusive, a reação atual lembra muito a ocorrida em 1998 quando saímos da zona do Rebaixamento e classificamos para as finais. A derrota eleitoral foi dura e justa, mas ele poderá voltar para a casa em paz.

Vitória 0-3 Grêmio: quarta vitória consecutiva fora de casa
Repito: foi a quarta vitória consecutiva fora de casa! Precisa dizer mais? O time estava lotado de desfalques, Jonas não entrou em campo, mas mesmo assim vencemos. O placar foi mais que injusto, foi uma sacanagem com os baianos. Jogamos mal, tivemos sorte, e matamos no fim. Porém, essas coisas só acontecem sistematicamente com quem trabalha bem.

Jogos da Semana: Grêmio x Tocaio/SP; e Vasco x Grêmio
Podem rir, mas acho que são dois jogos bem complicados. O Grêmio paulista melhorou depois da saída do Rospide (aquele que seria campeão da América, melhor que Roth, etc.) e vem de um empate contra o Fluminense. Já o Vasco, o rei dos empates, tem só 3 pontos a menos que nós, e sempre se impõe em São Januário (mentira, mas é bom que se acredite). Se não nos cuidarmos, pode haver tropeços. Sigamos com o bom trabalho.

Saudações imortais,
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene - sancho.brasil@gmail.com

6 comentários:

Rômulo Arbo disse...

é isso aí, sanchon! muito cuidado nesses jogos agora, todos essenciais.
dia do jonas passar a bola.

Blog Teste disse...

Com certeza, Arbo (?). Mais três pontos hoje contra o tocaio é só o que precisamos!

Luiz Portinho disse...

para chegar aonde Sancho ? tu tá de férias desde antes da Copa do Mundo rapaz!!!

Blog Teste disse...

Chegar nos 42 pontos, oras...

jo disse...

já que o sancho tá de vago no brasileirão 2010 porque não rivalizar com o campeão de tudo e fazer um mega hiper super show com o tiririca na arena humaitá no dia do show do paul mcartney?

Luiz Portinho disse...

eheheheheh... sensacional Josué. Tiririca para inauguração da Arena Humaitá.